Comentário Bíblico
Adventista
O vencedor - (cba)
Apocalipse 3:5
Ver com. de Apocalipse 2:7.
Vestido - (cba)
Apocalipse 3:5
Isto é, com imortalidade na vida futura.
Vestiduras brancas - (cba)
Apocalipse 3:5
Ver com. de Apocalipse 3:4.
Apagarei - (cba)
Apocalipse 3:5
Ver com. de Apocalipse 3:19. A expressão figurada "de modo nenhum apagarei” garante ao pecador arrependido que suas faltas foram perdoadas, mas adverte ao impenitente que seu nome será removido do Livro da Vida. A própria identidade pessoal do impenitente deixará de existir, e ele não terá mais lugar entre os seres criados (comparar com GC, 490).
Livro da Vida - (cba)
Apocalipse 3:5
Ver com. de Filipenses 4:3; Apocalipse 13:8; Apocalipse 20:15.
- 3 E peço também a ti, meu verdadeiro companheiro, que as ajudes, porque trabalharam comigo no evangelho, e com Clemente, e com os outros meus cooperadores, cujos nomes estão no livro da vida. Filipenses 4:3 8 E adora-la-ão todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo. Apocalipse 13:8 15 E todo aquele que não foi achado inscrito no livro da vida, foi lançado no lago de fogo. Apocalipse 20:15
Confessarei o seu nome - (cba)
Apocalipse 3:5
Isto é, o reconheceria como um seguidor devoto e leal. Cristo é o advogado e intercessor, o grande sumo sacerdote de todos que proclamam Sua justiça (ver 1 João 2:1,2; Mateus 10:32,33; Hebreus 8:1-6).
- 1 Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; mas, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. 2 E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo. 1 João 2:1,2 32 Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus. 33 Mas qualquer que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai, que está nos céus. Mateus 10:32,33 1 Ora, do que estamos dizendo, o ponto principal é este: Temos um sumo sacerdote tal, que se assentou nos céus à direita do trono da Majestade, 2 ministro do santuário, e do verdadeiro tabernáculo, que o Senhor fundou, e não o homem. 3 Porque todo sumo sacerdote é constituído para oferecer dons e sacrifícios; pelo que era necessário que esse sumo sacerdote também tivesse alguma coisa que oferecer. 4 Ora, se ele estivesse na terra, nem seria sacerdote, havendo já os que oferecem dons segundo a lei, 5 os quais servem àquilo que é figura e sombra das coisas celestiais, como Moisés foi divinamente avisado, quando estava para construir o tabernáculo; porque lhe foi dito: Olha, faze conforme o modelo que no monte se te mostrou. 6 Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de um melhor pacto, o qual está firmado sobre melhores promessas. Hebreus 8:1-6
Diante dos Seus anjos - (cba)
Apocalipse 3:5
O “propósito ainda mais vasto e profundo” do plano da redenção é “reivindicar o caráter de Deus perante o universo” (PP, 68; cf. DTN, 19). Quando Cristo, em Seu papel de intercessor e sumo sacerdote, apresenta Seu povo resgatado perante o trono de Deus, Ele oferece testemunho convincente às hostes celestiais de que os caminhos do Senhor são justos e verdadeiros. Eles veem a justiça de Deus ser reivindicada, tanto em Sua “obra estranha" (Isaías 28:21) de entregar os impenitentes à destruição quanto no perdão dos pecadores que aceitam Sua graça salvadora pela fé. Sem a intercessão de Cristo no papel de sumo sacerdote, tais atos misteriosos de Deus poderiam parecer arbitrários e injustificados para os seres inteligentes do universo.
Nota Adicional a Apocalipse 3 - (cba)
Apocalipse 3:1-22
O tom grave e inflexível da mensagem a Laodiceia tem levado alguns a concluir que não há esperança para os cristãos desta igreja, exceto se eles se mudarem para a igreja de Filadélfia. Tal conclusão, porém, não está de acordo com o contexto, nem com princípios confiáveis de interpretação (ver com. de Apocalipse 1:11). Deve-se observar que:
1. Essa proposta presume que a igreja de Filadélfia existe simultaneamente à igreja de Laodiceia. No entanto, se há motivos para presumir que Filadélfia existe simultaneamente à de Laodiceia, as mesmas razões existiriam para presumir o mesmo em relação a todas as outras igrejas. Se fosse possível migrar espiritualmente de Laodiceia para Filadélfia, não haveria justificativa válida para não ser igualmente possível e desejável migrar de Laodiceia para Efeso, por exemplo, ou de Sardes para Esmirna. Além disso, se dois ou mais períodos coexistirem, quebra-se o padrão consecutivo, as mensagens individuais deixam de ter qualquer relação cronológica específica com a história, e não haveria motivo válido para presumir que a mensagem a Laodiceia é de importância particular para este tempo, mais do que para qualquer outro.
