Comentário Bíblico
Adventista
Ao vencedor - (cba)
Apocalipse 3:21
Ver com. de Apocalipse 2:7.
Dar-lhe-ei sentar-se - (cba)
Apocalipse 3:21
Ver Mateus 19:28; Lucas 22:30; 1 Coríntios 6:2; Mateus 25:31. No Meu trono. O vencedor compartilhará da glória e do poder de Cristo, assim como Cristo compartilha da glória e do poder de Seu Pai.
- 28 Ao que lhe disse Jesus: Em verdade vos digo a vós que me seguistes, que na regeneração, quando o Filho do homem se assentar no trono da sua glória, sentar-vos-eis também vós sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel. Mateus 19:28 30 para que comais e bebais à minha mesa no meu reino, e vos senteis sobre tronos, julgando as doze tribos de Israel. Lucas 22:30 2 Ou não sabeis vós que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo há de ser julgado por vós, sois porventura indignos de julgar as coisas mínimas? 1 Coríntios 6:2 31 Quando, pois vier o Filho do homem na sua glória, e todos os anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória; Mateus 25:31
Também Eu venci - (cba)
Apocalipse 3:21
Ver com. de João 16:33. O ser humano só pode ter esperança de vencer com base na vitória de Cristo.
Com Meu Pai - (cba)
Apocalipse 3:21
Ver Marcos 16:19; Efésios 1:20; Hebreus 1:3; Hebreus 8:1; Hebreus 12:2.
- 19 Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus. Marcos 16:19 20 que operou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar-se à sua direita nos céus, Efésios 1:20 3 sendo ele o resplendor da sua glória e a expressa imagem do seu Ser, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo ele mesmo feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade nas alturas, Hebreus 1:3 1 Ora, do que estamos dizendo, o ponto principal é este: Temos um sumo sacerdote tal, que se assentou nos céus à direita do trono da Majestade, Hebreus 8:1 2 fitando os olhos em Jesus, autor e consumador da nossa fé, o qual, pelo gozo que lhe está proposto, suportou a cruz, desprezando a ignomínia, e está assentado à direita do trono de Deus. Hebreus 12:2
Nota Adicional a Apocalipse 3 - (cba)
Apocalipse 3:1-22
O tom grave e inflexível da mensagem a Laodiceia tem levado alguns a concluir que não há esperança para os cristãos desta igreja, exceto se eles se mudarem para a igreja de Filadélfia. Tal conclusão, porém, não está de acordo com o contexto, nem com princípios confiáveis de interpretação (ver com. de Apocalipse 1:11). Deve-se observar que:
1. Essa proposta presume que a igreja de Filadélfia existe simultaneamente à igreja de Laodiceia. No entanto, se há motivos para presumir que Filadélfia existe simultaneamente à de Laodiceia, as mesmas razões existiriam para presumir o mesmo em relação a todas as outras igrejas. Se fosse possível migrar espiritualmente de Laodiceia para Filadélfia, não haveria justificativa válida para não ser igualmente possível e desejável migrar de Laodiceia para Efeso, por exemplo, ou de Sardes para Esmirna. Além disso, se dois ou mais períodos coexistirem, quebra-se o padrão consecutivo, as mensagens individuais deixam de ter qualquer relação cronológica específica com a história, e não haveria motivo válido para presumir que a mensagem a Laodiceia é de importância particular para este tempo, mais do que para qualquer outro.
A mensagem a qualquer uma das sete igrejas se aplica especificamente à igreja cristã de determinado período da história. Isso se baseia na ideia de que elas representam sete períodos consecutivos da era cristã e que cada mensagem tem uma aplicação única para apenas uma época. Somente assim os cristãos de determinada era podem ser considerados pertencentes a uma igreja em particular e, dessa forma, a mensagem de Laodiceia pode ser aplicada especificamente à igreja de nossos dias. Portanto, quando as sete igrejas são compreendidas de maneira cronológica, aplicáveis a períodos específicos da história, os cristãos de uma época não podem migrar espiritualmente para outra.
2. A proposta de que os Iaodicenses devem deixar sua igreja e ir para Filadélfia a fim de se salvarem apoia-se na premissa de que cada igreja representa um estado espiritual específico. De fato, cada uma das sete tem problemas próprios, e as advertências, as promessas e os conselhos direcionados a cada uma delas são apropriados. Também é verdade que algumas das igrejas refletem uma condição espiritual mais desejável do que outras.
