Comentário Bíblico
Adventista
Sendo tu pequeno - (cba)
1 Samuel 15:17
À tradução literal do hebraico de 1 Samuel 15:17 permite duas interpretações: “Embora [ou quando] tu [eras] pequeno aos teus olhos, não [foste feito] cabeça das tribos de Israel?”, ou “Embora tu [sejas] pequeno aos teus olhos, não [sois] cabeça das tribos de Israel?” No texto hebraico, os verbos são sugeridos, em vez de expressos, e a tradução para o português exige que eles sejam acrescentados. Presumindo que Samuel se refere, nesta ocasião, a uma experiência passada, a ARA usa o passado, enquanto a NTLH considera que o profeta está pensando na declaração do rei feita em 1 Samuel 15:15 e, por isso, se dirige a ele no presente. A ARA interpreta que Samuel estava traçando um contraste entre a humildade anterior e o orgulho presente de Saul. Já a NTLH considera que a declaração expressa um contraste entre a suposta subordinação de Saul à vontade do povo (1 Samuel 15:15), uma falsa humildade e sua nomeação divina como líder (1 Samuel 15:17).
- 17 Prosseguiu, pois, Samuel: Embora pequeno aos teus próprios olhos, porventura não foste feito o cabeça das tribos de Israel? O Senhor te ungiu rei sobre Israel; 1 Samuel 15:17 15 Ao que respondeu Saul: De Amaleque os trouxeram, porque o povo guardou o melhor das ovelhas e dos bois, para os oferecer ao Senhor teu Deus; o resto, porém, destruímo-lo totalmente. 1 Samuel 15:15
A expressão “não te ungiu o Senhor rei sobre ele” parece ser apenas uma repetição do questionamento anterior: “não foste por cabeça das tribos de Israel”. Além disso, Saul justificou sua conduta, dizendo que fora “o povo” quem poupara “o melhor” do espólio, deixando subentendido que não conseguira contê-lo (1 Samuel 15:15). De acordo com a NTLH, Samuel desafiou a fuga de responsabilidade da parte de Saul — “você pode pensar que é uma pessoa sem importância”, ou seja, incapaz de exercer controle eficaz sobre seus homens — com a afirmação solene de que ele era o líder. Em 1 Samuel 15:17-19 (ver 1 Samuel 15:1-3), Samuel continuou a lembrar Saul de sua responsabilidade pessoal naquela situação: o Senhor (1) o ungira rei e, portanto, líder de todo o Israel, (2) o enviara contra os amalequitas, e (3) ordenara que ele os destruísse totalmente. Por que Saul não obedecera? A questão da obediência é central no relacionamento com o Deus.
- 15 Ao que respondeu Saul: De Amaleque os trouxeram, porque o povo guardou o melhor das ovelhas e dos bois, para os oferecer ao Senhor teu Deus; o resto, porém, destruímo-lo totalmente. 1 Samuel 15:15 17 Prosseguiu, pois, Samuel: Embora pequeno aos teus próprios olhos, porventura não foste feito o cabeça das tribos de Israel? O Senhor te ungiu rei sobre Israel; 18 e bem assim te enviou o Senhor a este caminho, e disse: Vai, e destrói totalmente a estes pecadores, os amalequitas, e peleja contra eles, até que sejam aniquilados. 19 Por que, pois, não deste ouvidos à voz do Senhor, antes te lançaste ao despojo, e fizeste o que era mau aos olhos do Senhor? 1 Samuel 15:17-19 1 Disse Samuel a Saul: Enviou-me o Senhor a ungir-te rei sobre o seu povo, sobre Israel; ouve, pois, agora as palavras do Senhor. 2 Assim diz o Senhor dos exércitos: Castigarei a Amaleque por aquilo que fez a Israel quando se lhe opôs no caminho, ae subir ele do Egito. 3 Vai, pois, agora e fere a Amaleque, e o destrói totalmente com tudo o que tiver; não o poupes, porém matarás homens e mulheres, meninos e crianças de peito, bois e ovelhas, camelos e jumentos. 1 Samuel 15:1-3
