Comentário Bíblico
Adventista
Se eu for aí - (cba)
3 João 1:10
Alguns veem nestas palavras uma referência à esperança expressa em 2 João 1:12 e uma evidência em favor da identificação da segunda epístola com a carta referida em 3 João 1:9. Contudo, deve-se notar que a esperança expressa em 3 João 1:14 da presente epístola é semelhante à da segunda epístola, de modo que a referência presente, “se eu for", pode não ser mais do que uma antecipação de uma futura visita.
- 12 Embora tenha eu muitas coisas para vos escrever, não o quis fazer com papel e tinta; mas espero visitar-vos e falar face a face, para que o nosso gozo seja completo. 2 João 1:12 9 Escrevi alguma coisa à igreja; mas Diótrefes, que gosta de ter entre eles a primazia, não nos recebe. 3 João 1:9 14 Espero, porém, ver-te brevemente, e falaremos face a face. 3 João 1:14
Far-lhe-ei lembradas - (cba)
3 João 1:10
Do termo gr. hupomimnéskõ, “trazer à lembrança” (cf. João 14:26). O apóstolo afirma sua posição de liderança, está confiante de sua autoridade e não vacila diante do antagonista.
Proferindo - (cba)
3 João 1:10
Do gr. phluareõ, “falar tolices,” “fazer acusações injustificadas contra alguém”.
Palavras maliciosas - (cba)
3 João 1:10
Ou, “palavras más”.
Não satisfeito - (cba)
3 João 1:10
Diótrefes não estava satisfeito com as palavras más destinadas a minar a autoridade apostólica. Manteve sua oposição, com atos hostis.
Recebê-los - (cba)
3 João 1:10
Do gr. epidechomai (ver com. de 3 João 1:9). Ao negar hospitalidade aos obreiros viajantes, Diótrefes recusou reconhecer a autoridade de João, pois os irmãos itinerantes levavam a recomendação do apóstolo consigo.
Impede - (cba)
3 João 1:10
Do gr. kõliiõ, “impedir”, “evitar”, “proibir", sugerindo que Diótrefes tomou medidas efetivas para impedir os outros de oferecer a hospitalidade que ele se recusou a dar. A forma do verbo grego implica uma obstrução contínua. O ato hostil reflete o poder de Diótrefes na igreja local, mas a situação mostra que a igreja não estava total mente do lado dele, pois alguns, pelo menos, estavam em harmonia com o apóstolo e queriam receber os obreiros viajantes.
E os lança fora (ARC) - (cba)
3 João 1:10
Ou, excomungandoos (cf. João 9:34). É claro que a controvérsia era grave: houve um grande confronto entre a escola apostólica e os adeptos dos falsos mestres. Nesta igreja, em particular, o partido herético, pelo menos, estava temporariamente em ascensão e podia impor sua vontade sobre a congregação.
Não imites - (cba)
3 João 1:11
Ou, “não sigas”. João faz uma pausa em sua discussão sobre o conflito dentro da igreja e afirma verdades gerais que, se observadas, permitiriam a Gaio sempre tomar decisões certas.
O que é mau - (cba)
3 João 1:11
Literalmente, “o mau .
Senão o que é bom - (cba)
3 João 1:11
Literalmente, "o bom". Nesta linguagem incisiva é possível que o apóstolo tenha feito uma análise da situação enfrentada por Gaio e seus amigos: a ação de Diótrefes era “má” e não devia ser imitada. Por sua vez, a ação elogiada por João 3 João 1:5-8 era “boa” e devia ser posta em prática.
Pratica o bem - (cba)
3 João 1:11
No restante do versículo há uma impressionante semelhança com a linguagem utilizada na primeira epístola de João (cf. 1 João 3:6-10). Aqui está a expressão positiva da verdade afirmada negativamente em 1 João 3:9 (ver com. ali).
- 6 Todo o que permanece nele não vive pecando; todo o que vive pecando não o viu nem o conhece. 7 Filhinhos, ninguém vos engane; quem pratica a justiça é justo, assim como ele é justo; 8 quem comete pecado é do Diabo; porque o Diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do Diabo. 9 Aquele que é nascido de Deus não peca habitualmente; porque a semente de Deus permanece nele, e não pode continuar no pecado, porque é nascido de Deus. 10 Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do Diabo: quem não pratica a justiça não é de Deus, nem o que não ama a seu irmão. 1 João 3:6-10 9 Aquele que é nascido de Deus não peca habitualmente; porque a semente de Deus permanece nele, e não pode continuar no pecado, porque é nascido de Deus. 1 João 3:9
Pratica o mal - (cba)
3 João 1:11
Equivalente a “vive pecando" (1 João 3:6).
