Comentário Bíblico
Adventista
Eu, porém, aconselho - (cba)
2 Samuel 17:11
Até este ponto Husai se esforçara para refutar o conselho de Aitofel. Então, ele apresentou sua própria contraproposta. A sugestão era que eles tirassem o tempo necessário para reunir todo o Israel num grande e invencível exército e que Absalão assumisse seu comando pessoalmente. Esse era o tipo de argumento que agradava Absalão. Orgulhoso e vaidoso, o novo rei ficaria feliz em sair para a guerra à frente de suas tropas, marchando em pomposa majestade, sendo visto e admirado por todos e recebendo os aplausos de toda a nação. Nenhuma outra proposta conseguiria mexer tanto com a imaginação do novo rei. Além disso, talvez Husai tenha procurado criar uma brecha entre Absalão e Aitofel ao sugerir que Aitofel buscava os próprios interesses e glória particular ao desejar comandar as tropas (2 Samuel 17:1). Quão mais apropriado e eficiente seria que o próprio Absalão liderasse o exército vencedor!
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
2 Samuel 17:1-21
Nesta passagem, observa-se um efeito maravilhoso da providência divina, que cegou a mente de Absalão, e influenciou o seu coração para que não seguisse o conselho de Aitofel, e desejasse o conselho de Husai. Porém, não é possível discutir com este Deus Todopoderoso, que é capaz de armar o homem mal contra si mesmo, e destruí-lo por seus próprios erros e paixões.
O conselho anterior de Aitofel foi seguido, porque Deus queria corrigir Davi; porém, o último não o foi, porque Deus não desejava destruí-lo. Deus é capaz de anular todo e qualquer conselho ou decisão, o êxito pertence somente a Deus, que não permitirá que o seu povo pereça, seja qual for a sabedoria ou o auxílio que um homem possa empregar ou permitir-se.
|
- Análise em Cadeia 2 Disse, pois, o rei a Joabe, chefe do exército, que estava com ele: Percorre todas as tribos de Israel, desde Dã até Berseba, e numera o povo, para que eu saiba o seu número. 2 Samuel 24:2 1 Então saíram todos os filhos de Israel, desde Dã até Berseba, e desde a terra de Gileade, e a congregação, como se fora um só homem, se ajuntou diante do senhor em Mizpá. Juízes 20:1 16 E farei a tua descendência como o pó da terra; de maneira que se puder ser contado o pó da terra, então também poderá ser contada a tua descendência. Gênesis 13:16 17 que deveras te abençoarei, e grandemente multiplicarei a tua descendência, como as estrelas do céu e como a areia que está na praia do mar; e a tua descendência possuirá a porta dos seus inimigos; Gênesis 22:17 4 Saíram pois eles, com todos os seus exércitos, muito povo, em multidão como a areia que está na praia do mar, e muitíssimos cavalos e carros. Josué 11:4 20 Eram, pois, os de Judá e Israel numerosos, como a areia que está à beira do mar; e, comendo e bebendo, se alegravam. 1 Reis 4:20 10 Tornou Bene-Hadade a enviar-lhe mensageiros, e disse: Assim me façam os deuses, e outro tanto, se o pó de Samária bastar para encher as mãos de todo o povo que me segue. 1 Reis 20:10 28 Ajunta, pois, agora o resto do povo, acampa contra a cidade e toma-a, para que eu não a tome e seja o meu nome aclamado sobre ela. 2 Samuel 12:28 15 Abre uma cova, aprofundando-a, e cai na cova que fez. 16 A sua malvadez recairá sobre a sua cabeça, e a sua violência descerá sobre o seu crânio. Salmos 7:15,16 16 O Senhor deu-se a conhecer, executou o juízo; enlaçado ficou o ímpio nos seus próprios feitos. Salmos 9:16 20 E todo o Israel, desde Dã até Berseba, conheceu que Samuel estava confirmado como profeta do Senhor. 1 Samuel 3:20 5 E os filisteus se ajuntaram para pelejar contra Israel, com trinta mil carros, seis mil cavaleiros, e povo em multidão como a areia que está à beira do mar subiram e se acamparam em Micmás, ao oriente de Bete-Aven. 1 Samuel 13:5