É apropriado que o cristão fiel de qualquer período da história cristã aspire a refletir as características desejáveis de todas as igrejas e se torne um candidato a receber suas promessas. Da mesma maneira, deve evitar as características indesejáveis e dar ouvidos às advertências feitas. No entanto, quando analisadas sob essa perspectiva, as mensagens têm natureza atemporal, e o leitor zeloso as aplica à própria experiência com base em suas necessidades pessoais, não na época em que vive. Não há necessidade de uma transferência figurada de uma igreja para outra.
3. De modo geral, são proferidas palavras de elogio a todas as igrejas, com exceção de Sardes e Laodiceia; e há palavras de repreensão para cada uma, exceto a Esmirna e Filadélfia; e há promessas a todas as sete. Portanto, as igrejas tinham tanto membros desejáveis quanto indesejáveis. Porém, em nenhuma ocasião. Cristo aconselha os membros leais de uma suposta igreja desleal a fazer uma transferência espiritual e passar a ser membros de outra, cuja condição espiritual parece preferível. Se Sua intenção fosse essa, poderíamos esperar um chamado aberto para a saída de Sardes ou de Laodiceia, por exemplo, semelhante ao chamado para sair de Babilônia (Apocalipse 18:4). Contudo, o profeta não registra um convite como esse em relação a Laodiceia, nem a qualquer das outras igrejas. Em cada um dos casos, o remédio para o mal generalizado é simples, porém enfático: ‘‘arrepende-te". Os cristãos leais da "igreja" de Efeso, que caíram e abandonaram o “primeiro amor”, não foram aconselhados a migrar para Esmirna (ver Apocalipse 2:4,5). Os do período de Pérgamo, que deram espaço para as doutrinas de Balaão e dos nicolaítas (Apocalipse 3:14,15), não foram aconselhados a passar a ser membros de Efeso ou Esmirna. A igreja de Sardes estava praticamente morta (Apocalipse 3:2), mas seus membros fiéis não foram instruídos a mudar para Filadélfia. Da mesma forma, os cristãos fiéis do período de Laodiceia não receberam orientação de ir para Filadélfia, pelo menos não da parte de Cristo, a Testemunha Verdadeira. Eles são, sim, ordenados a se arrepender e a encontrar em Cristo o remédio para seus defeitos de caráter (Apocalipse 3:18-20).
- 4 Ouvi outra voz do céu dizer: Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados, e para que não incorras nas suas pragas. Apocalipse 18:4 4 Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor. 5 Lembra-te, pois, donde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; e se não, brevemente virei a ti, e removerei do seu lugar o teu candeeiro, se não te arrependeres. Apocalipse 2:4,5 14 Ao anjo da igreja em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o pricípio da criação de Deus: 15 Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; oxalá foras frio ou quente! Apocalipse 3:14,15 2 Sê vigilante, e confirma o restante, que estava para morrer; porque não tenho achado as tuas obras perfeitas diante do meu Deus. Apocalipse 3:2 18 aconselho-te que de mim compres ouro refinado no fogo, para que te enriqueças; e vestes brancas, para que te vistas, e não seja manifesta a vergonha da tua nudez; e colírio, a fim de ungires os teus olhos, para que vejas. 19 Eu repreendo e castigo a todos quantos amo: sê pois zeloso, e arrepende-te. 20 Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. Apocalipse 3:18-20
A ideia de que o cristão tem chances de se salvar por meio do mecanismo de escape, de migração espiritual, e de exercer uma forma de justiça que presume ser superior à de outro cristão está em clara desarmonia com os ensinos do Senhor (cf. Lucas 18:9-14). Na parábola do joio e do trigo (Mateus 13:24-30; Mateus 13:37-43), o dono do campo ordenou que deixassem ambos crescerem “juntos até a colheita” (Mateus 13:30). O joio não deveria ser arrancado por mãos humanas, nem o trigo transplantado para outro campo. Somente quando os anjos ceifadores reunirem o trigo dentro do celeiro do Senhor e queimarem o joio é que haverá separação entre justos e ímpios (ver Mateus 13:30,39,40,41,42).