A mensagem a qualquer uma das sete igrejas se aplica especificamente à igreja cristã de determinado período da história. Isso se baseia na ideia de que elas representam sete períodos consecutivos da era cristã e que cada mensagem tem uma aplicação única para apenas uma época. Somente assim os cristãos de determinada era podem ser considerados pertencentes a uma igreja em particular e, dessa forma, a mensagem de Laodiceia pode ser aplicada especificamente à igreja de nossos dias. Portanto, quando as sete igrejas são compreendidas de maneira cronológica, aplicáveis a períodos específicos da história, os cristãos de uma época não podem migrar espiritualmente para outra.
2. A proposta de que os Iaodicenses devem deixar sua igreja e ir para Filadélfia a fim de se salvarem apoia-se na premissa de que cada igreja representa um estado espiritual específico. De fato, cada uma das sete tem problemas próprios, e as advertências, as promessas e os conselhos direcionados a cada uma delas são apropriados. Também é verdade que algumas das igrejas refletem uma condição espiritual mais desejável do que outras.
É apropriado que o cristão fiel de qualquer período da história cristã aspire a refletir as características desejáveis de todas as igrejas e se torne um candidato a receber suas promessas. Da mesma maneira, deve evitar as características indesejáveis e dar ouvidos às advertências feitas. No entanto, quando analisadas sob essa perspectiva, as mensagens têm natureza atemporal, e o leitor zeloso as aplica à própria experiência com base em suas necessidades pessoais, não na época em que vive. Não há necessidade de uma transferência figurada de uma igreja para outra.
3. De modo geral, são proferidas palavras de elogio a todas as igrejas, com exceção de Sardes e Laodiceia; e há palavras de repreensão para cada uma, exceto a Esmirna e Filadélfia; e há promessas a todas as sete. Portanto, as igrejas tinham tanto membros desejáveis quanto indesejáveis. Porém, em nenhuma ocasião. Cristo aconselha os membros leais de uma suposta igreja desleal a fazer uma transferência espiritual e passar a ser membros de outra, cuja condição espiritual parece preferível. Se Sua intenção fosse essa, poderíamos esperar um chamado aberto para a saída de Sardes ou de Laodiceia, por exemplo, semelhante ao chamado para sair de Babilônia (Apocalipse 18:4). Contudo, o profeta não registra um convite como esse em relação a Laodiceia, nem a qualquer das outras igrejas. Em cada um dos casos, o remédio para o mal generalizado é simples, porém enfático: ‘‘arrepende-te". Os cristãos leais da "igreja" de Efeso, que caíram e abandonaram o “primeiro amor”, não foram aconselhados a migrar para Esmirna (ver Apocalipse 2:4,5). Os do período de Pérgamo, que deram espaço para as doutrinas de Balaão e dos nicolaítas (Apocalipse 3:14,15), não foram aconselhados a passar a ser membros de Efeso ou Esmirna. A igreja de Sardes estava praticamente morta (Apocalipse 3:2), mas seus membros fiéis não foram instruídos a mudar para Filadélfia. Da mesma forma, os cristãos fiéis do período de Laodiceia não receberam orientação de ir para Filadélfia, pelo menos não da parte de Cristo, a Testemunha Verdadeira. Eles são, sim, ordenados a se arrepender e a encontrar em Cristo o remédio para seus defeitos de caráter (Apocalipse 3:18-20).
- 4 Ouvi outra voz do céu dizer: Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados, e para que não incorras nas suas pragas. Apocalipse 18:4 4 Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor. 5 Lembra-te, pois, donde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; e se não, brevemente virei a ti, e removerei do seu lugar o teu candeeiro, se não te arrependeres. Apocalipse 2:4,5 14 Ao anjo da igreja em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o pricípio da criação de Deus: 15 Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; oxalá foras frio ou quente! Apocalipse 3:14,15 2 Sê vigilante, e confirma o restante, que estava para morrer; porque não tenho achado as tuas obras perfeitas diante do meu Deus. Apocalipse 3:2 18 aconselho-te que de mim compres ouro refinado no fogo, para que te enriqueças; e vestes brancas, para que te vistas, e não seja manifesta a vergonha da tua nudez; e colírio, a fim de ungires os teus olhos, para que vejas. 19 Eu repreendo e castigo a todos quantos amo: sê pois zeloso, e arrepende-te. 20 Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. Apocalipse 3:18-20
