Comentário Bíblico
Adventista
Grande tremor - (cba)
1 Coríntios 2:3
Paulo estava ciente de suas limitações e debilidades (ver 2 Coríntios 10:1,10; 2 Coríntios 11:30; 2 Coríntios 12:5,9,10). Preocupava-se com o êxito da missão em Corinto, pois sabia que tinha muitos inimigos na cidade (ver Atos 18:6). Porem, Deus tinha lhe assegurado que sua obra teria êxito e que ele não tinha nada a temer (ver Atos 18:9,10). O apóstolo também desejava que sua obra não ficasse marcada por características meramente humanas. O ministro de Deus deve estar ciente de suas limitações e fraquezas. Tal atitude o leva a confiar em Deus em busca de força e sabedoria. “Nossa grande força está em compreender e sentir nossa fraqueza” (T5, 70).
- 1 Ora eu mesmo, Paulo, vos rogo pela mansidão e benignidade de Cristo, eu que, na verdade, quando presente entre vós, sou humilde, mas quando ausente, ousado para convosco; 10 Porque eles dizem: As cartas dele são graves e fortes, mas a sua presença corporal é fraca, e a sua palavra desprezível. 2 Coríntios 10:1,10 30 Se é preciso gloriar-me, gloriar-me-ei no que diz respeito à minha fraqueza. 2 Coríntios 11:30 5 Desse tal me gloriarei, mas de mim mesmo não me gloriarei, senão nas minhas fraquezas. 9 e ele me disse: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Por isso, de boa vontade antes me gloriarei nas minhas fraquezas, a fim de que repouse sobre mim o poder de Cristo. 10 Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco, então é que sou forte. 2 Coríntios 12:5,9,10 6 Como estes, porém, se opusessem e proferissem injúrias, sacudiu ele as vestes e disse-lhes: O vosso sangue seja sobre a vossa cabeça; eu estou limpo, e desde agora vou para os gentios. Atos 18:6 9 E de noite disse o Senhor em visão a Paulo: Não temas, mas fala e não te cales; 10 porque eu estou contigo e ninguém te acometerá para te fazer mal, pois tenho muito povo nesta cidade. Atos 18:9,10
Eu estive - (cba)
1 Coríntios 2:3
Literalmente, “eu me tornei”, no sentido de “eu vim [a vós]”.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Tenha medo de si mesmo
1 Coríntios 2:1-3
O apóstolo Paulo poderia encontrar eloqüência com eloqüência, lógica com lógica; ele poderia inteligentemente entrar em todas as controvérsias. Mas ele estava satisfeito com este conhecimento mundano? Ele escreve: “E eu, irmãos, quando fui ter convosco, não fui com excelência de palavra ou de sabedoria, declarando-vos o testemunho de Deus. Pois decidi nada saber entre vós, a não ser Jesus Cristo, e este crucificado. ”
Aqui está uma lição muito importante. Precisamos entender nosso paradeiro. Precisamos entender que a educação mais elevada já dada a mortais desenvolve um espírito de humildade, pois revela o quanto ainda há para aprender.
Quanto mais você aprende, mais você verá a necessidade de colocar todo o seu mente e interesse em aprender por amor de Cristo. Por que você está aprendendo? Você está adquirindo conhecimento para se tornar inteligente na verdade? Se esse for o seu objetivo, tenha certeza de que você se esconderá em Jesus Cristo.
"E eu estava com você na fraqueza, e no medo, e em muito tremor." Paulo foi um ótimo professor; contudo, sentia que sem o Espírito de Deus trabalhando com ele, toda a educação que pudesse obter seria de pouca importância. Precisamos ter essa mesma experiência; precisamos ter medo de nós mesmos. Precisamos sentar-nos individualmente aos pés de Jesus e ouvir Suas palavras de instrução ( Manuscrito 84, 1901 ).
Nota
1 Coríntios 2:1-4
Veja Atos 17:34.
Instrução para a Igreja Hoje
1 Coríntios 2:1-5
Ver Atos 9:3-6; Atos 22:3,4. Paulo não era um homem iletrado, mas a pregação de Cristo era um novo evangelho para ele. Foi um trabalho totalmente diferente daquele em que ele se engajou quando perseguiu os crentes de um lugar para outro e os perseguiu "até a morte". Mas Cristo se revelou a Paulo de maneira notável em sua conversão. No portão de Damasco, a visão do Crucificado mudou toda a corrente de sua vida. O perseguidor tornou-se discípulo, o professor, aprendiz.
