Comentário Bíblico
Adventista
Levantemo-nos - (cba)
Gênesis 35:3
Jacó havia achado tão agradável e satisfatória sua residência nas vizinhanças de Siquém que havia protelado o cumprimento dos votos feitos a Deus, em Betel (Gênesis 28:20-22). A situação resultante do horrível crime de seus filhos o havia tornado novamente cônscio da necessidade de comunhão mais íntima com Deus e de obediência cuidadosa à vontade divina. A mudança para Betel foi planejada para que ele se lembrasse de sua vida passada e para que, juntamente com sua família, se aproximasse mais de Deus.
Que me respondeu - (cba)
Gênesis 35:3
Esta é uma clara alusão a uma oração atendida. Se a referência aqui é à experiência em Betel, Jacó deve ter orado naquela noite antes de dormir. Caso seja à experiência no Jaboque, a oração está registrada em Gênesis 32:9-12. Os patriarcas evidentemente estavam familiarizados com o poder da oração e provavelmente a praticavam em horários fixos, com a plena confiança de que Deus ouve e atende às petições de Seus servos fiéis (ver Gênesis 24:12,26,52,63).
- 9 Disse mais Jacó: o Deus de meu pai Abraão, Deus de meu pai Isaque, ó Senhor, que me disseste: Volta para a tua terra, e para a tua parentela, e eu te farei bem! 10 Não sou digno da menor de todas as tuas beneficências e de toda a fidelidade que tens usado para com teu servo; porque com o meu cajado passei este Jordão, e agora volto em dois bandos. 11 Livra-me, peço-te, da mão de meu irmão, da mão de Esaú, porque eu o temo; acaso não venha ele matar-me, e a mãe com os filhos. 12 Pois tu mesmo disseste: Certamente te farei bem, e farei a tua descendência como a areia do mar, que pela multidão não se pode contar. Gênesis 32:9-12 12 E disse: Ó Senhor, Deus de meu senhor Abraão, dá-me hoje, peço-te, bom êxito, e usa de benevolência para com o meu senhor Abraão. 26 Então inclinou-se o homem e adorou ao Senhor; 52 Quando o servo de Abraão ouviu as palavras deles, prostrou-se em terra diante do Senhor: 63 Saíra Isaque ao campo à tarde, para meditar; e levantando os olhos, viu, e eis que vinham camelos. Gênesis 24:12,26,52,63
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Gênesis 35:2-7
A purificação ritual foi parte da reação da casa de Jacó (ver Êxodo 29:4-9; Levítico 8:6-13) ao chamado divino. o mudar para Betel, Jacó refez os passos dados durante a fuga e também seu voto ao Senhor (Gênesis 28:20).
- 4 Então farás chegar Arão e seus filhos à porta da tenda da revelação e os lavarás, com água. 5 Depois tomarás as vestes, e vestirás a Arão da túnica e do manto do éfode, e do éfode mesmo, e do peitoral, e lhe cingirás o éfode com o seu cinto de obra esmerada; 6 e pôr-lhe-ás a mitra na cabeça; e sobre a mitra porás a coroa de santidade; 7 então tomarás o óleo da unção e, derramando-lho sobre a cabeça, o ungirás. 8 Depois farás chegar seus filhos, e lhes farás vestir túnicas, 9 e os cingirás com cintos, a Arão e a seus filhos, e lhes atarás as tiaras. Por estatuto perpétuo eles terão o sacerdócio; consagrarás, pois, a Arão e a seus filhos. Êxodo 29:4-9 6 Então Moisés fez chegar Arão e seus filhos, e os lavou com água, 7 e vestiu Arão com a túnica, cingiu-o com o cinto, e vestiu-lhe o manto, e pôs sobre ele o éfode, e cingiu-o com o cinto de obra esmerada, e com ele lhe apertou o éfode. 8 Colocou-lhe, então, o peitoral, no qual pôs o Urim e o Tumim; 9 e pôs sobre a sua cabeça a mitra, e sobre esta, na parte dianteira, pôs a lâmina de ouro, a coroa sagrada; como o Senhor lhe ordenara. 10 Então Moisés, tomando o óleo da unção, ungiu o tabernáculo e tudo o que nele havia, e os santificou; 11 e dele espargiu sete vezes sobre o altar, e ungiu o altar e todos os seus utensílios, como também a pia e a sua base, para santificá-los. 12 Em seguida derramou do óleo da unção sobre a cabeça de Arão, e ungiu-o, para santificá-lo. 13 Depois Moisés fez chegar aos filhos de Arão, e os vestiu de túnicas, e os cingiu com cintos, e lhes atou tiaras; como o Senhor lhe ordenara. Levítico 8:6-13 20 Fez também Jacó um voto, dizendo: Se Deus for comigo e me guardar neste caminho que vou seguindo, e me der pão para comer e vestes para vestir, Gênesis 28:20
Aceitam-se os esforços de Jacó para remover o que é errado
Gênesis 35:2-3
Jacó foi humilhado e exigiu que sua família se humilhasse e abandonasse todos os seus ornamentos, pois ele deveria fazer expiação por seus pecados, oferecendo um sacrifício a Deus, para que Ele fosse suplicado para eles, e não os deixar para serem destruídos por outras nações. Deus aceitou os esforços de Jacó para remover o mal de sua família e apareceu a ele, abençoou-o e renovou a promessa feita a ele, porque Seu temor estava diante dele ( Spiritual Gifts 3: 137 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 35:1-5
Betel estava esquecida. Porém, Deus lembrará, pela consciência ou providência, os deveres descuidados a todos aqueles a quem ama. Quando fizermos um voto a Deus, é melhor não demorarmos a pagá-lo; e é melhor que o paguemos tarde do que nunca. Jacó deu ordens à sua casa que se preparasse não somente para a viagem e a mudança, como também para o serviço religioso. Os chefes de família devem utilizar a sua autoridade para conservar a fé em suas famílias (Josué 24:15). Eles devem retirar os deuses estranhos. Nas famílias em que há uma aparência de religião e um altar para Deus, muitas vezes há muita perdição e mais deuses estranhos do que alguém poderia supor. Têm que purificar-se e mudar as suas vestes. Estas são somente cerimónias externas, que representam a purificação e a mudança no coração. O que são as roupas limpas e as vestes novas, sem um coração limpo, sem um novo coração?
