Comentário Bíblico
Adventista
Na hipótese - (cba)
Gênesis 18:28
O patriarca apresentou seu caso com hábil tato oriental. Sua primeira estimativa hipotética do número de sodomitas piedosos foi propositalmente alta o suficiente para conseguir uma resposta favorável. Compreendendo, porém, que esse número provavelmente era muito alto, ele novamente mostrou rara diplomacia. Em vez de suplicar pela segurança da cidade com base em 45 pessoas justas, ele protestou contra a ideia de que ela pudesse ser destruída por uma diferença de apenas cinco. Encorajado pela contínua resposta graciosa de Deus, ele foi ficando mais ousado e gradualmente diminuindo o número de pessoas justas que, em sua opinião, deveriam ser suficientes para salvar a cidade.
Abraão não solicitou que a cidade fosse poupada de maneira incondicional, mas que fosse preservada sob certas condições. Seria temerário especular quanto ao que teria acontecido se ele tivesse continuado e reduzido o número para menos de dez. Talvez Abraão tenha se sentido seguro em deixar o número nesse patamar. Além de Ló, sua esposa e as duas filhas que ele tinha em casa, não havia também as filhas casadas de Ló e os familiares delas (ver Gênesis 19:14,15)? Tendo começado com um número que lhe pareceu propício para conseguir uma resposta favorável, é provável que Abraão originalmente tencionasse diminuí-lo enquanto houvesse esperança de conseguir tal resposta. E a misericórdia divina aceitou a intercessão de Abraão sem hesitação.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Gênesis 18:16-32
Registro da intercessão de Abraão por Sodoma, seguindo um estilo familiar de barganha. Começando com 50, o tamanho aproximado de metade de uma cidade pequena (cm, de acordo com Amós 5:3), Abraão finalmente chega a dez, número que ainda marca uma comunidade. Eram necessários pelo menos dez homens em uma cidade para constituir um tribunal (Rute 4:2).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 18:23-33
Aqui está a primeira oração solene registrada na Bíblia sagrada; é uma petição que visa salvar Sodoma. Abraão orou fervorosamente para que aquela cidade fosse salva, se tão-somente fossem encontrados nela uns poucos justos. Vejamos e aprendamos com ele quanta compaixão devemos sentir pelos pecadores, e quão fervorosamente devemos orar a favor deles. Aqui vemos que a oração eficaz do justo pode muito em seu efeito. Sem dúvida, Abraão fracassou em seus pedidos a favor do lugar como um todo, porém Ló foi milagrosamente salvo. Então, devemos incentivar a todos a esperarem, através da oração fervorosa, a bênção de Deus para as nossas famílias, nossos amigos e vizinhos. Com esta finalidade, devemos não somente orar, mas viver como Abraão.
Ele sabia que o juiz de toda a terra faria justiça. Abraão não pede, nesta passagem, que o mau fosse salvo por si mesmo, nem porque fosse cruel destruí-lo, mas por amor aos justos que poderiam estar entre eles. Somente a justiça pode ser um argumento diante de Deus. Então, como foi que Cristo intercedeu a favor dos transgressores? Sem culpar a lei divina nem alegar a fraqueza ou escusar a culpa humana, ofereceu a sua própria obediência até a morte.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 17 Agora, pois, rogo-te que o poder do meu Senhor se engrandeça, segundo tens dito: 18 O Senhor é tardio em irar-se, e grande em misericórdia; perdoa a iniqüidade e a transgressão; ao culpado não tem por inocente, mas visita a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e a quarta geração. 19 Perdoa, rogo-te, a iniqüidode deste povo, segundo a tua grande misericórdia, como o tens perdoado desde o Egito até, aqui. Números 14:17-19 32 Então cingiram sacos aos lombos e cordas aos pescoços e, indo ter com o rei de Israel, disseram-lhe: Diz o teu servo Bene-Hadade: Deixa-me viver, rogo-te. Ao que disse Acabe: Pois ainda vive? É meu irmão. 33 Aqueles homens, tomando isto por bom presságio, apressaram- se em apanhar a sua palavra, e disseram: Bene-Hadade é teu irmão! Respondeu-lhes ele: Ide, trazei-me. Veio, pois, Bene-Hadade à presença de Acabe; e este o fez subir ao carro. 1 Reis 20:32,33 3 Ah, se eu soubesse onde encontrá-lo, e pudesse chegar ao seu tribunal! 4 Exporia ante ele a minha causa, e encheria a minha boca de argumentos. Jó 23:3,4 26 Então disse o Senhor: Se eu achar em Sodoma cinqüenta justos dentro da cidade, pouparei o lugar todo por causa deles. 29 Continuou Abraão ainda a falar-lhe, e disse: Se porventura se acharem ali quarenta? Mais uma vez assentiu: Por causa dos quarenta não o farei. Gênesis 18:26,29