Comentário Bíblico
Adventista
Amarelo - (cba)
Apocalipse 6:8
A cor do medo e da morte. Com o cavalo amarelo, o tempo de aflição chega a um terrível clímax (ver com. de Apocalipse 6:2,4,5).
Inferno - (cba)
Apocalipse 6:8
Do gr. hadês, “a morada dos mortos” (ver com. de Mateus 11:23). A morte e o inferno são, nesta passagem, personificados e representados, uma como condutora de um cavalo, seguida pelo outro.
Quarta parte da terra - (cba)
Apocalipse 6:8
Deve simbolizar uma parte significativa da Terra.
Espada - (cba)
Apocalipse 6:8
Do gr. rhomphaia (ver com. de Apocalipse 1:16). A série - espada, fome, morte (ou peste) e bestas — pode ser interpretada como a representação da deterioração progressiva da civilização que se segue à guerra. A devastação da espada, matando pessoas e destruindo plantações, produz fome; a fome resulta no colapso da saúde, causando peste; e, quando a peste cobra seu preço, a sociedade humana se enfraquece tanto que não consegue se proteger dos ataques de bestas selvagens.
Quando aplicado a um período específico da história cristã, o quarto cavaleiro parece representar uma situação característica do período de 538 a 1517, o período de domínio de Roma papal (ver com. de Apocalipse 2:18).
Mortandade - (cba)
Apocalipse 6:8
A expressão "matar [...] com a mortandade” não parece fazer sentido. Mas a palavra traduzida por “mortandade”, thanatos, nesta passagem, significa "peste”. Diversas vezes, a LXX traduz a palavra heb. deber, “peste”, por thanatos (ver Levítico 26:25; Jeremias 21:6; Ezequiel 5:12). Parece que João, para quem o pensamento semita era mais natural do que o grego, seguiu o uso da LXX aqui, em vez de se ater à definição estritamente grega da palavra.
- 25 Trarei sobre vós a espada, que executará a vingança do pacto, e vos aglomerareis nas vossas cidades; então enviarei a peste entre vós, e sereis entregues na mão do inimigo. Levítico 26:25 6 E ferirei os habitantes desta cidade, tanto os homens como os animais; de grande peste morrerão. Jeremias 21:6 12 uma terça parte de ti morrerá da peste, e se consumirá de fome no meio de ti; e outra terça parte cairá à espada em redor de ti; e a outra terça parte, espalha-la-ei a todos os ventos, e desembainharei a espada atrás deles. Ezequiel 5:12
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Apocalipse 6:1-8
A série dos quatro cavalos lembra Zacarias 1:8-17; Zacarias 6:1-8. As cores estão ligadas ao caráter de cada cavaleiro.
- 8 Olhei de noite, e vi um homem montado num cavalo vermelho, e ele estava parado entre as murtas que se achavam no vale; e atrás dele estavam cavalos vermelhos, baios e brancos. 9 Então perguntei: Meu Senhor, quem são estes? Respondeu-me o anjo que falava comigo: Eu te mostrarei o que estes são. 10 Respondeu, pois, o homem que estava parado entre as murtas, e disse: Estes são os que o Senhor tem enviado para percorrerem a terra. 11 E eles responderam ao anjo do Senhor, que estava parado entre as murtas, e disseram: Nós temos percorrido a terra, e eis que a terra toda está tranqüila e em descanso. 12 Então o anjo do Senhor respondeu, e disse: O Senhor dos exércitos, até quando não terás compaixão de Jerusalém, e das cidades de Judá, contra as quais estiveste indignado estes setenta anos? 13 Respondeu o Senhor ao anjo que falava comigo, com palavras boas, palavras consoladoras. 14 O anjo, pois, que falava comigo, disse-me: Clama, dizendo: Assim diz o Senhor dos exércitos: Com grande zelo estou zelando por Jerusalém e por Sião. 15 E estou grandemente indignado contra as nações em descanso; porque eu estava um pouco indignado, mas eles agravaram o mal. 16 Portanto, o Senhor diz assim: Voltei-me, agora, para Jerusalém com misericórdia; nela será edificada a minha casa, diz o Senhor dos exércitos, e o cordel será estendido sobre Jerusalém. 