Comentário Bíblico
Adventista
Os dias de Isaque - (cba)
Gênesis 35:28
Jacó estava com 120 anos por ocasião da morte de seu pai (Gênesis 25:26). Dez anos depois, com a idade de 130 anos, encontrava-se diante do faraó (Gênesis 47:9). Nessa ocasião, José já estava como governador do Egito havia nove anos (Gênesis 45:11). Portanto, Jacó estava com 121 anos quando José foi promovido, com a idade de 30 anos (Gênesis 41:46), e com 108 quando José foi vendido com a idade de 17 anos (Gênesis 37:2). Logo, lsaque estava com 168 anos de idade quando José foi vendido como escravo. Uma vez que esse trágico evento ocorreu enquanto Jacó estava morando em Hebrom com seu idoso pai (Gênesis 37:14), lsaque testemunhou a dor de Jacó e ainda viveu 12 anos após esse evento.
- 26 Depois saiu o seu irmão, agarrada sua mão ao calcanhar de Esaú; pelo que foi chamado Jacó. E Isaque tinha sessenta anos quando Rebeca os deu à luz. Gênesis 25:26 9 Respondeu-lhe Jacó: Os dias dos anos das minhas peregrinações são cento e trinta anos; poucos e maus têm sido os dias dos anos da minha vida, e não chegaram aos dias dos anos da vida de meus pais nos dias das suas peregrinações. Gênesis 47:9 11 ali te sustentarei, porque ainda haverá cinco anos de fome, para que não sejas reduzido à pobreza, tu e tua casa, e tudo o que tens. Gênesis 45:11 46 Ora, José era da idade de trinta anos, quando se apresentou a Faraó, rei do Egito. E saiu José da presença de Faraó e passou por toda a terra do Egito. Gênesis 41:46 2 Estas são as gerações de Jacó. José, aos dezessete anos de idade, estava com seus irmãos apascentando os rebanhos; sendo ainda jovem, andava com os filhos de Bila, e com os filhos de Zilpa, mulheres de seu pai; e José trazia a seu pai más notícias a respeito deles. Gênesis 37:2 14 Disse-lhe Israel: Vai, vê se vão bem teus irmãos, e o rebanho; e traze-me resposta. Assim o enviou do vale de Hebrom; e José foi a Siquém. Gênesis 37:14
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Gênesis 35:27-29
A notícia da morte de Isaque pôe fim às histórias de Isaque e Jacó. Com base na cronologia interna, Isaque viveu por cerca de 12 anos depois de José ter sido vendido como escravo. Isaque morreu após uma vida plena (Gênesis 25:7-11) e com a familia de Jacó à sua volta.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 35:21-29
Mostra-se a profunda aflição que foi o pecado de Rúben: "e Israel o soube ". Não foi dito nada mais; porém, isto é o suficiente. Rúben pensou que o seu pai nunca o saberia; porém, os que prometem segredo ao pecar, geralmente se desiludem.
A idade e a morte de Isaque foram registrados, mesmo tendo morrido depois que José foi vendido ao Egito. Isaque viveu cerca de quarenta anos após ter feito seu testamento (Gênesis 27:2). Não morreremos uma hora mais cedo por colocarmos o nosso coração e a nossa casa em ordem; portanto, será bem melhor se o fizermos agora.
Esta passagem destaca de modo particular o acordo de Esaú e Jacó quanto ao funeral de seu pai, para mostrar como Deus havia mudado a mente de Esaú prodigiosamente. É horrível ver os parentes que brigam sobre as tumbas de seus entes queridos e amigos, por causa de uns poucos bens deste mundo, enquanto eles mesmos também estão perto de partirem.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 7 Estes, pois, são os dias dos anos da vida de Abraão, que ele viveu: cento e setenta e, cinco anos. Gênesis 25:7 28 E Jacó viveu na terra do Egito dezessete anos; de modo que os dias de Jacó, os anos da sua vida, foram cento e quarenta e sete anos. Gênesis 47:28 26 Assim morreu José, tendo cento e dez anos de idade; e o embalsamaram e o puseram num caixão no Egito. Gênesis 50:26 26 Depois saiu o seu irmão, agarrada sua mão ao calcanhar de Esaú; pelo que foi chamado Jacó. E Isaque tinha sessenta anos quando Rebeca os deu à luz. Gênesis 25:26