Samuel lembrou a Saul sua declaração quando fora ungido (1 Samuel 9:21), ocasião em que ele passara de uma posição humilde para ser o líder de Israel. Não é plano de Deus colocar Seus servos onde não possam ser tentados, nem lançá-los no meio da tentação, onde, depois cederem, Ele precise perdoá-los para permitir que voltem a pecar. Pelo contrário, Seu desejo é restaurá-los a ponto de que possam vencer a batalha contra o pecado. O Espírito Santo levou Cristo para o deserto a fim de que fosse tentado por Satanás (Marcos 1:12). Saul recebeu evidências inconfundíveis de que o Senhor o amava e o ajudaria em todo o tempo. Ele nunca poderia acusar Deus de, conhecendo sua natureza egocêntrica, falhar em lhe dar a oportunidade possível de fazer o bem e superar seus defeitos. O fato de o Senhor ter dado um novo coração a Saul não significa que o rei não poderia voltar a seu velho estilo de vida caso escolhesse fazê-lo. Saul se exaltaria? Então Deus precisaria humilhá-lo.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
A teimosia tornou o caso de Saul sem esperança
1 Samuel 15:10-23
Foi a teimosia de Saul que tornou seu caso sem esperança, e, no entanto, quantos se aventuram a seguir seu exemplo. O Senhor em misericórdia envia palavras de reprovação para salvar os que erram, mas eles não se submetem a serem corrigidos. Eles insistem que não fizeram nada errado e, portanto, resistem ao Espírito de Deus ( The Review and Herald, 7 de maio de 1895 ).
Deus guia os humildes e consagrados
1 Samuel 15:17
Aqui Samuel aponta o motivo da nomeação de Saul para o trono de Israel. Ele tinha uma opinião humilde de suas próprias capacidades e estava disposto a ser instruído. Quando a escolha divina caiu sobre ele, ele era deficiente em conhecimento e experiência, e tinha, com muitas boas qualidades, sérios defeitos de caráter. Mas o Senhor lhe concedeu o Espírito Santo como guia e auxiliador, e o colocou em uma posição onde pudesse desenvolver as qualidades necessárias para um governante de Israel.
Se confiasse em sua própria força e julgamento, Saul agiria impulsivamente e cometeria graves erros. Mas se ele permanecesse humilde, buscando constantemente ser guiado pela sabedoria divina, e avançando conforme a providência de Deus abrisse o caminho, ele seria habilitado a cumprir os deveres de sua alta posição comsucesso e honra. Sob a influência da graça divina, toda boa qualidade ganharia força, ao passo que os maus traços perderiam seu poder com a mesma firmeza.
Esta é a obra que o Senhor se propõe a fazer por todos os que se consagram a Ele ( The Signs of the Times, 7 de setembro de 1882 , reimpresso em The Review and Herald, 8 de novembro de 1887 ).
Os que se sentem insuficientes receberão ajuda
1 Samuel 15:17
Qualquer que seja a posição em que Deus nos tenha colocado, quaisquer que sejam nossas responsabilidades ou nossos perigos, devemos lembrar-nos de que Ele Se comprometeu a conceder a graça necessária ao buscador fervoroso. Os que se sentem insuficientes para sua posição, mas a aceitam porque Deus lhes ordena, confiando em Seu poder e sabedoria, prosseguirão de força em força. Quando iniciam seu trabalho, podem ter quase tudo a aprender; mas com Cristo como mestre, tornar-se-ão obreiros eficientes. Deus não confia Sua obra aos sábios do mundo; pois eles são orgulhosos demais para aprender. Ele escolhe aqueles que, sentindo suas deficiências, procuram ser guiados por uma sabedoria infalível ( The Signs of the Times, 7 de setembro de 1882 , reimpresso emThe Review and Herald, 8 de novembro de 1887 ).
