Comentário Bíblico
Adventista
O melhor do designado à destruição - (cba)
1 Samuel 15:21
Toda esta expressão vem de uma única palavra heb. herem, “as coisas consagradas", "as coisas dedicadas”, “as coisas amaldiçoadas” ou “coisas designadas à destruição”. Herem se origina do verbo haram, “proibir o uso comum”, “consagrar a Deus”, “extirpar”. Acã se apropriou, para o uso pessoal, de “coisas condenadas [herem]” (Josué 7:1,11,13,15; ver 1 Samuel 6:17), que incluíam prata e ouro (Josué 7:21) reservados para o serviço do santuário (Josué 6:19). O fato de uma pessoa ou objeto ser “amaldiçoado” ou “dedicado” não significa, necessariamente, que deva ser destruído, mas, sim, que é importante seguir as orientações precisas de Deus. Em contraste com a prata e o ouro, tudo o mais na cidade deveria ser totalmente destruído (Josué 6:21); no entanto, isso também havia sido “condenado”, ou reservado para o Senhor (Josué 6:17). A mesma palavra heb., herem, é usada para ofertas “consagradas” ao uso santo (ver Levítico 27:21,28,29; Números 18:14; etc.).
- 1 Mas os filhos de Israel cometeram uma transgressão no tocante ao anátema, pois Acã, filho de Carmi, filho de Zabdi, filho de Zerá, da tribo de Judá, tomou do anátema; e a ira do Senhor se acendeu contra os filhos de Israel. 11 Israel pecou; eles transgrediram o meu pacto que lhes tinha ordenado; tomaram do anátema, furtaram-no e, dissimulando, esconderam-no entre a sua bagagem. 13 Levanta-te santifica o povo, e dize-lhe: Santificai-vos para amanhã, pois assim diz o Senhor, o Deus de Israel: Anátema há no meio de ti, Israel; não poderás suster-te diante dos teus inimigos, enquanto não tirares do meio de ti o anátema. 15 E aquele que for tomado com o anátema, será queimado no fogo, ele e tudo quanto tiver, porquanto transgrediu o pacto do Senhor, e fez uma loucura em Israel. Josué 7:1,11,13,15 17 Estes, pois, são os tumores de ouro que os filisteus enviaram ao Senhor como oferta pela culpa: por Asdode um, por Gaza outro, por Asquelom outro, por Gate outro, por Ecrom outro. 1 Samuel 6:17 21 quando vi entre os despojos uma boa capa babilônica, e duzentos siclos de prata, e uma cunha de ouro do peso de cinqüenta siclos, cobicei-os e tomei-os; eis que estão escondidos na terra, no meio da minha tenda, e a prata debaixo da capa. Josué 7:21 19 Contudo, toda a prata, e o ouro, e os vasos de bronze e de ferro, são consagrados ao Senhor; irão para o tesouro do Senhor. Josué 6:19 21 E destruíram totalmente, ao fio da espada, tudo quanto havia na cidade, homem e mulher, menino e velho, bois, ovelhas e jumentos. Josué 6:21 17 A cidade, porém, com tudo quanto nela houver, será danátema ao Senhor; somente a prostituta Raabe viverá, ela e todos os que com ela estiverem em casa, porquanto escondeu os mensageiros que enviamos. Josué 6:17 21 Mas o campo, quando sair livre no ano do jubileu, será santo ao Senhor, como campo consagrado; a possessão dele será do sacerdote. 28 Todavia, nenhuma coisa consagrada ao Senhor por alguém, daquilo que possui, seja homem, ou animal, ou campo da sua possessão, será vendida nem será remida; toda coisa consagrada será santíssima ao Senhor. 29 Nenhuma pessoa que dentre os homens for devotada será resgatada; certamente será morta. Levítico 27:21,28,29 14 Toda coisa consagrada em Israel será tua. Números 18:14
A declaração de Saul referente às coisas “designadas à destruição”, ou, literalmente, "as coisas consagradas”, assume novo significado ao se considerar o uso bíblico da palavra hebraica assim traduzida. Samuel havia instruído Saul a“destruir totalmente [haram]" os amalequitas e todas as suas posses, matando-os. Eles não eram apenas “consagrados” ou “designados à destruição”. Ao que parece, Saul pensou que era seu privilégio decidir como a ordem divina seria cumprida.
