Comentário Bíblico
Adventista
Pelo contrário, dei ouvidos - (cba)
1 Samuel 15:20
Somente um coração empedernido tentaria fazer a desobediência passar por obediência. Ao proferir esta declaração, Saul deu evidências de como se afastara do caminho da retidão. Foi quando Eva concluiu que a árvore proibida “era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento” que tomou “do fruto e comeu” (Gênesis 3:6). Quando a pessoa se convence de que algo claramente marcado por Deus como veneno moral é desejável para uma vida mais plena, ela renega a lealdade ao Senhor e se alia ao diabo. Quando aquilo que Deus rotulou como errado parece certo, o indivíduo pode saber que colocou os pés em terreno proibido e se encontra sem proteção em meio às seduções hipnóticas do tentador. Cegou sua visão espiritual e endureceu o próprio coração (Efésios 4:30; ver com. de Êxodo 4:21).
- 6 Então, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, comeu, e deu a seu marido, e ele também comeu. Gênesis 3:6 30 E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção. Efésios 4:30 21 Disse ainda o Senhor a Moisés: Quando voltares ao Egito, vê que faças diante de Faraó todas as maravilhas que tenho posto na tua mão; mas eu endurecerei o seu coração, e ele não deixará ir o povo. Êxodo 4:21
Cristo advertiu seus discípulos de que chegaria o dia “em que todo o que vos matar julgará com isso tributar culto a Deus” (João 16:2). Desde os dias da igreja apostólica (Atos 26:9-11; ver 1 Timóteo 1:13) até o presente, as mais graves perseguições contra os servos do Senhor têm sido travadas em nome da religião. Após o fechamento da porta da graça, homens maus continuarão a exercer formas de religião com aparente zelo por Deus (GC, 615). A mais astuta armadilha de Satanás é camuflar o erro, fazendo-o se passar por verdade. É por isso que a Testemunha fiel e verdadeira à igreja de Laodiceia, em cujo período o grande falsificador empreenderá seus mais bem-sucedidos esforços, a aconselha a fazer uso do “colírio” espiritual, para que possa ver (Apocalipse 3:18) sua verdadeira condição, distinguir a verdade do erro, discernir os ardis do inimigo e repeli-los, detectar o pecado e aborrecê-lo, reconhecer a verdade e obedecê-la (T5, 233). Do contrário, assim como os judeus dos dias de Cristo, acabarão aceitando como doutrina mandamentos de homens (ver Mateus 15:9).
- 2 Expulsar-vos-ão das sinagogas; ainda mais, vem a hora em que qualquer que vos matar julgará prestar um serviço a Deus. João 16:2 9 Eu, na verdade, cuidara que devia praticar muitas coisas contra o nome de Jesus, o nazareno; 10 o que, com efeito, fiz em Jerusalém. Pois havendo recebido autoridade dos principais dos sacerdotes, não somente encerrei muitos dos santos em prisões, como também dei o meu voto contra eles quando os matavam. 11 E, castigando-os muitas vezes por todas as sinagogas, obrigava-os a blasfemar; e enfurecido cada vez mais contra eles, perseguia-os até nas cidades estrangeiras. Atos 26:9-11 13 ainda que outrora eu era blasfemador, perseguidor, e injuriador; mas alcancei misericórdia, porque o fiz por ignorância, na incredulidade; 1 Timóteo 1:13 18 aconselho-te que de mim compres ouro refinado no fogo, para que te enriqueças; e vestes brancas, para que te vistas, e não seja manifesta a vergonha da tua nudez; e colírio, a fim de ungires os teus olhos, para que vejas. Apocalipse 3:18 9 Mas em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homem. Mateus 15:9
Trouxe a Agague - (cba)
1 Samuel 15:20
Isso foi absurdo, embora verdadeiro. Saul ofereceu seu supremo ato de desobediência como prova de obediência completa à ordem de Deus dada por intermédio do profeta Samuel. No estado de cegueira espiritual em que se encontrava, considerava o errado como certo e ficou ofendido por que Samuel não abriu uma exceção àquilo que ele considerava (e que em certo sentido era) uma vitória muito grande (ver PP, 629).
