Comentário Bíblico
Adventista
Ensinadas pela sabedoria humana - (cba)
1 Coríntios 2:13
A frase diz, literalmente: “não em palavras ensinadas de sabedoria humana”. As palavras e o raciocínio sutil da filosofia grega não poderíam apresentar de forma direta as verdades de Deus.
Ensinadas pelo Espírito - (cba)
1 Coríntios 2:13
Literalmente, “em [palavras] ensinadas do Espírito”. Paulo era o receptor da instrução comunicada pelo Espírito do Deus vivente. Ele reconhecia que estava sob a liderança do Espírito Santo e que seus pensamentos eram motivados pelo Espírito (ver AA, 251; Ellen G. White, iMaterial Suplementar sobre 2 Pedro 1:21). Visto que a sabedoria celestial é tão diferente de todo conhecimento terreno, deve ser expressa em forma e em linguagem diferente das que se usam comumente na Terra. A pessoa na qual o Espírito de Deus habita e por meio de quem Ele opera vive numa esfera diferente da que se volta para as coisas terrenas. O matemático expressa uma verdade lógica na linguagem técnica da matemática; o músico discute um tema musical com vocabulário da música. Do mesmo modo, verdades espirituais são expressas por palavras espirituais.
Conferindo - (cba)
1 Coríntios 2:13
Do gr. sugkrinõ. Esta palavra ocorre no NT só aqui e em 2 Coríntios 10:12, em que é também traduzida como “comparar”. Na LXX, sugkrinõ significa “interpretar” (ver Gênesis 40:8,16,22; Gênesis 41:12,13,15; Daniel 5:12,16).
- 12 pois não ousamos contar-nos, ou comparar-nos com alguns, que se louvam a si mesmos; mas estes, medindo-se consigo mesmos e comparando-se consigo mesmos, estão sem entendimento. 2 Coríntios 10:12 8 Responderam-lhe: Tivemos um sonho e ninguém há que o interprete. Pelo que lhes disse José: Porventura não pertencem a Deus as interpretações? Contai-mo, peço-vos. 16 Quando o padeiro-mor viu que a interpretação era boa, disse a José: Eu também sonhei, e eis que três cestos de pão branco estavam sobre a minha cabeça. 22 mas ao padeiro-mor enforcou, como José lhes havia interpretado. Gênesis 40:8,16,22 12 Ora, estava ali conosco um mancebo hbreu, servo do capitão da guarda, ao qual contamos os nossos sonhos, e ele no-los interpretou, a cada um conforme o seu sonho. 13 E como ele nos interpretou, assim mesmo foi feito: a mim me fez tornar ao meu estado, e a ele fez enforcar. 15 E Faraó disse a José: Eu sonhei um sonho, e ninguém há que o interprete; mas de ri ouvi dizer que quando ouves um sonho o interpretas. Gênesis 41:12,13,15 12 porquanto se achou neste Daniel um espírito excelente, e conhecimento e entendimento para interpretar sonhos, explicar enigmas e resolver dúvidas, ao qual o rei pôs o nome de Beltessazar. Chame-se, pois, agora Daniel, e ele dará a interpretação. 16 Ouvi dizer, porém, a teu respeito que podes dar interpretações e resolver dúvidas. Agora, pois, se puderes ler esta escritura e fazer-me saber a sua interpretação, serás vestido de púrpura, e terás cadeia de ouro ao pescoço, e no reino serás o terceiro governante. Daniel 5:12,16
No emprego clássico, a palavra tem o sentido de “comparar” e “combinar”. Seu significado nos papiros não parece concordar com o desta passagem. Neles, indica “decidir”, principalmente em questões judiciais.
A interpretação da presente passagem depende do significado dado a sugkrinõ e do gênero atribuído à expressão traduzida como “com espirituais” ('pnewnatikois). Na forma em questão, pneumatikois pode ser masculina ou neutra. Se for masculina, refere-se a pessoas espirituais, ou talvez a palavras espirituais; se for neutra, se refere a coisas espirituais.
A ambiguidade do termo 'pneumatikois e os diferentes significados atribuídos a sugkrinõ possibilitam várias traduções: (1) “combinando verdades espirituais com palavras espirituais”, (2) “interpretando coisas espirituais por meio de palavras espirituais”, (3) “interpretando coisas espirituais por pessoas espirituais”, (4) “comparando coisas espirituais com o espiritual”, isto é, a revelação espiritual dada antes, e (5) “revestindo o conteúdo espiritual com formas espirituais”, isto é, construídas pelo Espírito. Não há como determinar qual dessas interpretações Paulo tinha em mente. Todas se ajustam ao contexto e transmitem importantes verdades espirituais.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Coríntios 2:10-16
Deus nos tem revelado a verdadeira sabedoria por seu Espírito. Esta é uma prova da autoridade divina das Sagradas Escrituras (2 Pedro 1:21).
Observe este fato como prova da divindade do Espírito Santo, que conhece e esquadrinha todas as coisas, mesmo as profundezas de Deus. Ninguém pode saber das coisas de Deus, senão o seu Espírito Santo, que é um com o Pai e o Filho, e que dá a conhecer os mistérios divinos à sua Igreja. Este é um testemunho muito claro da verdadeira divindade e da personalidade do Espírito Santo.
Os apóstolos não foram guiados por princípios mundanos. Receberam do Espírito de Deus a revelação destas coisas, e do mesmo Espírito receberam sua impressão salvadora. Estas coisas são as que declararam com uma linguagem clara e simples, ensinando pelo Espírito Santo, totalmente diferente da afetada oratória ou palavras sedutoras da sabedoria humana. O homem natural, o homem sábio do mundo, não recebe as coisas do Espírito de Deus. A soberba da argumentação carnal é tão oposta à espiritualidade quanto a sensualidade mais baixa. A mente santa discerne as verdadeiras belezas da santidade, mas não perde o poder de discernir e julgar as coisas comuns e naturais. O homem carnal é estranho aos princípios, alegrias e ações da vida divina. somente o homem espiritual é uma pessoa a quem Deus dá o conhecimento de sua vontade. Quão pouco ele tem conhecido a mente de Deus pelo poder natural! O Espírito capacitou os apóstolos para que conhecessem a sua mente. A mente de Cristo, e a mente de Deus em Cristo, nos são dadas a conhecer plenamente nas Sagradas Escrituras. O grande privilégio dos cristãos é que têm a mente de Cristo, que lhes é revelada por seu Espírito. Eles experimentam o seu poder santificador em seus corações e dão bons frutos em suas vidas.
- Veja também