- 3 Mas, seguindo ele viagem e aproximando-se de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu; 4 e, caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? 5 Ele perguntou: Quem és tu, Senhor? Respondeu o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues; 6 mas levanta-te e entra na cidade, e lá te será dito o que te cumpre fazer. Atos 9:3-6 3 Eu sou judeu, nascido em Tarso da Cilícia, mas criado nesta cidade, instruído aos pés de Gamaliel, conforme a precisão da lei de nossos pais, sendo zeloso para com Deus, assim como o sois todos vós no dia de hoje. 4 E persegui este Caminho até a morte, algemando e metendo em prisões tanto a homens como a mulheres, Atos 22:3,4
Desde então, Paulo era um homem verdadeiramente convertido. Deus deu a ele uma obra especial a fazer pela causa do Cristianismo. Sua instrução em suas cartas às igrejas de seus dias é uma instrução para a igreja de Deus até o fim dos tempos ( Carta 332, 1907 ).
Eloquência na Simplicidade
1 Coríntios 2:1-5
Paulo não ia às igrejas como orador ou filósofo científico. Ele não procurava apenas agradar os ouvidos com palavras e frases floreadas. Com eloqüente simplicidade, ele proclamou as coisas que lhe foram reveladas. Ele era capaz de falar com poder e autoridade, pois freqüentemente recebia instruções de Deus em visão [ citação do verso 6-10 ] ( Manuscrito 46, 1905 ).
O poder espiritual não está na sabedoria humana
1 Coríntios 2:1-5
Ver Atos 17:22-34. O apóstolo Paulo tinha todos os privilégios de um cidadão romano. Ele não estava atrasado na educação hebraica, pois havia aprendido aos pés de Gamaliel; mas tudo isso não o capacitou a atingir o mais alto padrão. Com toda essa educação científica e literária, ele estava, até que Cristo lhe foi revelado, em trevas tão completas quanto muitos nesta época. Paulo tornou-se totalmente consciente de que conhecer Jesus Cristo por um conhecimento experimental era para seu bem presente e eterno. Ele viu a necessidade de atingir um alto padrão.
Era costume de Paulo adotar um estilo oratório em sua pregação. Ele era um homem apto a falar perante reis, perante os grandes e eruditos homens de Atenas, e suas aquisições intelectuais eram freqüentemente valiosas para ele na preparação do caminho para o evangelho. Ele tentou fazer isso em Atenas, encontrando eloqüência com eloqüência, filosofia com filosofia e lógica com lógica; mas ele falhou em ter o sucesso que esperava. Sua visão posterior o levou a entender que havia algo necessário acima da sabedoria humana. Deus lhe ensinou que algo acima da sabedoria do mundo deve vir a ele. Ele deve receber seu poder de uma fonte superior. Para convencer e converter pecadores, o Espírito de Deus deve entrar em sua obra e santificar todo desenvolvimento espiritual. Ele deve comer a carne e beber o sangue do Filho de Deus (The Review and Herald, 18 de julho de 1899 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Coríntios 2:1-5
Em sua Pessoa, ofícios e sofrimentos, Cristo é a suma e a essência do Evangelho, e deve ser o grande tema da pregação de um ministro do Evangelho, mas não tanto como para deixar de fora as panes da verdade e da vontade revelada de Deus. Paulo pregava todo o conselho de Deus. Poucos conhecem o temor e o tremor dos ministros fiéis pelo profundo sentimento de sua própria fraqueza. Eles sabem quão insuficientes são e temem por si mesmos. Quando nada, senão o Cristo crucificado, é pregado com clareza, o êxito deve ser inteiramente do poder divino que acompanha a Palavra, e desta maneira, os homens são levados a crer na salvação de suas almas.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 10 Nós somos loucos por amor de Cristo, e vós sábios em Cristo; nós fracos, e vós fortes; vós ilustres, e nós desprezíveis. 11 Até a presente hora padecemos fome, e sede; estamos nus, e recebemos bofetadas, e não temos pousada certa, 12 e nos afadigamos, trabalhando com nossas próprias mãos; somos injuriados, e bendizemos; somos perseguidos, e o suportamos; 13 somos difamados, e exortamos; até o presente somos considerados como o refugo do mundo, e como a escória de tudo. 1 Coríntios 4:10-13 1 Tendo passado por Anfípolis e Apolônia, chegaram a Tessalônica, onde havia uma sinagoga dos judeus. 6 Porém, não os achando, arrastaram Jáson e alguns irmãos à presença dos magistrados da cidade, clamando: Estes que têm transtornado o mundo chegaram também aqui, 7 os quais Jáson acolheu; e todos eles procedem contra os decretos de César, dizendo haver outro rei, que é Jesus. 