Demétrio - (cba)
3 João 1:12
O nome significa “pertencente a Demétrio”, isto é, à deusa da agricultura, conhecida pelos latinos como Ceres. A recomendação de Demétrio por João elimina qualquer suspeita de que a retenção de seu nome pagão indique qualquer simpatia persistente com a religião pagã (cf. com. de “Diótrefes”, 3 João 1:9).
Não há mais informações sobre Demétrio além da que é encontrada nesta epístola. Alguns têm sugerido que este seja o mesmo "Demétrio, um ourives” (Atos 19:24) e que havia se convertido sob o ministério de João em Éfeso. Outros têm procurado identificá-lo com Demas (Colossenses 4:14; 2 Timóteo 4:10; Filemon 1:24), mas não há apoio bíblico para qualquer um desses pontos de vista. Como João o recomenda a Gaio, pode ser que ele tenha sido o portador da carta em que é mencionado, mas isso também é suposição. O máximo que se pode dizer, com certeza, é que Demétrio era um cristão fiel, leal ao apóstolo, e que João se sentiu impelido a dar a Gaio uma recomendação específica e forte sobre ele. Isso torna razoável supor que a conduta de Demétrio estivesse sob suspeita e tivesse de ser esclarecida por João antes de ele ser aceito sem reservas pelo partido apostólico da igreja, do qual Gaio era membro.
- 24 Porque certo ourives, por nome Demétrio, que fazia da prata miniaturas do templo de Diana, proporcionava não pequeno negócio aos artífices, Atos 19:24 14 Saúda-vos Lucas, o médico amado, e Demas. Colossenses 4:14 10 pois Demas me abandonou, tendo amado o mundo presente, e foi para Tessalônica, Crescente para a Galácia, Tito para a Dalmácia; 2 Timóteo 4:10 24 assim como Marcos, Aristarco, Demas e Lucas, meus cooperadores. Filemon 1:24
Todos lhe dão testemunho - (cba)
3 João 1:12
Literalmente, “todos falam bem".
Até a própria verdade - (cba)
3 João 1:12
Ou, Demétrio vivia em harmonia com os padrões cristãos. João aqui personifica a verdade e torna a testemunhar a excelência do caráter de seu amigo.
Nós também damos testemunho - (cba)
3 João 1:12
Gaio não tem de contar com uma recomendação geral somente sobre Demétrio, mas é dado aqui o testemunho pessoal de João e de seus associados.
Sabes - (cba)
3 João 1:12
Evidências textuais favorecem esta variante, em harmonia com o fato de que a epístola é dirigida a um indivíduo, Gaio (cf. 3 João 1:13).
Muitas coisas - (cba)
3 João 1:13
Ver com. de 2 João 1:12.
Tinha - (cba)
3 João 1:13
Ou, quando João começou a escrever a carta, pretendia discutir muitos assuntos, mas a contemplação da grave situação em conexão com o trabalho de Diótrefes o leva a planejar uma visita à igreja conturbada.
Pena - (cba)
3 João 1:13
Do gr. kalamos, “uma cana” afilada na extremidade como um pincel fino, usada para escrever em papiro.
Em breve - (cba)
3 João 1:14
Do gr. eutheõs, quase sempre traduzido no NT como “imediatamente”, ou seu equivalente. Se esta terceira epístola foi destinada à mesma igreja que à segunda, a palavra eutheõs indicaria que a ordem canônica dos livros é também a ordem cronológica, com a terceira carta a ser escrita logo antes da visita à igreja pretendida por João.
Viva voz - (cba)
3 João 1:14
Ver com. de 2 João 1:12.
Paz - (cba)
3 João 1:15
Ver com. de João 14:27; Romanos 1:7.
- 27 Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; eu não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. João 14:27 7 a todos os que estais em Roma, amados de Deus, chamados para serdes santos: Graça a vós, e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. Romanos 1:7
Os amigos - (cba)
3 João 1:15
Ou, “os companheiros”, provavelmente os que se harmonizavam com João e Gaio. Haveria um vínculo estreito entre o círculo apostólico e os membros fiéis na igreja da qual Gaio era membro. O problema levantado por Diótrefes serviria para fortalecer ainda mais os laços de amizade cristã entre os membros fiéis.
Saúdam - (cba)
3 João 1:15
Do gr. aspazomai (ver com. de Romanos 16:3).