Torne-se sensível a pequenas digressões
1 Samuel 15:17
Há muitos a quem Ele chamou para cargos em Sua obra pela mesma razão que chamou a Saulo — porque são pequenos aos seus próprios olhos, porque têm um espírito humilde e dócil. Em Sua providência, Ele os coloca onde possam aprender dEle. A todos os que receberem instrução, Ele concederá graça e sabedoria. É Seu propósito trazê-los a uma conexão tão íntima com Ele que Satanás não terá oportunidade de perverter seu julgamento ou dominar sua consciência. Ele lhes revelará seus defeitos de caráter, e concederá a todos os que buscam Sua ajuda, força para corrigir seus erros. Qualquer que seja o pecado que assedia o homem, quaisquer paixões amargas ou malignas que lutam pelo domínio, ele pode vencer, se vigiar e guerrear contra eles em nome e força do Auxiliador de Israel. Os filhos de Deus devem cultivar uma aguda sensibilidade ao pecado. Aqui, como em outros lugares, não devemos desprezar o dia das pequenas coisas. É um dos artifícios mais bem-sucedidos de Satanás levar os homens à prática de pequenos pecados, cegar a mente para o perigo de pequenas condescendências, pequenas divagações das exigências claramente declaradas de Deus. Muitos que se encolheriam de horror diante de alguma grande transgressão, são levados a considerar o pecado em pequenas questões como de conseqüência insignificante. Mas esses pequenos pecados comem a vida de piedade na alma. Os pés que entram por um caminho divergente do caminho certo estão tendendo para a estrada larga que termina na morte. Quando um movimento retrógrado começa, ninguém pode dizer onde ele pode terminar.... É um dos artifícios mais bem-sucedidos de Satanás levar os homens à prática de pequenos pecados, cegar a mente para o perigo de pequenas condescendências, pequenas divagações das exigências claramente declaradas de Deus. Muitos que se encolheriam de horror diante de alguma grande transgressão, são levados a considerar o pecado em pequenas questões como de conseqüência insignificante. Mas esses pequenos pecados comem a vida de piedade na alma. Os pés que entram por um caminho divergente do caminho certo estão tendendo para a estrada larga que termina na morte. Quando um movimento retrógrado começa, ninguém pode dizer onde ele pode terminar.... É um dos artifícios mais bem-sucedidos de Satanás levar os homens à prática de pequenos pecados, cegar a mente para o perigo de pequenas condescendências, pequenas divagações das exigências claramente declaradas de Deus. Muitos que se encolheriam de horror diante de alguma grande transgressão, são levados a considerar o pecado em pequenas questões como de conseqüência insignificante. Mas esses pequenos pecados comem a vida de piedade na alma. Os pés que entram por um caminho divergente do caminho certo estão tendendo para a estrada larga que termina na morte. Quando um movimento retrógrado começa, ninguém pode dizer onde ele pode terminar.... Muitos que se encolheriam de horror diante de alguma grande transgressão, são levados a considerar o pecado em pequenas questões como de conseqüência insignificante. Mas esses pequenos pecados comem a vida de piedade na alma. Os pés que entram por um caminho divergente do caminho certo estão tendendo para a estrada larga que termina na morte. Quando um movimento retrógrado começa, ninguém pode dizer onde ele pode terminar.... Muitos que se encolheriam de horror diante de alguma grande transgressão, são levados a considerar o pecado em pequenas questões como de conseqüência insignificante. Mas esses pequenos pecados comem a vida de piedade na alma. Os pés que entram por um caminho divergente do caminho certo estão tendendo para a estrada larga que termina na morte. Quando um movimento retrógrado começa, ninguém pode dizer onde ele pode terminar....