17 Clama outra vez, dizendo: Assim diz o Senhor dos exércitos: As minhas cidades ainda se transbordarão de bens; e o Senhor ainda consolará a Sião, e ainda escolherá a Jerusalém. Zacarias 1:8-17 1 De novo levantei os meus olhos, e olhei, e eis quatro carros que saíam dentre dois montes, e estes montes eram montes de bronze. 2 No primeiro carro eram cavalos vermelhos, no segundo carro cavalos pretos, 3 no terceiro carro cavalos brancos, e no quarto carro cavalos baios com malhas. 4 Então, dirigindo-me ao anjo que falava comigo, perguntei: Que são estes, meu senhor? 5 Respondeu-me o anjo: Estes estão saindo aos quatro ventos do céu, depois de se apresentarem perante o Senhor de toda a terra. 6 O carro em que estão os cavalos pretos sai para a terra do norte, os brancos são para o oeste, e os malhados para a terra do sul; 7 e os cavalos baios saíam, e procuravam ir por diante, para percorrerem a terra. E ele disse: Ide, percorrei a terra. E eles a percorriam. 8 Então clamou para mim, dizendo: Eis que aqueles que saíram para a terra do norte fazem repousar na terra do norte o meu Espírito. Zacarias 6:1-8
amarelo
Apocalipse 6:8
Amarelo-esverdeado, a aparência livida da morte.
Morte
Apocalipse 6:8
A sepultura (Jó 17:13; Cantares 8:6). A rejeição do evangelho resulta em morte. Os quatro cavalos representam bem o movimento inicial do evangelho, seguido pelo declínio e a apostasia da igreja na idade Média.
- 13 Se eu olhar o Seol como a minha casa, se nas trevas estender a minha cama, Jó 17:13 6 Põe-me como selo sobre o teu coração, como selo sobre o teu braço; porque o amor é forte como a morte; o ciúme é cruel como o Seol; a sua chama é chama de fogo, verdadeira labareda do Senhor. Cantares 8:6
Referências cruzadas
Apocalipse 6:8
Zacarias 6:3; Ezequiel 5:12,17; Ezequiel 14:21; Ezequiel 29:5; Levítico 26:22.
- 3 no terceiro carro cavalos brancos, e no quarto carro cavalos baios com malhas. Zacarias 6:3 12 uma terça parte de ti morrerá da peste, e se consumirá de fome no meio de ti; e outra terça parte cairá à espada em redor de ti; e a outra terça parte, espalha-la-ei a todos os ventos, e desembainharei a espada atrás deles. 17 E enviarei sobre vós a fome e feras, que te desfilharão; e a peste e o sangue passarão por ti; e trarei a espada sobre ti. Eu, o Senhor, o disse. Ezequiel 5:12,17 21 Pois assim diz o Senhor Deus: Quanto mais quando eu enviar contra Jerusalém os meus quatro juízos violentos, a espada, a fome, as bestas-feras e a peste, pura exterminar dela homens e animais? Ezequiel 14:21 5 E te lançarei no deserto, a ti e a todos os peixes dos teus rios; sobre a face do campo cairás; não serás recolhido nem ajuntado. Aos animais da terra e às aves do céu te dei por pasto. Ezequiel 29:5 22 Enviarei para o meio de vós as feras do campo, as quais vos desfilharão, e destruirão o vosso gado, e vos reduzirão a pequeno número; e os vossos caminhos se tornarão desertos. Levítico 26:22
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Apocalipse 6:1-8
Cristo, o Cordeiro, abre o primeiro selo. Observe que um cavaleiro sai em um cavalo branco. Parece que a intenção da saída deste cavalo branco é um tempo de paz, ou o adiantado progresso da religião cristã; sua saída com pureza no tempo em que o seu Fundador celestial mandou os seus apóstolos a ensinar a todas as nações, acrescentando: E eis que estou convosco até a consumação dos séculos. A religião divina sai coroada tendo o favor divino sobre ela, armada espiritualmente contra os seus inimigos, e destinada a ser vitoriosa ao final.
