Comentário Bíblico
Adventista
Como pedras - (cba)
1 Reis 10:27
Prata e cedro eram comuns, mas a piedade era rara. Quem multiplica ouro, multiplica pesar e problemas. Quem multiplica amor verdadeiro tem riqueza de paz e contentamento que ouro algum pode comprar (Provérbios 16:8,16).
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Tenha pena do homem que foi invejado
1 Reis 10:18-27
Ver Eclesiastes 1:14. Muitos invejaram a popularidade e a abundante glória de Salomão, pensando que, de todos os homens, ele deveria ser o mais feliz. Mas em meio a toda essa glória de exibição artificial, o homem invejado é o que mais merece pena. Seu semblante está sombrio de desespero. Todo o esplendor sobre ele é para ele apenas zombaria da aflição e angústia de seus pensamentos enquanto revisa sua vida desperdiçada na busca da felicidade através da indulgência e gratificação egoísta de todos os desejos ( The Signs of the Times, 7 de fevereiro de 1878 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Reis 10:14-29
Salomão aumentava a sua riqueza. A sua prata era incontável. Tal é a natureza da riqueza mundana, cuja abundância lhe subtrai o valor; de maneira muito mais intensa, o gozo das riquezas espirituais deveria diminuir a nossa estima pelas posses terrenas. Se o ouro em abundância faz com que a prata seja desprezada, a sabedoria, a graça, e o desfrutar de antemão as delícias do céu, que é muitíssimo melhor do que o ouro, não fará com que o ouro seja estimado em pouco?
Devemos ver na grandeza de Salomão o cumprimento da promessa de Deus, e ser estimulados a buscar em primeiro lugar a justiça do reino de Deus. Salomão é o que, após experimentar os prazeres terrenos, escreveu um livro para mostrar o quão vãs são as coisas terrenas, bem como a aflição de espírito que as acompanham, e a atitude néscia dos que depositam nelas o seu coração. E para recomendar seriamente a piedade, como o que fará muito mais do que as riquezas e o poder possam alcançar para fazer-nos felizes; e, através da graça de Deus, tudo está ao nosso alcance.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 15 E o rei tornou o ouro e a prata tão comuns em Jerusalém como as pedras, e os cedros tantos em abundância como os sicômoros que há na baixada. 16 Os cavalos que Salomão tinha eram trazidos do Egito e de Coa; e os mercadores do rei os recebiam de Coa por preço determinado. 17 E faziam subir e sair do Egito cada carro por seiscentos siclos de prata, e cada cavalo por cento e cinqüenta; e assim por meio deles eram exportados para todos os reis dos heteus, e para os reis da Síria. 2 Crônicas 1:15-17 27 Também o rei tornou a prata tão comum em Jerusalém como as pedras, e os cedros tantos em abundância como os sicômoros que há na baixada. 2 Crônicas 9:27 24 e deitares o teu tesouro no pó, e o ouro de Ofir entre as pedras dos ribeiros, 25 então o Todo-Poderoso será o teu tesouro, e a tua prata preciosa. Jó 22:24,25 17 Tampouco multiplicará para si mulheres, para que o seu coração não se desvie; nem multiplicará muito para si a prata e o ouro. Deuteronômio 17:17