Comentário Bíblico
Adventista
Mente do Senhor - (cba)
1 Coríntios 2:16
A primeira parte deste versículo é uma citação de Isaías 40:13. Os não regenerados não podem entender as ações divinas. Portanto, não estão em posição de ensinar a pessoa espiritual, que está sob a direção do Espírito. Quem é espiritual têm o Espírito, que lhe ensina o que é de Deus.
Mente de Cristo - (cba)
1 Coríntios 2:16
Somos unidos a Cristo pelo Espírito, pois a presença do Espírito Santo equivale à presença de Jesus (ver João 14:16-19). Por isso, temos o mesmo sentimento de Cristo (ver Filipenses 2:5). Pelo Espírito Santo, Jesus habita no crente e atua nele e por meio dele (Gálatas 2:20; Efésios 3:17; Filipenses 2:13).
- 16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Ajudador, para que fique convosco para sempre. 17 a saber, o Espírito da verdade, o qual o mundo não pode receber; porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque ele habita convosco, e estará em vós. 18 Não vos deixarei órfãos; voltarei a vós. 19 Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais; mas vós me vereis, porque eu vivo, e vós vivereis. João 14:16-19 5 Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus, Filipenses 2:5 20 Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé no filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. Gálatas 2:20 17 que Cristo habite pela fé nos vossos corações, a fim de que, estando arraigados e fundados em amor, Efésios 3:17 13 porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade. Filipenses 2:13
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
A lei é uma expressão da ideia de Deus
1 Coríntios 2:16
A lei dos dez mandamentos não deve ser considerada tanto do lado proibitivo como do lado da misericórdia. Suas proibições são a garantia certa de felicidade na obediência. Recebido em Cristo, opera em nós a pureza de caráter que nos trará alegria através dos séculos eternos. Para o obediente, é uma parede de proteção. Contemplamos nela a bondade de Deus, que revelando aos homens os princípios imutáveis da justiça, procura protegê-los dos males que resultam da transgressão.
Não devemos considerar que Deus espera punir o pecador por seu pecado. O pecador traz punição sobre si mesmo. Suas próprias ações iniciam uma série de circunstâncias que trazem o resultado certo. Todo ato de transgressão reage sobre o pecador, opera nele uma mudança de caráter e torna mais fácil para ele transgredir novamente. Ao escolher pecar, os homens se separam de Deus, se desligam do canal da bênção, e o resultado certo é a ruína e a morte.
A lei é uma expressão da ideia de Deus. Quando o recebemos em Cristo, ele se torna nossa ideia. Ela nos eleva acima do poder dos desejos e tendências naturais, acima das tentações que levam ao pecado ( Carta 96, 1896 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Coríntios 2:10-16
Deus nos tem revelado a verdadeira sabedoria por seu Espírito. Esta é uma prova da autoridade divina das Sagradas Escrituras (2 Pedro 1:21).
Observe este fato como prova da divindade do Espírito Santo, que conhece e esquadrinha todas as coisas, mesmo as profundezas de Deus. Ninguém pode saber das coisas de Deus, senão o seu Espírito Santo, que é um com o Pai e o Filho, e que dá a conhecer os mistérios divinos à sua Igreja. Este é um testemunho muito claro da verdadeira divindade e da personalidade do Espírito Santo.
Os apóstolos não foram guiados por princípios mundanos. Receberam do Espírito de Deus a revelação destas coisas, e do mesmo Espírito receberam sua impressão salvadora. Estas coisas são as que declararam com uma linguagem clara e simples, ensinando pelo Espírito Santo, totalmente diferente da afetada oratória ou palavras sedutoras da sabedoria humana. O homem natural, o homem sábio do mundo, não recebe as coisas do Espírito de Deus. A soberba da argumentação carnal é tão oposta à espiritualidade quanto a sensualidade mais baixa. A mente santa discerne as verdadeiras belezas da santidade, mas não perde o poder de discernir e julgar as coisas comuns e naturais. O homem carnal é estranho aos princípios, alegrias e ações da vida divina. somente o homem espiritual é uma pessoa a quem Deus dá o conhecimento de sua vontade. Quão pouco ele tem conhecido a mente de Deus pelo poder natural! O Espírito capacitou os apóstolos para que conhecessem a sua mente. A mente de Cristo, e a mente de Deus em Cristo, nos são dadas a conhecer plenamente nas Sagradas Escrituras. O grande privilégio dos cristãos é que têm a mente de Cristo, que lhes é revelada por seu Espírito. Eles experimentam o seu poder santificador em seus corações e dão bons frutos em suas vidas.
Comentário Bíblico
Vídeos
- Veja também

Atos dos Apóstolos, Pág. 326

Atos dos Apóstolos, Pág. 327

E Recebereis Poder, Pág. 57
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 8 Ou ouviste o secreto conselho de Deus? E a ti só reservas a sabedoria? Jó 15:8 2 Pode o homem ser de algum proveito a Deus? Antes a si mesmo é que o prudenté será proveitoso. Jó 22:2 2 Contenderá contra o Todo-Poderoso o censurador? Quem assim argúi a Deus, responda a estas coisas. Jó 40:2 13 Quem guiou o Espírito do Senhor, ou, como seu conselheiro o ensinou? 14 Com quem tomou ele conselho, para que lhe desse entendimento, e quem lhe mostrou a vereda do juízo? quem lhe ensinou conhecimento, e lhe mostrou o caminho de entendimento? Isaías 40:13,14 18 Pois quem dentre eles esteve no concílio do Senhor, para que percebesse e ouvisse a sua palavra, ou quem esteve atento e escutou a sua palavra? Jeremias 23:18 34 Pois, quem jamais conheceu a mente do Senhor? ou quem se fez seu conselheiro? Romanos 11:34 15 Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamei-vos amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos dei a conhecer. João 15:15 13 Quando vier, porém, aquele, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas vindouras. 14 Ele me glorificará, porque receberá do que é meu, e vo-lo anunciará. 15 Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso eu vos disse que ele, recebendo do que é meu, vo-lo anunciará. 16 Um pouco, e já não me vereis; e outra vez um pouco, e ver-me-eis. João 16:13-16 6 Manifestei o teu nome aos homens que do mundo me deste. Eram teus, e tu mos deste; e guardaram a tua palavra. 7 Agora sabem que tudo quanto me deste provém de ti; 8 porque eu lhes dei as palavras que tu me deste, e eles as receberam, e verdadeiramente conheceram que saí de ti, e creram que tu me enviaste. João 17:6-8 12 A terra, pois, produziu relva, ervas que davam semente segundo as suas espécies, e árvores que davam fruto que tinha em si a sua semente, segundo as suas espécies. E viu Deus que isso era bom. Gênesis 1:12 3 como pela revelação me foi manifestado o mistério, conforme acima em poucas palavras vos escrevi, 4 pelo que, quando ledes, podeis perceber a minha compreensão do mistério de Cristo, Efésios 3:3,4
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