Se Jacó tivesse procurado anteriormente estes ídolos entre os seus familiares, teriam se separado deles há mais tempo. Às vezes, os intentos de reforma triunfam melhor do que aquilo que havíamos pensado. Jacó enterrou as imagens. Devemos estar completamente apartados dos nossos pecados, do mesmo modo que estamos separados dos que estão mortos e sepultados, fora do alcance de nossa visão.
Jacó mudou-se de Siquém para Betel. Mesmo estando os cananeus muito irados contra os filhos de Jacó por causa do bárbaro trato contra os homens de siquém, foram de tal forma detidos pelo poder divino, que não puderam aproveitar a oportunidade de vingança que lhes era agora oferecida. A vereda do dever é a vereda da segurança. Quando estamos ocupados na obra de Deus, permanecemos sob uma proteção especial; Deus permanece conosco enquanto estamos com Ele; e se Ele é por nós, quem será contra nós? Deus rege o mundo por meio de terrores secretos na mente dos homens, mais do que somos capazes de nos dar conta.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 12 Então sonhou: estava posta sobre a terra uma escada, cujo topo chegava ao céu; e eis que os anjos de Deus subiam e desciam por ela; 13 por cima dela estava o Senhor, que disse: Eu sou o Senhor, o Deus de Abraão teu pai, e o Deus de Isaque; esta terra em que estás deitado, eu a darei a ti e à tua descendência; Gênesis 28:12,13 7 Jacó teve muito medo e ficou aflito; dividiu em dois bandos o povo que estava com ele, bem como os rebanhos, os bois e os camelos; 24 Jacó, porém, ficou só; e lutava com ele um homem até o romper do dia. Gênesis 32:7,24 1 Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Salmos 46:1 15 e invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás. Salmos 50:15 13 Entregarei em tua casa com holocaustos; pagar-te-ei os meus votos, 14 votos que os meus lábios pronunciaram e a minha boca prometeu, quando eu estava na angústia. Salmos 66:13,14 15 Quando ele me invocar, eu lhe responderei; estarei com ele na angústia, livrá-lo-ei, e o honrarei. Salmos 91:15 1 Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome. 2 Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum dos seus benefícios. 3 É ele quem perdoa todas as tuas iniqüidades, quem sara todas as tuas enfermidades, 4 quem redime a tua vida da cova, quem te coroa de benignidade e de misericórdia, 5 quem te supre de todo o bem, de sorte que a tua mocidade se renova como a da águia. Salmos 103:1-5 6 E clamaram ao Senhor na sua tribulação, e ele os livrou das suas angústias; 8 Dêem graças ao Senhor pela sua benignidade, e pelas suas maravilhas para com os filhos dos homens! Salmos 107:6,8 1 Amo ao Senhor, porque ele ouve a minha voz e a minha súplica. 2 Porque inclina para mim o seu ouvido, invocá-lo-ei enquanto viver. 16 Ó Senhor, deveras sou teu servo; sou teu servo, filho da tua serva; soltaste as minhas cadeias. 17 Oferecer-te-ei sacrifícios de ação de graças, e invocarei o nome do Senhor. 18 Pagarei os meus votos ao Senhor, na presença de todo o seu povo, Salmos 116:1,2,16-18 19 Abre-me as portas da justiça, para que eu entre por elas e dê graças ao Senhor. 20 Esta é a porta do Senhor; por ela os justos entrarão. 21 Graças te dou porque me ouviste, e te tornaste a minha salvação. 22 A pedra que os edificadores rejeitaram, essa foi posta como pedra angular. Salmos 118:19-22 19 Na verdade o povo habitará em Sião, em Jerusalém; não chorarás mais; certamente se compadecerá de ti, à voz do teu clamor; e, ouvindo-a, te responderá. Isaías 30:19 20 Fez também Jacó um voto, dizendo: Se Deus for comigo e me guardar neste caminho que vou seguindo, e me der pão para comer e vestes para vestir, Gênesis 28:20 3 Disse o Senhor, então, a Jacó: Volta para a terra de teus pais e para a tua parentela; e eu serei contigo. 42 Se o Deus de meu pai, o Deus de Abraão e o Temor de Isaque não fora por mim, certamente hoje me mandarias embora vazio. Mas Deus tem visto a minha aflição e o trabalho das minhas mãos, e repreendeu-te ontem à noite. Gênesis 31:3,42 6 Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. Provérbios 3:6 2 Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. Isaías 43:2 15 Eis que estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei tornar a esta terra; pois não te deixarei até que haja cumprido aquilo de que te tenho falado. Gênesis 28:15