Comentário Bíblico
Adventista
Amado - (cba)
3 João 1:2
Ver com. de 3 João 1:1.3-joao:1:1.
Faço votos - (cba)
3 João 1:2
A frase diz, literalmente, “em relação a todas as coisas, eu lhe desejo [ou ‘oro’ por sua] prosperidade”. Esta tradução revela um desejo mais equilibrado da parte de João: Ele não está muito preocupado com a prosperidade e a saúde, mas tem em mente a prosperidade de modo geral, abrangendo assim o bem-estar espiritual e material. A oração de João ilustra um bom hábito que os cristãos devem cultivar: a lembrança de um amigo deve estimular a oração em seu favor (3 João 1:3; Filipenses 1:3,4; 1 Tessalonicenses 1:2,3).
- 3 Porque muito me alegrei quando os irmãos vieram e testificaram da tua verdade, como tu andas na verdade. 3 João 1:3 3 Dou graças ao meu Deus todas as vezes que me lembro de vós, 4 fazendo sempre, em todas as minhas orações, súplicas por todos vós com alegria Filipenses 1:3,4 2 Sempre damos graças a Deus por vós todos, fazendo menção de vós em nossas orações, 3 lembrando-nos sem cessar da vossa obra de fé, do vosso trabalho de amor e da vossa firmeza de esperança em nosso Senhor Jesus Cristo, diante de nosso Deus e Pai, 1 Tessalonicenses 1:2,3
Prosperidade - (cba)
3 João 1:2
Do gr. euodoõ, originalmente, “ter uma jornada próspera.” Em sentido geral, “ser bem-sucedido”, "prosperar (1 Coríntios 16:2). O Senhor não está desatento às nossas necessidades temporais. Ele quer que sejamos bem-sucedidos tanto nos assuntos temporais como nos espirituais. Um bom cristão deve ser um bom homem de negócios ou um trabalhador capaz, uma vez que, além das habilidades naturais, ele também pode desfrutar da bênção de Deus sobre os seus deveres diários.
Saúde - (cba)
3 João 1:2
Do gr. hugiainõ (cf. “higiene”), “estar bem", “ter boa saúde,” palavra usada do mesmo modo pelo médico Lucas (Lucas 5:31; Lucas 7:10; Lucas 15:27). Paulo usa a palavra em relação aos "sãos na fé” (Tito 1:13; Tito 2:2, ARC). Deus está interessado em nossa condição física e deseja que desfrutemos do melhor da saúde. Devido à estreita ligação entre a mente e o corpo, quando a vida espiritual ou o caráter prosperam, o corpo está mais apto a ser sadio (Êxodo 15:26; Provérbios 14:30; CBV, 241). Por outro lado, quando a saúde do corpo é negligenciada e os maus hábitos físicos se estabelecem, a vida religiosa também sofre (CBV, 280, 315, 319).
- 31 Respondeu-lhes Jesus: Não necessitam de médico os sãos, mas sim os enfermos; Lucas 5:31 10 E voltando para casa os que haviam sido enviados, encontraram o servo com saúde. Lucas 7:10 27 Respondeu-lhe este: Chegou teu irmão; e teu pai matou o bezerro cevado, porque o recebeu são e salvo. Lucas 15:27 13 Este testemunho é verdadeiro. Portanto repreende-os severamente, para que sejam são na fé, Tito 1:13 2 Exorta os velhos a que sejam temperantes, sérios, sóbrios, sãos na fé, no amor, e na constância; Tito 2:2 26 dizendo: Se ouvires atentamente a voz do Senhor teu Deus, e fizeres o que é reto diante de seus olhos, e inclinares os ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, sobre ti não enviarei nenhuma das enfermidades que enviei sobre os egípcios; porque eu sou o Senhor que te sara. Êxodo 15:26 30 O coração tranqüilo é a vida da carne; a inveja, porém, é a podridão dos ossos. Provérbios 14:30
Tua alma - (cba)
3 João 1:2
