Comentário Bíblico
Adventista
As terras dos filisteus - (cba)
Gênesis 21:32
A declaração de que Abimeleque e Ficol "voltaram para as terras dos filisteus" após firmar pacto com Abraão, em Berseba, implica que a área ao redor desta cidade ficava fora dos limites reconhecidos da Filístia. Ao mesmo tempo, ela provavelmente estava sob o controle do príncipe de Gerar, no tempo de Abraão; do contrário, seria improvável que tivesse surgido a questão sobre a propriedade do poço.
Esta é a primeira menção bíblica às "terras dos filisteus". A maioria dos comentaristas modernos veem nessa declaração um erro histórico cometido por um autor de época posterior e afirmam que os filisteus só entraram na Palestina no final do século 13 a.C ., muito depois do tempo de Abraão. Contudo, não há razão para duvidar da presença dos filisteus na Palestina durante o período patriarcal. Eles são mencionados em documentos de Ugarit, cidade costeira do norte da Síria, antes do século 15 a.C. O fato de fontes egípcias mencionarem os filisteus pela primeira vez cerca do ano 1200 a.C. não é prova de que não es tivessem estabelecidos na Palestina antes dessa época. Pode indicar apenas que não desempenhavam papel importante como o fizeram mais tarde, no tempo de Ramsés 111, quando eles e outros "povos do mar" eram tão numerosos que, durante certo tempo, chegaram a ameaçar invadir o Egito (ver Êxodo 13:17).
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Gênesis 21:22-34
O direito à água era crucial (cap. 26; sobre a identidade dos filisteus em Gênesis, ver notas sobre Gênesis 10:14 e Gênesis 20:1). Abraão fez uma aliança com Abimeleque em relação ao poço (comparar com Gênesis 26:15-18). Depois de plantar uma árvore junto ao poço (muito provavelmente como um sinal), Abraão adorou ao Senhor, que abriu o caminho para uma nova aliança (Gênesis 12:8; Gênesis 13:4; Gênesis 26:25).
- 14 Patrusim, Casluim (donde saíram os filisteus) e Caftorim. Gênesis 10:14 1 Partiu Abraão dali para a terra do Negebe, e habitou entre Cades e Sur; e peregrinou em Gerar. Gênesis 20:1 15 Ora, todos os poços, que os servos de seu pai tinham cavado nos dias de seu pai Abraão, os filisteus entulharam e encheram de terra. 16 E Abimeleque disse a Isaque: Aparta-te de nós; porque muito mais poderoso te tens feito do que nós. 17 Então Isaque partiu dali e, acampando no vale de Gerar, lá habitou. 18 E Isaque tornou a cavar os poços que se haviam cavado nos dias de Abraão seu pai, pois os filisteus os haviam entulhado depois da morte de Abraão; e deu-lhes os nomes que seu pai lhes dera. Gênesis 26:15-18 8 Então passou dali para o monte ao oriente de Betel, e armou a sua tenda, ficando-lhe Betel ao ocidente, e Ai ao oriente; também ali edificou um altar ao Senhor, e invocou o nome do Senhor. Gênesis 12:8 4 até o lugar do altar, que dantes ali fizera; e ali invocou Abrão o nome do Senhor. Gênesis 13:4 25 Isaque, pois, edificou ali um altar e invocou o nome do Senhor; então armou ali a sua tenda, e os seus servos cavaram um poço. Gênesis 26:25
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 21:22-34
Abimeleque sentiu-se seguro de que as promessas de Deus seriam cumpridas na vida de Abraão. É uma atitude sábia nos relacionarmos com os que são abençoados por Deus, e devemos pagar com bondade aos que são bondosos para conosco. Os poços de água são escassos e valiosos nos países orientais. Abraão teve o cuidado de assegurar o seu direito ao poço para evitar futuras disputas. Não se pode esperar outra atitude de um homem honesto: estar pronto a fazer o bem logo que tome consciência de que fez o mal.
Abraão, estando agora em um bom lugar, permaneceu por muito tempo nele. Ali trabalhou bastante, mas também mostrou uma profissão franca de sua religião: invocou o nome de Jeová como Deus eterno; provavelmente o bosque que plantou pode ter sido o seu lugar de oração. Abraão manteve o culto público, do qual os seus vizinhos podiam participar. Os homens bons devem fazer todo o possível, para fazerem com que os demais cheguem a ser bons.
Onde quer que peregrinemos, não devemos nos descuidar da adoração a Jeová nem nos envergonharmos de fazê-lo.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 27 Tomou, pois, Abraão ovelhas e bois, e os deu a Abimeleque; assim fizeram entre, si um pacto. Gênesis 21:27 13 Então veio um que escapara, e o contou a Abrão, o hebreu. Ora, este habitava junto dos carvalhos de Manre, o amorreu, irmão de Escol e de Aner; estes eram aliados de Abrão. Gênesis 14:13 53 O Deus de Abraão e o Deus de Naor, o Deus do pai deles, julgue entre nós. E jurou Jacó pelo Temor de seu pai Isaque. Gênesis 31:53 3 Então Jônatas fez um pacto com Davi, porque o amava como à sua própria vida. 1 Samuel 18:3 14 Patrusim, Casluim (donde saíram os filisteus) e Caftorim. Gênesis 10:14 8 Ora, depois que ele se demorara ali muito tempo, Abimeleque, rei dos filisteus, olhou por uma janela, e viu, e eis que Isaque estava brincando com Rebeca, sua mulher. 14 e tinha possessões de rebanhos e de gado, e muita gente de serviço; de modo que os filisteus o invejavam. Gênesis 26:8,14 17 Ora, quando Faraó deixou ir o povo, Deus não o conduziu pelo caminho da terra dos filisteus, se bem que fosse mais perto; porque Deus disse: Para que porventura o povo não se arrependa, vendo a guerra, e volte para o Egito; Êxodo 13:17 1 Os filhos de Israel tornaram a fazer o que era mau aos olhos do Senhor, e ele os entregou na mão dos filisteus por quarenta anos. Juízes 13:1