Nome por nome - (cba)
3 João 1:15
Já que os nomes não são mencionados, é provável que o apóstolo conhecesse pessoalmente todos os companheiros de Gaio. A epístola termina com uma nota pessoal e amistosa, do mesmo modo que começou. Embora a paz da igreja ainda fosse perturbada por Diótrefes, o apóstolo não permitiu a ruptura, que destruiria o santo companheirismo que os unia como filhos espirituais.
Amém (KJV) - (cba)
3 João 1:15
Evidências textuais apoiam a omissão desta palavra.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
3 João 1:1
Terceira João segue o padrão das cartas pessoais da época.
Nota
3 João 1:9-11
Advertência contra Diótrefes, que era egocêntrico e não demonstrava hospitalidade.
far-lhe-ei lembradas
3 João 1:10
Apontar o erro das ações de Diótrefes da maneira que Jesus aconselhou (Mateus 18:15-17), não usando fofocas, como este estava habituado.
Nota
3 João 1:11
O poder e a influência de Diótrefes podiam parecer impressionantes, mas ele não deveria ser imitado.
jamais viu a Deus
3 João 1:11
Fala da grande realidade de que a prática do mal não tem lugar na vida dos filhos de Deus. Entretanto, em 1 João se reconhece que, no presente, os cristãos não se afastam por completo do pecado e só conseguem alcançar esse ideal por intermédio de Jesus (1 João 1:7-10; 1 João 2:1-2; 1 João 5:13).
- 7 mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus seu Filho nos purifica de todo pecado. 8 Se dissermos que não temos pecado nenhum, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. 9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. 10 Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós. 1 João 1:7-10 1 Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; mas, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. 2 E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo. 1 João 2:1-2 13 Estas coisas vos escrevo, a vós que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna. 1 João 5:13
Demétrio
3 João 1:12
Talvez fosse o mensageiro que levou a carta a Gaio.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
3 João 1:9-12
Devemos vigiar o nosso coração e a nossa boca. O temperamento e o espírito de Diótrefes estavam cheios de orgulho e ambição. É mim não fazer o bem; porém, pior ainda é trazer obstáculos àqueles que o fazem. Estas advertências e conselhos são mais provavelmente aceitos quando estão temperados com amor. Sigamos o que é bom porque o que faz o bem, deleitando-se nele, é nascido de Deus. Os malfeitores pretendem de maneira vã conhecer a Deus, ou se gloriam disto. Não sigamos o que é de má intenção, soberba, egoísmo, ainda que o exemplo seja dado por pessoas de poder e altas posições; sejamos seguidores de Deus e andemos em amor segundo o exemplo de nosso Senhor.
Nota - (Mathew Henry)
3 João 1:13-14
Aqui está demonstrado o caráter de Demétrio. Um nome no Evangelho ou um bom testemunho das igrejas é melhor que a honra mundana. Afinal de contas, fala-se bem de poucos; e não é bom que seja assim. Felizes aqueles cujo espírito e conduta os elogiam diante de Deus e dos homens. Devemos estar preparados para dar-lhes o nosso testemunho; e é bom quando aqueles que elogiam podem apelar à consciência daqueles que são elogiados.
O diálogo poupa tempo, evita problemas e os erros que surgem por causa das cartas; todos os bons cristãos podem alegrar-se de verem uns aos outros. A benção é: a Paz seja contigo, toda a alegria seja contigo. Aqueles que esperam viver juntos no céu, devem saudar-se de modo cordial na terra. Unindo-se aos cristãos e imitando o exemplo deles, teremos paz interior e viveremos em paz com os irmãos; nossa convivência com o povo do Senhor na terra será grata, e seremos contados com eles na glória eterna.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 1 O ancião à senhora eleita, e a seus filhos, aos quais eu amo em verdade, e não somente eu, mas também todos os que conhecem a verdade, 2 João 1:1 29 A cidade encheu-se de confusão, e todos à uma correram ao teatro, arrebatando a Gaio e a Aristarco, macedônios, companheiros de Paulo na viagem. Atos 19:29 4 Acompanhou-o Sópater de Beréia, filho de Pirro; bem como dos de Tessalônica, Aristarco e Segundo; Gaio de Derbe e Timóteo; e dos da Ásia, Tíquico e Trófimo. Atos 20:4 23 Saúda-vos Gaio, hospedeiro meu e de toda a igreja. Saúda-vos Erasto, tesoureiro da cidade, e também o irmão Quarto. Romanos 16:23 14 Dou graças a Deus que a nenhum de vós batizei, senão a Crispo e a Gaio; 1 Coríntios 1:14 18 Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obras e em verdade. 1 João 3:18