Comentário Bíblico
Adventista
Atentei - (cba)
Eclesiastes 1:14
A palavra hebraica geralmente significa mais do que olhar apenas a forma e aparência exterior. É uma aguda percepção. O substantivo derivado significa "visão", ou seja, uma revelação. Aqui, denota a aguda observação de Salomão, baseada em seu estudo dos fatos envolvidos.
Obras - (cba)
Eclesiastes 1:14
Ou seja, projetos e atividades humanas, muitos dos quais se mostram sem valor ou benefício.
Aflição de espírito (ARC) - (cba)
Eclesiastes 1:14
A palavra traduzida como "aflição" (ARC) pode derivar da raiz "alimentar", "pastorear". "Espírito" é tradução de um vocábulo que também significa "vento". Assim, a expressão pode ser traduzida como "correr atrás do vento" (ARA) ou "apascentar o vento", como em Oséias 12:1: "Efraim apascenta o vento e persegue o vento leste todo o dia." Apesar da tradução, esta figura de linguagem enfatiza o caráter insuficiente de muitos dos esforços e estudos humanos. A mesma figura se repete em Isaías 44:20: "Tal homem se apascenta de cinza."
- 1 Efraim apascenta o vento, segue o vento oriental todo o dia; multiplica a mentira e a destruição; e fazem aliança com a Assíria, e o azeite se leva ao Egito Oséias 12:1 20 Apascenta-se de cinza. O seu coração enganado o desviou, de maneira que não pode livrar a sua alma, nem dizer: Porventura não há uma mentira na minha mão direita? Isaías 44:20
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Aprender sem Deus é tolice
Eclesiastes 1:13-14
Salomão teve grande aprendizado; mas sua sabedoria era tolice; pois ele não sabia como permanecer em independência moral, livre do pecado, na força de um caráter moldado à semelhança divina. Solomon nos contou o resultado de sua pesquisa, seus esforços meticulosos, sua perseverante investigação. Ele declara sua sabedoria totalmente vaidade ( The Review and Herald, 5 de abril de 1906 ).
Nota
Eclesiastes 1:13-18
Veja Gênesis 3:6.
“Tudo é vaidade”
Eclesiastes 1:14
Ver Eclesiastes 10:16-19; 1 Reis 10:18-23; 2 Crônicas 9:17-22. Salomão estava sentado em um trono de marfim, cujos degraus eram de ouro maciço, ladeados por seis leões de ouro. Seus olhos pousaram em jardins altamente cultivados e belos bem diante dele. Esses terrenos eram visões de beleza, arranjadas para se assemelhar, tanto quanto possível, ao jardim do Éden. Árvores e arbustos escolhidos, e flores de todas as variedades, tinham sido trazidas de terras estrangeiras para embelezá-las. Aves de todas as variedades de plumagem brilhante esvoaçavam de árvore em árvore, tornando o ar vocal com canções doces. Atendentes jovens, maravilhosamente vestidos e decorados, esperavam para obedecer ao seu menor desejo. Cenas de folia, música, esportes e jogos foram organizadas para sua diversão com um gasto extravagante de dinheiro.
- 16 Ai de ti, ó terra, quando o teu rei é criança, e quando os teus príncipes banqueteiam de manhã! 17 Bem-aventurada tu, ó terra, quando o teu rei é filho de nobres, e quando os teus príncipes comem a tempo, para refazerem as forças, e não para bebedice! 18 Pela preguiça se enfraquece o teto, e pela frouxidão das mãos a casa tem goteiras. 19 Para rir é que se dá banquete, e o vinho alegra a vida; e por tudo o dinheiro responde. Eclesiastes 10:16-19 18 Fez mais o rei um grande trono de marfim, e o revestiu de ouro puríssimo. 19 Tinha o trono seis degraus, e o alto do trono era redondo pelo espaldar; de ambos os lados tinha braços junto ao assento, e dois leões em pé junto aos braços. 20 E sobre os seis degraus havia doze leões de ambos os lados; outro tal não se fizera em reino algum. 21 Também todos os vasos de beber de rei Salomão eram de ouro, e todos os vasos da casa do bosque do Líbano eram de ouro puro; não havia nenhum de prata, porque nos dias de Salomão a prata não tinha estimação alguma. 22 Porque o rei tinha no mar uma frota de Társis, com a de Hirão; de três em três anos a frota de Társis voltava, trazendo ouro e prata, marfim, bugios e pavões. 23 Assim o rei Salomão excedeu a todos os reis da terra, tanto em riquezas como em sabedoria. 1 Reis 10:18-23 17 Fez mais o rei um grande trono de marfim, e o revestiu de ouro puro. 18 O trono tinha seis degraus e um estrado de ouro, que eram ligados ao trono, e de ambos os lados tinha braços junto ao lugar do assento, e dois leões de pé junto aos braços. 19 E havia doze leões em pé de um e outro lado sobre os seis degraus; outro tal não se fizera em reino algum. 20 Também todos os vasos de beber do rei Salomão eram de ouro, e todos os utensílios da casa do bosque do Líbano, de ouro puro; a prata reputava-se sem valor nos dias de Salomão. 21 Pois o rei tinha navios que iam a Társis com os servos de Hurão; de três em três anos os navios voltavam de Társis, trazendo ouro, prata, marfim, bugios e pavões. 22 Assim excedeu o rei Salomão todos os reis da terra, em riqueza e em sabedoria. 2 Crônicas 9:17-22
Mas tudo isso não trouxe felicidade ao rei. Ele se sentou em seu trono magnífico, seu rosto carrancudo escuro com desespero. A dissipação deixara sua impressão em seu rosto outrora justo e intelectual. Ele foi tristemente mudado do jovem Salomão. Sua testa estava franzida com cuidado e infelicidade, e ele carregava em cada traço as marcas inconfundíveis de indulgência sensual. Seus lábios estavam preparados para irromper em reprovações ao menor desvio de seus desejos.
