Comentário Bíblico
Adventista
Somente, porém, consentirão os homens - (cba)
Gênesis 34:22
Hamor ressaltou as considerações que na verdade eram secundárias, enquanto que o ponto principal, a circuncisão, foi mencionado apenas de passagem como uma condição trivial à qual não podia haver objeção razoável. A perspectiva de ganho material é sempre uma avenida eficaz de acesso a pessoas de mentalidade mundana. Qualquer manobra que tenha a possibilidade de aumentar a própria riqueza parece desejável (ver Isaías 56:11). Os homens de Siquém pensaram estar fazendo um acordo vantajoso, e estar ganhando muito em troca de algo sem valor ou importância.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Gênesis 34:1-31
O estupro de Diná e o massacre subsequente da po pulação masculina de Siquém pelos filhos de Jacó destacam os conflitos profundos que envolvem as tenses entre povos nativos e não nativos, as diferenças religiosas e o importante valor da hora familiar.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 34:20-31
Os homens de siquém submeteram-se ao rito sagrado somente para agradarem ao seu príncipe e se enriquecerem; por esta razão, foi justo serem castigados por Deus. Nada é capaz de nos assegurar melhor do que a verdadeira religião; do mesmo modo, nada nos expõe mais do que a religião que é somente fingida. Simeão e Levi foram sumamente injustos. Os que atuam mal sob o pretexto da fé são os piores inimigos da verdade, e endurecem, para a destruição, o coração de muitos. Os crimes alheios não se constituem em escusas para nós.
Ah! Como um pecado leva a outro e, como chamas de fogo, espalha desolações em todas as direções! Os prazeres néscios conduzem à sedução; a sedução produz a ira; a ira tem sede de vingança; a sede de vingança recorre à traição; a traição termina em assassinato; e o assassinato é seguido por outras ações ilegais. se analisássemos a história do comércio ilícito entre os sexos, descobriríamos que ela termina em sangue, mais do que qualquer outro pecado.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 15 Sob esta única condição consentiremos; se vos tornardes como nós, circuncidando-se todo varão entre vós; 16 então vos daremos nossas filhas a vós, e receberemos vossas filhas para nós; assim habitaremos convosco e nos tornaremos um só povo. 17 Mas se não nos ouvirdes, e não vos circuncidardes, levaremos nossa filha e nos iremos embora. Gênesis 34:15-17