Comentário Bíblico
Adventista
Recebendo - (cba)
2 Pedro 2:13
Evidências textuais (cf. p. xvi) apoiam a variante “sofrendo o erro”, tornando a frase completa como: “recebendo o erro como o salário do malfeito”.
Tais homens (ARC) - (cba)
2 Pedro 2:13
A frase diz, literalmente: “considerando a vida luxuriosa um prazer”. A palavra para “prazer” (hêdonê) muitas vezes sugere a gratificação sensual (cf. Lucas 8:14; Tito 3:3; Tiago 4:1,3), enquanto “luxúria” (truphê) tem a conotação de vida luxuosa. Pedro descreve os sedutores como se estivessem se entregando aos desejos sensuais que pertencem às trevas da noite, no entanto, considerando-os como experiências felizes e legítimas, acima de qualquer suspeita, mesmo à luz do dia.
- 14 A parte que caiu entre os espinhos são os que ouviram e, indo seu caminho, são sufocados pelos cuidados, riquezas, e deleites desta vida e não dão fruto com perfeição. Lucas 8:14 3 Porque também nós éramos outrora insensatos, desobedientes, extraviados, servindo a várias paixões e deleites, vivendo em malícia e inveja odiosos e odiando-nos uns aos outros. Tito 3:3 1 Donde vêm as guerras e contendas entre vós? Porventura não vêm disto, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam? 3 Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites. Tiago 4:1,3
Nódoas - (cba)
2 Pedro 2:13
Os mestres são manchas e imperfeições na face da Terra e, em particular, sobre a igreja.
Eles se regalam - (cba)
2 Pedro 2:13
Ou, “deleitam-se”, da mesma raiz da palavra traduzida como “luxúria” na frase anterior.
Mistificações - (cba)
2 Pedro 2:13
Do gr. apatai, “enganos”. Porém, evidências textuais (cf. p. xvi) apoiam a variante agapai, "festas de amor” (cf. Judas 1:12; ver vol. 6, p. 32, 33; ver com. de 1 Coríntios 11:20). É possível que Pedro tenha evitado deliberadamente o uso de agapai por não considerar conveniente mencionar o sagrado amor, que esses falsos mestres desonravam com suas orgias. Mesmo que se mantenha a variante apatai, “enganos”, que é bem comum, deve-se respeitar o contexto e reconhecer que o apóstolo tem em mente a festa do amor. Paulo fala da embriaguez e dos excessos na Ceia do Senhor, praticados por alguns na igreja de Corinto (ver com. de 1 Coríntios 11:20-22).
- 12 Estes são os escolhidos em vossos ágapes, quando se banqueteiam convosco, pastores que se apascentam a si mesmos sem temor; são nuvens sem água, levadas pelos ventos; são árvores sem folhas nem fruto, duas vezes mortas, desarraigadas; Judas 1:12 20 De sorte que, quando vos ajuntais num lugar, não é para comer a ceia do Senhor; 1 Coríntios 11:20 20 De sorte que, quando vos ajuntais num lugar, não é para comer a ceia do Senhor; 21 porque quando comeis, cada um toma antes de outrem a sua própria ceia; e assim um fica com fome e outro se embriaga. 22 Não tendes porventura casas onde comer e beber? Ou desprezais a igreja de Deus, e envergonhais os que nada têm? Que vos direi? Louvar-vos-ei? Nisto não vos louvo. 1 Coríntios 11:20-22
Banqueteiam - (cba)
2 Pedro 2:13
Do gr. suneuõcheõ, de sun, “juntos”, e euõcheõ, “alimentar abundantemente”. O fato de Pedro falar dos falsos mestres festejando com os crentes sugere que os desordeiros ainda eram membros da igreja, fato que tornava sua influência ainda mais perigosa.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
2 Pedro 2:10-22
Pedro denuncia os falsos mestres.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
2 Pedro 2:10-16
Os sedutores impuros e seus seguidores incondicionais entregam-se aos seus propósitos carnais. Recusam levar cativo cada pensamento à obediência a Cristo, e agem contra os preceitos justos de Deus. Andam após a carne, vão por rumos pecaminosos e alcançam os maiores graus de impureza e maldade. Além disso, desprezam aqueles que Deus tem colocado em autoridade sobre eles e aqueles que se requer que honrem.