Aqui, a referência parece ser à vida espiritual de Gaio, que era forte. É possível que sua condição física não fosse tão boa. Ele pode ter negligenciado as necessidades físicas da vida por causa das religiosas. Tal negligência é prejudicial; o equilíbrio é essencial para uma vida de sucesso. O inimigo das almas também está bem ciente da importância do equilíbrio e pretende levar os cristãos sinceros a posições extremas (CBV, 318-324). A combinação de um programa de saúde equilibrado com o genuíno avanço espiritual nos prepara para superar as tentações da vida moderna e nos ajuda a alcançar o alto padrão estabelecido para entrar no Céu (T2, 375, 376). Todos os que são seguidores de Cristo podem muito bem fazer, por conta própria, a oração de João por Gaio, por si mesmos, suas famílias e seus companheiros de fé.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
prosperidade
3 João 1:2
Uma oração para que tudo fosse bem em todos os aspectos da vida de Gaio.
saúde
3 João 1:2
Sobre os princípios da boa SAÚDE, ver Gênesis 1:29,30; 1 Coríntios 10:31.
- 29 Disse-lhes mais: Eis que vos tenho dado todas as ervas que produzem semente, as quais se acham sobre a face de toda a terra, bem como todas as árvores em que há fruto que dê semente; ser-vos-ão para mantimento. 30 E a todos os animais da terra, a todas as aves do céu e a todo ser vivente que se arrasta sobre a terra, tenho dado todas as ervas verdes como mantimento. E assim foi. Gênesis 1:29,30 31 Portanto, quer comais quer bebais, ou façais, qualquer outra coisa, fazei tudo para glória de Deus. 1 Coríntios 10:31
alma
3 João 1:2
Costuma se referir à vida da pessoa como um todo (1 João 3:16), mas, às vezes, alude especificamente à vida interior e aos pensamentos (João 12:27).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
3 João 1:1-8
Aqueles que são amados por Cristo, amarão aos seus irmãos por amor a Ele. A prosperidade da alma é a maior benção que existe nesta terra. A graça e a saúde são ricas companhias. A graça trará a saúde. A alma rica pode estar vivendo em um corpo frágil; e a graça deve então ser exercida, para que possa submeter-se a tal situação. Porém, podemos desejar e orar para que os que têm almas prósperas possam ter corpos sadios; que a sua graça possa brilhar onde ainda houver lugar para a vivacidade. Existem muitos cristãos professos sobre os quais as palavras do apóstolo devem ser aplicadas, e devemos orar e desejar com fervor que as suas almas prosperem, ao prosperar sua saúde e suas situações.
A verdadeira fé operará por amor. Aqueles que recebem bênçãos devem divulgar boas informações; estes não podem senão testificar à Igreja o que receberam e sentiram. Os homens bons se regozijam na prosperidade da alma do próximo e se alegram ao ouvir sobre a graça e a bondade de outros. Assim como é gozo para os bons pais, será um gozo para os bons ministros ver que a sua gente adorna sua profissão de fé.
Gaio ignorou as pequenas diferenças entre cristãos sérios e ajudou generosamente a todos os que levavam a imagem de Cristo e faziam a sua obra. Foi reto no que fez como servo fiel. As almas fiéis podem ouvir elogios sem envaidecer-se; a felicitação do que é bom neles, coloca-os aos pés da cruz de Cristo.
Os cristãos devem considerar não só o que devem fazer, mas o que podem fazer; e devem fazer até as coisas comuns da vida de boa vontade, com bom ânimo, servindo nisto a Deus e procurando assim a sua glória. Aqueles que anunciam gratuitamente o Evangelho de Cristo serão ajudados pelos demais, a quem Deus dá os meios. Aqueles que não podem proclamá-lo, podem recebê-lo e ajudarem de algum modo a sustentar aos que o fazem.
- Veja também

