Comentário Bíblico
Adventista
As tuas palavras - (cba)
Juízes 13:12
Manoá desejava mostrar confiança na mensagem do visitante, de modo que expressou não somente seu desejo como também sua crença de que a promessa seria cumprida.
Qual será o modo de viver do menino [...]? - (cba)
Juízes 13:12
Literalmente, “Qual deve ser a norma [ordenança, modo de vida] da criança"? Essa oração deveria estar no coração de todos os pais. Em sentido especial, os filhos são presentes do Senhor. Sobre pais e mães repousa a responsabilidade de educar esses pequenos, para que se cumpra o propósito divino planejado para eles. Criar filhos “na disciplina e admoestação do Senhor” (Efésios 6:4) é uma das tarefas mais importantes e difíceis da vida. A obra não pode ser bem sucedida sem a assistência divina. Os pais devem ir a Deus em busca de orientação para saber como criar os filhos.
Ao perguntar como deveria criar a criança, Manoá usou o termo “nós”. O mensageiro tinha dado as orientações originais à sua esposa, mas Manoá via a si mesmo unido à sábia direção da criança prometida. O esforço conjunto de pai e mãe é essencial para a adequada educação.
E o seu serviço? - (cba)
Juízes 13:12
Literalmente, “O que ele deverá fazer (NVI)?” As perguntas de Manoá eram voltadas à confirmação do que o Anjo havia dito à esposa no primeiro encontro: que o menino seria um nazireu, completamente dedicado ao serviço de Deus, e sua obra seria libertar Israel.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Manoá encontra Cristo
Juízes 13:2-23
Manoá e sua esposa não sabiam que Aquele que se dirigia a eles era Jesus Cristo. Eles o consideravam o mensageiro do Senhor, mas se era um profeta ou um anjo, eles não sabiam dizer. Desejando manifestar hospitalidade para com seu hóspede, rogaram-lhe que ficasse enquanto deviam preparar-lhe uma criança. Mas, em sua ignorância de Seu caráter, não sabiam se deviam oferecê-lo como holocausto ou colocá-lo diante Dele como alimento.
O anjo respondeu: “Ainda que me detenhas, não comerei de teu pão; e se quiseres oferecer um holocausto, deve oferecê-lo ao Senhor. ” Sentindo-se seguro, agora, de que seu visitante era um profeta, Manoá disse: "Qual é o teu nome, para que, quando se cumprir a tua palavra, te honremos?"
A resposta foi: "Por que perguntas pelo meu nome, visto que é segredo?" Percebendo o caráter divino de seu hóspede, Manoá “tomou um cabrito com uma oferta de manjares e o ofereceu sobre uma rocha ao Senhor; e o anjo fez maravilhosamente; e Manoá e sua esposa olharam. ” O fogo saiu da rocha e consumiu o sacrifício, e quando a chama subiu ao céu, “o anjo do Senhor subiu na chama do altar. E Manoá e sua esposa olharam para isso e caíram com o rosto no chão. ” Não havia mais nenhuma dúvida quanto ao caráter de seu visitante. Eles sabiam que haviam olhado para o Santo, que, velando Sua glória na coluna de nuvem, fora o Guia e Ajudador de Israel no deserto.
Espanto, espanto e terror encheram o coração de Manoá; e ele só poderia exclamar: "Certamente morreremos, porque vimos a Deus!" Mas seu companheiro naquela hora solene possuía mais fé do que ele. Ela o lembrou de que o Senhor ficou satisfeito em aceitar o sacrifício deles e lhes prometeu um filho que começaria a libertar Israel. Esta foi uma evidência de favor em vez de ira. Tivesse o Senhor o propósito de destruí-los, Ele não teria operado esse milagre, nem lhes dado uma promessa que, caso eles morressem, não seria cumprida ( The Signs of the Times, 15 de setembro de 1881 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Juízes 13:8-14
Bem-aventurados os que não têm visto; contudo, como Manoá têm crido. Os homens bons têm mais cuidado e desejo de conhecer o dever que devem cumprir, do que saber os detalhes a respeito. O dever é nosso, e os feitos são de Deus. Por seu conselho, Ele guiará os que desejam conhecer o seu dever e que lhe apelam para que sejam ensinados. Os pais piedosos pediram a providencia divina de forma especial. O anjo repete as instruções que dera anteriormente. É necessário extremo cuidado para o nosso correto ordenamento, bem como o de nossos filhos, para que sejamos devidamente separados do mundo, e sejamos sacrifícios vivos para o Senhor.
- Veja também

Patriarcas e Profetas, Pág. 561

A Fé Pela Qual Eu Vivo, Pág. 260

Cuidado de Deus, Pág. 78
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 19 Porque eu o tenho escolhido, a fim de que ele ordene a seus filhos e a sua casa depois dele, para que guardem o caminho do Senhor, para praticarem retidão e justiça; a fim de que o Senhor faça vir sobre Abraão o que a respeito dele tem falado. Gênesis 18:19 4 ele me ensinava, e me dizia: Retenha o teu coração as minhas palavras; guarda os meus mandamentos, e vive. Provérbios 4:4 6 Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele. Provérbios 22:6 4 E vós, pais, não provoqueis à ira vossos filhos, mas criai-os na disciplina e admoestação do Senhor. Efésios 6:4