Comentário Bíblico
Adventista
Escreve - (cba)
Êxodo 17:14
Esta é a primeira menção da escrita nas Sagradas Escrituras. Até poucas décadas atrás não se sabia como isso havia sido feito e que tipo de escrita havia sido empregada. A existência da escrita alfabética no tempo de Moisés foi descoberta por volta da época da Primeira Guerra Mundial. Antes disso, sabia-se somente que a escrita alfabética era usada pelos povos da Palestina, em particular os fenícios, no primeiro milênio a.C., e que alfabetos europeus se desenvolveram, por meio de estágios intermediários do grego e do latim, a partir dessa escrita fenícia original. Eruditos da Alta Crítica escarneciam da ideia de que Moisés pudesse ter escrito o Pentateuco em hebraico durante o segundo milênio a.C., pois estavam convencidos de que a escrita hebraica não existia naquela época. Os que admitiam que Moisés pudesse ter escrito parte do Pentateuco, ou algumas experiências como esta, pensavam que ele podia ter empregado o hieróglifo egípcio ou o cuneiforme babilônico.
De acordo com as evidências disponíveis, é provável que a primeira forma alfabética de escrita tenha sido inventada, se não na Fenícia ou sul da Palestina, na própria região do Sinai onde Moisés recebeu a ordem de escrever a história da derrota de Amaleque. Em 1916, o egiptólogo inglês Alan Gardiner publicou sua primeira tentativa de decifrar as inscrições encontradas cerca de dez anos antes por Sir Flinders Petrie nas minas de cobre egípcias de Wadi Magâra, no Sinai. Expedições subsequentes encontraram mais inscrições nesse lugar, e o trabalho conjunto de vários linguistas de renome teve êxito em decifrar essa escrita desconhecida. Essas inscrições revelam o fato surpreendente de que elas constituem as tentativas mais antigas de se inventar uma escrita semítica, que consistia de cerca de 25 caracteres.
É provável que os inventores desse alfabeto fossem cananeus que trabalhavam para os egípcios nas minas no Sinai. Podem não ter tido uma linguagem escrita própria, mas conheciam o sistema hieroglífico de escrita usado por séculos no Egito. Por exemplo, a única forma que os egípcios podiam expressar na escrita a ideia de uma casa era desenhando um hieróglifo, ou gravura, de uma casa. Algum cananeu das minas teve a brilhante ideia de usar certos hieróglifos egípcios para expressar sons fonéticos abstratos, em vez de objetos concretos. Na língua cananeia, uma casa era uma bayith. Sendo "b" o primeiro som de bayith, atribuíram o valor fonético de b aos hieróglifos egípcios para "casa". A aplicação desse princípio tornou possível que com um pequeno número de caracteres se expressasse o que quer que se desejasse dizer. Este foi um invento de importância extraordinária, que não sofreu muitas alterações desde então. Ainda usamos uma forma modificada da escrita alfabética inventada provavelmente na península do Sinai antes do êxodo. A letra b, por exemplo, descende diretamente do primeiro caractere usado no Sinai para representar esse som.
A criação da escrita alfabética pouco antes do êxodo foi um dom providencial de Deus como a invenção da imprensa por tipos móveis pouco antes da Reforma. A Bíblia jamais poderia ter se tornado o "livro do povo" se fosse necessário escrevê-la nos complicados sistemas cuneiformes ou utilizando os hieróglifos que precederam a invenção da escrita alfabética. Com essa nova escrita, a qual Moisés provavelmente conheceu durante sua longa permanência no Sinai, ficou mais simples escrever a história do relacionamento de Deus com Seu povo, como também os vários regulamentos legais encontrados no Pentateuco. Era fácil aprender a ler essa escrita. Não é por acaso que as Escrituras hebraicas constituem o registro mais antigo e completo da humanidade e das tentativas de Deus de resgatar o ser humano do reino de Satanás.
Num livro - (cba)
Êxodo 17:14
O "livro" em que Moisés escreveu a história do ataque a Amaleque e sua derrota provavelmente consistia de um rolo de papiro, o material para escrita mais comum no Egito. Esse ancestral do papel era feito de fibras do caule da planta do papiro, encontrada nos pântanos do Delta do Nilo. As folhas de papiro eram feitas sobrepondo-se, vertical e horizontalmente, duas camadas de fibras dessa planta. As camadas então eram coladas, prensadas, secadas e polidas com pedra-pomes. Finalmente, várias folhas eram unidas para formar um rolo de 22 a 25 em de altura e de 3 a 9 m de comprimento em média. Esse rolo era longo o suficiente para conter qualquer um dos cinco livros do Pentateuco.
