Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Provérbios 5:1-14
Salomão adverte a todos os jovens, como se fossem seus filhos, a que se abstenham dos desejos carnais. Alguns entendem aqui por mulher adultera, a idolatria, a falsa doutrina, que tende a desviar as mentes e o comportamento dos homens; porém, o critério direto é advertir dos pecados contra o sétimo mandamento. Este tem sido frequentemente o método usado por Satanás para distanciar os homens da adoração a Deus, e assim levá-los a uma falsa religião.
Considere como são fatais as consequências; quão amargo o fruto! Elimine-o, porque fere e conduz aos sofrimentos do inferno. A tendência direta deste pecado é a destruição do corpo e da alma. Devemos evitar cuidadosamente tudo o que signifique dar um passo nesta direção. Os que querem ser resguardados do dano devem se manter fora do caminho do prejuízo. se nos envolvemos em tentações, zombamos de Deus. Senhor, não nos deixe cair em tentação. Quantos males acompanham este pecado! Ele destrói a reputação, desperdiça o tempo, arruína o património, é nocivo para a saúde e enche a mente de horror. Ainda que em um dê a sensação de felicidade, cedo ou tarde trará dor.
O pecador convicto reprova a si mesmo, e não escusa as suas atitudes néscias. Através dos frequentes atos de pecado, seus hábitos se arraigam e se confirmam. Por um milagre de misericórdia, o arrependimento verdadeiro pode evitar as espantosas consequências de tais pecados, mas isto não acontece frequentemente; são muito mais os que morrem como têm vivido. Isso pode expressar o caso do pecador que arruína a si mesmo no mundo eterno, suportando o remorso de sua consciência!
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 21 Os lábios do justo apascentam a muitos; mas os insensatos, por falta de entendimento, morrem. Provérbios 10:21 2 A língua dos sábios destila o conhecimento; porém a boca dos tolos derrama a estultícia. 7 Os lábios dos sábios difundem conhecimento; mas não o faz o coração dos tolos. Provérbios 15:2,7 23 O coração do sábio instrui a sua boca, e aumenta o saber nos seus lábios. Provérbios 16:23 15 Há ouro e abundância de pedras preciosas; mas os lábios do conhecimento são jóia de grande valor. Provérbios 20:15 2 Tu és o mais formoso dos filhos dos homens; a graça se derramou nos teus lábios; por isso Deus te abençoou para sempre. Salmos 45:2 15 A minha boca falará da tua justiça e da tua salvação todo o dia, posto que não conheça a sua grandeza. Salmos 71:15 13 Com os meus lábios declaro todas as ordenanças da tua boca. Salmos 119:13 11 Os teus lábios destilam o mel, noiva minha; mel e leite estão debaixo da tua língua, e o cheiro dos teus vestidos é como o cheiro do Líbano. Cantares 4:11 6 A lei da verdade esteve na sua boca, e a impiedade não se achou nos seus lábios; ele andou comigo em paz e em retidão, e da iniqüidade apartou a muitos. 7 Pois os lábios do sacerdote devem guardar o conhecimento, e da sua boca devem os homens procurar a instrução, porque ele é o mensageiro do Senhor dos exércitos. Malaquias 2:6,7 21 Filho meu, não se apartem estas coisas dos teus olhos: guarda a verdadeira sabedoria e o bom siso; Provérbios 3:21