- 9 Propôs também esta parábola a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros: 10 Dois homens subiram ao templo para orar; um fariseu, e o outro publicano. 11 O fariseu, de pé, assim orava consigo mesmo: Ó Deus, graças te dou que não sou como os demais homens, roubadores, injustos, adúlteros, nem ainda com este publicano. 12 Jejuo duas vezes na semana, e dou o dízimo de tudo quanto ganho. 13 Mas o publicano, estando em pé de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, sê propício a mim, o pecador! 14 Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque todo o que a si mesmo se exaltar será humilhado; mas o que a si mesmo se humilhar será exaltado. Lucas 18:9-14 24 Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao homem que semeou boa semente no seu campo; 25 mas, enquanto os homens dormiam, veio o inimigo dele, semeou joio no meio do trigo, e retirou-se. 26 Quando, porém, a erva cresceu e começou a espigar, então apareceu também o joio. 27 Chegaram, pois, os servos do proprietário, e disseram-lhe: Senhor, não semeaste no teu campo boa semente? Donde, pois, vem o joio? 28 Respondeu-lhes: Algum inimigo é quem fez isso. E os servos lhe disseram: Queres, pois, que vamos arrancá-lo? 29 Ele, porém, disse: Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis com ele também o trigo. 30 Deixai crescer ambos juntos até a ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Ajuntai primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; o trigo, porém, recolhei-o no meu celeiro. Mateus 13:24-30 37 E ele, respondendo, disse: O que semeia a boa semente é o Filho do homem; 38 o campo é o mundo; a boa semente são os filhos do reino; o o joio são os filhos do maligno; 39 o inimigo que o semeou é o Diabo; a ceifa é o fim do mundo, e os celeiros são os anjos. 40 Pois assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será no fim do mundo. 41 Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles ajuntarão do seu reino todos os que servem de tropeço, e os que praticam a iniquidade, 42 e lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá choro e ranger de dentes. 43 Então os justos resplandecerão como o sol, no reino de seu Pai. Quem tem ouvidos, ouça. Mateus 13:37-43 30 Deixai crescer ambos juntos até a ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Ajuntai primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; o trigo, porém, recolhei-o no meu celeiro. Mateus 13:30 30 Deixai crescer ambos juntos até a ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Ajuntai primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; o trigo, porém, recolhei-o no meu celeiro. 39 o inimigo que o semeou é o Diabo; a ceifa é o fim do mundo, e os celeiros são os anjos. 40 Pois assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será no fim do mundo. 41 Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles ajuntarão do seu reino todos os que servem de tropeço, e os que praticam a iniquidade, 42 e lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá choro e ranger de dentes. Mateus 13:30,39,40,41,42
Os membros da antiga igreja de Laodiceia não melhorariam sua condição espiritual e mudando-se para a cidade de Filadélfia. O propósito divino para a igreja laodicense não inclui um plano de migração espiritual para uma das outras igrejas apocalípticas. Deus deseja uma transformação radical do coração e da vida (ver com. de Apocalipse 3:18-20). Qualquer outra solução proposta para os males de Laodiceia só serve para transformar a pessoa em hipócrita.
4. É verdade que nenhuma outra igreja recebe repreensão tão severa quanto a de Laodiceia, como também é verdade que nenhuma outra tem evidência mais clara do amor de Cristo, da íntima comunhão com Ele, nem recompensa mais gloriosa (Apocalipse 3:19-21). A mensagem a Laodiceia não é de rejeição incondicional, nem a dirigida às demais igrejas. Se a pobreza espiritual dos laodicenses estivesse além da possibilidade de redenção, eles não receberiam a oferta de “ouro" por parte da Testemunha Verdadeira. Caso seu problema de visão espiritual fosse irremediável, não teriam à disposição o “colírio" celestial. Caso sua “nudez” ultrapassasse qualquer esperança. Cristo não lhes ofereceria as próprias “vestiduras brancas” (ver com. de Apocalipse 3:17,18).
- 19 Eu repreendo e castigo a todos quantos amo: sê pois zeloso, e arrepende-te. 20 Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. 21 Ao que vencer, eu lhe concederei que se assente comigo no meu trono. Apocalipse 3:19-21 17 Porquanto dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um coitado, e miserável, e pobre, e cego, e nu; 18 aconselho-te que de mim compres ouro refinado no fogo, para que te enriqueças; e vestes brancas, para que te vistas, e não seja manifesta a vergonha da tua nudez; e colírio, a fim de ungires os teus olhos, para que vejas. Apocalipse 3:17,18