Sem dúvida, ele falou a verdade quando disse que “o povo” quis poupar o melhor das ovelhas e dos bois. Os soldados não tinham permissão de pegar os rebanhos amalequitas para si. Porém, podiam se enriquecer substituindo animais dos amalequitas pelos próprios que seriam necessários para oferecer sacrifícios (PP, 629). Saul apenas aprovou a sugestão que recebeu, presumindo que tinha o direito de interpretar a ordem de Deus da maneira que achava melhor. De sua parte, Saul não estava interessado nos animais; com certeza, ele já tinha gado o suficiente. Entretanto, se voltasse com um rei conquistado sob seu poder, segundo os costumes da época, poderia apresentá-lo a todo o Israel como evidência tangível de sua façanha militar, algo que ampliaria seu prestígio. É certo que Saul planejava executar Agague depois de apresentá-lo como troféu de suas habilidades como guerreiro. Samuel, instruído por Deus, privou Saul da exibição planejada, realizando ele mesmo a execução.
Saul, provavelmente, raciocinou que estaria obedecendo à ordem de Deus a respeito dos animais e do rei e, ao mesmo tempo, acrescentando riqueza a seus súditos e a seu próprio nome. Ele realizaria a vontade de Deus da maneira que escolhesse. Afinal, tanto os animais quanto o rei seriam mortos; mas, no meio tempo, ele e o povo podiam tirar proveito. Nisso repousava a fraqueza do caráter de Saul: enquanto fingia servir a Deus, na verdade, ele estava servindo aos próprios interesses em primeiro lugar e deixando os do Senhor por último. Sem dúvida, foi justamente por esse motivo que, ao enviar Saul contra os amalequitas com a ordem de “consagrar” a Ele os habitantes e todas as suas posses, Deus especificou de que maneira eles deveriam ser “consagrados” — pela eliminação.
Saul falhou nesse grande teste final de caráter. Até mesmo Samuel, que passara a noite inteira em oração em prol dele, para que a sentença de rejeição fosse revertida (PP, 630), se encheu de indignação quando viu a evidência da rebelião do rei (PP, 631). Pelo fato de Saul ter abandonado o Senhor, o Céu o abandonou aos caminhos que ele mesmo escolheu. Samuel, por sua vez, “nunca mais viu [...] a Saul até ao dia da sua morte” (1 Samuel 15:35). Saul se desqualificou por completo como rei ao se submeter aos desejos do povo, ao colocar a culpa por sua decisão errada nos súditos e ao tentar atribuir a si a honra que pertencia a Deus.
Em Gilgal - (cba)
1 Samuel 15:21
Embora não fosse a residência de Saul, Gilgal parece ter sido, em alguns aspectos, a capital funcional da monarquia hebraica. A cidade representava o local do primeiro acampamento depois da travessia do Jordão (Josué 4:19) e a sede militar para a conquista de Canaã (Josué 10:15; etc.). Ali a terra foi dividida (Js 14:6-17:18). Quando a conquista original da terra terminou, seis ou sete anos após a travessia do Jordão, a arca foi levada de Gilgal para Siló (Josué 18:1). Nessa época, Josué morava em “Timnate-Sera, na região montanhosa de Efraim” (Josué 19:49,50).
- 19 O povo, pois, subiu do Jordão no dia dez do primeiro mês, e acampou-se em Gilgal, ao oriente de Jericó. Josué 4:19 15 Depois voltou Josué, e todo o Israel com ele, ao arraial em Gilgal. Josué 10:15 1 Ora, toda a congregação dos filhos de Israel, havendo conquistado a terra, se reuniu em Siló, e ali armou a tenda da revelação. Josué 18:1 49 Tendo os filhos de Israel acabado de repartir a terra em herança segundo os seus termos, deram a Josué, filho de Num, herança no meio deles. 50 Segundo a ordem do Senhor lhe deram a cidade que pediu, Timnate-Sera, na região montanhosa de Efraim; e ele reedificou a cidade, e habitou nela. Josué 19:49,50
O serviço do santuário em Siló foi interrompido quando a arca foi tomada pelos filisteus (1 Samuel 4:11; Salmos 78:60; PP, 609) e a cidade, destruída (ver Jeremias 26:6,9). Mais tarde, a arca voltou, primeiramente para Bete-Semes (1 Samuel 6:7-15) e depois para Quiriate-Jearim (1 Samuel 7:1), onde permaneceu até Davi transportá-la para Jerusalém (2 Samuel 6:2-12; ver Josué 15:9,60). A adoração a Deus era, portanto, descentralizada. Samuel oferecia sacrifícios em vários lugares (PP, 609), e é provável que também em Gilgal (1 Samuel 7:16). Foi em Gilgal que Samuel reuniu o povo para confirmar Saul como rei após a vitória em Jabes-Gileade (1 Samuel 11:14,15). Ali também as forças foram convocadas para atacar a guarnição dos filisteus em Micmás (1 Samuel 13:4). Também deve ter sido a base para a campanha militar contra os amalequitas, conforme se subentende pela proposta de Saul de voltar a Gilgal para oferecer sacrifícios a Deus.