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
A teimosia tornou o caso de Saul sem esperança
1 Samuel 15:10-23
Foi a teimosia de Saul que tornou seu caso sem esperança, e, no entanto, quantos se aventuram a seguir seu exemplo. O Senhor em misericórdia envia palavras de reprovação para salvar os que erram, mas eles não se submetem a serem corrigidos. Eles insistem que não fizeram nada errado e, portanto, resistem ao Espírito de Deus ( The Review and Herald, 7 de maio de 1895 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Samuel 15:10-23
Quando a Bíblia fala em arrependimento de Deus, não significa uma mudança de propósito, como no caso do ser humano, mas, sim, de método. A mudança havia ocorrido em Saul: "Deixou de me seguir". Deste modo, ele fez com que Deus se tornasse seu inimigo. Samuel passou uma noite inteira intercedendo a Deus por ele. A rejeição dos pecadores é motivo de tristeza para os crentes. Deus não se deleita na morte deles, e nem nós.
Saul gaba-se de sua obediência perante Samuel. Assim, os pecadores pensam que, quando se justificam a si mesmos, escaparão do juízo eterno. Tanto o ruído do gado como a ferrugem da prata testemunharam contra ele (Tiago 5:3). Muitos se envaidecem ao imaginar que obedecem aos mandamentos de Deus; porém, então, o que significa a sua acomodação às circunstâncias carnais, o seu amor para com o mundo, o seu espírito irritável e perverso, e a sua negligência para com os deveres santos que testificam contra eles? veja de que males o dinheiro é a raiz. Note-se qual é a gravidade do pecado, e observe o que é que torna uma pessoa má aos olhos do Senhor, acima de qualquer outra coisa; é a desobediência: "não deste ouvidos à voz do Senhor".
O coração carnal e enganoso como o de Saul pensa que pode escusar-se dos mandamentos de Deus, e fazer o que mais lhe agrada. É difícil convencer os filhos da desobediência, mas a obediência humilde, sincera e consciente à vontade de Deus, é mais prazerosa e aceitável para ele do que todos os holocaustos e sacrifícios. É pela obediência, e não pelo sacrifício, que glorificamos mais a Deus e negamo-nos ao nosso próprio ego. É muito mais fácil levar um boi ou um cordeiro, para que sejam queimados sobre o altar, do que levar cativo cada pensamento altivo à obediência a Deus, e submeter a nossa vontade à vontade dEle. os que não estão dispostos a que Deus reine sobre eles, não são nem aptos e nem dignos de governar os homens.
- Veja também

Patriarcas e Profetas, Pág. 631

Patriarcas e Profetas, Pág. 732
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 13 Veio, pois, Samuel ter com Saul, e Saul lhe disse: Bendito sejas do Senhor; já cumpri a palavra do Senhor. 1 Samuel 15:13 9 Limpo estou, sem transgressão; puro sou, e não há em mim iniqüidade. Jó 33:9 5 Pois Jó disse: Sou justo, e Deus tirou-me o direito. Jó 34:5 2 Tens por direito dizeres: Maior é a minha justiça do que a de Deus? Jó 35:2 8 Farás tu vão também o meu juízo, ou me condenarás para te justificares a ti? Jó 40:8 20 Disse-lhe o jovem: Tudo isso tenho guardado; que me falta ainda? Mateus 19:20 29 Ele, porém, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: E quem é o meu próximo? Lucas 10:29 11 O fariseu, de pé, assim orava consigo mesmo: Ó Deus, graças te dou que não sou como os demais homens, roubadores, injustos, adúlteros, nem ainda com este publicano. Lucas 18:11 3 Porquanto, não conhecendo a justiça de Deus, e procurando estabelecer a sua própria, não se sujeitaram à justiça de Deus. Romanos 10:3 3 Vai, pois, agora e fere a Amaleque, e o destrói totalmente com tudo o que tiver; não o poupes, porém matarás homens e mulheres, meninos e crianças de peito, bois e ovelhas, camelos e jumentos. 8 E tomou vivo a Agague, rei dos amalequitas, porém a todo o povo destruiu ao fio da espada. 1 Samuel 15:3,8