Comentário Bíblico
Adventista
Efraim - (cba)
Oséias 12:1
Aqui um sinônimo para o reino do norte de Israel.
Apascenta o vento - (cba)
Oséias 12:1
Em vez de buscar ao Senhor como a fonte de segurança, Israel recorreu a alianças estrangeiras para ajudá-lo a manter seu poder que entrava em declínio. "Vento" é usado em sentido figurado para indica r o que é vazio e vão, sem valor real ou prático. Portanto, alimentar-se de vento é ter prazer ou se nutrir de nada.
O vento leste - (cba)
Oséias 12:1
Ver com. de Jeremias 18:17. Seguir o vento oriental é buscar vãs esperanças e planos impraticáveis. Em medida mais ampla, a alusão é feita ao poder destruidor do vento leste, torn ando-o figurativamente uma representação maior de algo que é vão e vazio. Ele representa o que é nocivo e destrutivo. O vento leste na Palestina, trazendo grandes extensões de resíduos de areia, é abrasador e des trutivo para a vegetação, opressivo para o homem, violento sobre o mar (ver Salmos 48:7) e em terra (ver Jó 27:21; Jeremias 18:17). Portanto, seguir o vento leste significa destruição. A primeira parte de Oséias 12:1, na LXX, afirma: "Mas Efraim é um espírito maligno, ele perseguia o vento oriental todo o dia."
- 17 Com vento oriental os espalharei diante do inimigo; mostrar-lhes-ei as costas e não o rosto, no dia da sua calamidade. Jeremias 18:17 7 Com um vento oriental quebraste as naus de Társis. Salmos 48:7 21 O vento oriental leva-o, e ele se vai; sim, varre-o com ímpeto do seu lugar: Jó 27:21 1 Efraim apascenta o vento, segue o vento oriental todo o dia; multiplica a mentira e a destruição; e fazem aliança com a Assíria, e o azeite se leva ao Egito Oséias 12:1
Multiplica mentiras - (cba)
Oséias 12:1
Alguns explicam esta expressão como a descrição da falsa adoração de Israel e seus efeitos negativos (ver Amós 2:4). Outros tomam esta passagem como uma referência à conduta de Efraim para com seus companheiros na violência e no roubo (cf. Jeremias 6:7; Amós 3:10). O fato é que toda a vida do reino do norte era uma mentira. Seu povo hav ia renunciado à autoridade divina. Eles se rebelaram contra a dinas tia de Davi. Rejeitaram o sacerdócio dos filhos de Arão e passaram a adorar bezerros de ouro. Renunciaram ao Senhor para cultuar Baal e Astarote e afrouxaram os laços da moralidade na vida social. Procuraram ajuda em tempos de angústia nacional, não no Senhor, mas em um tempo na Assíria e, em outro, no Egito (ver com. de Oséias 11:5). No entanto, o tempo todo afirmavam ser o povo de Deus. Eles se gabava m de ter Jacó como seu pai, o que explica por que a vida de Jacó é aqui citada (Oséias 12:3,4) como uma repreensão aos seus descendentes.
- 4 Assim diz o Senhor: Por três transgressoes de Judá, sim, por quatro, não retirarei o castigo; porque rejeitaram a lei do Senhor, e não guardaram os seus estatutos, antes se deixaram enganar por suas próprias mentiras, após as quais andaram seus pais. Amós 2:4 7 Como o poço conserva frescas as suas águas, assim ela conserva fresca a sua maldade; violência e estrago se ouvem nela; enfermidade e feridas há diante de mim continuadamente. Jeremias 6:7 10 Pois não sabem fazer o que é reto, diz o Senhor, aqueles que entesouram nos seus palácios a violência e a destruição. Amós 3:10 5 Não voltarão para a terra do Egito; mas a Assíria será seu rei; porque recusam converter-se. Oséias 11:5 3 No ventre pegou do calcanhar de seu irmão; e na sua idade varonil lutou com Deus. 4 Lutou com o anjo, e prevaleceu; chorou, e lhe fez súplicas. Em Betel o achou, e ali falou Deus com ele; Oséias 12:3,4
E destruição - (cba)
Oséias 12:1
É significativo que a mentira e a destruição estejam acopladas aqui. Deus sempre liga pecados sem arrependimento e sua punição. Multiplicar um é multiplicar o outro. O pecado é a causa da qual o castigo é a consequência, um efeito que, tragicamente, a maioria parece ignorar até que seja tarde demais (ver Romanos 2:4-6).
