Comentário Bíblico
Adventista
Abraão voltou - (cba)
Gênesis 18:33
Todo aquele que ama a Deus amará também seu próximo, e se sacrificará, se necessário, para promover-lhe o bem-estar. Não podemos impedir os homens de pecar contra Deus, mas podemos interceder por eles e insistir com eles. Deus Se agrada de tal intercessão, porque ela reflete Seu próprio grande coração de amor. Quanto pode, por sua eficácia, a súplica do justo! Quando Abraão se aproximou de Deus em amor e fé, intercedendo humildemente pelos pecadores, Deus Se aproximou dele em misericórdia, graciosamente atendendo a cada solicitação. A mesma experiência aguarda aqueles, hoje em dia, que seguem nas pegadas do pai dos fiéis.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 18:23-33
Aqui está a primeira oração solene registrada na Bíblia sagrada; é uma petição que visa salvar Sodoma. Abraão orou fervorosamente para que aquela cidade fosse salva, se tão-somente fossem encontrados nela uns poucos justos. Vejamos e aprendamos com ele quanta compaixão devemos sentir pelos pecadores, e quão fervorosamente devemos orar a favor deles. Aqui vemos que a oração eficaz do justo pode muito em seu efeito. Sem dúvida, Abraão fracassou em seus pedidos a favor do lugar como um todo, porém Ló foi milagrosamente salvo. Então, devemos incentivar a todos a esperarem, através da oração fervorosa, a bênção de Deus para as nossas famílias, nossos amigos e vizinhos. Com esta finalidade, devemos não somente orar, mas viver como Abraão.
Ele sabia que o juiz de toda a terra faria justiça. Abraão não pede, nesta passagem, que o mau fosse salvo por si mesmo, nem porque fosse cruel destruí-lo, mas por amor aos justos que poderiam estar entre eles. Somente a justiça pode ser um argumento diante de Deus. Então, como foi que Cristo intercedeu a favor dos transgressores? Sem culpar a lei divina nem alegar a fraqueza ou escusar a culpa humana, ofereceu a sua própria obediência até a morte.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 16 E levantaram-se aqueles homens dali e olharam para a banda de Sodoma; e Abraão ia com eles, para os encaminhar. 22 Então os homens, virando os seus rostos dali, foram-se em direção a Sodoma; mas Abraão ficou ainda em pé diante do Senhor. Gênesis 18:16,22 26 Disse o homem: Deixa-me ir, porque já vem rompendo o dia. Jacó, porém, respondeu: Não te deixarei ir, se me não abençoares. Gênesis 32:26 55 Levantou-se Labão de manhã cedo, beijou seus filhos e suas filhas e os abençoou; e, partindo, voltou para o seu lugar. Gênesis 31:55 22 Ao acabar de falar com Abraão, subiu Deus diante dele. Gênesis 17:22 13 E Deus subiu dele, do lugar onde lhe falara. Gênesis 35:13