Este Dia com Deus, Pág. 124

Minha Consagração Hoje, Pág. 125

Minha Consagração Hoje, Pág. 134

Refletindo a Cristo, Pág. 137

Olhando para o Alto, Pág. 165

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 171

A Fé Pela Qual Eu Vivo, Pág. 224

Nossa Alta Vocação, Pág. 264

Jesus Meu Modelo, Pág. 290

A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 296

Exaltai-O, Pág. 298

Testemunhos Seletos 3, Pág. 71
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 12 Mas, sobretudo, meus irmãos, não jureis, nem pelo céu, nem pela terra, nem façais qualquer outro juramento; seja, porém, o vosso sim, sim, e o vosso não, não, para não cairdes em condenação. Tiago 5:12 8 tendo antes de tudo ardente amor uns para com os outros, porque o amor cobre uma multidão de pecados; 1 Pedro 4:8 1 O Senhor te ouça no dia da angústia; o nome do Deus de Jacó te proteja. 2 Envie-te socorro do seu santuário, e te sustenha de Sião. 3 Lembre-se de todas as tuas ofertas, e aceite os teus holocaustos. 4 Conceda-te conforme o desejo do teu coração, e cumpra todo o teu desígnio. 5 Nós nos alegraremos pela tua salvação, e em nome do nosso Deus arvoraremos pendões; satisfaça o Senhor todas as tuas petições. Salmos 20:1-5 4 não olhe cada um somente para o que é seu, mas cada qual também para o que é dos outros. 27 Pois de fato esteve doente e quase à morte; mas Deus se compadeceu dele, e não somente dele, mas também de mim, para que eu não tivesse tristeza sobre tristeza. Filipenses 2:4,27 3 Porque muito me alegrei quando os irmãos vieram e testificaram da tua verdade, como tu andas na verdade. 4 Não tenho maior gozo do que este: o de ouvir que os meus filhos andam na verdade. 5 Amado, procedes fielmente em tudo o que fazes para com os irmãos, especialmente para com os estranhos, 6 os quais diante da igreja testificaram do teu amor; aos quais, se os encaminhares na sua viagem de um modo digno de Deus, bem farás; 3 João 1:3-6 4 desde que ouvimos falar da vossa fé em Cristo Jesus, e do amor que tendes a todos os santos, 5 por causa da esperança que vos está reservada nos céus, da qual antes ouvistes pela palavra da verdade do evangelho, 6 que já chegou a vós, como também está em todo o mundo, frutificando e crescendo, assim como entre vós desde o dia em que ouvistes e conhecestes a graça de Deus em verdade, Colossenses 1:4-6 3 lembrando-nos sem cessar da vossa obra de fé, do vosso trabalho de amor e da vossa firmeza de esperança em nosso Senhor Jesus Cristo, diante de nosso Deus e Pai, 4 conhecendo, irmãos, amados de Deus, a vossa eleição; 5 porque o nosso evangelho não foi a vós somente em palavras, mas também em poder, e no Espírito Santo e em plena convicção, como bem sabeis quais fomos entre vós por amor de vós. 6 E vós vos tornastes imitadores nossos e do Senhor, tendo recebido a palavra em muita tribulação, com gozo do Espírito Santo. 7 De sorte que vos tornastes modelo para todos os crentes na Macedônia e na Acaia. 8 Porque, partindo de vós fez-se ouvir a palavra do Senhor, não somente na Macedônia e na Acaia, mas também em todos os lugares a vossa fé para com Deus se divulgou, de tal maneira que não temos necessidade de falar coisa alguma; 9 porque eles mesmos anunciam de nós qual a entrada que tivemos entre vós, e como vos convertestes dos ídolos a Deus, para servirdes ao Deus vivo e verdadeiro, 10 e esperardes dos céus a seu Filho, a quem ele ressuscitou dentre os mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira vindoura. 1 Tessalonicenses 1:3-10 13 Por isso nós também, sem cessar, damos graças a Deus, porquanto vós, havendo recebido a palavra de Deus que de nós ouvistes, a recebestes, não como palavra de homens, mas (segundo ela é na verdade) como palavra de Deus, a qual também opera em vós que credes. 14 Pois vós, irmãos, vos haveis feito imitadores das igrejas de Deus em Cristo Jesus que estão na Judéia; porque também padecestes de vossos próprios concidadãos o mesmo que elas padeceram dos judeus; 19 Porque, qual é a nossa esperança, ou gozo, ou coroa de glória, diante de nosso Senhor Jesus na sua vinda? Porventura não o sois vós? 20 Na verdade vós sois a nossa glória e o nosso gozo. 1 Tessalonicenses 2:13,14,19,20 6 Mas agora que Timóteo acaba de regressar do vosso meio, trazendo-nos boas notícias da vossa fé e do vosso amor, dizendo que sempre nos tendes em afetuosa lembrança, anelando ver-nos assim como nós também a vós; 7 por isso, irmãos, em toda a nossa necessidade e tribulação, ficamos consolados acerca de vós, pela vossa fé, 8 porque agora vivemos, se estais firmes no Senhor. 9 Pois, que ação de graças podemos render a Deus por vós, por todo o gozo com que nos regozijamos por vossa causa diante do nosso Deus, 1 Tessalonicenses 3:6-9 3 Sempre devemos, irmãos, dar graças a Deus por vós, como é justo, porque a vossa fé cresce muitíssimo e o amor de cada um de vós transborda de uns para com os outros. 2 Tessalonicenses 1:3 13 Mas nós devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos, amados do Senhor, porque Deus vos escolheu desde o princípio para a santificação do espírito e a fé na verdade, 2 Tessalonicenses 2:13 5 ao ouvir falar do amor e da fé que tens para com o Senhor Jesus e para com todos os santos; 6 para que a comunicação da tua fé se torne eficaz, no pleno conhecimento de todo o bem que em nós há para com Cristo. 7 Pois tive grande gozo e consolação no teu amor, porque por ti, irmão, os corações dos santos têm sido reanimados. Filemon 1:5-7 3 visto como o seu divino poder nos tem dado tudo o que diz respeito à vida e à piedade, pelo pleno conhecimento daquele que nos chamou por sua própria glória e virtude; 4 pelas quais ele nos tem dado as suas preciosas e grandíssimas promessas, para que por elas vos torneis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo. 5 E por isso mesmo vós, empregando toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência, 6 e à ciência o domínio próprio, e ao domínio próprio a perseverança, e à perseverança a piedade, 7 e à piedade a fraternidade, e à fraternidade o amor. 8 Porque, se em vós houver e abundarem estas coisas, elas não vos deixarão ociosos nem infrutíferos no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. 9 Pois aquele em quem não há estas coisas é cego, vendo somente o que está perto, havendo-se esquecido da purificação dos seus antigos pecados. 2 Pedro 1:3-9 18 antes crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como até o dia da eternidade. 2 Pedro 3:18 9 Conheço a tua tribulação e a tua pobreza (mas tu és rico), e a blasfêmia dos que dizem ser judeus, e não o são, porém são sinagoga de Satanás. Apocalipse 2:9
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
- Veja também

Este Dia com Deus, Pág. 124

Minha Consagração Hoje, Pág. 125

Minha Consagração Hoje, Pág. 134

Refletindo a Cristo, Pág. 137

Olhando para o Alto, Pág. 165

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 171

A Fé Pela Qual Eu Vivo, Pág. 224

Nossa Alta Vocação, Pág. 264

Jesus Meu Modelo, Pág. 290

A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 296

Exaltai-O, Pág. 298

Testemunhos Seletos 3, Pág. 71