As coisas temporais externas e boas são o salário que os pecadores esperam e prometem a si mesmos. Ninguém tem mais razão para tremer do que aqueles que são ousados para entregar-se aos desejos pecaminosos, por desconfiarem da graça e da misericórdia divina. Existiram e existem muitos que falam com desprezo das restrições da lei de Deus, e não se consideram obrigados a obedecê-la. Que os cristãos se apartem dos tais.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 11 Ai do ímpio! mal lhe irá; pois se lhe fará o que as suas mãos fizeram. Isaías 3:11 8 mas ira e indignação aos que são contenciosos, e desobedientes à iniqüidade; 9 tribulação e angústia sobre a alma de todo homem que pratica o mal, primeiramente do judeu, e também do grego; Romanos 2:8,9 19 cujo fim é a perdição; cujo deus é o ventre; e cuja glória assenta no que é vergonhoso; os quais só cuidam das coisas terrenas. Filipenses 3:19 14 Alexandre, o latoeiro, me fez muito mal; o Senhor lhe retribuirá segundo as suas obras. 2 Timóteo 4:14 2 Pois se a palavra falada pelos anjos permaneceu firme, e toda transgressão e desobediência recebeu justa retribuição, 3 como escaparemos nós, se descuidarmos de tão grande salvação? A qual, tendo sido anunciada inicialmente pelo Senhor, foi- nos depois confirmada pelos que a ouviram: Hebreus 2:2,3 12 Estes são os escolhidos em vossos ágapes, quando se banqueteiam convosco, pastores que se apascentam a si mesmos sem temor; são nuvens sem água, levadas pelos ventos; são árvores sem folhas nem fruto, duas vezes mortas, desarraigadas; Judas 1:12 6 Tornai a dar-lhe como também ela vos tem dado, e retribuí-lhe em dobro conforme as suas obras; no cálice em que vos deu de beber dai-lhe a ela em dobro. Apocalipse 18:6 13 Andemos honestamente, como de dia: não em glutonarias e bebedeiras, não em impudicícias e dissoluções, não em contendas e inveja. Romanos 13:13 7 Porque os que dormem, dormem de noite, e os que se embriagam, embriagam-se de noite; 8 mas nós, porque somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor, e tendo por capacete a esperança da salvação; 1 Tessalonicenses 5:7,8 4 E acham estranho não correrdes com eles no mesmo desenfreamento de dissolução, blasfemando de vós; 1 Pedro 4:4 7 Tu és toda formosa, amada minha, e em ti não há mancha. Cantares 4:7 27 para apresentá-la a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem qualquer coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. Efésios 5:27 12 Estes são os escolhidos em vossos ágapes, quando se banqueteiam convosco, pastores que se apascentam a si mesmos sem temor; são nuvens sem água, levadas pelos ventos; são árvores sem folhas nem fruto, duas vezes mortas, desarraigadas; Judas 1:12 20 De sorte que, quando vos ajuntais num lugar, não é para comer a ceia do Senhor; 21 porque quando comeis, cada um toma antes de outrem a sua própria ceia; e assim um fica com fome e outro se embriaga. 22 Não tendes porventura casas onde comer e beber? Ou desprezais a igreja de Deus, e envergonhais os que nada têm? Que vos direi? Louvar-vos-ei? Nisto não vos louvo. 1 Coríntios 11:20-22 15 os quais, deixando o caminho direito, desviaram-se, tendo seguido o caminho de Balaão, filho de Beor, que amou o prêmio da injustiça, 2 Pedro 2:15 21 porque quando comeis, cada um toma antes de outrem a sua própria ceia; e assim um fica com fome e outro se embriaga. 1 Coríntios 11:21