- 11 Também foi tomada a arca de Deus, e os dois filhos de Eli, Hofni e Finéias, foram mortos. 1 Samuel 4:11 60 Pelo que desamparou o tabernáculo em Siló, a tenda da sua morada entre os homens, Salmos 78:60 6 então farei que esta casa seja como Siló, e farei desta cidade uma maldição para todas as nações da terra. 9 Por que profetizaste em nome do Senhor, dizendo: Será como Siló esta casa, e esta cidade ficará assolada e desabitada? E ajuntou-se todo o povo contra Jeremias, na casa do Senhor. Jeremias 26:6,9 7 Agora, pois, fazei um carro novo, tomai duas vacas que estejam criando, sobre as quais não tenha vindo o jugo, atai-as ao carro e levai os seus bezerros de após elas para casa. 8 Tomai a arca de Senhor, e ponde-a sobre o carro; também metei num cofre, ao seu lado, as jóias de ouro que haveis de oferecer ao Senhor como ofertas pela culpa; e assim a enviareis, para que se vá. 9 Reparai então: se ela subir pelo caminho do seu termo a Bete-Semes, foi ele quem nos fez este grande mal; mas, se não, saberemos que não foi a sua mão que nos feriu, e que isto nos sucedeu por acaso. 10 Assim, pois, fizeram aqueles homens: tomaram duas vacas que criavam, ataram-nas ao carro, e encerraram os bezerros em casa; 11 também puseram a arca do Senhor sobre o carro, bem como e cofre com os ratos de ouro e com as imagens dos seus tumores. 12 Então as vacas foram caminhando diretamente pelo caminho de Bete-Semes, seguindo a estrada, andando e berrando, sem se desviarem nem para a direita nem para a esquerda; e os chefes dos filisteus foram seguindo-as até o termo de Bete-Semes. 13 Ora, andavam os de Bete-Semes fazendo a sega do trigo no vale; e, levantando os olhos, viram a arca e, vendo-a, se alegraram. 14 Tendo chegado o carro ao campo de Josué, o bete-semita, parou ali, onde havia uma grande pedra. Fenderam a madeira do carro, e ofereceram as vacas ao Senhor em holocausto. 15 Nisso os levitas desceram a arca do Senhor, como também o cofre que estava junto a ela, em que se achavam as jóias de ouro, e puseram-nos sobre aquela grande pedra; e no mesmo dia os homens de Bete-Semes ofereceram holocaustos e sacrifícios ao Senhor. 1 Samuel 6:7-15 1 Vieram, pois, os homens de Quiriate-Jearim, tomaram a arca do Senhor e a levaram à casa de Abinadabe, no outeiro; e consagraram a Eleazar, filho dele, para que guardasse a arca da Senhor. 1 Samuel 7:1 2 Depois levantou-se Davi, e partiu para Baal-Judá com todo o povo que tinha consigo, para trazerem dali para cima a arca de Deus, a qual é chamada pelo Nome, o nome do Senhor dos exércitos, que se assenta sobre os querubins. 3 Puseram a arca de Deus em um carro novo, e a levaram da casa de Abinadabe, que estava sobre o outeiro; e Uzá e Aiô, filhos de Abinadabe, guiavam o carro novo. 4 Foram, pois, levando-o da casa de Abinadabe, que estava sobre o outeiro, com a arca de Deus; e Aiô ia adiante da arca. 5 E Davi, e toda a casa de Israel, tocavam perante o Senhor, com toda sorte de instrumentos de pau de faia, como também com harpas, saltérios, tamboris, pandeiros e címbalos. 6 Quando chegaram à eira de Nacom, Uzá estendeu a mão à arca de Deus, e pegou nela, porque os bois tropeçaram. 7 Então a ira do Senhor se acendeu contra Uzá, e Deus o feriu ali; e Uzá morreu ali junto à arca de Deus. 8 E Davi se contristou, porque o Senhor abrira rotura em Uzá; e passou-se a chamar àquele lugar, Pérez-Uzá, até o dia de hoje. 9 Davi, pois, teve medo do Senhor naquele dia, e disse: Como virá a mim a arca do Senhor? 10 E não quis levar a arca do Senhor para a cidade de Davi; mas fê-la entrar na casa de Obede-Edom, o gitita. 11 E ficou a arca do Senhor três meses na casa de Obede-Edom, o gitita, e o Senhor o abençoou e a toda a sua casa. 12 Então informaram a Davi, dizendo: O Senhor abençoou a casa de Obede-Edom, e tudo quanto é dele, por causa da arca de Deus. Foi, pois, Davi, e com alegria fez subir a arca de Deus, da casa de Obede-Edom para a cidade de Davi. 2 Samuel 6:2-12 9 do cume do monte se estende até a fonte das águas de Neftoa e, seguindo até as cidades do monte de Efrom, estende-se ainda até Baalá (esta é Quiriate-Jearim) ; 60 Quiriate-Baal (que é Quiriate-Jearim) e Rabá; duas cidades e as suas aldeias. Josué 15:9,60 16 De ano em ano rodeava por Betel, Gilgal e Mizpá, julgando a Israel em todos esses lugares. 