Com certeza, há vencedores em Laodiceia (Apocalipse 3:21), assim como em todos os outros períodos da história da igreja. E são esses vencedores, em Laodiceia, que recebem a promessa de se assentar com Cristo em Seu trono.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Apocalipse 3:21
Ver Filipenses 2:6-11. Este texto prepara o leitor para os quatro capítulos seguintes, que falam do trono de Deus (Apocalipse 4), do Cordeiro se unindo a Deus no trono (Apocalipse 5) e de como os santos vencem e se juntam a Jesus no trono (Apocalipse 6-7).
Referências cruzadas
Apocalipse 3:21
Mateus 19:28.
Mensagem de Laodicéia para ir ao mundo
Apocalipse 3:15-21
A mensagem de Laodicéia tem soado. Aceite esta mensagem em todas as suas fases e leve-a ao povo onde quer que a Providência abra o caminho. A justificação pela fé e a justiça de Cristo são os temas a serem apresentados a um mundo que perece ( Carta 24, 1892 ).
Trabalho perdido na igreja em Laodicéia
Apocalipse 3:15-22
Ver Colossenses 4:12,13. Este é o testemunho prestado a respeito da igreja em Laodicéia. Esta igreja foi fielmente instruída. Em sua carta aos colossenses, Paulo escreveu: “Epafras, que é um de vocês, servo de Cristo, vos saúda, trabalhando sempre com fervor por vocês em orações, para que permaneçam perfeitos e completos em toda a vontade de Deus. Pois eu lhe dou testemunho de que tem grande zelo por vós, e pelos que estão em Laodicéia, e pelos que estão em Hierápolis. ”
Muito trabalho excelente foi concedido à igreja de Laodicéia
Apocalipse 3:15-22
A eles foi dada a exortação: “Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus”. Mas a igreja não deu continuidade à obra iniciada pelos mensageiros de Deus. Eles ouviram, mas deixaram de se apropriar da verdade e de cumprir as instruções que lhes foram dadas. O resultado que se seguiu é o resultado sempre certo para seguir a rejeição das advertências e súplicas do Senhor ( Manuscrito 128, 1903 ).
O conflito é por nós
Apocalipse 3:18-21
Ver Filipenses 3:12-15. A verdadeira Testemunha encoraja todos os que procuram trilhar o caminho da humilde obediência, por meio da fé em Seu nome. Ele declara: “Ao que vencer, concederei que se assente comigo em meu trono, assim como eu também venci e estou assentado com meu Pai em seu trono”.
Estas são as palavras de nosso Substituto e Fiador. Aquele que é o divino Cabeça da igreja, o mais poderoso dos conquistadores, apontaria Seus seguidores para Sua vida, Suas labutas, Sua abnegação, Suas lutas e sofrimentos, através do desprezo, através da rejeição, ridículo, desprezo, insulto, zombaria, falsidade , subindo o caminho do Calvário até a cena da crucificação, para que sejam encorajados a prosseguir em direção ao alvo para o prêmio e recompensa do vencedor. A vitória é assegurada pela fé e obediência.
Façamos uma aplicação das palavras de Cristo a nossos próprios casos individuais. Somos pobres, cegos, miseráveis e miseráveis? Então, vamos buscar as vestes brancas e douradas que Ele oferece. A obra de superação não se restringe à idade dos mártires. O conflito é para nós, nestes dias de tentação sutil ao mundanismo, à autossegurança, à indulgência com o orgulho, cobiça, falsas doutrinas e imoralidade de vida ( The Review and Herald, 24 de julho de 1888 ).
Uma esperança de reforma
Apocalipse 3:18-21
Ver Cantares 6:10; Isaías 1:16-19. A igreja deve e brilhará “formosa como a lua, forte como o sol e terrível como um exército com bandeiras”. Os servos de Deus devem, trabalhando junto com Cristo, remover a maldição que tornou a igreja tão morna. A correção revela uma esperança de reforma ( Carta 130, 1902 ).
- 10 Quem é esta que aparece como a alva do dia, formosa como a lua, brilhante como o sol, imponente como um exército com bandeiras? Cantares 6:10 16 Lavai-vos, purificai-vos; tirai de diante dos meus olhos a maldade dos vossos atos; cessai de fazer o mal; 17 aprendei a fazer o bem; buscai a justiça, acabai com a opressão, fazei justiça ao órfão, defendei a causa da viúva. 18 Vinde, pois, e arrazoemos, diz o Senhor: ainda que os vossos pecados são como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que são vermelhos como o carmesim, tornar-se-ão como a lã. 19 Se quiserdes, e me ouvirdes, comereis o bem desta terra; Isaías 1:16-19
