Comentário Bíblico
Adventista
Camas, bacias - (cba)
2 Samuel 17:28
Foram trazidos a Davi presentes que tornariam a vida confortável para ele e para seus homens no exílio. Esta é uma evidência da amabilidade natural dos israelitas que viviam do outro lado do Jordão. Eles trataram amigavelmente a Saul e sua casa, e fizeram o mesmo por Davi.
Trigo, cevada - (cba)
2 Samuel 17:28
Esta lista de alimentos dá um quadro interessante do regime alimentar de uso comum dos hebreus naquela época.
Lentilhas - (cba)
2 Samuel 17:28
Logo a seguir, o original hebraico traz novamente a palavra vertida pouco antes no verso como “grãos torrados”. A ARC a traduz, neste caso, como “também torradas” (referindo-se às lentilhas). Esta palavra não consta na LXX nem na versão siríaca e é omitida na ARA e em outras versões.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
2 Samuel 17:22-29
Aitofel enforcou-se, ressentido, porque Absalão não seguiu o seu conselho, o que sequer é capaz de interromper o sono de um homem humilde, pode destroçar o coração de um homem orgulhoso. Provavelmente, sentiu-se ameaçado, e concluiu que, por seu conselho não ter sido seguido, Absalão seria derrotado e, para evitar uma possível execução pública, fez justiça a si mesmo. Assim foram detidas as palavras ímpias de seus lábios, e cessados os pensamentos de uma cabeça da qual somente se poderia esperar a maldade.
Absalão perseguiu o seu próprio pai. Porém, observe como às vezes Deus provê para o seu povo o consolo por parte de estranhos, quando não o recebem de sua própria família.
O nosso Rei Jesus não precisa de nossa ajuda; porém, assegura-nos que o que fazemos pelo menor dos nossos irmãos, ou pelos enfermos, pelos pobres e necessitados, será aceito e recompensado, como se o fosse a Ele mesmo.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 1 Tendo Davi passado um pouco além do cume, eis que Ziba, o moço de Mefibosete, veio encontrar-se com ele, com um par de jumentos albardados, e sobre eles duzentos pães, cem cachos de passas, e cem de frutas de verão e um odre de vinho. 2 Perguntou, pois, o rei a Ziba: Que pretendes com isso? Respondeu Ziba: Os jumentos são para a casa do rei, para se montarem neles; e o pão e as frutas de verão para os moços comerem; e o vinho para os cansados no deserto beberem. 2 Samuel 16:1,2 18 Então Abigail se apressou, e tomou duzentos pães, dois odres de vinho, cinco ovelhas assadas, cinco medidas de trigo tostado, cem cachos de passas, e duzentas pastas de figos secos, e os pôs sobre jumentos. 1 Samuel 25:18 8 Mas o nobre projeta coisas nobres; e nas coisas nobres persistirá. Isaías 32:8 3 A soberba do teu coração te enganou, ó tu que habitas nas fendas do penhasco, na tua alta morada, que dizes no teu coração: Quem me derrubará em terra? Obadias 1:3 25 A alma generosa prosperará, e o que regar também será regado. Provérbios 11:25 7 Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia. Mateus 5:7