Comentário Bíblico
Adventista
Nalguma cova - (cba)
2 Samuel 17:9
Como frequentemente foi o caso quando Davi estava fugindo de Saul.
Em qualquer outro lugar - (cba)
2 Samuel 17:9
Uma frase propositalmente vaga, para sugerir que havia muitos esconderijos disponíveis e que Davi conhecia bem todos esses lugares, ao contrário de seus perseguidores.
Caindo - (cba)
2 Samuel 17:9
Na guerra sempre há a possibilidade de ataques repentinos e investidas inesperadas, bem como de grandes ou pequenos reveses. No ataque a Davi, alguns dos homens de Absalão certamente seriam mortos. Numa corporação de tropas recém-recrutadas, o perigo de pânico em tais circunstâncias seria muito maior do que entre os soldados veteranos de Davi. A queda de apenas alguns homens poderia facilmente se transformar na notícia de uma grande derrota, com todo o terror e o desastre resultantes disso.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
2 Samuel 17:1-21
Nesta passagem, observa-se um efeito maravilhoso da providência divina, que cegou a mente de Absalão, e influenciou o seu coração para que não seguisse o conselho de Aitofel, e desejasse o conselho de Husai. Porém, não é possível discutir com este Deus Todopoderoso, que é capaz de armar o homem mal contra si mesmo, e destruí-lo por seus próprios erros e paixões.
O conselho anterior de Aitofel foi seguido, porque Deus queria corrigir Davi; porém, o último não o foi, porque Deus não desejava destruí-lo. Deus é capaz de anular todo e qualquer conselho ou decisão, o êxito pertence somente a Deus, que não permitirá que o seu povo pereça, seja qual for a sabedoria ou o auxílio que um homem possa empregar ou permitir-se.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 33 Então todos os homens de Israel se levantaram do seu lugar, e ordenaram a batalha em Baal-Tamar; e a emboscada de Israel irrompeu do seu lugar, a oeste de Geba. Juízes 20:33 1 Depois Davi, retirando-se desse lugar, escapou para a caverna de Adulão. Quando os seus irmãos e toda a casa de seu pai souberam disso, desceram ali para ter com ele. 1 Samuel 22:1 3 E chegou no caminho a uns currais de ovelhas, onde havia uma caverna; e Saul entrou nela para aliviar o ventre. Ora Davi e os seus homens estavam sentados na parte interior da caverna. 1 Samuel 24:3 5 E os homens de Ai mataram deles cerca de trinta e seis e, havendo-os perseguido desde a porta até Sebarim, bateram-nos na descida; e o coração do povo se derreteu e se tornou como água. Josué 7:5 6 E eles sairão atrás de nós, até que os tenhamos afastado da cidade, pois dirão: Fogem diante de nós como dantes. Assim fugiremos diante deles; Josué 8:6 32 Pelo que disseram os filhos de Benjamim: Vão sendo derrotados diante de nós como dantes. Mas os filhos de Israel disseram: Fujamos, e atraiamo-los da cidade para os caminhos. Juízes 20:32 14 Esta primeira derrota, em que Jônatas e o seu escudeiro mataram uns vinte homens, deu-se dentro de meia jeira de terra. 15 Pelo que houve tremor no arraial, no campo e em todo o povo; também a própria guarnição e os saqueadores tremeram; e até a terra estremeceu; de modo que houve grande pânico. 1 Samuel 14:14,15