Comentário Bíblico
Adventista
O presbítero - (cba)
3 João 1:1
João (ver com. de 2 João 1:1).
Amado - (cba)
3 João 1:1
Ou, “querido ”, um termo afetuoso usado em saudações do NT (Romanos 1:7; Romanos 16:5; Colossenses 4:9; etc.), geralmente em conexão com as pessoas conhecidas do escritor.
- 7 a todos os que estais em Roma, amados de Deus, chamados para serdes santos: Graça a vós, e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. Romanos 1:7 5 Saudai também a igreja que está na casa deles. Saudai a Epêneto, meu amado, que é as primícias da Ásia para Cristo. Romanos 16:5 9 juntamente com Onésimo, fiel e amado irmão, que é um de vós; eles vos farão saber tudo o que aqui se passa. Colossenses 4:9
Gaio - (cba)
3 João 1:1
Nome comum no império romano e de pelo menos outros três personagens do NT (Atos 19:29; Atos 20:4; Romanos 16:23; 1 Coríntios 1:14; Atos 19:29). Não há motivos para a identificação de qualquer um desses homens com o Gaio a quem João escreveu. Nada se sabe sobre este homem além do que é informado nesta epístola.
- 29 A cidade encheu-se de confusão, e todos à uma correram ao teatro, arrebatando a Gaio e a Aristarco, macedônios, companheiros de Paulo na viagem. Atos 19:29 4 Acompanhou-o Sópater de Beréia, filho de Pirro; bem como dos de Tessalônica, Aristarco e Segundo; Gaio de Derbe e Timóteo; e dos da Ásia, Tíquico e Trófimo. Atos 20:4 23 Saúda-vos Gaio, hospedeiro meu e de toda a igreja. Saúda-vos Erasto, tesoureiro da cidade, e também o irmão Quarto. Romanos 16:23 14 Dou graças a Deus que a nenhum de vós batizei, senão a Crispo e a Gaio; 1 Coríntios 1:14
Eu amo - (cba)
3 João 1:1
Ver com. de 2 João 1:1.
Na verdade - (cba)
3 João 1:1
Ver com. de 2 João 1:1.2-Joao:1:1.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
3 João 1:1
Terceira João segue o padrão das cartas pessoais da época.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
3 João 1:1-8
Aqueles que são amados por Cristo, amarão aos seus irmãos por amor a Ele. A prosperidade da alma é a maior benção que existe nesta terra. A graça e a saúde são ricas companhias. A graça trará a saúde. A alma rica pode estar vivendo em um corpo frágil; e a graça deve então ser exercida, para que possa submeter-se a tal situação. Porém, podemos desejar e orar para que os que têm almas prósperas possam ter corpos sadios; que a sua graça possa brilhar onde ainda houver lugar para a vivacidade. Existem muitos cristãos professos sobre os quais as palavras do apóstolo devem ser aplicadas, e devemos orar e desejar com fervor que as suas almas prosperem, ao prosperar sua saúde e suas situações.
A verdadeira fé operará por amor. Aqueles que recebem bênçãos devem divulgar boas informações; estes não podem senão testificar à Igreja o que receberam e sentiram. Os homens bons se regozijam na prosperidade da alma do próximo e se alegram ao ouvir sobre a graça e a bondade de outros. Assim como é gozo para os bons pais, será um gozo para os bons ministros ver que a sua gente adorna sua profissão de fé.
Gaio ignorou as pequenas diferenças entre cristãos sérios e ajudou generosamente a todos os que levavam a imagem de Cristo e faziam a sua obra. Foi reto no que fez como servo fiel. As almas fiéis podem ouvir elogios sem envaidecer-se; a felicitação do que é bom neles, coloca-os aos pés da cruz de Cristo.
Os cristãos devem considerar não só o que devem fazer, mas o que podem fazer; e devem fazer até as coisas comuns da vida de boa vontade, com bom ânimo, servindo nisto a Deus e procurando assim a sua glória. Aqueles que anunciam gratuitamente o Evangelho de Cristo serão ajudados pelos demais, a quem Deus dá os meios. Aqueles que não podem proclamá-lo, podem recebê-lo e ajudarem de algum modo a sustentar aos que o fazem.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 1 O ancião à senhora eleita, e a seus filhos, aos quais eu amo em verdade, e não somente eu, mas também todos os que conhecem a verdade, 2 João 1:1 29 A cidade encheu-se de confusão, e todos à uma correram ao teatro, arrebatando a Gaio e a Aristarco, macedônios, companheiros de Paulo na viagem. Atos 19:29 4 Acompanhou-o Sópater de Beréia, filho de Pirro; bem como dos de Tessalônica, Aristarco e Segundo; Gaio de Derbe e Timóteo; e dos da Ásia, Tíquico e Trófimo. Atos 20:4 23 Saúda-vos Gaio, hospedeiro meu e de toda a igreja. Saúda-vos Erasto, tesoureiro da cidade, e também o irmão Quarto. Romanos 16:23 14 Dou graças a Deus que a nenhum de vós batizei, senão a Crispo e a Gaio; 1 Coríntios 1:14 18 Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obras e em verdade. 1 João 3:18