8 Assim alvoroçaram a multidão e os magistrados da cidade, que ouviram estas coisas. 9 Tendo, porém, recebido fiança de Jáson e dos demais, soltaram-nos. 10 E logo, de noite, os irmãos enviaram Paulo e Silas para Beréia; tendo eles ali chegado, foram à sinagoga dos judeus. 11 Ora, estes eram mais nobres do que os de Tessalônica, porque receberam a palavra com toda avidez, examinando diariamente as Escrituras para ver se estas coisas eram assim. 12 De sorte que muitos deles creram, bem como bom número de mulheres gregas de alta posição e não poucos homens. Atos 17:1,6-12 18 E, tendo eles chegado, disse-lhes: Vós bem sabeis de que modo me tenho portado entre vós sempre, desde o primeiro dia em que entrei na Ásia, 19 servindo ao Senhor com toda a humildade, e com lágrimas e provações que pelas ciladas dos judeus me sobrevieram; Atos 20:18,19 1 Pelo que, tendo este ministério, assim como já alcançamos misericórdia, não desfalecemos; 7 Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não da nossa parte. 8 Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desesperados; 9 perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos; 10 trazendo sempre no corpo o morrer de Jesus, para que também a vida de Jesus se manifeste em nossos corpos; 11 pois nós, que vivemos, estamos sempre entregues à morte por amor de Jesus, para que também a vida de Jesus se manifeste em nossa carne mortal. 12 De modo que em nós opera a morte, mas em vós a vida. 16 Por isso não desfalecemos; mas ainda que o nosso homem exterior se esteja consumindo, o interior, contudo, se renova de dia em dia. 2 Coríntios 4:1,7-12,16 4 antes em tudo recomendando-nos como ministros de Deus; em muita perseverança, em aflições, em necessidades, em angústias, 2 Coríntios 6:4 5 Porque, mesmo quando chegamos à Macedônia, a nossa carne não teve repouso algum; antes em tudo fomos atribulados: por fora combates, temores por dentro. 2 Coríntios 7:5 1 Ora eu mesmo, Paulo, vos rogo pela mansidão e benignidade de Cristo, eu que, na verdade, quando presente entre vós, sou humilde, mas quando ausente, ousado para convosco; 10 Porque eles dizem: As cartas dele são graves e fortes, mas a sua presença corporal é fraca, e a sua palavra desprezível. 2 Coríntios 10:1,10 29 Quem enfraquece, que eu também não enfraqueça? Quem se escandaliza, que eu me não abrase? 30 Se é preciso gloriar-me, gloriar-me-ei no que diz respeito à minha fraqueza. 2 Coríntios 11:29,30 5 Desse tal me gloriarei, mas de mim mesmo não me gloriarei, senão nas minhas fraquezas. 6 Pois, se quiser gloriar-me, não serei insensato, porque direi a verdade; 7 E, para que me não exaltasse demais pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de que eu não me exalte demais; 8 acerca do qual três vezes roguei ao Senhor que o afastasse de mim; 9 e ele me disse: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Por isso, de boa vontade antes me gloriarei nas minhas fraquezas, a fim de que repouse sobre mim o poder de Cristo. 10 Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco, então é que sou forte. 2 Coríntios 12:5-10 4 Porque, ainda que foi crucificado por fraqueza, vive contudo pelo poder de Deus. Pois nós também somos fracos nele, mas viveremos com ele pelo poder de Deus para convosco. 2 Coríntios 13:4 13 e vós sabeis que por causa de uma enfermidade da carne vos anunciei o evangelho a primeira vez, 14 e aquilo que na minha carne era para vós uma tentação, não o desprezastes nem o repelistes, antes me recebestes como a um anjo de Deus, mesmo como a Cristo Jesus. Gálatas 4:13,14 5 Desse tal me gloriarei, mas de mim mesmo não me gloriarei, senão nas minhas fraquezas. 9 e ele me disse: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Por isso, de boa vontade antes me gloriarei nas minhas fraquezas, a fim de que repouse sobre mim o poder de Cristo. 2 Coríntios 12:5,9 16 Naquele dia os egípcios serão como mulheres, e tremerão e temerão por vibrar o Senhor dos exércitos a sua mão contra eles. Isaías 19:16 15 E o seu entranhável afeto para convosco é mais abundante, lembrando-se da obediência de vós todos, e de como o recebestes com temor e tremor. 2 Coríntios 7:15 5 Vós, servos, obedecei a vossos senhores segundo a carne, com temor e tremor, na sinceridade de vosso coração, como a Cristo, Efésios 6:5