Comentário Bíblico
Adventista
Filisteus - (cba)
Juízes 13:1
Foram mencionadas rapidamente pelo autor de Juízes várias vezes nos capítulos anteriores (Juízes 3:31; Juízes 10:7-11). Os filisteus, assim como os hebreus, haviam invadido a Palestina e ali se estabeleceram. Povos filisteus habitaram a terra nos tempos de Abraão (Gênesis 21:32). A maior onda de migração na Palestina possivelmente tenha ocorrido no início do 12º século a.C., juntamente com as outras tribos não semitas da Ásia Menor e as ilhas do mar Egeu. De acordo com registros arqueológicos, esses “povos do mar”, como eram chamados pelos egípcios, foram repelidos do Egito por Ramsés III, por volta de 1194 a.C. Em honrá à bem-sucedida expulsão dos invasores, Ramsés III edificou um amplo templo em Tebas (agora chamado de Medinet-Habu) e cobriu as paredes com figuras da batalha, sendo representações realistas dos guerreiros filisteus. Depois que os povos do mar foram derrotados pelos egípcios, parte dessa migração se estabeleceu na planície marítima de Canaã e adotou muito da religião, linguagem e dos costumes dos cananeus.
- 31 Depois dele levantou-se Sangar, filho de Anate, que matou seiscentos homens dos filisteus com uma aguilhada de bois; ele também libertou a Israel. Juízes 3:31 7 Pelo que a ira do Senhor se acendeu contra Israel, e ele os vendeu na mão dos filisteus e na mão dos amonitas, 8 os quais naquele mesmo ano começaram a vexá-los e oprimi-los. Por dezoito anos oprimiram a todos os filhos de Israel que estavam dalém do Jordão, na terra dos amorreus, que é em Gileade. 9 E os amonitas passaram o Jordão, para pelejar também contra Judá e Benjamim, e contra a casa de Efraim, de maneira que Israel se viu muito angustiado. 10 Então os filhos de Israel clamaram ao Senhor, dizendo: Pecamos contra ti, pois abandonamos o nosso Deus, e servimos aos baalins. 11 O Senhor, porém, respondeu aos filhos de Israel: Porventura não vos livrei eu dos egipcios, dos amorreus, dos amonitas e dos filisteus? Juízes 10:7-11 32 Assim fizeram uma pacto em Beer-Seba. Depois se levantaram Abimeleque e Ficol, o chefe do seu exército, e tornaram para a terra dos filisteus. Gênesis 21:32
Os hebreus chamavam os filisteus de Pelishtim, e o seu território de Pelesheth. A palavra se tornou “palestina” devido à evolução da linguagem. Os filisteus habitaram, principalmente, em cinco cidades da planície: Ecrom, Gaza, Asquelom, Asdode e Gate, que se tornaram centros da confederação filisteia. Os filisteus se espalharam para Sefelá e, no tempo de Saul, controlavam toda a Palestina ocidental até o norte da planície de Esdraelom e o mar da Galileia. A partir do tempo de Sansão, eles foram os principais adversários dos israelitas até serem subjugados por Davi (ver com. de Gênesis 10:14; Gênesis 21:32.)
- 14 Patrusim, Casluim (donde saíram os filisteus) e Caftorim. Gênesis 10:14 32 Assim fizeram uma pacto em Beer-Seba. Depois se levantaram Abimeleque e Ficol, o chefe do seu exército, e tornaram para a terra dos filisteus. Gênesis 21:32
Quarenta anos - (cba)
Juízes 13:1
Já houve dúvida acerca deste período. Pode ter começado antes do tempo de Sansão, incluído seus dias e se estendido até a batalha de Ebenézer, nos dias de Samuel (1 Samuel 7:13). Sansão nasceu nos primeiros anos da opressão filisteia (PP, 560). De acordo com algumas autoridades, essa opressão foi contemporânea à dos amonitas e ao juizado de Jefté.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Juízes 13:1-7
Israel agiu mal. Então, Deus voltou a entregá-lo nas mãos dos filisteus. Sansão nasceu quando os israelitas eram afligidos. Muitos estavam sem filhos há muito tempo. As misericórdias esperadas durante muito tempo costumam resultar como sinais de bondade; e por ela os demais podem recobrar ânimo para continuar no aguardo da misericórdia de Deus.
O anjo adverte a esposa de Manoá sobre a sua aflição. Muitas vezes, Deus manda consolo ao seu povo quando ele se encontra diante do ponto mais crucial de seus problemas. O libertador de Israel deve ser consagrado a Deus.
A esposa de Manoá ficou satisfeita porque o mensageiro era de Deus, e deu ao seu esposo um relato particular tanto da promessa como do preceito. Os esposos e as esposas devem contar um ao outro sobre as suas experiências de comunhão com Deus e o crescimento no conhecimento dEle, para que possam ajudar-se no caminho do que é santo.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 11 Então os filhos de Israel fizeram o que era mau aos olhos do Senhor, servindo aos baalins; Juízes 2:11 7 Assim os filhos de Israel fizeram o que era mau aos olhos do Senhor, esquecendo-se do Senhor seu Deus e servindo aos baalins e às aserotes. Juízes 3:7 1 Mas os filhos de Israel tornaram a fazer o que era mau aos olhos do Senhor, depois da morte de Eúde. Juízes 4:1 1 Mas os filhos de Israel fizeram o que era mau aos olhos do Senhor, e o Senhor os entregou na mão de Midiã por sete anos. Juízes 6:1 6 Então tornaram os filhos de Israel a fazer e que era mau aos olhos do Senhor, e serviram aos baalins, e às astarotes, e aos deuses da Síria, e aos de Sidom, e de Moabe, e dos amonitas, e dos filisteus; e abandonaram o Senhor, e não o serviram. Juízes 10:6 6 que retribuirá a cada um segundo as suas obras; Romanos 2:6 23 pode o etíope mudar a sua pele, ou o leopardo as suas malhas? então podereis também vós fazer o bem, habituados que estais a fazer o mal. Jeremias 13:23 9 Esqueceram-se, porém, do Senhor seu Deus; e ele os entregou na mão de Sísera, chefe do exército de Hazor, e na mão dos filisteus, e na mão do rei de Moabe, os quais pelejaram contra eles. 1 Samuel 12:9