Nota
Apocalipse 3:21
Veja Romanos 8:17; Gálatas 6:7,8; .
- 17 e, se filhos, também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo; se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados. Romanos 8:17 7 Não vos enganeis; Deus não se deixa escarnecer; pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará. 8 Porque quem semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas quem semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna. Gálatas 6:7,8
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Apocalipse 3:14-22
Laodicéia era a última e a mais frágil das sete igrejas da Ásia. Aqui nosso Senhor Jesus apresenta-se como "o Amém" : alguém constante e imutável em todos os seus propósitos e promessas.
Se a religião tem valor, podemos dizer que possui o maior valor. Cristo espera que os homens sejam fervorosos. Quantos há que professam a doutrina do Evangelho e não são frios nem quentes, salvo se forem indiferentes em relação às coisas necessárias, e quentes e vigorosos nos debates de coisas de menor importância; promete-se um severo castigo. Eles darão uma falsa impressão do cristianismo, como se fosse uma religião ímpia, enquanto outros concluirão que esta não dá uma satisfação real; caso contrário os seus professos não poriam tão pouco o coração nela, ou não estariam dispostos a buscar prazer ou felicidade no mundo.
Uma causa desta indiferença e incoerência na religião é o orgulho e o engano de si mesmo: "Como dizes". Que grande diferença há entre o que eles pensam de si mesmos e o que Cristo pensa deles! Quanto cuidado devemos ter para não enganar a nossa própria alma! No inferno há muitos que pensaram estar bem adiantados no caminho ao céu. Roguemos a Deus para que não sejamos entregues a adularmos e a enganarmos a nós mesmos. Os professos se orgulhavam à medida que tornavam-se carnais e formais.
O estado deles era miserável por si mesmo. Eram realmente pobres, porém, diziam e pensavam que eram ricos. Não podiam enxergar o estado em que se encontravam, nem seu caminho, nem seu perigo, mas pensavam que sim. Não tinham o manto da justificação nem da santificação: estavam nus ao pecado e à vergonha; a justiça deles era um trapo de imundícia, trapos que não os cobririam, mas que os contaminavam. Estavam nus, sem casa nem teto, porque estavam sem Deus, o único em quem a alma pode encontrar repouso e segurança.
Cristo aconselhou bem esta gente pecadora. Felizes são aqueles que aceitam o seu conselho, porque todos os que não os aceitam perecerão em seus pecados. Cristo mostra-lhes onde podem ter verdadeiras riquezas e como podem obtê-las. Devem deixar algumas coisas, porém nada de valor; e isto é somente para dar lugar a receber riquezas verdadeiras. Abandonando-se o pecado e a confiança em si mesmo para que possam ser cheios com o seu tesouro que está reservado e oculto. Têm que receber estas vestes brancas de Cristo, as quais Ele comprou e providenciou para eles: sua própria justiça imputada para justificação e as vestes da santidade e da santificação. Que eles se entreguem à sua Palavra e ao seu Espírito; então os seus olhos serão abertos para que vejam o seu caminho e o seu fim. Examinemo-nos pela regra de sua Palavra e oremos com fervor pelo ensino de seu Espírito Santo, para que tire de nós a soberba, os preconceitos e as concupiscências carnais. Os pecadores deveriam tomar as repreensões da Palavra e da vara de Deus como sinais de seu amor por suas almas. Cristo ficou do lado de fora; Ele chama pelos tratos da providência, das advertências e dos ensinos de sua Palavra e da obra de seu Espírito. Cristo, com sua Palavra e Espírito, e por sua graça ainda continua vindo à porta do coração dos pecadores. Os que a abrirem desfrutarão de sua presença. Se aqueles a quem Ele encontra servem-no somente para uma pobre festa, Ele a tornará rica. Ele dará uma nova provisão de graça e consolo.
Na conclusão encontra-se a promessa para o crente vencedor. O próprio Cristo sofreu tentações e conflitos; venceu a todos e foi mais do que vencedor. Aqueles que são como Cristo em suas provas, serão feitos como Ele em glória.
Termina tudo com o pedido de atenção geral. Estes conselhos, ainda que aptos para as igrejas às quais foram dirigidos, são profundamente interessantes para todos os homens.
- Veja também

