Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Gênesis 34:1-31
O estupro de Diná e o massacre subsequente da po pulação masculina de Siquém pelos filhos de Jacó destacam os conflitos profundos que envolvem as tenses entre povos nativos e não nativos, as diferenças religiosas e o importante valor da hora familiar.
Nota
Gênesis 34:25-29
Sob a liderança de Simeão e Levi, a população masculina foi assassinada; e a cidade, saqueada, incluindo rebanhos, mulheres e crianças. Na bênção de Jacó, a descendência dos dois seria espalhada (Gênesis 49:7) por causa deste ato.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 34:20-31
Os homens de siquém submeteram-se ao rito sagrado somente para agradarem ao seu príncipe e se enriquecerem; por esta razão, foi justo serem castigados por Deus. Nada é capaz de nos assegurar melhor do que a verdadeira religião; do mesmo modo, nada nos expõe mais do que a religião que é somente fingida. Simeão e Levi foram sumamente injustos. Os que atuam mal sob o pretexto da fé são os piores inimigos da verdade, e endurecem, para a destruição, o coração de muitos. Os crimes alheios não se constituem em escusas para nós.
Ah! Como um pecado leva a outro e, como chamas de fogo, espalha desolações em todas as direções! Os prazeres néscios conduzem à sedução; a sedução produz a ira; a ira tem sede de vingança; a sede de vingança recorre à traição; a traição termina em assassinato; e o assassinato é seguido por outras ações ilegais. se analisássemos a história do comércio ilícito entre os sexos, descobriríamos que ela termina em sangue, mais do que qualquer outro pecado.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 17 Agora, pois, matai todos os meninos entre as crianças, e todas as mulheres que conheceram homem, deitando-se com ele. Números 31:17 17 e digas no teu coração: A minha força, e a fortaleza da minha mão me adquiriram estas riquezas. 18 Antes te lembrarás do Senhor teu Deus, porque ele é o que te dá força para adquirires riquezas; a fim de confirmar o seu pacto, que jurou a teus pais, como hoje se vê. Deuteronômio 8:17,18 15 e deram sobre eles os sabeus, e os tomaram; mataram os moços ao fio da espada, e só eu escapei para trazer-te a nova. 16 Enquanto este ainda falava, veio outro e disse: Fogo de Deus caiu do céu e queimou as ovelhas e os moços, e os consumiu; e so eu escapei para trazer-te a nova. Jó 1:15,16 5 o triunfo dos iníquos é breve, e a alegria dos ímpios é apenas dum momento? Jó 20:5