Comentário Bíblico
Adventista
Não bebas vinho - (cba)
Juízes 13:4
A mãe deveria tomar cuidados especiais e, dentre eles, não utilizar vinho ou bebida intoxicante feita de uvas. A saúde e o caráter da criança, providos por Deus, deveriam ser salvaguardados por hábitos temperantes da mãe desde o momento da concepção.
Bebida forte - (cba)
Juízes 13:4
Ver com. de Gênesis 9:21; Números 6:3; Números 28:7; Deuteronômio 14:26.
- 21 Bebeu do vinho, e embriagou-se; e achava-se nu dentro da sua tenda. Gênesis 9:21 3 abster-se-á de vinho e de bebida forte; não beberá, vinagre de vinho, nem vinagre de bebida forte, nem bebida alguma feita de uvas, nem comerá uvas frescas nem secas. Números 6:3 7 A oferta de libação do mesmo será a quarta parte de um him para um cordeiro; no lugar santo oferecerás a libação de bebida forte ao Senhor. Números 28:7 26 E aquele dinheiro darás por tudo o que desejares, por bois, por ovelhas, por vinho, por bebida forte, e por tudo o que te pedir a tua alma; comerás ali perante o Senhor teu Deus, e te regozijarás, tu e a tua casa. Deuteronômio 14:26
Coisa imunda - (cba)
Juízes 13:4
É possível que muitos israelitas fossem descuidados na observância das leis levíticas com respeito a alimentação pura e impura; caso contrário, não seria necessária uma menção especial sobre o assunto.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Uma lição para as mães
Juízes 13:2-5
Muitas a quem Deus usaria como Seus instrumentos foram desqualificadas ao nascer pelos hábitos errôneos de seus pais. Quando o Senhor levantou Sansão como um libertador de Seu povo, Ele ordenou à mãe hábitos corretos de vida antes do nascimento de seu filho. ...
Ao instruir essa mãe, o Senhor deu uma lição a todas as que deveriam ser mães até o fim dos tempos. Teve a esposa deManoah seguiu os costumes prevalecentes, seu sistema teria sido enfraquecido pela violação das leis da natureza, e seu filho teria sofrido com ela a pena de transgressão ( Boa Saúde, fevereiro de 1880 ).
Manoá encontra Cristo
Juízes 13:2-23
Manoá e sua esposa não sabiam que Aquele que se dirigia a eles era Jesus Cristo. Eles o consideravam o mensageiro do Senhor, mas se era um profeta ou um anjo, eles não sabiam dizer. Desejando manifestar hospitalidade para com seu hóspede, rogaram-lhe que ficasse enquanto deviam preparar-lhe uma criança. Mas, em sua ignorância de Seu caráter, não sabiam se deviam oferecê-lo como holocausto ou colocá-lo diante Dele como alimento.
O anjo respondeu: “Ainda que me detenhas, não comerei de teu pão; e se quiseres oferecer um holocausto, deve oferecê-lo ao Senhor. ” Sentindo-se seguro, agora, de que seu visitante era um profeta, Manoá disse: "Qual é o teu nome, para que, quando se cumprir a tua palavra, te honremos?"
A resposta foi: "Por que perguntas pelo meu nome, visto que é segredo?" Percebendo o caráter divino de seu hóspede, Manoá “tomou um cabrito com uma oferta de manjares e o ofereceu sobre uma rocha ao Senhor; e o anjo fez maravilhosamente; e Manoá e sua esposa olharam. ” O fogo saiu da rocha e consumiu o sacrifício, e quando a chama subiu ao céu, “o anjo do Senhor subiu na chama do altar. E Manoá e sua esposa olharam para isso e caíram com o rosto no chão. ” Não havia mais nenhuma dúvida quanto ao caráter de seu visitante. Eles sabiam que haviam olhado para o Santo, que, velando Sua glória na coluna de nuvem, fora o Guia e Ajudador de Israel no deserto.
Espanto, espanto e terror encheram o coração de Manoá; e ele só poderia exclamar: "Certamente morreremos, porque vimos a Deus!" Mas seu companheiro naquela hora solene possuía mais fé do que ele. Ela o lembrou de que o Senhor ficou satisfeito em aceitar o sacrifício deles e lhes prometeu um filho que começaria a libertar Israel. Esta foi uma evidência de favor em vez de ira. Tivesse o Senhor o propósito de destruí-los, Ele não teria operado esse milagre, nem lhes dado uma promessa que, caso eles morressem, não seria cumprida ( The Signs of the Times, 15 de setembro de 1881 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Juízes 13:1-7
Israel agiu mal. Então, Deus voltou a entregá-lo nas mãos dos filisteus. Sansão nasceu quando os israelitas eram afligidos. Muitos estavam sem filhos há muito tempo. As misericórdias esperadas durante muito tempo costumam resultar como sinais de bondade; e por ela os demais podem recobrar ânimo para continuar no aguardo da misericórdia de Deus.
O anjo adverte a esposa de Manoá sobre a sua aflição. Muitas vezes, Deus manda consolo ao seu povo quando ele se encontra diante do ponto mais crucial de seus problemas. O libertador de Israel deve ser consagrado a Deus.
A esposa de Manoá ficou satisfeita porque o mensageiro era de Deus, e deu ao seu esposo um relato particular tanto da promessa como do preceito. Os esposos e as esposas devem contar um ao outro sobre as suas experiências de comunhão com Deus e o crescimento no conhecimento dEle, para que possam ajudar-se no caminho do que é santo.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 14 de nenhum produto da vinha comerá; não beberá vinho nem bebida forte, nem comerá coisa impura; tudo quanto lhe ordenei cumprirá. Juízes 13:14 2 Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando alguém, seja homem, seja mulher, fizer voto especial de nazireu, a fim de se separar para o Senhor, 3 abster-se-á de vinho e de bebida forte; não beberá, vinagre de vinho, nem vinagre de bebida forte, nem bebida alguma feita de uvas, nem comerá uvas frescas nem secas. Números 6:2,3 15 porque ele será grande diante do Senhor; não beberá vinho, nem bebida forte; e será cheio do Espírito Santo já desde o ventre de sua mãe; Lucas 1:15 27 Todos os plantígrados dentre os quadrúpedes, esses vos serão imundos; qualquer que tocar nos seus cadáveres sera imundo até a tarde, 47 para fazer separação entre o imundo e o limpo, e entre os animais que se podem comer e os animais que não se podem comer. Levítico 11:27,47 14 Mas Pedro respondeu: De modo nenhum, Senhor, porque nunca comi coisa alguma comum e imunda. Atos 10:14