Atos dos Apóstolos, Pág. 589

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 549

Testemunhos Seletos 1, Pág. 101

Este Dia com Deus, Pág. 182

Cristo Triunfante, Pág. 223

Cristo Triunfante, Pág. 225

Para Conhece-lo, Pág. 252

Refletindo a Cristo, Pág. 287

Para Conhece-lo, Pág. 301

Cristo Triunfante, Pág. 315

Vidas Que Falam, Pág. 316

E Recebereis Poder, Pág. 350

Nossa Alta Vocação, Pág. 351

E Recebereis Poder, Pág. 358

E Recebereis Poder, Pág. 367

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 371

O Grande Conflito, Pág. 416

Testemunhos Seletos 1, Pág. 43

Olhando para o Alto, Pág. 47

Olhando para o Alto, Pág. 48

Atos dos Apóstolos, Pág. 543
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 7 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus. Apocalipse 2:7 11 E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até a morte. Apocalipse 12:11 4 porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. 5 Quem é o que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus? 1 João 5:4,5 6 e nos fez reino, sacerdotes para Deus, seu Pai, a ele seja glória e domínio pelos séculos dos séculos. Amém. Apocalipse 1:6 26 Ao que vencer, e ao que guardar as minhas obras até o fim, eu lhe darei autoridade sobre as nações, 27 e com vara de ferro as regerá, quebrando-as do modo como são quebrados os vasos do oleiro, assim como eu recebi autoridade de meu Pai; Apocalipse 2:26,27 28 Ao que lhe disse Jesus: Em verdade vos digo a vós que me seguistes, que na regeneração, quando o Filho do homem se assentar no trono da sua glória, sentar-vos-eis também vós sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel. Mateus 19:28 30 para que comais e bebais à minha mesa no meu reino, e vos senteis sobre tronos, julgando as doze tribos de Israel. Lucas 22:30 2 Ou não sabeis vós que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo há de ser julgado por vós, sois porventura indignos de julgar as coisas mínimas? 3 Não sabeis vós que havemos de julgar os anjos? Quanto mais as coisas pertencentes a esta vida? 1 Coríntios 6:2,3 12 se perseveramos, com ele também reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará; 2 Timóteo 2:12 33 Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. João 16:33 6 Nisto vi, entre o trono e os quatro seres viventes, no meio dos anciãos, um Cordeiro em pé, como havendo sido morto, e tinha sete chifres e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus, enviados por toda a terra. 7 E veio e tomou o livro da destra do que estava assentado sobre o trono. 8 Logo que tomou o livro, os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo cada um deles uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos. Apocalipse 5:6-8 17 porque o Cordeiro que está no meio, diante do trono, os apascentará e os conduzirá às fontes das águas da vida; e Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima. Apocalipse 7:17 13 Eu estava olhando nas minhas visões noturnas, e eis que vinha com as nuvens do céu um como filho de homem; e dirigiu-se ao ancião de dias, e foi apresentado diante dele. 14 E foi-lhe dado domínio, e glória, e um reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino tal, que não será destruído. Daniel 7:13,14 18 E, aproximando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Mateus 