Comentário Bíblico
Adventista
Senhor meu - (cba)
Gênesis 18:3
O fato de Abraão ter dirigido seu convite a um dos viajantes tem sido interpretado por alguns expositores como um indicativo de que ele já havia reconhecido Yahweh como um deles. É provável que um dos três sobrepujasse os outros em aparência ou que um deles tenha se adiantado como porta-voz do grupo, e como resultado Abraão tenha dirigido a palavra a este. Deve-se notar, ainda, que a palavra heb. aqui traduzida como "Senhor" não é Yahweh, o nome sagrado, mas 'adonai, equivalente a "senhor", uma forma respeitosa de saudação.
Se acho mercê - (cba)
Gênesis 18:3
Esta expressão era frequentemente usada por uma pessoa ao falar com outra de posição superior ou ao falar com alguém a quem desejasse honrar de maneira especial. Não implica que Abraão tivesse reconhecido que um dos homens era Deus. Labão se dirigiu desta forma a Jacó (Gênesis 30:27), Jacó a Esaú (Gênesis 32:5; Gênesis 33:8,10,15), Siquém a Jacó (Gênesis 34:11), os egípcios a José (Gênesis 47:25) e Jacó a José (Gênesis 47:29). Muitos outros exemplos mostram que essa era uma fórmula comum.
- 27 Labão lhe respondeu: Se tenho achado graça aos teus olhos, fica comigo; pois tenho percebido que o Senhor me abençoou por amor de ti. Gênesis 30:27 5 e tenho bois e jumentos, rebanhos, servos e servas; e mando comunicar isso a meu senhor, para achar graça aos teus olhos. Gênesis 32:5 8 Perguntou Esaú: Que queres dizer com todo este bando que tenho encontrado? Respondeu Jacó: Para achar graça aos olhos de meu senhor. 10 Replicou-lhe Jacó: Não, mas se agora tenho achado graça aos teus olhos, aceita o presente da minha mão; porquanto tenho visto o teu rosto, como se tivesse visto o rosto de Deus, e tu te agradaste de mim. 15 Ao que disse Esaú: Permite ao menos que eu deixe contigo alguns da minha gente. Replicou Jacó: Para que? Basta que eu ache graça aos olhos de meu senhor. Gênesis 33:8,10,15 11 Depois disse Siquém ao pai e aos irmãos dela: Ache eu graça aos vossos olhos, e darei o que me disserdes; Gênesis 34:11 25 Responderam eles: Tu nos tens conservado a vida! achemos graça aos olhos de meu senhor, e seremos servos de Faraó. Gênesis 47:25 29 Quando se aproximava o tempo da morte de Israel, chamou ele a José, seu filho, e disse-lhe: Se tenho achado graça aos teus olhos, põe a mão debaixo da minha coxa, e usa para comigo de benevolência e de verdade: rogo-te que não me enterres no Egito; Gênesis 47:29
Não passes - (cba)
Gênesis 18:3
Com típico encanto e hospitalidade orientais, Abraão convidou os forasteiros a fazer uma pausa longa o suficiente para restaurarem as forças. Abraão, aparentemente, era uma daquelas pessoas que "sem o saber hospedaram anjos" (Hebreus 13:2). Esta experiência mostra que Abraão habitualmente praticava a hospitalidade para com estranhos. Embora essas pessoas fossem a princípio inteiramente desconhecidas para ele, sua saudação foi tão respeitosa como se um mensageiro houvesse de antemão anunciado a identidade deles e sua intenção de lhe fazer uma visita. Aqueles sempre prontos a mostrar bondade aos estranhos e viajantes podem inesperadamente ser favorecidos com a presença de hóspedes com o poder de conferir bênçãos especiais (ver Lucas 24:29).
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Gênesis 18:2-5
A hospitalidade é um valor importante no AT, assim como em muitas culturas orientais. Há outros relatos na Bíblia de pessoas correndo para receber os visitantes (Gênesis 29:13; Gênesis 33:4; Lucas 15:20), mas Abraão se prostrou ao chão. O termo hebraico usado aqui também indica adoração a Deus (Gênesis 24:26; Êxodo 20:5).
- 13 Quando Labão ouviu essas novas de Jacó, filho de sua irmã, correu-lhe ao encontro, abraçou-o, beijou-o e o levou à sua casa. E Jacó relatou a Labão todas essas, coisas. Gênesis 29:13 4 Então Esaú correu-lhe ao encontro, abraçou-o, lançou-se-lhe ao pescoço, e o beijou; e eles choraram. Gênesis 33:4 20 Levantou-se, pois, e foi para seu pai. Estando ele ainda longe, seu pai o viu, encheu-se de compaixão e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou. Lucas 15:20 26 Então inclinou-se o homem e adorou ao Senhor; Gênesis 24:26 5 Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. Êxodo 20:5
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 18:1-8
Abraão atendia de bom grado a qualquer viajante cansado, pois na época não existiam pousadas como há em nossos dias. Ele estava sentado em sua tenda, quando viu se aproximar três homens. Eram três varões em forma humana. Alguns pensam que os três eram anjos criados; outros pensam que um deles era o Filho de Deus, o Anjo do pacto.
Lavar os pés é um costume naquelas regiões de clima quente, onde se usam somente sandálias. Não devemos nos esquecer da hospitalidade, pois, através dela, sem percebermos, podemos hospedar anjos (Hebreus 13:2); ou ainda, o próprio Senhor dos anjos, como sempre fazemos quando por amor a Ele hospedamos ao menor de nossos irmãos, os modos alegres e amáveis, ao demonstrarmos bondade, são grandiosos adornos da piedade. Ainda que o nosso condescendente Senhor não nos faça visitas pessoais, contudo, por seu Espírito santo, está à porta e bate. Quando nos inclinamos a abri-la, Ele se digna a entrar, e por seus consolos bondosos dá uma rica festa, da qual participamos com Ele (Apocalipse 3:20).
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |