Comentário Bíblico
Adventista
Maanaim - (cba)
2 Samuel 17:24
Esta cidade havia sido o quartel-general de Isbosete (2 Samuel 2:8). Localizava-se num sítio ainda não identificado, a leste do Jordão, provavelmente não muito longe das principais áreas de Israel. As mesmas razões que a tornaram adequada para ser a capital de Isbosete, tornaram-na um lugar favorável para Davi em seu exílio. A cidade era muito bem fortificada e a população da região adjacente era amigável a Davi. A região tinha abundantes suprimentos de comida e podia abrigar bem a Davi e seus homens.
Passado o Jordão - (cba)
2 Samuel 17:24
Logo que Absalão reuniu as forças de Israel, cruzou o Jordão com um grande exército em perseguição a Davi. O conselho de Husai, contudo, havia conseguido seu objetivo, pois deu tempo para Davi escapar e se estabelecer nesse novo quartel-general. Nessas regiões deserticas e acidentadas da Transjordânia, o tamanho do exército de Absalão era mais um problema do que uma ajuda, pois os soldados eram indisciplinados e mal treinados. Em sua pressa e inexperiência, contudo, Absalão continuou avançando, ansioso para travar com Davia batalha que, segundo ele esperava, lhe daria o reino.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
2 Samuel 17:22-29
Aitofel enforcou-se, ressentido, porque Absalão não seguiu o seu conselho, o que sequer é capaz de interromper o sono de um homem humilde, pode destroçar o coração de um homem orgulhoso. Provavelmente, sentiu-se ameaçado, e concluiu que, por seu conselho não ter sido seguido, Absalão seria derrotado e, para evitar uma possível execução pública, fez justiça a si mesmo. Assim foram detidas as palavras ímpias de seus lábios, e cessados os pensamentos de uma cabeça da qual somente se poderia esperar a maldade.
Absalão perseguiu o seu próprio pai. Porém, observe como às vezes Deus provê para o seu povo o consolo por parte de estranhos, quando não o recebem de sua própria família.
O nosso Rei Jesus não precisa de nossa ajuda; porém, assegura-nos que o que fazemos pelo menor dos nossos irmãos, ou pelos enfermos, pelos pobres e necessitados, será aceito e recompensado, como se o fosse a Ele mesmo.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 8 Ora, Abner, filho de Ner, chefe do exército de Saul, tomou a Isbosete, filho de Saul, e o fez passar a Maanaim, 2 Samuel 2:8 2 Quando Jacó os viu, disse: Este é o exército de Deus. E chamou àquele lugar Maanaim. Gênesis 32:2 26 e desde Hesbom até Ramá-Mizpe, e Betonim, e desde Maanaim até o termo de Debir; Josué 13:26 2 Quando Jacó os viu, disse: Este é o exército de Deus. E chamou àquele lugar Maanaim. 10 Não sou digno da menor de todas as tuas beneficências e de toda a fidelidade que tens usado para com teu servo; porque com o meu cajado passei este Jordão, e agora volto em dois bandos. Gênesis 32:2,10