Ao abrir o segundo selo, aparece um segundo cavalo; este é vermelho e significa os juízos que fazem estragos. A espada da guerra e da perseguição é um juízo temível; tira a paz da terra, que é uma das maiores bênçãos; e os homens que deveriam amar-se e ajudar-se uns aos outros, dedicam-se a matar-se uns aos outros. Tais cenas também seguiram a pura era do cristianismo temporão, quando desprezando a caridade e o vínculo da paz, os líderes cristãos se dividiram entre si, apelaram à espada e se enredaram na culpa.
Ao abrir o terceiro selo, apareceu um cavalo negro, cor que denota luto e ais, trevas e ignorância. Aquele que o montava tinha um jugo (balança, na versão de 1960 da Bíblia) em sua mão. Houve tentativas de se colocar um jugo de observâncias supersticiosas sobre os discípulos. Conforme a corrente do cristianismo foi fluindo e afastando-se de sua pura fonte, foi se corrompendo mais e mais. Durante o avanço deste cavalo negro, as necessidades da vida estariam a preços exagerados e as coisas mais custosas não deveriam ser danificadas. Conforme a linguagem profética, estes artigos significavam o alimento do saber religioso, pelo qual as almas dos homens são sustentadas para a vida eterna; tais como nós que somos convidados a comprar (Isaías 55:1). Porém, quando as nuvens negras da ignorância e da superstição, denotadas pelo cavalo negro, se esparramam sobre o mundo cristão, o conhecimento e a prática da religião verdadeira tornam-se escassos. Quando o povo odeia seu alimento espiritual, Deus pode privá-los, com justiça, de seu pão diário. A fome de pão é um juízo terrível, mas a fome da Palavra o é muito mais.
Ao abrir o quarto selo, saiu outro cavalo, de cor amarela, pálido. O cavaleiro era a morte, o rei dos terrores. Os assistentes ou seguidores deste rei dos terrores, são o inferno, e o estado da miséria eterna para todos os que morrem em seus pecados; nas épocas da destruição geral, multidões vão à cova sem estar preparadas. O período do quarto selo é um período de grande matança e devastação, que destrói tudo que possa trazer felicidade à vida, assolando a vida espiritual dos homens. Assim, o mistério de iniquidade foi contemplado e seu poder estendido sobre a vida e a consciência dos homens. Não se pode discernir as datas exatas destes quatro selos, porque as mudanças foram graduais.
Deus lhes deu poder, isto é, os fez instrumentos de sua ira ou de seus juízos: todas as calamidades públicas estão sob seu comando; só avançam quando Deus ordena, e não vão além do que Ele permite.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 3 no terceiro carro cavalos brancos, e no quarto carro cavalos baios com malhas. Zacarias 6:3 13 O mar entregou os mortos que nele havia; e a morte e o hades entregaram os mortos que neles havia; e foram julgados, cada um segundo as suas obras. 14 E a morte e o hades foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo. Apocalipse 20:13,14 8 Aniquilará a morte para sempre, e assim enxugará o Senhor Deus as lágrimas de todos os rostos, e tirará de toda a terra o opróbrio do seu povo; porque o Senhor o disse. Isaías 25:8 14 Eu os remirei do poder do Seol, e os resgatarei da morte. Onde estão, ó morte, as tuas pragas? Onde está, ó Seol, a tua destruição? A compaixão está escondida de meus olhos. Oséias 13:14 5 Além disso, o vinho é traidor; o homem soberbo não permanece. Ele alarga como o Seol o seu desejo; como a morte, nunca se pode fartar, mas ajunta a si todas as nações, e congrega a si todos os povos. Habacuque 2:5 55 Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão? 1 Coríntios 15:55 7 O primeiro anjo tocou a sua trombeta, e houve saraiva e fogo misturado com sangue, que foram lançados na terra; e foi queimada a terça parte da terra, a terça parte das árvores, e toda a erva verde. 