Comentário Bíblico
Adventista
Sara, receosa, o negou - (cba)
Gênesis 18:15
A negação de Sara mostra que seu riso e suas palavras em Gênesis 18:12 dificilmente poderiam ter sido ouvidos, e que ela achava que nenhum dos dois o tivesse sido. Agora ela falou diretamente aos visitantes, de detrás das cortinas da tenda ou após ter saído ao ar livre. O medo de ofender os convidados ou de que seus sentimentos secretos fossem revelados a levou à negação. A súbita consciência de ter sido descoberta a levou a um momento de confusão, do qual ela tentou escapar pela rota da mentira.
É certo que riste - (cba)
Gênesis 18:15
De maneira sucinta e direta, semelhante àquela em que Se havia dirigido aos primeiros culpados no Éden, Deus solene e inequivocamente declarou que a negação dela era falsa. O silêncio subsequente de Sara é evidência de que ela reconheceu sua falta, enquanto que o fato de mais tarde haver concebido Isaque implica que ela se arrependeu e foi perdoada.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Gênesis 18:15
O versículo sugere que a conversa em questão ocorreu entre Sara e o Senhor. Deus transpôs barreiras culturais a fim de poder se comunicar com a matriarca. O receio de Sara parece estar ligado à percepção crescente de que aquele visitante era mais do que um mero estranho.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 18:9-15
E disseram-lhe: "onde está Sara, tua mulher?". Observe a resposta: "Ei-la, aí está na tenda". Ela estava junto a Abraão, no lugar adequado, ocupada com os seus afazeres domésticos. Nada pode ser conseguido por meio da ociosidade. Aqueles que mais provavelmente recebem o consolo de Deus e as suas promessas, são os que estão em seu lugar apropriado e atendendo aos seus deveres (Lucas 2:8).
Nós temos um coração lento para crer e precisamos trabalhar muito para melhorá-lo. As bênçãos que os demais possuem por parte da providência comum, os crentes possuem pela promessa divina, que fazem com que sejam muito doces e seguros. A semente espiritual de Abraão deve a sua vida, o seu gozo, a sua esperança, e tudo o que são e possuem, à promessa. sara pensou que esta é uma notícia demasiadamente boa para ser verdade, e riu. Não foi capaz de sequer imaginá-la para nela crer. Nós podemos pensar que não houve qualquer diferença entre o riso de sara e o de Abraão (Gênesis 17:17). Porém, aquEle que esquadrinha o coração viu que um riso era proveniente da incredulidade, e o outro, da fé, sara negou ter rido. Um pecado costuma levar a outro pecado, e é provável que não mantenhamos estritamente a verdade quando questionamos a verdade divina. Contudo, o Senhor repreende, mostrando o pecado, aquietando e conduzindo ao arrependimento aqueles a quem ama, quando pecam contra Ele.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 9 Perguntou, pois, o Senhor a Caim: Onde está Abel, teu irmão? Respondeu ele: Não sei; sou eu o guarda do meu irmão? Gênesis 4:9 13 Dize, peço-te, que és minha irmã, para que me vá bem por tua causa, e que viva a minha alma em atenção a ti. Gênesis 12:13 10 Mas ele lhe disse: Como fala qualquer doida, assim falas tu; receberemos de Deus o bem, e não receberemos o mal? Em tudo isso não pecou Jó com os seus lábios. Jó 2:10 13 O que encobre as suas transgressões nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia. Provérbios 28:13 17 Então a porteira perguntou a Pedro: Não és tu também um dos discípulos deste homem? Respondeu ele: Não sou. 25 E Simão Pedro ainda estava ali, aquentando-se. Perguntaram- lhe, pois: Não és também tu um dos seus discípulos? Ele negou, e disse: Não sou. 26 Um dos servos do sumo sacerdote, parente daquele a quem Pedro cortara a orelha, disse: Não te vi eu no jardim com ele? 27 Pedro negou outra vez, e imediatamente o galo cantou. João 18:17,25-27 23 a vos renovar no espírito da vossa mente; Efésios 4:23 9 não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do homem velho com os seus feitos, Colossenses 3:9 8 Se dissermos que não temos pecado nenhum, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. 1 João 1:8 21 porventura Deus não haveria de esquadrinhar isso? pois ele conhece os segredos do coração. Salmos 44:21 19 O lábio veraz permanece para sempre; mas a língua mentirosa dura só um momento. Provérbios 12:19 8 Mas Jesus logo percebeu em seu espírito que eles assim arrazoavam dentro de si, e perguntou-lhes: Por que arrazoais desse modo em vossos corações? Marcos 2:8 25 e não necessitava de que alguém lhe desse testemunho do homem, pois bem sabia o que havia no homem. João 2:25 19 Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que se cale toda boca e todo o mundo fique sujeito ao juízo de Deus; Romanos 3:19