Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Provérbios 5:1-14
Salomão adverte a todos os jovens, como se fossem seus filhos, a que se abstenham dos desejos carnais. Alguns entendem aqui por mulher adultera, a idolatria, a falsa doutrina, que tende a desviar as mentes e o comportamento dos homens; porém, o critério direto é advertir dos pecados contra o sétimo mandamento. Este tem sido frequentemente o método usado por Satanás para distanciar os homens da adoração a Deus, e assim levá-los a uma falsa religião.
Considere como são fatais as consequências; quão amargo o fruto! Elimine-o, porque fere e conduz aos sofrimentos do inferno. A tendência direta deste pecado é a destruição do corpo e da alma. Devemos evitar cuidadosamente tudo o que signifique dar um passo nesta direção. Os que querem ser resguardados do dano devem se manter fora do caminho do prejuízo. se nos envolvemos em tentações, zombamos de Deus. Senhor, não nos deixe cair em tentação. Quantos males acompanham este pecado! Ele destrói a reputação, desperdiça o tempo, arruína o património, é nocivo para a saúde e enche a mente de horror. Ainda que em um dê a sensação de felicidade, cedo ou tarde trará dor.
O pecador convicto reprova a si mesmo, e não escusa as suas atitudes néscias. Através dos frequentes atos de pecado, seus hábitos se arraigam e se confirmam. Por um milagre de misericórdia, o arrependimento verdadeiro pode evitar as espantosas consequências de tais pecados, mas isto não acontece frequentemente; são muito mais os que morrem como têm vivido. Isso pode expressar o caso do pecador que arruína a si mesmo no mundo eterno, suportando o remorso de sua consciência!
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |