Comentário Bíblico
Adventista
Os principais sacerdotes - (cba)
Atos 25:2
Evidências textuais atestam esta variante. Ismael era o sumo sacerdote, depois de ser nomeado por Agripa 11 (Josefo, Antiguidades, xx.8.8). Os acusadores de Paulo tentaram se aproveitar de Festo antes que ele tivesse tempo de compreender as questõei judaicas na perspectiva correta.
Maiorais - (cba)
Atos 25:2
Ou, “líderes”, “homens principais”. Os judeus mais ricos e notáveis eram membros do Sinédrio e a maior parte deles saduceus. Parece que os saduceus, por negarem a ressurreição, foram os principais responsáveis por acusar Paulo (ver com. de Atos 23:6-9; cf. com. de João 11:46).
- 6 Sabendo Paulo que uma parte era de saduceus e outra de fariseus, clamou no sinédrio: Varões irmãos, eu sou fariseu, filho de fariseus; é por causa da esperança da ressurreição dos mortos que estou sendo julgado. 7 Ora, dizendo ele isto, surgiu dissensão entre os fariseus e saduceus; e a multidão se dividiu. 8 Porque os saduceus dizem que não há ressurreição, nem anjo, nem espírito; mas os fariseus reconhecem uma e outra coisa. 9 Daí procedeu grande clamor; e levantando-se alguns da parte dos fariseus, altercavam, dizendo: Não achamos nenhum mal neste homem; e, quem sabe se lhe falou algum espírito ou anjo? Atos 23:6-9 46 Mas alguns deles foram ter com os fariseus e disseram-lhes o que Jesus tinha feito. João 11:46
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Atos 25:1-12
Observe como a maldade é incansável. Os perseguidores consideram como um favor especial a sua maldade ser satisfeita. Pregar a Cristo, o fim da lei, não era ofensa contra a lei.
Nos tempos de sofrimento se prova a prudência e a paciência do povo do Senhor. Os inocentes devem insistir em sua inocência. Paulo estava disposto a obedecer aos regulamentos da lei e deixar que seguissem o seu curso. Se merecia a morte, aceitaria o castigo, mas se nenhuma das coisas de que era acusado fosse verdadeira, ninguém poderia entregá-lo a eles com justiça. Paulo não é liberto nem condenado. Este é um caso dos passos lentos que a providência dá, pelos quais costumamos ter as nossas esperanças e os nossos temores envergonhados, e que nos mantém esperando em Deus.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 15 a respeito do qual, quando estive em Jerusalém, os principais sacerdotes e os anciãos dos judeus me fizeram queixas, pedindo sentença contra ele; Atos 25:15 1 Cinco dias depois o sumo sacerdote Ananias desceu com alguns anciãos e um certo Tertulo, orador, os quais fizeram, perante o governador, queixa contra Paulo. Atos 24:1 31 se as pessoas da minha tenda não disseram: Quem há que não se tenha saciado com carne provida por ele? Jó 31:31 16 Pois não dormem, se não fizerem o mal, e foge deles o sono se não fizerem tropeçar alguém. Provérbios 4:16 12 Todos se extraviaram; juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só. 13 A sua garganta é um sepulcro aberto; com as suas línguas tratam enganosamente; peçonha de áspides está debaixo dos seus lábios; 14 a sua boca está cheia de maldição e amargura. 15 Os seus pés são ligeiros para derramar sangue. 16 Nos seus caminhos há destruição e miséria; 17 e não conheceram o caminho da paz. 18 Não há temor de Deus diante dos seus olhos. 19 Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que se cale toda boca e todo o mundo fique sujeito ao juízo de Deus; Romanos 3:12-19