Comentário Bíblico
Adventista
Todo o mundo procurava - (cba)
1 Reis 10:24
Era propósito de Deus que Israel fosse exaltado “sobre todas as nações da terra” e que fosse posto “por cabeça, e não por cauda” (Deuteronômio 28:1,13). O filho de Deus, porém, deve buscar primeiramente o reino dos céus (Mateus 6:33; Lucas 12:31). A mais elevada sabedoria do mundo é a de Deus, que é o fundamento de toda sabedoria; é o segredo para encontrar as maiores bênçãos e os maiores tesouros da Terra. O propósito de Deus estava sendo cumprido na exaltação de Israel. As nações que fossem até Salomão ouviriam sobre seu Deus e receberiam o convite para aceitar a religião de Yahweh. Pouco a pouco, por meio de contatos e esforços missionários, o mundo seria evangelizado.
- 1 Se ouvires atentamente a voz do Senhor teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o Senhor teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra; 13 E o Senhor te porá por cabeça, e não por cauda; e só estarás por cima, e não por baixo; se obedeceres aos mandamentos do Senhor teu Deus, que eu hoje te ordeno, para os guardar e cumprir, Deuteronômio 28:1,13 33 Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Mateus 6:33 31 Buscai antes o seu reino, e estas coisas vos serão acrescentadas. Lucas 12:31
Que Deus lhe pusera - (cba)
1 Reis 10:24
A sabedoria de Salomão, que todo o mundo buscava ouvir, vinha de Deus e conduzia a Ele. Nessa elevada sabedoria está o segredo da força e da glória do reino de Israel.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Tenha pena do homem que foi invejado
1 Reis 10:18-27
Ver Eclesiastes 1:14. Muitos invejaram a popularidade e a abundante glória de Salomão, pensando que, de todos os homens, ele deveria ser o mais feliz. Mas em meio a toda essa glória de exibição artificial, o homem invejado é o que mais merece pena. Seu semblante está sombrio de desespero. Todo o esplendor sobre ele é para ele apenas zombaria da aflição e angústia de seus pensamentos enquanto revisa sua vida desperdiçada na busca da felicidade através da indulgência e gratificação egoísta de todos os desejos ( The Signs of the Times, 7 de fevereiro de 1878 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Reis 10:14-29
Salomão aumentava a sua riqueza. A sua prata era incontável. Tal é a natureza da riqueza mundana, cuja abundância lhe subtrai o valor; de maneira muito mais intensa, o gozo das riquezas espirituais deveria diminuir a nossa estima pelas posses terrenas. Se o ouro em abundância faz com que a prata seja desprezada, a sabedoria, a graça, e o desfrutar de antemão as delícias do céu, que é muitíssimo melhor do que o ouro, não fará com que o ouro seja estimado em pouco?
Devemos ver na grandeza de Salomão o cumprimento da promessa de Deus, e ser estimulados a buscar em primeiro lugar a justiça do reino de Deus. Salomão é o que, após experimentar os prazeres terrenos, escreveu um livro para mostrar o quão vãs são as coisas terrenas, bem como a aflição de espírito que as acompanham, e a atitude néscia dos que depositam nelas o seu coração. E para recomendar seriamente a piedade, como o que fará muito mais do que as riquezas e o poder possam alcançar para fazer-nos felizes; e, através da graça de Deus, tudo está ao nosso alcance.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 9 Dá, pois, a teu servo um coração entendido para julgar o teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; porque, quem poderia julgar a este teu tão grande povo? 12 eis que faço segundo as tuas palavras. Eis que te dou um coração tão sábio e entendido, que antes de ti teu igual não houve, e depois de ti teu igual não se levantará. 28 E todo o Israel ouviu a sentença que o rei proferira, e temeu ao rei; porque viu que havia nele a sabedoria de Deus para fazer justiça. 1 Reis 3:9,12,28 6 Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca procedem o conhecimento e o entendimento; Provérbios 2:6 17 Ora, quanto a estes quatro jovens, Deus lhes deu o conhecimento e a inteligência em todas as letras e em toda a sabedoria; e Daniel era entendido em todas as visões e todos os sonhos. Daniel 1:17 21 Ele muda os tempos e as estações; ele remove os reis e estabelece os reis; é ele quem dá a sabedoria aos sábios e o entendimento aos entendidos. 23 Ó Deus de meus pais, a ti dou graças e louvor porque me deste sabedoria e força; e agora me fizeste saber o que te pedimos; pois nos fizeste saber este assunto do rei. Daniel 2:21,23 11 Há no teu reino um homem que tem o espírito dos deuses santos; e nos dias de teu pai se achou nele luz, e inteligência, e sabedoria, como a sabedoria dos deuses; e teu pai, o rei Nabucodonozor, sim, teu pai, ó rei, o constituiu chefe dos magos, dos encantadores, dos caldeus, e dos adivinhadores; Daniel 5:11 5 Ora, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não censura, e ser-lhe-á dada. Tiago 1:5