Comentário Bíblico
Adventista
Então, veio Amaleque - (cba)
Êxodo 17:8
Os amalequitas eram descendentes do neto de Esaú, de quem receberam o nome (Gênesis 36:12). Separados de seus irmãos havia muito tempo, parecem ter se tornado uma tribo dominante na parte norte da península do Sinai. Embora fossem etnicamente aparentados com Israel, viam com suspeita a ocupação de suas pastagens pelos hebreus e estavam determinados a destruí-los (PP, 300). A partir desse primeiro encontro em Refidim, uma longa e amarga contenda se desenvolveu entre as duas nações. Um ano mais tarde, os israelitas foram derrotados pelos amalequitas, que uniram forças com os cananeus em Cades-Barneia (Números 14:45). Durante o período dos juízes, os amalequitas tentaram subjugar Israel, mas foram derrotados pelo grupo de Gideão (Juízes 6:33). Saul e Davi também os derrotaram continuamente (1 Samuel 14:48; 1 Samuel 15:7; 1 Samuel 27:8; 1 Samuel 30:17,18; 2 Samuel 8:12), e os remanescentes da nação foram definitivamente destruídos pelos simeonitas durante o reinado do rei Ezequias (1 Crônicas 4:41-43).
- 12 Timna era concubina de Elifaz, filho de Esaú, e teve de Elifaz a Amaleque. São esses os filhos de Ada, mulher de Esaú. Gênesis 36:12 45 Então desceram os amalequitas e os cananeus, que habitavam na montanha, e os feriram, derrotando-os até Horma. Números 14:45 33 Então todos os midianitas, os amalequitas e os filhos do oriente se ajuntaram e, passando o Jordão, acamparam no vale de Jizreel. Juízes 6:33 48 Houve-se valorosamente, derrotando os amalequitas, e libertando Israel da mão dos que o saqueavam. 1 Samuel 14:48 7 Depois Saul feriu os amalequitas desde Havilá até chegar a Sur, que está defronte do Egito. 1 Samuel 15:7 8 Ora, Davi e os seus homens subiam e davam sobre os gesuritas, e os girzitas, e os amalequitas; pois, desde tempos remotos, eram estes os moradores da terra que se estende na direção de Sur até a terra do Egito. 1 Samuel 27:8 17 Então Davi os feriu, desde o crepúsculo até a tarde do dia seguinte, e nenhum deles escapou, senão só quatrocentos mancebos que, montados sobre camelos, fugiram. 18 Assim recobrou Davi tudo quanto os amalequitas haviam tomado; também libertou as suas duas mulheres. 1 Samuel 30:17,18 12 da Síria, de Moabe, dos amonitas, dos filisteus, de Amaleque e dos despojos de Hadadézer, filho de Reobe, rei de Zobá. 2 Samuel 8:12 41 Estes que estão inscritos por nome, vieram nos dias de Ezequias, rei de Judá, e destruíram as tendas e os meunins que se acharam ali, e os exterminaram totalmente até o dia de hoje, e habitaram em lugar deles; porque ali havia pasto para os seus rebanhos. 42 Também deles, isto é, dos filhos de Simeão, quinhentos homens foram ao monte Seir, tendo por capitães Pelatias, Nearias, Refaías e Uziel, filhos de Isi, 43 e, matando o restante dos amalequitas, que havia escapado, ficaram habitando ali até o dia de hoje. 1 Crônicas 4:41-43
Pelejou contra Israel - (cba)
Êxodo 17:8
Esta batalha começou com um ataque traiçoeiro sobre os que estavam na retaguarda, "todos os desfalecidos" quando estavam "abatidos e afadigados" (Deuteronômio 25:18). Este ataque infame foi considerado por Deus como insulto pessoal; e, embora a retribuição final tenha sido por muito adiada, nunca foi esquecida. No tempo devido, Deus ordenou que Saul os destruísse (1 Samuel 15:2,3). Devido à murmuração dos israelitas, Deus permitiu que os amalequitas os atacassem em Refidim (PP, 298).