Devemos aprender a desconfiar de nós mesmos e a confiar inteiramente em Deus para orientação e apoio, para o conhecimento de Sua vontade e força para realizá-la ( The Signs of the Times, 7 de setembro de 1882 , reimpresso em The Review and Herald, novembro 8, 1887 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Samuel 15:10-23
Quando a Bíblia fala em arrependimento de Deus, não significa uma mudança de propósito, como no caso do ser humano, mas, sim, de método. A mudança havia ocorrido em Saul: "Deixou de me seguir". Deste modo, ele fez com que Deus se tornasse seu inimigo. Samuel passou uma noite inteira intercedendo a Deus por ele. A rejeição dos pecadores é motivo de tristeza para os crentes. Deus não se deleita na morte deles, e nem nós.
Saul gaba-se de sua obediência perante Samuel. Assim, os pecadores pensam que, quando se justificam a si mesmos, escaparão do juízo eterno. Tanto o ruído do gado como a ferrugem da prata testemunharam contra ele (Tiago 5:3). Muitos se envaidecem ao imaginar que obedecem aos mandamentos de Deus; porém, então, o que significa a sua acomodação às circunstâncias carnais, o seu amor para com o mundo, o seu espírito irritável e perverso, e a sua negligência para com os deveres santos que testificam contra eles? veja de que males o dinheiro é a raiz. Note-se qual é a gravidade do pecado, e observe o que é que torna uma pessoa má aos olhos do Senhor, acima de qualquer outra coisa; é a desobediência: "não deste ouvidos à voz do Senhor".
O coração carnal e enganoso como o de Saul pensa que pode escusar-se dos mandamentos de Deus, e fazer o que mais lhe agrada. É difícil convencer os filhos da desobediência, mas a obediência humilde, sincera e consciente à vontade de Deus, é mais prazerosa e aceitável para ele do que todos os holocaustos e sacrifícios. É pela obediência, e não pelo sacrifício, que glorificamos mais a Deus e negamo-nos ao nosso próprio ego. É muito mais fácil levar um boi ou um cordeiro, para que sejam queimados sobre o altar, do que levar cativo cada pensamento altivo à obediência a Deus, e submeter a nossa vontade à vontade dEle. os que não estão dispostos a que Deus reine sobre eles, não são nem aptos e nem dignos de governar os homens.
- Veja também

Patriarcas e Profetas, Pág. 631

A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 242
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 21 Então respondeu Saul: Acaso não sou eu benjamita, da menor das tribos de Israel? E não é a minha família a menor de todas as famílias da tribo de Benjamim? Por que, pois, me falas desta maneira? 1 Samuel 9:21 22 Pelo que tornaram a perguntar ao Senhor: Não veio o homem ainda para cá? E respondeu o Senhor: Eis que se escondeu por entre a bagagem: 1 Samuel 10:22 15 Replicou-lhe Gideão: Ai, senhor meu, com que livrarei a Israel? eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu o menor na casa de meu pai. Juízes 6:15 1 Quando Efraim falava, tremia-se; foi exaltado em Israel; mas quando ele se fez culpado no tocante a Baal, morreu. Oséias 13:1 4 Portanto, quem se tornar humilde como esta criança, esse é o maior no reino dos céus. Mateus 18:4 1 Disse Samuel a Saul: Enviou-me o Senhor a ungir-te rei sobre o seu povo, sobre Israel; ouve, pois, agora as palavras do Senhor. 2 Assim diz o Senhor dos exércitos: Castigarei a Amaleque por aquilo que fez a Israel quando se lhe opôs no caminho, ae subir ele do Egito. 3 Vai, pois, agora e fere a Amaleque, e o destrói totalmente com tudo o que tiver; não o poupes, porém matarás homens e mulheres, meninos e crianças de peito, bois e ovelhas, camelos e jumentos. 1 Samuel 15:1-3 1 Então Samuel tomou um vaso de azeite, e o derramou sobre a cabeça de Saul, e o beijou, e disse: Porventura não te ungiu o Senhor para ser príncipe sobre a sua herança? 1 Samuel 10:1