A ideia de que o cristão tem chances de se salvar por meio do mecanismo de escape, de migração espiritual, e de exercer uma forma de justiça que presume ser superior à de outro cristão está em clara desarmonia com os ensinos do Senhor (cf. Lucas 18:9-14). Na parábola do joio e do trigo (Mateus 13:24-30; Mateus 13:37-43), o dono do campo ordenou que deixassem ambos crescerem “juntos até a colheita” (Mateus 13:30). O joio não deveria ser arrancado por mãos humanas, nem o trigo transplantado para outro campo. Somente quando os anjos ceifadores reunirem o trigo dentro do celeiro do Senhor e queimarem o joio é que haverá separação entre justos e ímpios (ver Mateus 13:30,39,40,41,42).
- 9 Propôs também esta parábola a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros: 10 Dois homens subiram ao templo para orar; um fariseu, e o outro publicano. 11 O fariseu, de pé, assim orava consigo mesmo: Ó Deus, graças te dou que não sou como os demais homens, roubadores, injustos, adúlteros, nem ainda com este publicano. 12 Jejuo duas vezes na semana, e dou o dízimo de tudo quanto ganho. 13 Mas o publicano, estando em pé de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, sê propício a mim, o pecador! 14 Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque todo o que a si mesmo se exaltar será humilhado; mas o que a si mesmo se humilhar será exaltado. Lucas 18:9-14 24 Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao homem que semeou boa semente no seu campo; 25 mas, enquanto os homens dormiam, veio o inimigo dele, semeou joio no meio do trigo, e retirou-se. 26 Quando, porém, a erva cresceu e começou a espigar, então apareceu também o joio. 27 Chegaram, pois, os servos do proprietário, e disseram-lhe: Senhor, não semeaste no teu campo boa semente? Donde, pois, vem o joio? 28 Respondeu-lhes: Algum inimigo é quem fez isso. E os servos lhe disseram: Queres, pois, que vamos arrancá-lo? 29 Ele, porém, disse: Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis com ele também o trigo. 30 Deixai crescer ambos juntos até a ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Ajuntai primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; o trigo, porém, recolhei-o no meu celeiro. Mateus 13:24-30 37 E ele, respondendo, disse: O que semeia a boa semente é o Filho do homem; 38 o campo é o mundo; a boa semente são os filhos do reino; o o joio são os filhos do maligno; 39 o inimigo que o semeou é o Diabo; a ceifa é o fim do mundo, e os celeiros são os anjos. 40 Pois assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será no fim do mundo. 41 Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles ajuntarão do seu reino todos os que servem de tropeço, e os que praticam a iniquidade, 42 e lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá choro e ranger de dentes. 43 Então os justos resplandecerão como o sol, no reino de seu Pai. Quem tem ouvidos, ouça. Mateus 13:37-43 30 Deixai crescer ambos juntos até a ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Ajuntai primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; o trigo, porém, recolhei-o no meu celeiro. Mateus 13:30 30 Deixai crescer ambos juntos até a ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Ajuntai primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; o trigo, porém, recolhei-o no meu celeiro. 39 o inimigo que o semeou é o Diabo; a ceifa é o fim do mundo, e os celeiros são os anjos. 40 Pois assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será no fim do mundo. 41 Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles ajuntarão do seu reino todos os que servem de tropeço, e os que praticam a iniquidade, 42 e lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá choro e ranger de dentes. Mateus 13:30,39,40,41,42