Seus nervos destroçados e corpo desgastado mostravam o resultado da violação das leis da Natureza. Ele confessou uma vida desperdiçada, uma busca malsucedida pela felicidade. Seu é o lamento lamentoso: “Tudo é vaidade e aflição de espírito”. [ Eclesiastes 10:16-19 citado.]
Era costume os hebreus comerem apenas duas vezes por dia, a refeição mais farta não vinha muito longe do meio do dia. Mas os hábitos luxuosos dos pagãos foram enxertados na nação, e o rei e seus príncipes estavam acostumados a estender suas festividades até tarde da noite. Por outro lado, se a primeira parte do dia era dedicada a banquetes e a beber vinho, os oficiais e governantes do reino eram totalmente inaptos para seus graves deveres.
Salomão estava cônscio do mal que crescia da condescendência com o apetite pervertido, mas parecia impotente para operar a necessária reforma. Ele estava ciente de que a força física, os nervos calmos e a moral sã só podem ser garantidos pela temperança. Ele sabia que a gula leva à embriaguez, e que a intemperança em qualquer grau desqualifica um homem para qualquer cargo de confiança. Banquetes gulosos, e comida ingerida no estômago em épocas intempestivas, deixam uma influência sobre cada fibra do organismo; e a mente também é seriamente afetada pelo que comemos e bebemos.
A vida de Salomão ensina uma lição de advertência não só aos jovens, mas também aos de idade madura. Estamos aptos a considerar os homens de experiência como seguros das seduções do prazer pecaminoso. Mas ainda vemos frequentemente aqueles cuja vida inicial foi exemplar sendo levados pelas fascinações do pecado e sacrificando sua masculinidade dada por Deus para gratificação própria. Por um tempo eles vacilam entre os impulsos do princípio e sua inclinação para seguir um curso proibido; mas a corrente do mal finalmente se mostra forte demais para suas boas resoluções, como no caso do outrora sábio e justo rei Salomão...
Caro leitor, enquanto você fica imaginando nas encostas de Moriá e olha através do vale do Cedron para aqueles santuários pagãos arruinados, leve a lição do rei arrependido para o seu coração e seja sábio. Faça de Deus a sua confiança. Vire seu rosto resolutamente contra a tentação. Vício é umdispendiosa indulgência. Seus efeitos são terríveis sobre as constituições daqueles a quem ela não destrói rapidamente. Uma cabeça tonta, perda de força, perda de memória, desarranjos do cérebro, coração e pulmões, seguem rapidamente a tal transgressão das regras de saúde e moralidade ( The Health Reformer, junho de 1878 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Eclesiastes 1:12-18
Salomão provou todas as coisas e nelas encontrou vaidade. Considerou que a sua busca por conhecimento era esgotamento, não somente para a carne, mas também para a mente. Quanto mais contemplou as obras feitas debaixo do sol, mais percebeu a vaidade destas; e a visão frequentemente afligiu o seu espírito. Não podia alcançar satisfação para si mesmo e nem para os demais, algo que ele esperava. A busca por conhecimento e sabedoria trouxe às claras a maldade e a miséria do homem, de modo que quanto mais sabia, mais razão encontrava para lamentar-se e condoer-se. Aprendamos a odiar e a temer o pecado, que é a causa de toda esta vaidade e miséria, a valorizar a Cristo e buscar repouso no conhecimento, no amor e no serviço do Salvador.
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- Análise em Cadeia 17 E apliquei o coração a conhecer a sabedoria e a conhecer os desvarios e as loucuras; e vim a saber que também isso era desejo vao. 18 Porque na muita sabedoria há muito enfado; e o que aumenta o conhecimento aumenta a tristeza. Eclesiastes 1:17,18 11 Então olhei eu para todas as obras que as minhas mãos haviam feito, como também para o trabalho que eu aplicara em fazê-las; e eis que tudo era vaidade e desejo vão, e proveito nenhum havia debaixo do sol. 17 Pelo que aborreci a vida, porque a obra que se faz debaixo do sol me era penosa; sim, tudo é vaidade e desejo vão. 26 Porque ao homem que lhe agrada, Deus dá sabedoria, e conhecimento, e alegria; mas ao pecador dá trabalho, para que ele ajunte e amontoe, a fim de dá-lo àquele que agrada a Deus: Também isso é vaidade e desejo vão. Eclesiastes 2:11,17,26 30 A sabedoria de Salomão era maior do que a de todos os do Oriente e do que toda a sabedoria dos egípcios. 31 Era ele ainda mais sábio do que todos os homens, mais sábio do que Etã, o ezraíta, e do que Hemã, Calcol e Darda, filhos de Maol; e a sua fama correu por todas as nações em redor. 32 Proferiu ele três mil provérbios, e foram os seus cânticos mil e cinco. 1 Reis 4:30-32 5 Eis que mediste os meus dias a palmos; o tempo da minha vida é como que nada diante de ti. Na verdade, todo homem, por mais firme que esteja, é totalmente vaidade. 6 Na verdade, todo homem anda qual uma sombra; na verdade, em vão se inquieta, amontoa riquezas, e não sabe quem as levará. Salmos 39:5,6 4 Também vi eu que todo trabalho e toda destreza em obras provêm da inveja que o homem tem do seu próximo. Também isso é e vaidade e desejo vão. Eclesiastes 4:4 9 Melhor é a vista dos olhos do que o vaguear da cobiça; também isso é vaidade, e desejo vão. Eclesiastes 6:9