Atos dos Apóstolos, Pág. 402

Atos dos Apóstolos, Pág. 251

E Recebereis Poder, Pág. 308

Atos dos Apóstolos, Pág. 323
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 4 A minha linguagem e a minha pregação não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria, mas em demonstração do Espírito de poder; 1 Coríntios 2:4 17 Porque Cristo não me enviou para batizar, mas para pregar o evangelho; não em sabedoria de palavras, para não se tornar vã a cruz de Cristo. 1 Coríntios 1:17 16 Porque não seguimos fábulas engenhosas quando vos fizemos conhecer o poder e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, pois nós fôramos testemunhas oculares da sua majestade. 2 Pedro 1:16 1 Ora, a respeito dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes. 2 Vós sabeis que, quando éreis gentios, vos desviáveis para os ídolos mudos, conforme éreis levados. 3 Portanto vos quero fazer compreender que ninguém, falando pelo Espírito de Deus, diz: Jesus é anátema! e ninguém pode dizer: Jesus é o Senhor! senão pelo Espírito Santo. 1 Coríntios 12:1-3 2 Porque o que fala em língua não fala aos homens, mas a Deus; pois ninguém o entende; porque em espírito fala mistérios. 1 Coríntios 14:2 12 Porque o Espírito Santo vos ensinará na mesma hora o que deveis dizer. Lucas 12:12 4 E todos ficaram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem. Atos 2:4 12 Aos quais foi revelado que não para si mesmos, mas para vós, eles ministravam estas coisas que agora vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho; para as quais coisas os anjos bem desejam atentar. 1 Pedro 1:12 14 Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. 1 Coríntios 2:14 11 Se nós semeamos para vós as coisas espirituais, será muito que de vós colhamos as materias? 1 Coríntios 9:11 3 e todos comeram do mesmo alimento espiritual; 4 e beberam todos da mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os acompanhava; e a pedra era Cristo. 5 Mas Deus não se agradou da maior parte deles; pelo que foram prostrados no deserto. 1 Coríntios 10:3-5 19 falando entre vós em salmos, hinos, e cânticos espirituais, cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração, Efésios 5:19 16 A palavra de Cristo habite em vós ricamente, em toda a sabedoria; ensinai-vos e admoestai-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, louvando a Deus com gratidão em vossos corações. Colossenses 3:16 1 E eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não fui com sublimidade de palavras ou de sabedoria. 4 A minha linguagem e a minha pregação não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria, mas em demonstração do Espírito de poder; 1 Coríntios 2:1,4
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