Os membros da antiga igreja de Laodiceia não melhorariam sua condição espiritual e mudando-se para a cidade de Filadélfia. O propósito divino para a igreja laodicense não inclui um plano de migração espiritual para uma das outras igrejas apocalípticas. Deus deseja uma transformação radical do coração e da vida (ver com. de Apocalipse 3:18-20). Qualquer outra solução proposta para os males de Laodiceia só serve para transformar a pessoa em hipócrita.
4. É verdade que nenhuma outra igreja recebe repreensão tão severa quanto a de Laodiceia, como também é verdade que nenhuma outra tem evidência mais clara do amor de Cristo, da íntima comunhão com Ele, nem recompensa mais gloriosa (Apocalipse 3:19-21). A mensagem a Laodiceia não é de rejeição incondicional, nem a dirigida às demais igrejas. Se a pobreza espiritual dos laodicenses estivesse além da possibilidade de redenção, eles não receberiam a oferta de “ouro" por parte da Testemunha Verdadeira. Caso seu problema de visão espiritual fosse irremediável, não teriam à disposição o “colírio" celestial. Caso sua “nudez” ultrapassasse qualquer esperança. Cristo não lhes ofereceria as próprias “vestiduras brancas” (ver com. de Apocalipse 3:17,18).
- 19 Eu repreendo e castigo a todos quantos amo: sê pois zeloso, e arrepende-te. 20 Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. 21 Ao que vencer, eu lhe concederei que se assente comigo no meu trono. Apocalipse 3:19-21 17 Porquanto dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um coitado, e miserável, e pobre, e cego, e nu; 18 aconselho-te que de mim compres ouro refinado no fogo, para que te enriqueças; e vestes brancas, para que te vistas, e não seja manifesta a vergonha da tua nudez; e colírio, a fim de ungires os teus olhos, para que vejas. Apocalipse 3:17,18
Com certeza, há vencedores em Laodiceia (Apocalipse 3:21), assim como em todos os outros períodos da história da igreja. E são esses vencedores, em Laodiceia, que recebem a promessa de se assentar com Cristo em Seu trono.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
vestes brancas
Apocalipse 3:5
Ver Apocalipse 3:18; Apocalipse 6:11; Apocalipse 7:9; Apocalipse 19:8.
- 18 aconselho-te que de mim compres ouro refinado no fogo, para que te enriqueças; e vestes brancas, para que te vistas, e não seja manifesta a vergonha da tua nudez; e colírio, a fim de ungires os teus olhos, para que vejas. Apocalipse 3:18 11 E foram dadas a cada um deles compridas vestes brancas e foi-lhes dito que repousassem ainda por um pouco de tempo, até que se completasse o número de seus conservos, que haviam de ser mortos, como também eles o foram. Apocalipse 6:11 9 Depois destas coisas olhei, e eis uma grande multidão, que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, que estavam em pé diante do trono e em presença do Cordeiro, trajando compridas vestes brancas, e com palmas nas mãos; Apocalipse 7:9 8 e foi-lhe permitido vestir-se de linho fino, resplandecente e puro; pois o linho fino são as obras justas dos santos. Apocalipse 19:8
de maneira nenhuma riscarei
Apocalipse 3:5
Ver Êxodo 32:32,33.
livro da Vida
Apocalipse 3:5
Alista o nome dos salvos, como um registro antigo de cidadãos (sobre os livros usados no JUÍZO, ver Apocalipse 20:15; Apocalipse 21:27; Daniel 7:9-14; Lucas 10:20; ).
- 15 E todo aquele que não foi achado inscrito no livro da vida, foi lançado no lago de fogo. Apocalipse 20:15 27 E não entrará nela coisa alguma impura, nem o que pratica abominação ou mentira; mas somente os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro. Apocalipse 21:27 9 Eu continuei olhando, até que foram postos uns tronos, e um ancião de dias se assentou; o seu vestido era branco como a neve, e o cabelo da sua cabeça como lã puríssima; o seu trono era de chamas de fogo, e as rodas dele eram fogo ardente. 10 Um rio de fogo manava e saía de diante dele; milhares de milhares o serviam, e miríades de miríades assistiam diante dele. Assentou-se para o juízo, e os livros foram abertos. 11 Então estive olhando, por causa da voz das grandes palavras que o chifre proferia; estive olhando até que o animal foi morto, e o seu corpo destruído; pois ele foi entregue para ser queimado pelo fogo. 12 Quanto aos outros animais, foi-lhes tirado o domínio; todavia foi-lhes concedida prolongação de vida por um prazo e mais um tempo. 13 Eu estava olhando nas minhas visões noturnas, e eis que vinha com as nuvens do céu um como filho de homem; e dirigiu-se ao ancião de dias, e foi apresentado diante dele. 14 E foi-lhe dado domínio, e glória, e um reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino tal, que não será destruído. Daniel 7:9-14 20 Contudo, não vos alegreis porque se vos submetem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus. Lucas 10:20
