Comentário Bíblico
Adventista
Passa adiante do povo - (cba)
Êxodo 17:5
Levando alguns anciãos com ele como testemunhas, Moisés deveria deixar o povo em Refidim e subir as montanhas em frente ao lugar onde estava acampado. Apenas os anciãos deveriam presenciar esse milagre, em contraste com a segunda experiência similar, quando verteu água da rocha na presença de todo o povo (Números 20:8-11).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Êxodo 17:1-7
Os filhos de Israel viajaram, conforme o mandamento do Senhor, conduzidos pela coluna de nuvem e fogo; porém, chegaram a um lugar onde não havia água para que bebessem. Nós devemos andar pelo caminho do dever; porém, encontraremos os problemas, aos quais somos levados pela providência divina, para provar a nossa fé, e para que Deus seja glorificado em nossa libertação. Eles começaram a perguntar a si mesmos se Deus estava ou não com eles. Esta atitude chama-se "tentar a Deus", que significa desconfiar dEle, após ter recebido tais demonstrações de seu poder e bondade.
Moisés lhes respondeu gentilmente. É uma atitude néscia responder paixão com paixão, pois esta atitude piora o mal.
Deus, em sua graça, apresentou-se para ajudá-los. Que maravilhosas são a paciência e a tolerância de Deus para com os pecadores que o provocam! Para mostrar o seu poder e a sua compaixão, e para realizar um milagre de misericórdia, deu-lhes água da rocha. Deus é capaz de abrir para nós fontes onde menos as esperamos. Aqueles que neste deserto guardam o caminho de Deus, podem confiar em que Ele proverá a seu favor. Além do mais, que este fato nos leve a confiar na graça de Cristo. O apóstolo Paulo disse que aquela Rocha era Cristo (1 Coríntios 10:4); era um tipo dEle. Ainda que a maldição de Deus pudesse ter sido justamente executada contra as nossas almas culpáveis, aqui está o Filho de Deus, que é ferido por nós.
Houve uma provisão abundante e constante desta água. Por mais numerosos que sejam os crentes, a provisão do Espírito de Cristo é suficiente para todos. A água brotou da rocha em correntes para refrescar o deserto, e acompanhou-os em seu caminho em direção a Canaã; e esta água brota de Cristo, por meio das ordenanças, ao deserto estéril deste mundo, para refrescar as nossas almas até que cheguemos à glória.
Foi dado um novo nome a este lugar, para que se lembrassem não da misericórdia da divina provisão, mas do pecado de murmuração: "Massá", que significa tentação, porque tentaram a Deus. "Meribá", que significa rixa, porque contenderam com Moisés. O pecado costuma deixar uma mancha sobre o homem.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 6 E tu, ó filho do homem, não os temas, nem temas as suas palavras; ainda que estejam contigo sarças e espinhos, e tu habites entre escorpiões; não temas as suas palavras, nem te assustes com os seus semblantes, ainda que são casa rebelde. Ezequiel 2:6 23 senão o que o Espírito Santo me testifica, de cidade em cidade, dizendo que me esperam prisões e tribulações. 24 mas em nada tenho a minha vida como preciosa para mim, contando que complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus. Atos 20:23,24 19 Disse mais o Senhor a Moisés: Dize a Arão: Toma a tua vara, e estende a mão sobre as águas do Egito, sobre as suas correntes, sobre os seus rios, e sobre as suas lagoas e sobre todas as suas águas empoçadas, para que se tornem em sangue; e haverá sangue por toda a terra do Egito, assim nos vasos de madeira como nos de pedra. 20 Fizeram Moisés e Arão como lhes ordenara o Senhor; Arão, levantando a vara, feriu as águas que estavam no rio, diante dos olhos de Faraó, e diante dos olhos de seus servos; e todas as águas do rio se tornaram em sangue. Êxodo 7:19,20 8 Toma a vara, e ajunta a congregação, tu e Arão, teu irmão, e falai à rocha perante os seus olhos, que ela dê as suas águas. Assim lhes tirarás água da rocha, e darás a beber à congregação e aos seus animais. 9 Moisés, pois, tomou a vara de diante do senhor, como este lhe ordenou. 10 Moisés e Arão reuniram a assembléia diante da rocha, e Moisés disse-lhes: Ouvi agora, rebeldes! Porventura tiraremos água desta rocha para vós? 11 Então Moisés levantou a mão, e feriu a rocha duas vezes com a sua vara, e saiu água copiosamente, e a congregação bebeu, e os seus animais. Números 20:8-11 16 Vai, ajunta os anciãos de Israel e dize-lhes: O Senhor, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, apareceu-me, dizendo: certamente vos tenho visitado e visto o que vos tem sido feito no Egito; 18 E ouvirão a tua voz; e ireis, tu e os anciãos de Israel, ao rei do Egito, e dir-lhe-eis: O Senhor, o Deus dos hebreus, encontrou-nos. Agora, pois, deixa-nos ir caminho de três dias para o deserto para que ofereçamos sacrifícios ao Senhor nosso Deus. Êxodo 3:16,18