Comentário Bíblico
Adventista
Quando fui - (cba)
1 Coríntios 2:1
Paulo fala de sua chegada a Corinto e do início de seu ministério ali (ver Atos 18:1-18). Desde então haviam se passado cerca de três anos.
Testemunho - (cba)
1 Coríntios 2:1
Evidências textuais apoiam a variante “mistério” (NVI; sobre a palavra “mistério”, ver com. de Romanos 11:25; Efésios 6:19; Colossenses 2:2; Apocalipse 10:7). O evangelho mostra as obras de Deus para resgatar o ser humano do pecado e restaurá-lo à harmonia com Ele. É o registro da evidência dada por Deus, na vida de Cristo, de Seu amor pelo ser humano.
- 25 Porque não quero, irmãos, que ignoreis este mistério (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado; Romanos 11:25 19 e por mim, para que me seja dada a palavra, no abrir da minha boca, para, com intrepidez, fazer conhecido o mistério do evangelho, Efésios 6:19 2 para que os seus corações sejam animados, estando unidos em amor, e enriquecidos da plenitude do entendimento para o pleno conhecimento do mistério de Deus - Cristo, Colossenses 2:2 7 mas que nos dias da voz do sétimo anjo, quando este estivesse para tocar a trombeta, se cumpriria o mistério de Deus, como anunciou aos seus servos, os profetas. Apocalipse 10:7
Ostentação de linguagem - (cba)
1 Coríntios 2:1
Paulo não tentou ganhar as pessoas por meio de retórica ou oratória. Tampouco se apoiou na “sabedoria”, isto é, filosofia, para provar a verdade do evangelho (ver com. de 1 Coríntios 1:17-19). Os coríntios não tinham conhecimento das obras divinas. Foi necessário que Paulo instruísse os novos conversos nos rudimentos do evangelho. Uma oratória humanamente sofisticada era inadequada para esse fim.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Tenha medo de si mesmo
1 Coríntios 2:1-3
O apóstolo Paulo poderia encontrar eloqüência com eloqüência, lógica com lógica; ele poderia inteligentemente entrar em todas as controvérsias. Mas ele estava satisfeito com este conhecimento mundano? Ele escreve: “E eu, irmãos, quando fui ter convosco, não fui com excelência de palavra ou de sabedoria, declarando-vos o testemunho de Deus. Pois decidi nada saber entre vós, a não ser Jesus Cristo, e este crucificado. ”
Aqui está uma lição muito importante. Precisamos entender nosso paradeiro. Precisamos entender que a educação mais elevada já dada a mortais desenvolve um espírito de humildade, pois revela o quanto ainda há para aprender.
Quanto mais você aprende, mais você verá a necessidade de colocar todo o seu mente e interesse em aprender por amor de Cristo. Por que você está aprendendo? Você está adquirindo conhecimento para se tornar inteligente na verdade? Se esse for o seu objetivo, tenha certeza de que você se esconderá em Jesus Cristo.
"E eu estava com você na fraqueza, e no medo, e em muito tremor." Paulo foi um ótimo professor; contudo, sentia que sem o Espírito de Deus trabalhando com ele, toda a educação que pudesse obter seria de pouca importância. Precisamos ter essa mesma experiência; precisamos ter medo de nós mesmos. Precisamos sentar-nos individualmente aos pés de Jesus e ouvir Suas palavras de instrução ( Manuscrito 84, 1901 ).
Nota
1 Coríntios 2:1-4
Veja Atos 17:34.
Instrução para a Igreja Hoje
1 Coríntios 2:1-5
Ver Atos 9:3-6; Atos 22:3,4. Paulo não era um homem iletrado, mas a pregação de Cristo era um novo evangelho para ele. Foi um trabalho totalmente diferente daquele em que ele se engajou quando perseguiu os crentes de um lugar para outro e os perseguiu "até a morte". Mas Cristo se revelou a Paulo de maneira notável em sua conversão. No portão de Damasco, a visão do Crucificado mudou toda a corrente de sua vida. O perseguidor tornou-se discípulo, o professor, aprendiz.