confessarei
Apocalipse 3:5
Temos um advogado pessoal no juízo (ver Mateus 10:32; ).
Referências cruzadas
Apocalipse 3:5
Apocalipse 19:8; Êxodo 32:32; Filipenses 4:3; Lucas 12:8.
- 8 e foi-lhe permitido vestir-se de linho fino, resplandecente e puro; pois o linho fino são as obras justas dos santos. Apocalipse 19:8 32 Agora, pois, perdoa o seu pecado; ou se não, risca-me do teu livro, que tens escrito. Êxodo 32:32 3 E peço também a ti, meu verdadeiro companheiro, que as ajudes, porque trabalharam comigo no evangelho, e com Clemente, e com os outros meus cooperadores, cujos nomes estão no livro da vida. Filipenses 4:3 8 E digo-vos que todo aquele que me confessar diante dos homens, também o Filho do homem o confessará diante dos anjos de Deus; Lucas 12:8
Alguns fiéis em Sardes
Apocalipse 3:1-5
Ver Mateus 22:14. A igreja de Sardes é representada como tendo alguns fiéis entre os muitos que se tornaram, por assim dizer, descuidados e insensíveis às suas obrigações para com Deus. “Tu tens alguns nomes, mesmo em Sardes, que não contaminaram suas vestes; e eles andarão comigo vestidos de branco, porque eles são dignos. ” Quem é tão favorecido a ponto de ser contado entre esses poucos em Sardes? Você é? Sou eu? Quem está entre este número? Não é melhor para nós inquirirmos sobre este assunto, a fim de que possamos aprender a quem o Senhor se refere quando diz que alguns não mancharam suas vestes brancas de caráter ( Manuscrito 81, 1900 )?
Leia o Terceiro Capítulo do Apocalipse
Apocalipse 3:1-5
Na mensagem à igreja em Sardes duas partes são apresentadas - aqueles que têm um nome para viver, mas estão mortos; e aqueles que estão se esforçando para vencer. Estude esta mensagem, encontrada no terceiro capítulo do Apocalipse. Quem se entende por aqueles que estão prontos para morrer? e o que os tornou assim? A explicação é dada: “Não achei as tuas obras perfeitas diante de Deus”.
Para a igreja de hoje esta mensagem é enviada. Peço aos membros de nossa igreja que leiam todo o terceiro capítulo do Apocalipse e façam uma aplicação dele. A mensagem para a igreja dos laodicenses se aplica especialmente ao povo de Deus hoje. É uma mensagem para os cristãos professos que se tornaram tão parecidos com o mundo que nenhuma diferença pode ser vista ( The Review and Herald, 20 de agosto de 1903 ).
Verdadeiro e Leal e Fiel
Apocalipse 3:4-5
Ver Lucas 12:8. Esta é a recompensa a ser dada àqueles que obtiveram um caráter puro e imaculado, que antes do mundo se apegaram firmemente à fé. Jesus Cristo confessará seus nomes diante do Pai e de Seus anjos. Eles têm sido verdadeiros, leais e fiéis. Por meio de más notícias, bem como de boas, eles têm praticado e ensinado a verdade ( Manuscrito 26, 1905 ).
Um peso eterno de glória
Apocalipse 3:5
Ver 2 Coríntios 4:17,18. “Tu tens alguns nomes, mesmo em Sardes, que não contaminaram suas vestes; e eles andarão comigo vestidos de branco, porque eles são dignos. ” Por causa de sua fé, essa honra é concedida a eles. Nesta vida eles não se vangloriaram, nem elevaram suas almas à vaidade. Com intensidade de desejo, com uma fé pura e santa, eles agarraram a promessa de riquezas eternas. Seu único desejo era ser como Cristo. Sempre eles mantiveram o padrão de justiça elevado. A eles é dado um peso eterno de glória, porque na terra eles caminharam com Deus, mantendo-se imaculados das manchas do mundo, revelando aos seus semelhantes a justiça de Cristo. Deles o Salvador declara: “Eles caminharão comigo vestidos de branco, no mundo que eu preparei para eles” (The Review and Herald, 10 de agosto de 1905 ).
Anjos com valor moral
Apocalipse 3:5
Ver Apocalipse 13:8; Apocalipse 7:9; Apocalipse 20:12-15. Cristo diz sobre o vencedor: “Não apagarei seu nome do livro da vida”. Os nomes de todos aqueles que uma vez se entregaram a Deus estão escritos no livro da vida, e seu caráter está agora passando em revista diante dEle. Os anjos de Deus estão avaliando o valor moral. Estão observando o desenvolvimento do caráter dos que vivem agora, para ver se seus nomes podem ser retidos no livro da vida. Uma provação nos é concedida para lavar nossas vestes de caráter e torná-las brancas no sangue do Cordeiro. Quem está fazendo este trabalho? Quem está se separando de si mesmo pecado e egoísmo (Esboços históricos das missões estrangeiras dos adventistas do sétimo dia, 138 )?
