Comentário Bíblico
Adventista
Porquanto o SENHOR jurou - (cba)
Êxodo 17:16
Literalmente, "Porque a mão [de Amaleque] estava contra o trono do Senhor". O texto hebraico desta passagem é obscuro. A tradução da NTLH, "Segurem bem alto a bandeira do Senhor!" está baseada na mudança de uma consoante, com a qual a palavra "trono" (NVI) se torna "bandeira". As letras hebraicas n e h são similares, e algum copista pode facilmente ter trocado a primeira pela última. Muitos comentaristas atualmente preferem essa tradução porque parece estar mais em harmonia com o contexto, em particular com Êxodo 17:15, onde é usada a mesma palavra hebraica para "bandeira".
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Amaleque condenado à destruição
Êxodo 17:14-16
Ver 1 Samuel 15:2,3. Muitos anos antes, Deus havia designado Amaleque para a destruição total. Eles levantaram as mãos contra Deus e Seu trono, e jurarampor seus deuses que Israel deveria ser totalmente consumido, e o Deus de Israel derrubado de forma que não pudesse livrá-los de suas mãos.
Amaleque havia zombado dos temores de seu povo e zombado das maravilhosas obras de Deus para a libertação de Israel realizada pelas mãos de Moisés diante dos egípcios. Eles se gabaram de que seus sábios e mágicos podiam realizar todas essas maravilhas. E se os filhos de Israel tivessem sido seus cativos, em seu poder como estavam no de Faraó, o próprio Deus de Israel não teria sido capaz de livrá-los de suas mãos. Eles desprezaram Israel e juraram atormentá-los até que não houvesse mais nenhum ( Spiritual Gifts 4a: 72, 73 ).
Deus não queria que Seu povo possuísse nada que pertencesse aos amalequitas, pois Sua maldição repousava sobre eles e suas posses. Ele planejou que eles tivessem um fim, e que Seu povo não preservasse nada para si que Ele havia amaldiçoado. Ele também desejava que as nações vissem o fim daquele povo que O havia desafiado e notasse que eles foram destruídos pelo próprio povo que desprezaram. Eles não deviam destruí-los para aumentar suas posses ou para obter glória para si mesmos, mas para cumprir a palavra do Senhor falada a respeito de Amaleque ( Dons Espirituais 4a: 75 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Êxodo 17:8-16
Israel comprometeu-se em uma luta necessária com Amaleque, em legítima defesa. Deus dá capacidade ao seu povo, e chama-o a diversos serviços pelo bem de sua Igreja. Josué peleja, Moisés ora, e ambos ministram a Israel. A vara foi sustentada no alto, como estandarte, para dar coragem e bravura aos soldados. Também tinha um sentido pára com Deus: o de apelar ao socorro dEle.
Moisés estava cansado. Até o braço mais forte falhará se estiver estendido por muito tempo; somente a mão de Deus e capaz de permanecer estendida durante o todo o tempo. Não vemos que as mãos de Josué tenham-se tornado pesadas a ele para pelejar; porém, as mãos de Moisés pesaram-lhe ao orar. Quanto mais espiritual é um trabalho, mais somos dados a falhar e a nos rendermos.
Para convencer Israel de que as mãos de Moisés, contra quem contenderam, estavam fazendo mais em sua defesa do que as próprias mãos deles, e que a sua vara estava fazendo por eles mais do que a espada deles, a vitória era produzida ou a derrota vinha sobre Israel de acordo com a posição das mãos de Moisés; quando levantava as suas mãos, Israel vencia, e quando as abaixava, começavam a ser derrotados. A causa da Igreja é de maior ou menor êxito, à medida que os seus amigos sejam mais firmes ou menos firmes na fé, e fervorosos na oração. Moisés, o homem de Deus, está feliz por receber ajuda. Não devemos nos envergonhar de pedir socorro ou de fornecer ajuda aos demais.
As mãos de Moisés, assim sustentadas, estiveram firmes até que o sol se pôs. Foi um grande estímulo para o povo ver Josué diante deles no campo de batalha, e Moisés no alto da colina.
Cristo é para nós como ambos; nosso Josué, o capitão de nossa salvação, que peleja as nossas pelejas, e o nosso Moisés que vive sempre intercedendo no alto, para que a nossa fé não decaia. As armas formadas contra o Israel de Deus não podem prosperar por muito tempo e, por fim, serão destruídas.
Moisés deveria escrever aquilo que havia sido feito, o que Amaleque havia feito contra Israel; descreve o amargo ódio deles e seus cruéis intentos. Que isto jamais seja esquecido, nem tampouco aquilo que Deus tinha feito por Israel para salvá-lo de Amaleque. Aquilo que deveria ser feito precisava ser escrito, para que no decorrer do tempo Amaleque fosse totalmente arruinado e desarraigado. A destruição de Amaleque era um tipo da destruição de todos os inimigos de Cristo e do reino deles.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 1 Assim diz o Senhor: O céu é o meu trono, e a terra o escabelo dos meus pés. Que casa me edificaríeis vós? e que lugar seria o do meu descanso? Isaías 66:1 49 O céu é meu trono, e a terra o escabelo dos meus pés. Que casa me edificareis, diz o Senhor, ou qual o lugar do meu repouso? Atos 7:49 8 A tua mão alcançará todos os teus inimigos, a tua destra alcançará todos os que te odeiam. 9 Tu os farás qual fornalha ardente quando vieres; o Senhor os consumirá na sua indignação, e o fogo os devorará. 10 A sua prole destruirás da terra, e a sua descendência dentre os filhos dos homens. 11 Pois intentaram o mal contra ti; maquinaram um ardil, mas não prevalecerão. Salmos 21:8-11 16 e disse: Por mim mesmo jurei, diz o Senhor, porquanto fizeste isto, e não me negaste teu filho, o teu único filho, Gênesis 22:16