8 O segundo anjo tocou a sua trombeta, e foi lançado no mar como que um grande monte ardendo em fogo, e tornou-se em sangue a terça parte do mar. 9 E morreu a terça parte das criaturas viventes que havia no mar, e foi destruída a terça parte dos navios. 10 O terceiro anjo tocou a sua trombeta, e caiu do céu uma grande estrela, ardendo como uma tocha, e caiu sobre a terça parte dos rios, e sobre as fontes das águas. 11 O nome da estrela era Absinto; e a terça parte das águas tornou-se em absinto, e muitos homens morreram das águas, porque se tornaram amargas. 12 O quarto anjo tocou a sua trombeta, e foi ferida a terça parte do sol, a terça parte da lua, e a terça parte das estrelas; para que a terça parte deles se escurecesse, e a terça parte do dia não brilhante, e semelhantemente a da noite. Apocalipse 8:7-12 15 E foram soltos os quatro anjos que haviam sido preparados para aquela hora e dia e mês e ano, a fim de matarem a terça parte dos homens. 18 Por estas três pragas foi morta a terça parte dos homens, isto é, pelo fogo, pela fumaça e pelo enxofre, que saíam das suas bocas. Apocalipse 9:15,18 4 a sua cauda levava após si a terça parte das estrelas do céu, e lançou-as sobre a terra; e o dragão parou diante da mulher que estava para dar à luz, para que, dando ela à luz, lhe devorasse o filho. Apocalipse 12:4 22 Enviarei para o meio de vós as feras do campo, as quais vos desfilharão, e destruirão o vosso gado, e vos reduzirão a pequeno número; e os vossos caminhos se tornarão desertos. 23 Se nem ainda com isto quiserdes voltar a mim, mas continuardes a andar contrariamente para comigo, 24 eu também andarei contrariamente para convosco; e eu, eu mesmo, vos ferirei sete vezes mais, por causa dos vossos pecados. 25 Trarei sobre vós a espada, que executará a vingança do pacto, e vos aglomerareis nas vossas cidades; então enviarei a peste entre vós, e sereis entregues na mão do inimigo. 26 Quando eu vos quebrar o sustento do pão, dez mulheres cozerão o vosso pão num só forno, e de novo vo-lo entregarão por peso; e comereis, mas não vos fartareis. 27 Se nem ainda com isto me ouvirdes, mas continuardes a andar contrariamente para comigo, 28 também eu andarei contrariamente para convosco com furor; e vos castigarei sete vezes mais, por causa dos vossos pecados. 29 E comereis a carne de vossos filhos e a carne de vossas filhas. 30 Destruirei os vossos altos, derrubarei as vossas imagens do sol, e lançarei os vossos cadáveres sobre os destroços dos vossos ídolos; e a minha alma vos abominará. 31 Reduzirei as vossas cidades a deserto, e assolarei os vossos santuários, e não cheirarei o vosso cheiro suave. 32 Assolarei a terra, e sobre ela pasmarão os vossos inimigos que nela habitam. 33 Espalhar-vos-ei por entre as nações e, desembainhando a espada, vos perseguirei; a vossa terra será assolada, e as vossas cidades se tornarão em deserto. Levítico 26:22-33 2 E quando te perguntarem: Para onde iremos? dir-lhes-ás: Assim diz o Senhor: Os que para a morte, para a morte; e os que para a espada, para a espada; e os que para a fome, para a fome; e os que para o cativeiro, para o cativeiro. 3 Pois os visitarei com quatro gêneros de destruidores, diz o Senhor: com espada para matar, e com cães, para os dilacerarem, e com as aves do céu e os animais da terra, para os devorarem e destruírem. Jeremias 15:2,3 4 Morrerão de enfermidades dolorosas, e não serão pranteados nem sepultados; serão como esterco sobre a face da terra; pela espada e pela fome serão consumidos, e os seus cadáveres servirão de pasto para as aves do céu e para os animais da terra. 16 Eis que mandarei vir muitos pescadores, diz o Senhor, os quais os pescarão; e depois mandarei vir muitos caçadores, os quais os caçarão de todo monte, e de todo outeiro, e até das fendas das rochas. Jeremias 16:4,16 11 Virá, e ferirá a terra do Egito, entregando à morte quem é para a morte, ao cativeiro quem é para o cativeiro, e à espada. Jeremias 43:11 15 E isso será objeto de opróbrio e ludíbrio, e escarmento e espanto, às nações que estão em redor de ti, quando eu executar em ti juízos com ira, e com furor, e com furiosos castigos. Eu, o Senhor, o disse. 