28:18 22 Porque o Pai a niguém julga, mas deu ao Filho todo o julgamento, 23 para que todos honrem o Filho, assim como honram o Pai. Quem não honra o Filho, não honra o Pai que o enviou. João 5:22,23 20 que operou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar-se à sua direita nos céus, 21 muito acima de todo principado, e autoridade, e poder, e domínio, e de todo nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro; 22 e sujeitou todas as coisas debaixo dos seus pés, e para ser cabeça sobre todas as coisas o deu à igreja, 23 que é o seu corpo, o complemento daquele que cumpre tudo em todas as coisas. Efésios 1:20-23 9 Pelo que também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu o nome que é sobre todo nome; 10 para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, 11 e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai. 12 De sorte que, meus amados, do modo como sempre obedecestes, não como na minha presença somente, mas muito mais agora na minha ausência, efetuai a vossa salvação com temor e tremor; 13 porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade. 14 Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas; 15 para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus imaculados no meio de uma geração corrupta e perversa, entre a qual resplandeceis como luminares no mundo, 16 retendo a palavra da vida; para que no dia de Cristo eu tenha motivo de gloriar-me de que não foi em vão que corri nem em vão que trabalhei. 17 Contudo, ainda que eu seja derramado como libação sobre o sacrifício e serviço da vossa fé, folgo e me regozijo com todos vós; 18 e pela mesma razão folgai vós também e regozijai-vos comigo. 19 Ora, espero no Senhor Jesus enviar-vos em breve Timóteo, para que também eu esteja de bom ânimo, sabendo as vossas notícias. 20 Porque nenhum outro tenho de igual sentimento, que sinceramente cuide do vosso bem-estar. 21 Pois todos buscam o que é seu, e não o que é de Cristo Jesus. Filipenses 2:9-21 5 E disse-me um dentre os anciãos: Não chores; eis que o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, venceu para abrir o livro e romper os sete selos. Apocalipse 5:5 2 Olhei, e eis um cavalo branco; e o que estava montado nele tinha um arco; e foi-lhe dada uma coroa, e saiu vencendo, e para vencer. Apocalipse 6:2 14 Estes combaterão contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, porque é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão também os que estão com ele, os chamados, e eleitos, e fiéis. Apocalipse 17:14
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
- Veja também

Atos dos Apóstolos, Pág. 589

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 549

Testemunhos Seletos 1, Pág. 101

Este Dia com Deus, Pág. 182

Cristo Triunfante, Pág. 223

Cristo Triunfante, Pág. 225

Para Conhece-lo, Pág. 252

Refletindo a Cristo, Pág. 287

Para Conhece-lo, Pág. 301

Cristo Triunfante, Pág. 315

Vidas Que Falam, Pág. 316

E Recebereis Poder, Pág. 350

Nossa Alta Vocação, Pág. 351

E Recebereis Poder, Pág. 358

E Recebereis Poder, Pág. 367

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 371

O Grande Conflito, Pág. 416

Testemunhos Seletos 1, Pág. 43

Olhando para o Alto, Pág. 47

Olhando para o Alto, Pág. 48

Atos dos Apóstolos, Pág. 543