E faz aliança - (cba)
Oséias 12:1
Também entre outros povos antigos como os gregos e os romanos, o sacrifício de animais ratificava as disposições de um acordo entre as partes interessadas. Esse desejo de alianças estrangeiras é dado como uma prova positiva da apostasia de Israel. O pagamento de elevados tributos à Assíria, em vez de impedi-la de invadir suas terras, só estimulou os assírios a invadir a terra de Israel por mais riqueza (ver Eclesiastes 5:10). As ambições políticas, econômicas e territoriais das potências imperiais, como a Assíri a, nunca se satisfazem. Tendo uma vez começado a pagar tributo a esse poder da Mesopotâmia, Israel não poderia conter a demanda incontrolável do império. Assim, se deu a ruína de Israel.
O azeite - (cba)
Oséias 12:1
Normalmente, uma referência ao azeite de oliva, um produto abundante na Palestina (cf. Deuteronômio 8:7,8; Ezequiel 27:17). Este óleo foi, provavelmente, enviado ao Egito como um presente para conquistar o interesse do país e ass istência contra a Assíria.
- 7 Porque o Senhor teu Deus te está introduzindo numa boa terra, terra de ribeiros de águas, de fontes e de nascentes, que brotam nos vales e nos outeiros; 8 terra de trigo e cevada; de vides, figueiras e romeiras; terra de oliveiras, de azeite e de mel; Deuteronômio 8:7,8 17 Judá e a terra de Israel eram teus mercadores; pelas tuas mercadorias trocavam o trigo de Minite, cera, mel, azeite e bálsamo. Ezequiel 27:17
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Oséias 12:1-6
Efraim abriga esperanças vãs de socorro por parte do homem, quando está em inimizade contra Deus, os judeus pensavam, de modo vão, que ganhariam os egípcios com um presente dos produtos de seu país.
Judá também é confrontada com isto. Deus vê os pecados cometidos por seu povo e os chamará a prestarem contas. são relembrados daquilo que fez Jacó, e do que o Senhor fez por ele. Quando a fé que possuíam na promessa divina venceu os seus temores, então, por sua fortaleza, prevaleceu diante de Deus.
Ele é Jeová, o mesmo que era, que é, e que há de vir. o que para um foi uma revelação de Deus, tornou-se um monumento para muitos, para todas as gerações. Então, que aqueles que apartaram-se de Deus voltemse a Ele, Que se volte ao Senhor com arrependimento e fé, como voltando-se ao seu Deus. Que aqueles que são convertidos a Ele andem com Ele em toda santa conversação e bondade. Lutemos com Ele pelas bênçãos prometidas, decididos a não ceder até que prevaleçamos; e busquemo-lo em suas ordenanças.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 7 Porquanto semeiam o vento, hão de ceifar o turbilhão; não haverá seara, a erva não dará farinha; se a der, tragá-la-ão os estrangeiros. Oséias 8:7 2 Porventura responderá o sábio com ciência de vento? E encherá do vento oriental o seu ventre, Jó 15:2 22 O vento apascentará todos os teus pastores, e os teus namorados irão para o cativeiro; certamente então te confundirás, Jeremias 22:22 12 Efraim me cercou com mentira, e a casa de Israel com engano; mas Judá ainda domina com Deus, e com o Santo está fiel. Oséias 11:12 13 Quando Efraim viu a sua enfermidade, e Judá a sua chaga, recorreu Efraim à Assíria e enviou ao rei Jarebe; mas ele não pode curar-vos, nem sarar a vossa chaga. Oséias 5:13 19 Então veio Pul, rei da Assíria, contra a terra; e Menaém deu a Pul mil talentos de prata, para que este o ajudasse a firmar o reino na sua mão. 2 Reis 15:19 4 O rei da Assíria , porém, achou em Oséias conspiração; porque ele enviara mensageiros a Sô, rei do Egito, e não pagava, como dantes, os tributos anuais ao rei da Assíria; então este o encerrou e o pôs em grilhões numa prisão. 5 E o rei da Assíria subiu por toda a terra, e chegando a Samária sitiou-a por três anos. 6 No ano nono de Oséias, o rei da Assíria tomou Samária, e levou Israel cativo para a Assíria; e fê-los habitar em Hala, e junto a Habor, o rio de Gozã, e nas cidades dos medos. 2 Reis 17:4-6 6 Oráculo contra a Besta do Sul. Através da terra de aflição e de angústia, de onde vem a leoa e o leão, o basilisco, a áspide e a serpente voadora, levam às costas de jumentinhos as suas riquezas, e sobre as corcovas de camelos os seus tesouros, a um povo que de nada lhes aproveitará. 7 Pois o Egito os ajuda em vão, e para nenhum fim; pelo que lhe tenho chamado Raabe que não se move. Isaías 30:6,7 6 Após elas brotavam sete espigas miúdas e queimadas do vento oriental; Gênesis 41:6 10 Mas, estando plantada, prosperará? Não se secará de todo, quando a tocar o vento oriental? Nas aréolas onde cresceu se secará. Ezequiel 17:10