Comentário Bíblico
Adventista
Carros e cavaleiros - (cba)
1 Reis 10:26
Ver com. de 1 Reis 4:26. A reunião de carros e cavaleiros é sinal de conquista militar e extensão do império pela força. O acúmulo de cavalos era contrário ao propósito divino, que instruiu que o futuro rei de Israel “não multiplicará para si cavalos” (Deuteronômio 17:16). Ganhos obtidos por esses meios provariam ser grandes perdas. Salomão não percebeu isso e logo chegou a um ponto delicado do caminho. Diante dele estava a opção da obediência, que levaria à paz e glória permanentes; e a da desobediência, que resultaria em dificuldades, opressão e vergonha.
- 26 Salomão tinha também quarenta mil manjedouras para os cavalos dos seus carros, e doze mil cavaleiros. 1 Reis 4:26 16 Ele, porém, não multiplicará para si cavalos, nem fará voltar o povo ao Egito, para multiplicar cavalos; pois o Senhor vos tem dito: Nunca mais voltareis por este caminho. Deuteronômio 17:16
Cidades para os carros - (cba)
1 Reis 10:26
É provável que estas cidades fossem postos militares que mantinham os povos em sujeição. Estábulos em Megido, mais provavelmente de Acabe, foram descobertos (ver com. de 1 Reis 9:15).
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Tenha pena do homem que foi invejado
1 Reis 10:18-27
Ver Eclesiastes 1:14. Muitos invejaram a popularidade e a abundante glória de Salomão, pensando que, de todos os homens, ele deveria ser o mais feliz. Mas em meio a toda essa glória de exibição artificial, o homem invejado é o que mais merece pena. Seu semblante está sombrio de desespero. Todo o esplendor sobre ele é para ele apenas zombaria da aflição e angústia de seus pensamentos enquanto revisa sua vida desperdiçada na busca da felicidade através da indulgência e gratificação egoísta de todos os desejos ( The Signs of the Times, 7 de fevereiro de 1878 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Reis 10:14-29
Salomão aumentava a sua riqueza. A sua prata era incontável. Tal é a natureza da riqueza mundana, cuja abundância lhe subtrai o valor; de maneira muito mais intensa, o gozo das riquezas espirituais deveria diminuir a nossa estima pelas posses terrenas. Se o ouro em abundância faz com que a prata seja desprezada, a sabedoria, a graça, e o desfrutar de antemão as delícias do céu, que é muitíssimo melhor do que o ouro, não fará com que o ouro seja estimado em pouco?
Devemos ver na grandeza de Salomão o cumprimento da promessa de Deus, e ser estimulados a buscar em primeiro lugar a justiça do reino de Deus. Salomão é o que, após experimentar os prazeres terrenos, escreveu um livro para mostrar o quão vãs são as coisas terrenas, bem como a aflição de espírito que as acompanham, e a atitude néscia dos que depositam nelas o seu coração. E para recomendar seriamente a piedade, como o que fará muito mais do que as riquezas e o poder possam alcançar para fazer-nos felizes; e, através da graça de Deus, tudo está ao nosso alcance.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 26 Salomão tinha também quarenta mil manjedouras para os cavalos dos seus carros, e doze mil cavaleiros. 1 Reis 4:26 16 Ele, porém, não multiplicará para si cavalos, nem fará voltar o povo ao Egito, para multiplicar cavalos; pois o Senhor vos tem dito: Nunca mais voltareis por este caminho. Deuteronômio 17:16 14 Salomão ajuntou carros e cavaleiros; teve mil e quatrocentos carros e doze mil cavaleiros, que colocou nas cidades dos carros e junto de si em Jerusalém. 2 Crônicas 1:14 25 Teve também Salomão quatro mil manjedouras para os cavalos de seus carros, doze mil cavaleiros; e os colocou nas cidades dos carros, e junto ao rei em Jerusalém. 2 Crônicas 9:25 7 A sua terra está cheia de prata e ouro, e são sem limite os seus tesouros; a sua terra está cheia de cavalos, e os seus carros não tem fim. Isaías 2:7 25 Teve também Salomão quatro mil manjedouras para os cavalos de seus carros, doze mil cavaleiros; e os colocou nas cidades dos carros, e junto ao rei em Jerusalém. 2 Crônicas 9:25 19 como também todas as cidades-armazéns que Salomão tinha, as cidades dos carros as cidades dos cavaleiros, e tudo o que Salomão quis edificar em Jerusalém, no Líbano, e em toda a terra de seu domínio. 1 Reis 9:19