16 Quando eu enviar as malignas flechas da fome contra eles, flechas para a destruição, as quais eu mandarei para vos destruir; e aumentarei a fome sobre vós, e tirar-vos-ei o sustento do pão. 17 E enviarei sobre vós a fome e feras, que te desfilharão; e a peste e o sangue passarão por ti; e trarei a espada sobre ti. Eu, o Senhor, o disse. Ezequiel 5:15-17 13 Filho do homem, quando uma terra pecar contra mim, agindo traiçõeiramente, então estenderei a minha mão contra ela, e lhe quebrarei o báculo do pão, e enviarei contra ela a fome, e dela exterminarei homens e animais; 14 ainda que estivessem no meio dela estes três homens, Noé, Daniel e Jó, eles pela sua justiça, livrariam apenas a sua própria vida, diz o Senhor Deus. 15 Se eu fizer passar pela terra bestas feras, e estas a assolarem, de modo que ela fique desolada, sem que ninguém possa passar por ela por causa das feras; 16 ainda que esses três homens estivessem no meio dela, vivo eu, diz o Senhor Deus, que nem a filhos nem a filhas livrariam; eles só ficariam livres; a terra, porém, seria assolada. 17 Ou, se eu trouxer a espada sobre aquela terra, e disser: Espada, passa pela terra; de modo que eu extermine dela homens e animais; 18 ainda que aqueles três homens estivessem nela, vivo eu, diz o Senhor Deus, eles não livrariam nem filhos nem filhas, mas eles só ficariam livres. 19 Ou, se eu enviar a peste sobre aquela terra, e derramar o meu furor sobre ela com sangue, para exterminar dela homens e animais; 20 ainda que Noé, Daniel e Jó estivessem no meio dela, vivo eu, diz o Senhor Deus, eles não livrariam nem filho nem filha, tão somente livrariam as suas próprias vidas pela sua justiça. 21 Pois assim diz o Senhor Deus: Quanto mais quando eu enviar contra Jerusalém os meus quatro juízos violentos, a espada, a fome, as bestas-feras e a peste, pura exterminar dela homens e animais? Ezequiel 14:13-21 5 Os seus pés descem à morte; os seus passos seguem no caminho do Seol. Provérbios 5:5 23 E tu, Cafarnaum, porventura serás elevada até o céu? até o hades descerás; porque, se em Sodoma se tivessem operado os milagres que em ti se operaram, teria ela permanecido até hoje. Mateus 11:23 18 e o que vivo; fui morto, mas eis aqui estou vivo pelos séculos dos séculos; e tenho as chaves da morte e do hades. Apocalipse 1:18 12 Quando jejuarem, não ouvirei o seu clamor, e quando oferecerem holocaustos e oblações, não me agradarei deles; antes eu os consumirei pela espada, e pela fome e pela peste. Jeremias 14:12 10 E enviarei entre eles a espada, a fome e a peste, até que sejam consumidos de sobre a terra que lhes dei a eles e a seus pais. Jeremias 24:10 17 assim diz o Senhor dos exércitos: Eis que enviarei entre eles a espada, a fome e a peste e fá-los-ei como a figos péssimos, que não se podem comer, de ruins que são. Jeremias 29:17 17 E enviarei sobre vós a fome e feras, que te desfilharão; e a peste e o sangue passarão por ti; e trarei a espada sobre ti. Eu, o Senhor, o disse. Ezequiel 5:17 21 Pois assim diz o Senhor Deus: Quanto mais quando eu enviar contra Jerusalém os meus quatro juízos violentos, a espada, a fome, as bestas-feras e a peste, pura exterminar dela homens e animais? Ezequiel 14:21 5 E te lançarei no deserto, a ti e a todos os peixes dos teus rios; sobre a face do campo cairás; não serás recolhido nem ajuntado. Aos animais da terra e às aves do céu te dei por pasto. Ezequiel 29:5
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.

A Bíblia Profetizou Os Incêndios Florestais Recentes? - Apocalipse 6:8 - Leandro Quadros - Amazônia