- 8 E adora-la-ão todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo. Apocalipse 13:8 9 Depois destas coisas olhei, e eis uma grande multidão, que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, que estavam em pé diante do trono e em presença do Cordeiro, trajando compridas vestes brancas, e com palmas nas mãos; Apocalipse 7:9 12 E vi os mortos, grandes e pequenos, em pé diante do trono; e abriram-se uns livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida; e os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. 13 O mar entregou os mortos que nele havia; e a morte e o hades entregaram os mortos que neles havia; e foram julgados, cada um segundo as suas obras. 14 E a morte e o hades foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo. 15 E todo aquele que não foi achado inscrito no livro da vida, foi lançado no lago de fogo. Apocalipse 20:12-15
A promessa de vitória
Apocalipse 3:4,5,10
Ver 1 Coríntios 10:12,13. Estas palavras são dadas às pessoas enquanto elas estão em conexão com o mundo, sujeitas a tentações e influências que enganam e iludem. Enquanto eles mantêm sua mente nEle que é seu sol e seu escudo, a escuridão e as trevas que os cercam não deixarão uma mancha ou mancha em suas vestes. Eles caminharão com Cristo. Eles orarão, acreditarão e trabalharão para salvar as almas que estão prestes a perecer. Eles estão tentando romper as amarras que Satanás colocou sobre eles, e não serão envergonhados se, pela fé, fizerem de Cristo seu companheiro. Tentações e enganos serão constantemente levantados pelo grande enganador para estragar a obra do instrumento humano, mas se ele confiar em Deus, se for humilde e manso e humilde de coração, guardando o caminho do Senhor, o céu se alegrará, pois ele obterá a vitória. Deus diz: “Ele andará comigo vestido de branco, com roupas imaculadas, porque é digno” (Manuscrito 97, 1898 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Apocalipse 3:1-6
O Senhor Jesus é aquEle que tem o Espírito Santo com todos os seus poderes, graças e operações. A hipocrisia e a lamentável deterioração da fé são os pecados de que o Senhor Jesus acusa a igreja de Sardo. As coisas exteriores pareciam bem para os homens, porém, ali havia somente uma piedade aparente, não o poder; uma fama de que vive, não um princípio de vida. Havia grande mortandade em suas almas e em seus serviços; muitos eram totalmente hipócritas, e outros estavam vivendo de forma desordenada e morta. Nosso Senhor os chamou a colocarem-se alertas contra os seus inimigos, e ativos e fervorosos em seus deveres; a se portarem dependendo da graça do Espírito Santo, a renovar e fortalecer a fé e os afetos espirituais dos que estavam vivos para Deus, ainda que em decadência. Perdemos terreno cada vez que baixamos a guarda.
Suas obras são ocas e vazias; as orações não estão cheias de desejos santos, as esmolas não são obras cheias de caridade verdadeira, os dias de repouso não estão cheios de devoção da alma que se comporta de maneira adequada para com Deus. Não há afetos internos adequados para os atos e expressões exteriores; quando falta o espírito, a forma não permanece por muito tempo. Ao procurar um avivamento para a nossa alma ou para a dos demais, devemos comparar o que professamos com a maneira como vivemos, para sermos humilhados e vivificados, e tomarmos firmemente o que resta. Cristo enfatiza o seu conselho com uma temível ameaça, se fosse desprezado.
Contudo, o nosso amado Senhor não deixa estes pecadores sem alento. Faz uma honrosa menção do remanescente fiel de Sardo e formula uma promessa de graça para eles. O que vencer será vestido com vestes brancas; a pureza da graça será recompensada com a perfeita pureza da glória. Cristo tem seu livro da vida, um registro de todos os que herdarão a vida eterna; o livro de memórias de todos os que vivem para Deus e mantêm a vida e o poder da piedade nos tempos maus. Cristo tomará este livro da vida e mostrará os nomes dos fiéis, diante de Deus, e diante de todos os anjos no grande dia.
- Veja também

