Comentário Bíblico
Adventista
Por que perguntas [...]? - (cba)
Juízes 13:18
Depois de reconhecer que esteve lutando com um visitante celestial, Jacó perguntou o nome ao Anjo e não recebeu resposta (Gênesis 32:29). Novamente este Anjo (ver com. de Juízes 13:3) recusou identificar-Se a Manoá. Em contraste, Gabriel identificou-se a Zacarias (Lucas 1:19).
- 29 Perguntou-lhe Jacó: Dize-me, peço-te, o teu nome. Respondeu o homem: Por que perguntas pelo meu nome? E ali o abençoou. Gênesis 32:29 3 Mas o anjo do Senhor apareceu à mulher e lhe disse: Eis que és estéril, e nunca deste à luz; porém conceberás, e terás um filho. Juízes 13:3 19 Ao que lhe respondeu o anjo: Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado para te falar e te dar estas boas novas; Lucas 1:19
Maravilhoso - (cba)
Juízes 13:18
O adjetivo heb. pel'i significa isso mesmo. A forma substantiva da mesma palavra é traduzida como “maravilhoso” (Isaías 9:6; ver também Êxodo 15:11; Isaías 25:1; Isaías 29:14, etc). A palavra denota algo extra-ordinário, inefável, além da compreensão humana. A melhor ilustração do significado desta palavra é o modo como é utilizada no Salmos 139:6: “Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim: é sobremodo elevado, não o posso atingir.” O verbo é utilizado no sentido de “superar a compreensão” (ver Jó 42:3; Salmos 131:1; Provérbios 30:18). É possível que, devido ao significado da palavra, os tradutores da KJV utilizaram a palavra “mistério”. O sentido não era que o nome do Anjo fosse “mistério” ou “maravilhoso”, mas que Seu nome estava além da compreensão de Manoá.
- 6 Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estará sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz. Isaías 9:6 11 Quem entre os deuses é como tu, ó Senhor? a quem é como tu poderoso em santidade, admirável em louvores, operando maravilhas? Êxodo 15:11 1 Ó Senhor, tu és o meu Deus; exaltarte-ei a ti, e louvarei o teu nome; porque fizeste maravilhas, os teus conselhos antigos, em fidelidade e em verdade. Isaías 25:1 14 portanto eis que continuarei a fazer uma obra maravilhosa com este povo, sim uma obra maravilhosa e um assombro; e a sabedoria dos seus sábios perecerá, e o entendimento dos seus entendidos se esconderá. Isaías 29:14 6 Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim; elevado é, não o posso atingir. Salmos 139:6 3 Quem é este que sem conhecimento obscurece o conselho? por isso falei do que não entendia; coisas que para mim eram demasiado maravilhosas, e que eu não conhecia. Jó 42:3 1 Senhor, o meu coração não é soberbo, nem os meus olhos são altivos; não me ocupo de assuntos grandes e maravilhosos demais para mim. Salmos 131:1 18 Há três coisas que são maravilhosas demais para mim, sim, há quatro que não conheço: Provérbios 30:18
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Manoá encontra Cristo
Juízes 13:2-23
Manoá e sua esposa não sabiam que Aquele que se dirigia a eles era Jesus Cristo. Eles o consideravam o mensageiro do Senhor, mas se era um profeta ou um anjo, eles não sabiam dizer. Desejando manifestar hospitalidade para com seu hóspede, rogaram-lhe que ficasse enquanto deviam preparar-lhe uma criança. Mas, em sua ignorância de Seu caráter, não sabiam se deviam oferecê-lo como holocausto ou colocá-lo diante Dele como alimento.
O anjo respondeu: “Ainda que me detenhas, não comerei de teu pão; e se quiseres oferecer um holocausto, deve oferecê-lo ao Senhor. ” Sentindo-se seguro, agora, de que seu visitante era um profeta, Manoá disse: "Qual é o teu nome, para que, quando se cumprir a tua palavra, te honremos?"
A resposta foi: "Por que perguntas pelo meu nome, visto que é segredo?" Percebendo o caráter divino de seu hóspede, Manoá “tomou um cabrito com uma oferta de manjares e o ofereceu sobre uma rocha ao Senhor; e o anjo fez maravilhosamente; e Manoá e sua esposa olharam. ” O fogo saiu da rocha e consumiu o sacrifício, e quando a chama subiu ao céu, “o anjo do Senhor subiu na chama do altar. E Manoá e sua esposa olharam para isso e caíram com o rosto no chão. ” Não havia mais nenhuma dúvida quanto ao caráter de seu visitante. Eles sabiam que haviam olhado para o Santo, que, velando Sua glória na coluna de nuvem, fora o Guia e Ajudador de Israel no deserto.
Espanto, espanto e terror encheram o coração de Manoá; e ele só poderia exclamar: "Certamente morreremos, porque vimos a Deus!" Mas seu companheiro naquela hora solene possuía mais fé do que ele. Ela o lembrou de que o Senhor ficou satisfeito em aceitar o sacrifício deles e lhes prometeu um filho que começaria a libertar Israel. Esta foi uma evidência de favor em vez de ira. Tivesse o Senhor o propósito de destruí-los, Ele não teria operado esse milagre, nem lhes dado uma promessa que, caso eles morressem, não seria cumprida ( The Signs of the Times, 15 de setembro de 1881 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Juízes 13:15-23
Foi prontamente dito a Manoá o que ele perguntou como instrução para cumprir o seu dever; porém, o que foi perguntado para satisfazer sua curiosidade foi negado.
Deus dá em sua Palavra instruções completas acerca de nosso dever; porém, Ele nunca tem o propósito de responder outro tipo de perguntas. Há coisas secretas que não são para o nosso conhecimento, as quais devemos estar contentes em ignorar enquanto estivermos neste mundo. O nome de nosso Senhor é maravilhoso e secreto; porém, através de suas obras maravilhosas, Ele se revela a nós, à medida que nos for necessário.
A oração é elevar a nossa alma a Deus. Porém, sem Cristo e sem fé no coração, o nosso culto é como uma fumaça de escândalo; nEle, é chama aceitável. Podemos aplicar isso ao sacrifício de Cristo por nós; Ele ascendeu na chama de sua própria oferta, pois, por seu sangue, entrou de uma vez por todas no Lugar Santíssimo (Hebreus 9:12). Nas reflexões de Manoá, existe grande temor: Certamente morreremos. Na reflexão de sua esposa, há grande fé. Com sua ajuda, ela lhe dá ânimo. Que os crentes que têm comunhão com Deus, pela Palavra e pela oração, aos quais Ele tem bondosamente se manifestado, se sintam animados em um dia escuro ou nublado. Deus não realizaria o que fez por nossa alma se o seu desígnio fosse nos desamparar e deixar perecer ao final, porque a sua obra é perfeita. Aprendamos a raciocinar como a esposa de Manoá: se Deus nos quisesse matar não nos daria sinais de seu favor.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 6 Então a mulher entrou, e falou a seu marido, dizendo: Veio a mim um homem de Deus, cujo semblante era como o de um anjo de Deus, em extremo terrível; e não lhe perguntei de onde era, nem ele me disse o seu nome; Juízes 13:6 29 Perguntou-lhe Jacó: Dize-me, peço-te, o teu nome. Respondeu o homem: Por que perguntas pelo meu nome? E ali o abençoou. Gênesis 32:29 6 Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estará sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz. Isaías 9:6