- 3 Mas, seguindo ele viagem e aproximando-se de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu; 4 e, caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? 5 Ele perguntou: Quem és tu, Senhor? Respondeu o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues; 6 mas levanta-te e entra na cidade, e lá te será dito o que te cumpre fazer. Atos 9:3-6 3 Eu sou judeu, nascido em Tarso da Cilícia, mas criado nesta cidade, instruído aos pés de Gamaliel, conforme a precisão da lei de nossos pais, sendo zeloso para com Deus, assim como o sois todos vós no dia de hoje. 4 E persegui este Caminho até a morte, algemando e metendo em prisões tanto a homens como a mulheres, Atos 22:3,4
Desde então, Paulo era um homem verdadeiramente convertido. Deus deu a ele uma obra especial a fazer pela causa do Cristianismo. Sua instrução em suas cartas às igrejas de seus dias é uma instrução para a igreja de Deus até o fim dos tempos ( Carta 332, 1907 ).
Eloquência na Simplicidade
1 Coríntios 2:1-5
Paulo não ia às igrejas como orador ou filósofo científico. Ele não procurava apenas agradar os ouvidos com palavras e frases floreadas. Com eloqüente simplicidade, ele proclamou as coisas que lhe foram reveladas. Ele era capaz de falar com poder e autoridade, pois freqüentemente recebia instruções de Deus em visão [ citação do verso 6-10 ] ( Manuscrito 46, 1905 ).
O poder espiritual não está na sabedoria humana
1 Coríntios 2:1-5
Ver Atos 17:22-34. O apóstolo Paulo tinha todos os privilégios de um cidadão romano. Ele não estava atrasado na educação hebraica, pois havia aprendido aos pés de Gamaliel; mas tudo isso não o capacitou a atingir o mais alto padrão. Com toda essa educação científica e literária, ele estava, até que Cristo lhe foi revelado, em trevas tão completas quanto muitos nesta época. Paulo tornou-se totalmente consciente de que conhecer Jesus Cristo por um conhecimento experimental era para seu bem presente e eterno. Ele viu a necessidade de atingir um alto padrão.
Era costume de Paulo adotar um estilo oratório em sua pregação. Ele era um homem apto a falar perante reis, perante os grandes e eruditos homens de Atenas, e suas aquisições intelectuais eram freqüentemente valiosas para ele na preparação do caminho para o evangelho. Ele tentou fazer isso em Atenas, encontrando eloqüência com eloqüência, filosofia com filosofia e lógica com lógica; mas ele falhou em ter o sucesso que esperava. Sua visão posterior o levou a entender que havia algo necessário acima da sabedoria humana. Deus lhe ensinou que algo acima da sabedoria do mundo deve vir a ele. Ele deve receber seu poder de uma fonte superior. Para convencer e converter pecadores, o Espírito de Deus deve entrar em sua obra e santificar todo desenvolvimento espiritual. Ele deve comer a carne e beber o sangue do Filho de Deus (The Review and Herald, 18 de julho de 1899 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Coríntios 2:1-5
Em sua Pessoa, ofícios e sofrimentos, Cristo é a suma e a essência do Evangelho, e deve ser o grande tema da pregação de um ministro do Evangelho, mas não tanto como para deixar de fora as panes da verdade e da vontade revelada de Deus. Paulo pregava todo o conselho de Deus. Poucos conhecem o temor e o tremor dos ministros fiéis pelo profundo sentimento de sua própria fraqueza. Eles sabem quão insuficientes são e temem por si mesmos. Quando nada, senão o Cristo crucificado, é pregado com clareza, o êxito deve ser inteiramente do poder divino que acompanha a Palavra, e desta maneira, os homens são levados a crer na salvação de suas almas.
