Comentário Bíblico
Adventista
Fiquei sobremodo alegre - (cba)
3 João 1:3
Ver com. de 2 João 1:4.
Pela vinda de irmãos - (cba)
3 João 1:3
A construção grega implica visitas repetidas pelos irmãos, de modo que João recebia notícias frequentes de Gaio.
Seu testemunho - (cba)
3 João 1:3
Ou, “dar testemunho”. Nota-se que os irmãos eram portadores dispostos de boas notícias, não traziam fofocas maliciosas.
Da tua verdade - (cba)
3 João 1:3
Sobre o conceito joanino de verdade, ver com. de João 1:14; João 8:32; comparar com o com. de 2 João 1:1. A verdade foi apropriada por Gaio, como algo que lhe pertencia.
- 14 E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai. João 1:14 32 e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. João 8:32 1 O ancião à senhora eleita, e a seus filhos, aos quais eu amo em verdade, e não somente eu, mas também todos os que conhecem a verdade, 2 João 1:1
Como tu andas - (cba)
3 João 1:3
Do gr. peripateõ, “conduzir-se” (ver com. de Efésios 2:2). Gaio não se contentava em apenas possuir a verdade; ele também praticava as crenças que defendia.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
3 João 1:3-8
Gaio é incentivado a continuar a estender hospitalidade aos irmãos que pregam em nome de Jesus.
andas na verdade
3 João 1:3
Ver nota sobre 2 João 1:4.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
3 João 1:1-8
Aqueles que são amados por Cristo, amarão aos seus irmãos por amor a Ele. A prosperidade da alma é a maior benção que existe nesta terra. A graça e a saúde são ricas companhias. A graça trará a saúde. A alma rica pode estar vivendo em um corpo frágil; e a graça deve então ser exercida, para que possa submeter-se a tal situação. Porém, podemos desejar e orar para que os que têm almas prósperas possam ter corpos sadios; que a sua graça possa brilhar onde ainda houver lugar para a vivacidade. Existem muitos cristãos professos sobre os quais as palavras do apóstolo devem ser aplicadas, e devemos orar e desejar com fervor que as suas almas prosperem, ao prosperar sua saúde e suas situações.
A verdadeira fé operará por amor. Aqueles que recebem bênçãos devem divulgar boas informações; estes não podem senão testificar à Igreja o que receberam e sentiram. Os homens bons se regozijam na prosperidade da alma do próximo e se alegram ao ouvir sobre a graça e a bondade de outros. Assim como é gozo para os bons pais, será um gozo para os bons ministros ver que a sua gente adorna sua profissão de fé.
Gaio ignorou as pequenas diferenças entre cristãos sérios e ajudou generosamente a todos os que levavam a imagem de Cristo e faziam a sua obra. Foi reto no que fez como servo fiel. As almas fiéis podem ouvir elogios sem envaidecer-se; a felicitação do que é bom neles, coloca-os aos pés da cruz de Cristo.
Os cristãos devem considerar não só o que devem fazer, mas o que podem fazer; e devem fazer até as coisas comuns da vida de boa vontade, com bom ânimo, servindo nisto a Deus e procurando assim a sua glória. Aqueles que anunciam gratuitamente o Evangelho de Cristo serão ajudados pelos demais, a quem Deus dá os meios. Aqueles que não podem proclamá-lo, podem recebê-lo e ajudarem de algum modo a sustentar aos que o fazem.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 4 Não tenho maior gozo do que este: o de ouvir que os meus filhos andam na verdade. 3 João 1:4 4 Muito me alegro por ter achado alguns de teus filhos andando na verdade, assim como recebemos mandamento do Pai. 2 João 1:4 4 fazendo sempre, em todas as minhas orações, súplicas por todos vós com alegria Filipenses 1:4 19 Porque, qual é a nossa esperança, ou gozo, ou coroa de glória, diante de nosso Senhor Jesus na sua vinda? Porventura não o sois vós? 20 Na verdade vós sois a nossa glória e o nosso gozo. 1 Tessalonicenses 2:19,20 8 Primeiramente dou graças ao meu Deus, mediante Jesus Cristo, por todos vós, porque em todo o mundo é anunciada a vossa fé. 9 Pois Deus, a quem sirvo em meu espírito, no evangelho de seu Filho, me é testemunha de como incessantemente faço menção de vós, Romanos 1:8,9 6 Mas Deus, que consola os abatidos, nos consolou com a vinda de Tito; 7 e não somente com a sua vinda, mas também pela consolação com que foi consolado a vosso respeito, enquanto nos referia as vossas saudações, o vosso pranto, o vosso zelo por mim, de modo que ainda mais me regozijei. 2 Coríntios 7:6,7 15 Por isso também eu, tendo ouvido falar da fé que entre vós há no Senhor Jesus e do vosso amor para com todos os santos, 16 não cesso de dar graças por vós, lembrando-me de vós nas minhas orações, Efésios 1:15,16 7 segundo aprendestes de Epafras, nosso amado conservo, que por nós é fiel ministro de Cristo. 8 O qual também nos declarou o vosso amor no Espírito. Colossenses 1:7,8 6 Mas agora que Timóteo acaba de regressar do vosso meio, trazendo-nos boas notícias da vossa fé e do vosso amor, dizendo que sempre nos tendes em afetuosa lembrança, anelando ver-nos assim como nós também a vós; 7 por isso, irmãos, em toda a nossa necessidade e tribulação, ficamos consolados acerca de vós, pela vossa fé, 8 porque agora vivemos, se estais firmes no Senhor. 9 Pois, que ação de graças podemos render a Deus por vós, por todo o gozo com que nos regozijamos por vossa causa diante do nosso Deus, 1 Tessalonicenses 3:6-9 2 por causa da verdade que permanece em nós, e para sempre estará conosco: 4 Muito me alegro por ter achado alguns de teus filhos andando na verdade, assim como recebemos mandamento do Pai. 2 João 1:2,4 11 Escondi a tua palavra no meu coração, para não pecar contra ti. Salmos 119:11 15 Naqueles dias levantou-se Pedro no meio dos irmãos, sendo o número de pessoas ali reunidas cerca de cento e vinte, e disse: Atos 1:15 10 Então, enquanto temos oportunidade, façamos bem a todos, mas principamente aos domésticos da fé. Gálatas 6:10