- 18 como te saiu ao encontro no caminho e feriu na tua retaguarda todos os fracos que iam após ti, estando tu cansado e afadigado; e não temeu a Deus. Deuteronômio 25:18 2 Assim diz o Senhor dos exércitos: Castigarei a Amaleque por aquilo que fez a Israel quando se lhe opôs no caminho, ae subir ele do Egito. 3 Vai, pois, agora e fere a Amaleque, e o destrói totalmente com tudo o que tiver; não o poupes, porém matarás homens e mulheres, meninos e crianças de peito, bois e ovelhas, camelos e jumentos. 1 Samuel 15:2,3
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Êxodo 17:8-16
Israel comprometeu-se em uma luta necessária com Amaleque, em legítima defesa. Deus dá capacidade ao seu povo, e chama-o a diversos serviços pelo bem de sua Igreja. Josué peleja, Moisés ora, e ambos ministram a Israel. A vara foi sustentada no alto, como estandarte, para dar coragem e bravura aos soldados. Também tinha um sentido pára com Deus: o de apelar ao socorro dEle.
Moisés estava cansado. Até o braço mais forte falhará se estiver estendido por muito tempo; somente a mão de Deus e capaz de permanecer estendida durante o todo o tempo. Não vemos que as mãos de Josué tenham-se tornado pesadas a ele para pelejar; porém, as mãos de Moisés pesaram-lhe ao orar. Quanto mais espiritual é um trabalho, mais somos dados a falhar e a nos rendermos.
Para convencer Israel de que as mãos de Moisés, contra quem contenderam, estavam fazendo mais em sua defesa do que as próprias mãos deles, e que a sua vara estava fazendo por eles mais do que a espada deles, a vitória era produzida ou a derrota vinha sobre Israel de acordo com a posição das mãos de Moisés; quando levantava as suas mãos, Israel vencia, e quando as abaixava, começavam a ser derrotados. A causa da Igreja é de maior ou menor êxito, à medida que os seus amigos sejam mais firmes ou menos firmes na fé, e fervorosos na oração. Moisés, o homem de Deus, está feliz por receber ajuda. Não devemos nos envergonhar de pedir socorro ou de fornecer ajuda aos demais.
As mãos de Moisés, assim sustentadas, estiveram firmes até que o sol se pôs. Foi um grande estímulo para o povo ver Josué diante deles no campo de batalha, e Moisés no alto da colina.
Cristo é para nós como ambos; nosso Josué, o capitão de nossa salvação, que peleja as nossas pelejas, e o nosso Moisés que vive sempre intercedendo no alto, para que a nossa fé não decaia. As armas formadas contra o Israel de Deus não podem prosperar por muito tempo e, por fim, serão destruídas.
Moisés deveria escrever aquilo que havia sido feito, o que Amaleque havia feito contra Israel; descreve o amargo ódio deles e seus cruéis intentos. Que isto jamais seja esquecido, nem tampouco aquilo que Deus tinha feito por Israel para salvá-lo de Amaleque. Aquilo que deveria ser feito precisava ser escrito, para que no decorrer do tempo Amaleque fosse totalmente arruinado e desarraigado. A destruição de Amaleque era um tipo da destruição de todos os inimigos de Cristo e do reino deles.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 12 Timna era concubina de Elifaz, filho de Esaú, e teve de Elifaz a Amaleque. São esses os filhos de Ada, mulher de Esaú. 16 Corá, Gatã e Amaleque. São esses os chefes que nasceram a Elifaz na terra de Edom; esses são os filhos de Ada. Gênesis 36:12,16 20 Também viu Balaão a Amaleque e proferiu a sua parábola, dizendo: Amaleque era a primeira das nações, mas o seu fim será a destruição. Números 24:20 17 Lembra-te do que te fez Amaleque no caminho, quando saías do Egito; Deuteronômio 25:17 2 Assim diz o Senhor dos exércitos: Castigarei a Amaleque por aquilo que fez a Israel quando se lhe opôs no caminho, ae subir ele do Egito. 1 Samuel 15:2 1 Sucedeu, pois, que, chegando Davi e os seus homens ao terceiro dia a Ziclague, os amalequitas tinham feito uma incursão sobre o Negebe, e sobre Ziclague, e tinham ferido a Ziclague e a tinham queimado a fogo; 1 Samuel 30:1 7 Gebal, Amom e Amaleque, e a Filístia com os habitantes de tiro. Salmos 83:7 1 Partiu toda a congregação dos filhos de Israel do deserto de Sim, pelas suas jornadas, segundo o mandamento do Senhor, e acamparam em Refidim; e não havia ali água para o povo beber. Êxodo 17:1