Atos dos Apóstolos, Pág. 589

Olhando para o Alto, Pág. 176

A Fé Pela Qual Eu Vivo, Pág. 209

Para Conhece-lo, Pág. 260

Nossa Alta Vocação, Pág. 318

E Recebereis Poder, Pág. 353

E Recebereis Poder, Pág. 363

E Recebereis Poder, Pág. 364

Nossa Alta Vocação, Pág. 366

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 369

Exaltai-O, Pág. 377

Refletindo a Cristo, Pág. 54

Cuidado de Deus, Pág. 75
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 7 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus. Apocalipse 2:7 25 Diziam os homens de Israel: Vistes aquele homem que subiu? pois subiu para desafiar a Israel. Ao homem, pos, que o matar, o rei cumulará de grandes riquezas, e lhe dará a sua filha, e fará livre a casa de seu pai em Israel. 1 Samuel 17:25 4 Mas também tens em Sardes algumas pessoas que não contaminaram as suas vestes e comigo andarão vestidas de branco, porquanto são dignas. Apocalipse 3:4 8 e foi-lhe permitido vestir-se de linho fino, resplandecente e puro; pois o linho fino são as obras justas dos santos. Apocalipse 19:8 32 Agora, pois, perdoa o seu pecado; ou se não, risca-me do teu livro, que tens escrito. 33 Então disse o Senhor a Moisés: Aquele que tiver pecado contra mim, a este riscarei do meu livro. Êxodo 32:32,33 14 deixa-me que o destrua, e apague o seu nome de debaixo do céu; e farei de ti nação mais poderosa e mais numerosa do que esta. Deuteronômio 9:14 28 Sejam riscados do livro da vida, e não sejam inscritos com os justos. Salmos 69:28 13 Seja extirpada a sua posteridade; o seu nome seja apagado na geração seguinte! Salmos 109:13 8 E adora-la-ão todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo. Apocalipse 13:8 8 A besta que viste era e já não é; todavia está para subir do abismo, e vai-se para a perdição; e os que habitam sobre a terra e cujos nomes não estão escritos no livro da vida desde a fundação do mundo se admirarão, quando virem a besta que era e já não é, e que tornará a vir. Apocalipse 17:8 12 E vi os mortos, grandes e pequenos, em pé diante do trono; e abriram-se uns livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida; e os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. 15 E todo aquele que não foi achado inscrito no livro da vida, foi lançado no lago de fogo. Apocalipse 20:12,15 27 E não entrará nela coisa alguma impura, nem o que pratica abominação ou mentira; mas somente os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro. Apocalipse 21:27 19 e se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus lhe tirará a sua parte da árvore da vida, e da cidade santa, que estão descritas neste livro. Apocalipse 22:19 3 E peço também a ti, meu verdadeiro companheiro, que as ajudes, porque trabalharam comigo no evangelho, e com Clemente, e com os outros meus cooperadores, cujos nomes estão no livro da vida. Filipenses 4:3 17 E eles serão meus, diz o Senhor dos exércitos, minha possessão particular naquele dia que prepararei; poupá-los-ei, como um homem poupa a seu filho, que o serve. Malaquias 3:17 32 Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus. Mateus 10:32 8 E digo-vos que todo aquele que me confessar diante dos homens, também o Filho do homem o confessará diante dos anjos de Deus; Lucas 12:8 24 Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar, e apresentar-vos ante a sua glória imaculados e jubilosos, Judas 1:24 20 Contudo, não vos alegreis porque se vos submetem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus. Lucas 10:20
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
- Veja também

Atos dos Apóstolos, Pág. 589

Olhando para o Alto, Pág. 176

A Fé Pela Qual Eu Vivo, Pág. 209

Para Conhece-lo, Pág. 260

Nossa Alta Vocação, Pág. 318

E Recebereis Poder, Pág. 353

E Recebereis Poder, Pág. 363

E Recebereis Poder, Pág. 364

Nossa Alta Vocação, Pág. 366

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 369

Exaltai-O, Pág. 377

Refletindo a Cristo, Pág. 54

Cuidado de Deus, Pág. 75