1 Samuel 7:16 14 Depois disse Samuel ao povo: Vinde, vamos a Gilgal, e renovemos ali o reino. 15 Foram, pois, para Gilgal, onde constituíram rei a Saul perante o Senhor, e imolaram sacrifícios de ofertas pacíficas perante o Senhor; e ali Saul se alegrou muito com todos os homens de Israel. 1 Samuel 11:14,15 4 Então todo o Israel ouviu dizer que Saul ferira a guarnição dos filisteus, e que Israel se fizera abominável aos filisteus. E o povo foi convocado após Saul em Gilgal. 1 Samuel 13:4
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
A teimosia tornou o caso de Saul sem esperança
1 Samuel 15:10-23
Foi a teimosia de Saul que tornou seu caso sem esperança, e, no entanto, quantos se aventuram a seguir seu exemplo. O Senhor em misericórdia envia palavras de reprovação para salvar os que erram, mas eles não se submetem a serem corrigidos. Eles insistem que não fizeram nada errado e, portanto, resistem ao Espírito de Deus ( The Review and Herald, 7 de maio de 1895 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Samuel 15:10-23
Quando a Bíblia fala em arrependimento de Deus, não significa uma mudança de propósito, como no caso do ser humano, mas, sim, de método. A mudança havia ocorrido em Saul: "Deixou de me seguir". Deste modo, ele fez com que Deus se tornasse seu inimigo. Samuel passou uma noite inteira intercedendo a Deus por ele. A rejeição dos pecadores é motivo de tristeza para os crentes. Deus não se deleita na morte deles, e nem nós.
Saul gaba-se de sua obediência perante Samuel. Assim, os pecadores pensam que, quando se justificam a si mesmos, escaparão do juízo eterno. Tanto o ruído do gado como a ferrugem da prata testemunharam contra ele (Tiago 5:3). Muitos se envaidecem ao imaginar que obedecem aos mandamentos de Deus; porém, então, o que significa a sua acomodação às circunstâncias carnais, o seu amor para com o mundo, o seu espírito irritável e perverso, e a sua negligência para com os deveres santos que testificam contra eles? veja de que males o dinheiro é a raiz. Note-se qual é a gravidade do pecado, e observe o que é que torna uma pessoa má aos olhos do Senhor, acima de qualquer outra coisa; é a desobediência: "não deste ouvidos à voz do Senhor".
O coração carnal e enganoso como o de Saul pensa que pode escusar-se dos mandamentos de Deus, e fazer o que mais lhe agrada. É difícil convencer os filhos da desobediência, mas a obediência humilde, sincera e consciente à vontade de Deus, é mais prazerosa e aceitável para ele do que todos os holocaustos e sacrifícios. É pela obediência, e não pelo sacrifício, que glorificamos mais a Deus e negamo-nos ao nosso próprio ego. É muito mais fácil levar um boi ou um cordeiro, para que sejam queimados sobre o altar, do que levar cativo cada pensamento altivo à obediência a Deus, e submeter a nossa vontade à vontade dEle. os que não estão dispostos a que Deus reine sobre eles, não são nem aptos e nem dignos de governar os homens.
- Veja também

Patriarcas e Profetas, Pág. 631

Patriarcas e Profetas, Pág. 732
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 15 Ao que respondeu Saul: De Amaleque os trouxeram, porque o povo guardou o melhor das ovelhas e dos bois, para os oferecer ao Senhor teu Deus; o resto, porém, destruímo-lo totalmente. 1 Samuel 15:15 13 Perguntou o Senhor Deus à mulher: Que é isto que fizeste? Respondeu a mulher: A serpente enganou-me, e eu comi. Gênesis 3:13 22 Ao que respondeu Arão: Não se acenda a ira do meu senhor; tu conheces o povo, como ele é inclinado ao mal. 23 Pois eles me disseram: Faze-nos um deus que vá adiante de nós; porque, quanto a esse Moisés, o homem que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe aconteceu. Êxodo 32:22,23