Comentário Bíblico
Adventista
Tomaram a Diná - (cba)
Gênesis 34:26
Talvez Diná tivesse sido detida por Siquém contra sua própria vontade. Por outro lado, suas propostas apaixonadas podem tê-la levado a permanecer voluntariamente com ele. Libertar Diná de seu captor certamente era algo honroso, mas os meios pelos quais isso foi realizado eram extremamente repreensíveis. Como seus ancestrais em ambos os lados da família, os filhos de Jacó manifestaram uma estranha mistura de zelo religioso e paixão carnal, de fé sublime e astúcia repugnante.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Gênesis 34:1-31
O estupro de Diná e o massacre subsequente da po pulação masculina de Siquém pelos filhos de Jacó destacam os conflitos profundos que envolvem as tenses entre povos nativos e não nativos, as diferenças religiosas e o importante valor da hora familiar.
Nota
Gênesis 34:25-29
Sob a liderança de Simeão e Levi, a população masculina foi assassinada; e a cidade, saqueada, incluindo rebanhos, mulheres e crianças. Na bênção de Jacó, a descendência dos dois seria espalhada (Gênesis 49:7) por causa deste ato.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 34:20-31
Os homens de siquém submeteram-se ao rito sagrado somente para agradarem ao seu príncipe e se enriquecerem; por esta razão, foi justo serem castigados por Deus. Nada é capaz de nos assegurar melhor do que a verdadeira religião; do mesmo modo, nada nos expõe mais do que a religião que é somente fingida. Simeão e Levi foram sumamente injustos. Os que atuam mal sob o pretexto da fé são os piores inimigos da verdade, e endurecem, para a destruição, o coração de muitos. Os crimes alheios não se constituem em escusas para nós.
Ah! Como um pecado leva a outro e, como chamas de fogo, espalha desolações em todas as direções! Os prazeres néscios conduzem à sedução; a sedução produz a ira; a ira tem sede de vingança; a sede de vingança recorre à traição; a traição termina em assassinato; e o assassinato é seguido por outras ações ilegais. se analisássemos a história do comércio ilícito entre os sexos, descobriríamos que ela termina em sangue, mais do que qualquer outro pecado.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 42 De sangue embriagarei as minhas setas, e a minha espada devorará carne; do sangue dos mortes e dos cativos, das cabeças cabeludas dos inimigos Deuteronômio 32:42 26 Então Abner gritou a Joabe, e disse: Devorará a espada para sempre? não sabes que por fim haverá amargura? até quando te demorarás em ordenar ao povo que deixe de perseguir a seus irmãos? 2 Samuel 2:26 8 E o assírio cairá pela espada, não de varão; e a espada, não de homem, o consumirá; e fugirá perante a espada, e os seus mancebos serão sujeitos a trabalhos forçados. Isaías 31:8