Comentário Bíblico
Adventista
Foi para casa - (cba)
2 Samuel 17:23
Aitofel foi suficientemente esperto para ver o resultado da estratégia que Absalão estava seguindo. Convencido de que esse plano estava fadado ao fracasso, deixou a corte e partiu para sua cidade natal, Gilo (2 Samuel 15:12), que ficava perto de Hebrom. Ele considerou a rejeição de seu conselho como uma afronta pessoal, pois pediu para comandar as tropas que perseguiriam Davi (2 Samuel 17:1), enquanto que Husai aconselhou que as tropas fossem comandadas pessoalmente por Absalão (2 Samuel 17:11). Com o orgulho profundamente ferido, Aitofel abandonou a causa que havia apoiado.
- 12 Também Absalão, enquanto oferecia os seus sacrifícios, mandou vir da cidade de Siló, Aitofel, o gilonita, conselheiro de Davi. E a conspiração tornava-se poderosa, crescendo cada vez mais o número do povo que estava com Absalão. 2 Samuel 15:12 1 Disse mais Aitofel a Absalão: Deixa-me escolher doze mil homens, e me levantarei, e perseguirei a Davi esta noite. 2 Samuel 17:1 11 Eu, porém, aconselho que com toda a pressa se ajunte a ti todo o Israel, desde Dã até Berseba, em multidão como a areia do mar; e que tu em pessoa vás à peleja. 2 Samuel 17:11
E se enforcou - (cba)
2 Samuel 17:23
Aitofel estava certo de que sua ruína era só uma questão de tempo. Quando Davi recuperasse seu trono, Aitofel certamente seria considerado responsável pela incitação da revolta e teria morte ignominiosa. Entretanto, foi mais do que o medo de rápida represália que fez com que Aitofel tirasse a própria vida. Ele não suportou ver seu conselho ignorado e consequentemente escolheu a saída dos covardes. Esse foi o fim de um homem sábio segundo o mundo, mas não nas coisas de Deus.
Do seu pai - (cba)
2 Samuel 17:23
O suicídio de Aitofel não impediu que fosse sepultado no túmulo da família.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
2 Samuel 17:22-29
Aitofel enforcou-se, ressentido, porque Absalão não seguiu o seu conselho, o que sequer é capaz de interromper o sono de um homem humilde, pode destroçar o coração de um homem orgulhoso. Provavelmente, sentiu-se ameaçado, e concluiu que, por seu conselho não ter sido seguido, Absalão seria derrotado e, para evitar uma possível execução pública, fez justiça a si mesmo. Assim foram detidas as palavras ímpias de seus lábios, e cessados os pensamentos de uma cabeça da qual somente se poderia esperar a maldade.
Absalão perseguiu o seu próprio pai. Porém, observe como às vezes Deus provê para o seu povo o consolo por parte de estranhos, quando não o recebem de sua própria família.
O nosso Rei Jesus não precisa de nossa ajuda; porém, assegura-nos que o que fazemos pelo menor dos nossos irmãos, ou pelos enfermos, pelos pobres e necessitados, será aceito e recompensado, como se o fosse a Ele mesmo.
- Veja também Sábio insensato, 26 de Junho 17:23
Vidas Que Falam, Pág. 181
A Rebelião de Absalão 17:23Patriarcas e Profetas, Pág. 741
|
- Análise em Cadeia 18 A soberba precede a destruição, e a altivez do espírito precede a queda. Provérbios 16:18 3 A estultícia do homem perverte o seu caminho, e o seu coração se irrita contra o Senhor. Provérbios 19:3 12 Também Absalão, enquanto oferecia os seus sacrifícios, mandou vir da cidade de Siló, Aitofel, o gilonita, conselheiro de Davi. E a conspiração tornava-se poderosa, crescendo cada vez mais o número do povo que estava com Absalão. 2 Samuel 15:12 1 Por aquele tempo Ezequias ficou doente, à morte. O profeta Isaías, filho de Amoz, veio ter com ele, e lhe disse: Assim diz, o Senhor: Põe em ordem a tua casa porque morrerás, e não viverás. 2 Reis 20:1 31 Então disseram a Davi: Aitofel está entre os que conspiraram com Absalão. Pelo que disse Davi: Ó Senhor, torna o conselho de Aitofel em loucura! 2 Samuel 15:31 4 Pelo que disse Saul ae seu escudeiro: Arranca a tua espada, e atravessa-me com ela, para que porventura não venham esses incircuncisos, e me atravessem e escarneçam de mim. Mas o seu escudeiro não quis, porque temia muito. Então Saul tomou a espada, e se lançou sobre ela. 5 Vendo, pois, e seu escudeiro que Saul já era morto, também ele se lançou sobre a sua espada, e morreu com ele. 1 Samuel 31:4,5 18 Vendo Zinri que a cidade era tomada, entrou no castelo da casa do rei, e queimou-a sobre si; e morreu, 1 Reis 16:18 3 Não é a destruição para o perverso, e o desastre para os obradores da iniqüidade? Jó 31:3 10 Declara-os culpados, ó Deus; que caiam por seus próprios conselhos; lança-os fora por causa da multidão de suas transgressões, pois se revoltaram contra ti. Salmos 5:10 23 Mas tu, ó Deus, os farás descer ao poço da perdição; homens de sangue e de traição não viverão metade dos seus dias; mas eu em ti confiarei. Salmos 55:23 5 E tendo ele atirado para dentro do santuário as moedas de prata, retirou-se, e foi enforcar-se. Mateus 27:5