Comentário Bíblico
Adventista
Aos homens da cidade - (cba)
Gênesis 34:20
A condição proposta pelos filhos de Jacó pareceu razoável aos dois solicitantes, e eles se dispuseram a submeter-se imediatamente a ela. Primeiramente, contudo, foram ao portão de Siquém, o local de reunião pública, para expor o assunto diante dos homens da cidade. A vívida descrição da riqueza de Jacó e de sua família , bem como das vantagens que poderiam ter caso se unissem a eles, produziu pronta adesão ao plano. De maneira geral, pode-se contar como certo que o povo comum irá seguir as sugestões de líderes populares e decididos. Isso se demonstrou verdadeiro quando Jeroboão inaugurou a adoração dos bezerros de ouro em Dã e Betel. Na verdade, ao longo de toda a história de Israel as pessoas se inclinaram a seguir a liderança do rei. Da mesma forma, quando Crispo, o principal da sinagoga, creu, muitos coríntios também se converteram ao cristianismo (Atos 18:8).
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Gênesis 34:1-31
O estupro de Diná e o massacre subsequente da po pulação masculina de Siquém pelos filhos de Jacó destacam os conflitos profundos que envolvem as tenses entre povos nativos e não nativos, as diferenças religiosas e o importante valor da hora familiar.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 34:20-31
Os homens de siquém submeteram-se ao rito sagrado somente para agradarem ao seu príncipe e se enriquecerem; por esta razão, foi justo serem castigados por Deus. Nada é capaz de nos assegurar melhor do que a verdadeira religião; do mesmo modo, nada nos expõe mais do que a religião que é somente fingida. Simeão e Levi foram sumamente injustos. Os que atuam mal sob o pretexto da fé são os piores inimigos da verdade, e endurecem, para a destruição, o coração de muitos. Os crimes alheios não se constituem em escusas para nós.
Ah! Como um pecado leva a outro e, como chamas de fogo, espalha desolações em todas as direções! Os prazeres néscios conduzem à sedução; a sedução produz a ira; a ira tem sede de vingança; a sede de vingança recorre à traição; a traição termina em assassinato; e o assassinato é seguido por outras ações ilegais. se analisássemos a história do comércio ilícito entre os sexos, descobriríamos que ela termina em sangue, mais do que qualquer outro pecado.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 17 que deveras te abençoarei, e grandemente multiplicarei a tua descendência, como as estrelas do céu e como a areia que está na praia do mar; e a tua descendência possuirá a porta dos seus inimigos; Gênesis 22:17 10 Ora, Efrom estava sentado no meio dos filhos de Hete; e respondeu Efrom, o heteu, a Abraão, aos ouvidos dos filhos de Hete, isto é, de todos os que entravam pela porta da sua cidade, dizendo: Gênesis 23:10 5 então levarás às tuas portas o homem, ou a mulher, que tiver cometido esta maldade, e apedrejarás o tal homem, ou mulher, até que morra. Deuteronômio 17:5 1 Boaz subiu à porta, e sentou-se ali; e eis que o remidor de quem ar de jumentos. Ela o levou à casa de seu pai, o qual, vendo-o, ele, desviando-se para ali, sentou-se. Rute 4:1 7 Quando eu saía para a porta da cidade, e na praça preparava a minha cadeira, Jó 29:7 23 Nune. Conhece-se o seu marido nas portas, quando se assenta entre os anciãos da terra. Provérbios 31:23 10 Eles odeiam ao que na porta os repreende, e abominam ao que fala a verdade. 12 Pois sei que são muitas as vossas transgressões, e graves os vossos pecados; afligis o justo, aceitais peitas, e na porta negais o direito aos necessitados. 15 Aborrecei o mal, e amai o bem, e estabelecei o juízo na porta. Talvez o Senhor, o Deus dos exércitos, tenha piedade do resto de José. Amós 5:10,12,15 16 Eis as coisas que deveis fazer: Falai a verdade cada um com o seu próximo; executai juízo de verdade e de paz nas vossas portas; Zacarias 8:16 2 E levantando-se Absalão cedo, parava ao lado do caminho da porta; e quando algum homem tinha uma demanda para, vir ao rei a juízo, Absalão o chamava a si e lhe dizia: De que cidade és tu? E, dizendo ele: De tal tribo de Israel é teu servo; 2 Samuel 15:2