Comentário Bíblico
Adventista
Nós esperávamos - (cba)
Lucas 24:21
Literalmcnte, “nós tínhamos a esperança”. Os dois discípulos, então, expressaram suas convicções pessoais. Eles haviam aceitado Jesus como profeta, mas depois passaram a crer que Ele era mais do que um profeta. A convicção era firme, mas a fé de ambos fora abalada porque não tinham entendido o que as Escrituras ensinavam a respeito do Messias. Mostraram estar equivocados em sua crença anterior. No entanto, a seriedade da conversa que se segue revela que eles não haviam abandonado totalmente a esperança, sobretudo após os relatos surpreendentes das discípulas que afirmaram ter visto Jesus (ver Lucas 24:22-24).
Ele - (cba)
Lucas 24:21
O pronome é enfático. Eles haviam pensado que Jesus era mesmo o Salvador prometido a Israel.
Redimir a Israel - (cba)
Lucas 24:21
Sem dúvida, o conceito daqueles homens sobre o que era a obra de redimir Israel se limitava principalmente à salvação política do jugo de Roma (sobre as falsas esperanças messiânicas dos judeus, ver com. de Lucas 4:19).
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Compreendendo a Bíblia de primeira importância
Lucas 24:13-31
Jesus não se revelou primeiro em Seu verdadeiro caráter a eles, e então abriu as Escrituras para suas mentes; pois Ele sabia que eles ficariam tão felizes em vê-Lo novamente, ressuscitado dos mortos, que suas almas ficariam satisfeitas. Eles não teriam fome das sagradas verdades que Ele desejava imprimir indelevelmente em suas mentes, para que pudessem transmiti-las a outros, que por sua vez, espalhariam o precioso conhecimento, até que milhares de pessoas recebessem a luz dada naquele dia aos desesperados discípulos em sua jornada para Emaús.
Ele manteve Seu disfarce até que interpretou as Escrituras e os conduziu a uma fé inteligente em Sua vida, Seu caráter, Sua missão na Terra e Sua morte e ressurreição. Ele desejava que a verdade criasse raízes firmes em suas mentes, não porque fosse apoiada por Seu testemunho pessoal, mas porque a lei típica, e os profetas do Antigo Testamento, concordando com os fatos de Sua vida e morte, apresentavam evidências inquestionáveis de essa verdade. Quando o objetivo de Seu trabalho com os dois discípulos foi alcançado, Ele Se revelou a eles, para que sua alegria fosse completa, e então desapareceu de suas vistas ( The Signs of the Times, 6 de outubro de 1909 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Lucas 24:13-27
Esta aparição de Cristo aos discípulos que iam a Emaús aconteceu no mesmo dia em que ressuscitou dentre os mortos. É um dever dos discípulos de Cristo falar sobre a sua morte e ressurreição quando estiverem juntos. Deste modo podem se beneficiar do conhecimento mútuo, reavivarem a memória e estimularem-se uns aos outros em seus afetos devotos. onde quer que hajam apenas dois que estejam ocupados neste tipo de obra, Ele virá a eles e será o terceiro com eles. Aqueles que buscam a Cristo o encontrarão. Ele se manifestará àqueles que perguntam por Ele; e dará conhecimento àqueles que utilizam os auxílios que possuem em prol do conhecimento.
Não importa como foi; o fato é que eles não o reconheceram. o Senhor preferiu que fosse assim para que eles pudessem conversar com Ele com mais liberdade. os discípulos de Cristo costumam entristecer-se e sentirem pesar, mesmo que tenham razões para regozijarem-se; porém, por causa da fraqueza de sua fé, não podem tomar o consolo que lhes é oferecido. Mesmo tendo o Senhor Jesus Cristo entrado em seu estado de exaltação, contudo observa a tristeza dos seus discípulos e aflige-se nas aflições em que eles são aflitos.
Aqueles que não sabem da morte e dos sofrimentos do Senhor Jesus são forasteiros em Jerusalém. Aqueles que têm o conhecimento de Cristo crucificado, devem se empenhar para difundir este conhecimento. o nosso Senhor Jesus reprovou neles a fraqueza que tinham em relação às Escrituras do Antigo Testamento. Se soubéssemos mais a respeito dos conselhos divinos assim como foram dados a conhecer nas Escrituras, não estaríamos sujeitos às confusões nas quais muitas vezes nos envolvemos. É mostrado que os sofrimentos de Cristo eram, realmente, o caminho designado à sua glória; a cruz de Cristo significava a reconciliação que eles mesmos jamais seriam capazes de realizar. Começando por Moisés, o primeiro escritor inspirado do Antigo Testamento, Jesus lhes expõe fatos acerca de si mesmo. Existem muitas passagens ao longo de todas as Escrituras com referência a Cristo, e é muito proveitoso que saibamos reuni-las. Não lemos qualquer texto sem que encontremos algo que se refira ao Senhor Jesus Cristo; seja uma profecia, uma promessa, uma oração, uma tipificação ou algo mais. O fio de ouro da graça do Evangelho percorre todo o tecido do Antigo Testamento.
Cristo é o melhor expositor de toda a Escritura e, mesmo após a sua ressurreição, tem conduzido pessoas ao conhecimento do mistério sobre si mesmo; não por meio do ensino de novos conceitos, mas mostrandolhes como as Escrituras se cumpriram, e incentivando-os e fazendo com que se voltem ao fervoroso estudo destas.
- Veja também

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 796

Minha Consagração Hoje, Pág. 170

Atos dos Apóstolos, Pág. 25

Cristo Triunfante, Pág. 309

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 750

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 794
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 68 Bendito, seja o Senhor Deus de Israel, porque visitou e remiu o seu povo, Lucas 1:68 38 Chegando ela na mesma hora, deu graças a Deus, e falou a respeito do menino a todos os que esperavam a redenção de Jerusalém. Lucas 2:38 8 e ele remirá a Israel de todas as suas iniqüidades. Salmos 130:8 20 E virá um Redentor a Sião e aos que em Jacó se desviarem da transgressão, diz o Senhor. Isaías 59:20 6 Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntavam-lhe, dizendo: Senhor, é nesse tempo que restauras o reino a Israel? Atos 1:6 18 sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver, que por tradição recebestes dos vossos pais, 19 mas com precioso sangue, como de um cordeiro sem defeito e sem mancha, o sangue de Cristo, 1 Pedro 1:18,19 9 E cantavam um cântico novo, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, e língua, e povo e nação; Apocalipse 5:9
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
- Veja também

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 796

Minha Consagração Hoje, Pág. 170

Atos dos Apóstolos, Pág. 25

Cristo Triunfante, Pág. 309

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 750

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 794