Em Números 33:2, fica evidente que Moisés mantinha um diário da jornada de Israel pelo deserto, que formou a base da lista de Números 33 e da narrativa histórica deixada por ele. É possível que Moisés tenha adquirido o hábito de manter um diário durante os primeiros 40 anos de sua vida na corte egípcia, pois se sabe a partir dos registros de Tutnés III, provável contemporâneo de Moisés, que todos os eventos relacionados a campanhas militares eram "registrados [cada dia por seu nome", e que, após o término de uma campanha, essas anotações de campo eram transferidas a um "rolo de couro no templo de Amon" (cf. PP, 250). Portanto, não seria estranho a Moisés receber instruções para registrar o ataque traiçoeiro e a derrota de Amaleque para referência futura como um "memorial".
Repete-o - (cba)
Êxodo 17:14
Estas palavras mostram que Josué já havia sido escolhido por Deus para suceder Moisés.
Eu hei de riscar totalmente - (cba)
Êxodo 17:14
A destruição dessa parte da nação edomita foi decretada, enquanto o restante dos edomitas tinha a tolerância divina (ver Deuteronômio 2:4,5). Os amalequitas tinham atacado o povo de Deus, sem demonstrar a mínima compaixão por seus próprios parentes (Deuteronômio 25:18). Esse ataque, completamente sem motivo, revelou seu ódio e desprezo por Deus e selou seu destino como nação ( PP, 300).
- 4 Dá ordem ao povo, dizendo: Haveis de passar pelo território de vossos irmãos, os filhos de Esaú, que habitam em Seir; e eles terão medo de vós. Portanto guardai-vos bem; 5 não contendais com eles, porque não vos darei da sua terra nem sequer o que pisar a planta de um pé; porquanto a Esaú dei o monte Seir por herança. Deuteronômio 2:4,5 18 como te saiu ao encontro no caminho e feriu na tua retaguarda todos os fracos que iam após ti, estando tu cansado e afadigado; e não temeu a Deus. Deuteronômio 25:18
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Amaleque condenado à destruição
Êxodo 17:14-16
Ver 1 Samuel 15:2,3. Muitos anos antes, Deus havia designado Amaleque para a destruição total. Eles levantaram as mãos contra Deus e Seu trono, e jurarampor seus deuses que Israel deveria ser totalmente consumido, e o Deus de Israel derrubado de forma que não pudesse livrá-los de suas mãos.
Amaleque havia zombado dos temores de seu povo e zombado das maravilhosas obras de Deus para a libertação de Israel realizada pelas mãos de Moisés diante dos egípcios. Eles se gabaram de que seus sábios e mágicos podiam realizar todas essas maravilhas. E se os filhos de Israel tivessem sido seus cativos, em seu poder como estavam no de Faraó, o próprio Deus de Israel não teria sido capaz de livrá-los de suas mãos. Eles desprezaram Israel e juraram atormentá-los até que não houvesse mais nenhum ( Spiritual Gifts 4a: 72, 73 ).
Deus não queria que Seu povo possuísse nada que pertencesse aos amalequitas, pois Sua maldição repousava sobre eles e suas posses. Ele planejou que eles tivessem um fim, e que Seu povo não preservasse nada para si que Ele havia amaldiçoado. Ele também desejava que as nações vissem o fim daquele povo que O havia desafiado e notasse que eles foram destruídos pelo próprio povo que desprezaram. Eles não deviam destruí-los para aumentar suas posses ou para obter glória para si mesmos, mas para cumprir a palavra do Senhor falada a respeito de Amaleque ( Dons Espirituais 4a: 75 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Êxodo 17:8-16
Israel comprometeu-se em uma luta necessária com Amaleque, em legítima defesa. Deus dá capacidade ao seu povo, e chama-o a diversos serviços pelo bem de sua Igreja. Josué peleja, Moisés ora, e ambos ministram a Israel. A vara foi sustentada no alto, como estandarte, para dar coragem e bravura aos soldados. Também tinha um sentido pára com Deus: o de apelar ao socorro dEle.
Moisés estava cansado. Até o braço mais forte falhará se estiver estendido por muito tempo; somente a mão de Deus e capaz de permanecer estendida durante o todo o tempo. Não vemos que as mãos de Josué tenham-se tornado pesadas a ele para pelejar; porém, as mãos de Moisés pesaram-lhe ao orar. Quanto mais espiritual é um trabalho, mais somos dados a falhar e a nos rendermos.