- Veja também

A Ciência do Bom Viver, Pág. 214

Atos dos Apóstolos, Pág. 270

E Recebereis Poder, Pág. 184
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 1 Depois disto Paulo partiu para Atenas e chegou a Corinto. 2 E encontrando um judeu por nome Áqüila, natural do Ponto, que pouco antes viera da Itália, e Priscila, sua mulher (porque Cláudio tinha decretado que todos os judeus saíssem de Roma), foi ter com eles, 3 e, por ser do mesmo ofício, com eles morava, e juntos trabalhavam; pois eram, por ofício, fabricantes de tendas. 4 Ele discutia todos os sábados na sinagoga, e persuadia a judeus e gregos. Atos 18:1-4 4 A minha linguagem e a minha pregação não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria, mas em demonstração do Espírito de poder; 13 as quais também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito Santo, comparando coisas espirituais com espirituais. 1 Coríntios 2:4,13 17 Porque Cristo não me enviou para batizar, mas para pregar o evangelho; não em sabedoria de palavras, para não se tornar vã a cruz de Cristo. 1 Coríntios 1:17 10 Então disse Moisés ao Senhor: Ah, Senhor! eu não sou eloqüente, nem o fui dantes, nem ainda depois que falaste ao teu servo; porque sou pesado de boca e pesado de língua. Êxodo 4:10 6 Então disse eu: Ah, Senhor Deus! Eis que não sei falar; porque sou um menino. 7 Mas o Senhor me respondeu: Não digas: Eu sou um menino; porque a todos a quem eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar dirás. Jeremias 1:6,7 18 Porque os tais não servem a Cristo nosso Senhor, mas ao seu ventre; e com palavras suaves e lisonjas enganam os corações dos inocentes. Romanos 16:18 10 Porque eles dizem: As cartas dele são graves e fortes, mas a sua presença corporal é fraca, e a sua palavra desprezível. 2 Coríntios 10:10 6 Pois ainda que seja rude na palavra, não o sou contudo na ciência; antes, por todos os modos, isto vos temos demonstrado em tudo. 2 Coríntios 11:6 6 assim como o testemunho de Cristo foi confirmado entre vós; 1 Coríntios 1:6 20 A Lei e ao Testemunho! se eles não falarem segundo esta palavra, nunca lhes raiará a alva. Isaías 8:20 21 testificando, tanto a judeus como a gregos, o arrependimento para com Deus e a fé em nosso Senhor Jesus. Atos 20:21 18 e vi aquele que me dizia: Apressa-te e sai logo de Jerusalém; porque não receberão o teu testemunho acerca de mim. Atos 22:18 10 quando naquele dia ele vier para ser glorificado nos seus santos e para ser admirado em todos os que tiverem crido (porquanto o nosso testemunho foi crido entre vós). 2 Tessalonicenses 1:10 11 segundo o evangelho da glória do Deus bendito, que me foi confiado. 1 Timóteo 1:11 8 Portanto não te envergonhes do testemunho de nosso Senhor, nem de mim, que sou prisioneiro seu; antes participa comigo dos sofrimentos do evangelho segundo o poder de Deus, 2 Timóteo 1:8 14 E nós temos visto, e testificamos que o Pai enviou seu Filho como Salvador do mundo. 1 João 4:14 11 E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho. 12 Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida. 13 Estas coisas vos escrevo, a vós que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna. 1 João 5:11-13 2 o qual testificou da palavra de Deus, e do testemunho de Jesus Cristo, de tudo quanto viu. 9 Eu, João, irmão vosso e companheiro convosco na aflição, no reino, e na perseverança em Jesus, estava na ilha chamada Patmos por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus. Apocalipse 1:2,9 10 Então me lancei a seus pés para adorá-lo, mas ele me disse: Olha, não faças tal: sou conservo teu e de teus irmãos, que têm o testemunho de Jesus; adora a Deus; pois o testemunho de Jesus é o espírito da profecia. Apocalipse 19:10 7 mas falamos a sabedoria de Deus em mistério, que esteve oculta, a qual Deus preordenou antes dos séculos para nossa glória; 1 Coríntios 2:7
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