Para convencer Israel de que as mãos de Moisés, contra quem contenderam, estavam fazendo mais em sua defesa do que as próprias mãos deles, e que a sua vara estava fazendo por eles mais do que a espada deles, a vitória era produzida ou a derrota vinha sobre Israel de acordo com a posição das mãos de Moisés; quando levantava as suas mãos, Israel vencia, e quando as abaixava, começavam a ser derrotados. A causa da Igreja é de maior ou menor êxito, à medida que os seus amigos sejam mais firmes ou menos firmes na fé, e fervorosos na oração. Moisés, o homem de Deus, está feliz por receber ajuda. Não devemos nos envergonhar de pedir socorro ou de fornecer ajuda aos demais.
As mãos de Moisés, assim sustentadas, estiveram firmes até que o sol se pôs. Foi um grande estímulo para o povo ver Josué diante deles no campo de batalha, e Moisés no alto da colina.
Cristo é para nós como ambos; nosso Josué, o capitão de nossa salvação, que peleja as nossas pelejas, e o nosso Moisés que vive sempre intercedendo no alto, para que a nossa fé não decaia. As armas formadas contra o Israel de Deus não podem prosperar por muito tempo e, por fim, serão destruídas.
Moisés deveria escrever aquilo que havia sido feito, o que Amaleque havia feito contra Israel; descreve o amargo ódio deles e seus cruéis intentos. Que isto jamais seja esquecido, nem tampouco aquilo que Deus tinha feito por Israel para salvá-lo de Amaleque. Aquilo que deveria ser feito precisava ser escrito, para que no decorrer do tempo Amaleque fosse totalmente arruinado e desarraigado. A destruição de Amaleque era um tipo da destruição de todos os inimigos de Cristo e do reino deles.
- Veja também

Patriarcas e Profetas, Pág. 299

Testemunhos Seletos 2, Pág. 86
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 14 E este dia vos será por memorial, e celebrá-lo-eis por festa ao Senhor; através das vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo. Êxodo 12:14 9 e te será por sinal sobre tua mão e por memorial entre teus olhos, para que a lei do Senhor esteja em tua boca; porquanto com mão forte o Senhor te tirou do Egito. Êxodo 13:9 27 Disse mais o Senhor a Moisés: Escreve estas palavras; porque conforme o teor destas palavras tenho feito pacto contigo e com Israel. Êxodo 34:27 9 Moisés escreveu esta lei, e a entregou aos sacerdotes, filhos de Levi, que levavam a arca do pacto do Senhor, e a todos os anciãos de Israel. Deuteronômio 31:9 7 direis a eles que as águas do Jordão foram cortadas diante da arca do pacto de Senhor; quando ela passou pelo Jordão, as águas foram cortadas; e estas pedras serão para sempre por memorial aos filhos de Israel. Josué 4:7 23 Oxalá que as minhas palavras fossem escritas! Oxalá que fossem gravadas num livro! Jó 19:23 2 Fala agora ao governador de Judá, Zorobabel, filho de Sealtiel, e ao sumo sacerdote Josué, filho de Jeozadaque, e ao resto do povo, dizendo: 3 Quem há entre vós, dos sobreviventes, que viu esta casa na sua primeira glória? Em que estado a vedes agora? Não é como nada em vossos olhos? Ageu 2:2,3 20 Também viu Balaão a Amaleque e proferiu a sua parábola, dizendo: Amaleque era a primeira das nações, mas o seu fim será a destruição. Números 24:20 17 Lembra-te do que te fez Amaleque no caminho, quando saías do Egito; 18 como te saiu ao encontro no caminho e feriu na tua retaguarda todos os fracos que iam após ti, estando tu cansado e afadigado; e não temeu a Deus. 19 Quando, pois, o Senhor teu Deus te houver dado repouso de todos os teus inimigos em redor, na terra que o Senhor teu Deus te dá por herança para a possuíres, apagarás a memória de Amaleque de debaixo do céu; não te esquecerás. Deuteronômio 25:17-19 2 Assim diz o Senhor dos exércitos: Castigarei a Amaleque por aquilo que fez a Israel quando se lhe opôs no caminho, ae subir ele do Egito. 3 Vai, pois, agora e fere a Amaleque, e o destrói totalmente com tudo o que tiver; não o poupes, porém matarás homens e mulheres, meninos e crianças de peito, bois e ovelhas, camelos e jumentos. 7 Depois Saul feriu os amalequitas desde Havilá até chegar a Sur, que está defronte do Egito. 8 E tomou vivo a Agague, rei dos amalequitas, porém a todo o povo destruiu ao fio da espada. 18 e bem assim te enviou o Senhor a este caminho, e disse: Vai, e destrói totalmente a estes pecadores, os amalequitas, e peleja contra eles, até que sejam aniquilados. 1 Samuel 15:2,3,7,8,18 8 Ora, Davi e os seus homens subiam e davam sobre os gesuritas, e os girzitas, e os amalequitas; pois, desde tempos remotos, eram estes os moradores da terra que se estende na direção de Sur até a terra do Egito. 9 E Davi feria aquela terra, não deixando com vida nem homem nem mulher; e, tomando ovelhas, bois, jumentos, camelos e vestuários, voltava, e vinha a Áquis. 1 Samuel 27:8,9 1 Sucedeu, pois, que, chegando Davi e os seus homens ao terceiro dia a Ziclague, os amalequitas tinham feito uma incursão sobre o Negebe, e sobre Ziclague, e tinham ferido a Ziclague e a tinham queimado a fogo; 17 Então Davi os feriu, desde o crepúsculo até a tarde do dia seguinte, e nenhum deles escapou, senão só quatrocentos mancebos que, montados sobre camelos, fugiram. 1 Samuel 30:1,17 1 Depois da morte de Saul, tendo Davi voltado da derrota dos amalequitas e estando há dois dias em Ziclague, 8 Ao que ele me perguntou: Quem és tu? E eu lhe respondi: Sou amalequita. 9 Então ele me disse: Chega-te a mim, e mata-me, porque uma vertigem se apoderou de mim, e toda a minha vida está ainda em mim. 10 Cheguei-me, pois, a ele, e o matei, porque bem sabia eu que ele não viveria depois de ter caído; e tomei a coroa que ele tinha na cabeça, e o bracelete que trazia no braço, e os trouxe aqui a meu senhor. 11 Então pegou Davi nas suas vestes e as rasgou; e assim fizeram também todos os homens que estavam com ele; 12 e prantearam, e choraram, e jejuaram até a tarde por Saul, e por Jônatas, seu filho, e pelo povo do Senhor, e pela casa de Israel, porque tinham caída à espada. 13 Perguntou então Davi ao mancebo que lhe trouxera a nova: Donde és tu? Respondeu ele: Sou filho de um peregrino amalequita. 14 Davi ainda lhe perguntou: Como não temeste estender a mão para matares o ungido do Senhor? 15 Então Davi, chamando um dos mancebos, disse-lhe: chega-te, e lança-te sobre ele. E o mancebo o feriu, de sorte que morreu. 16 Pois Davi lhe dissera: O teu sangue seja sobre a tua cabeça, porque a tua própria boca testificou contra ti, dizendo: Eu matei o ungido do Senhor. 2 Samuel 1:1,8-16 12 da Síria, de Moabe, dos amonitas, dos filisteus, de Amaleque e dos despojos de Hadadézer, filho de Reobe, rei de Zobá. 2 Samuel 8:12 43 e, matando o restante dos amalequitas, que havia escapado, ficaram habitando ali até o dia de hoje. 1 Crônicas 4:43 14 tornaremos, pois, agora a violar os teus mandamentos, e a aparentar-nos com os povos que cometem estas abominações? Não estarias tu indignado contra nós até de todo nos consumires, de modo que não ficasse restante, nem quem escapasse? Esdras 9:14 17 A sua memória perece da terra, e pelas praças não tem nome. Jó 18:17 6 Os inimigos consumidos estão; perpétuas são as suas ruínas. Salmos 9:6 7 A memória do justo é abençoada; mas o nome dos ímpios apodrecerá. Provérbios 10:7 4 Então Moisés escreveu todas as palavras do Senhor e, tendo-se levantado de manhã cedo, edificou um altar ao pé do monte, e doze colunas, segundo as doze tribos de Israel, Êxodo 24:4 2 Moisés registrou os pontos de partida, segundo as suas jornadas, conforme o mandado do Senhor; e estas são as suas jornadas segundo os pontos de partida: Números 33:2 19 Quando, pois, o Senhor teu Deus te houver dado repouso de todos os teus inimigos em redor, na terra que o Senhor teu Deus te dá por herança para a possuíres, apagarás a memória de Amaleque de debaixo do céu; não te esquecerás. Deuteronômio 25:19