Comentário Bíblico
Adventista
E - (cba)
Hebreus 1:3
Do gr. õn, expressão que denota existência eterna, atemporal (ver com. de Apocalipse 1:4). A forma verbal relacionada Sn ocorre nesse mesmo sentido na expressão de João 1:1: “No princípio era [Sn] o Verbo" (ver com. ali). Cristo não veio à existência “no princípio”. Ele sempre existiu e, para vir a este mundo, Se fez carne. Antes, Ele não era carne (ver com. de João 1:14).
- 4 João, às sete igrejas que estão na Ásia: Graça a vós e paz da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete espíritos que estão diante do seu trono; Apocalipse 1:4 1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. João 1:1 14 E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai. João 1:14
Resplendor - (cba)
Hebreus 1:3
Do gr. apaugasma, “brilho", “fulgor", “reflexo", “radiação". O Pai e o Filho são inseparáveis. O Filho revela o Pai e é o resplendor do Pai. Quando se olha para o Sol, não se vê o Sol em si mesmo, mas seus raios. Da mesma forma, não se pode ver o Pai, senão o Filho; o próprio Pai é invisível, “habita em luz inacessível, a quem homem algum jamais viu, nem é capaz de ver” (1 Timóteo 6:16).
Glória - (cba)
Hebreus 1:3
Do gr. doxa (ver com. de Romanos 3:23; 1 Coríntios 11:7). A glória de Deus é a soma total de todos os Seus atributos. Em certa ocasião, Moisés pediu a Deus: “Rogo-Te que me mostres a Tua glória" (Êxodo 33:18). Em resposta ao pedido, Deus disse: “Farei passar toda a Minha bondade diante de ti" (Êxodo 33:19; Êxodo 34:5-7). A glória de Deus é Seu caráter (ver DTN, 20; PR, 312, 313; OE, 417). Cristo não Se tornou o resplendor da glória de Deus. Ele já era e sempre foi (ver com. de João 1:1). Isso constitui o fundamento essencial e eterno de Sua personalidade.
- 23 Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; Romanos 3:23 7 Pois o homem, na verdade, não deve cobrir a cabeça, porque é a imagem e glória de Deus; mas a mulher é a glória do homem. 1 Coríntios 11:7 18 Moisés disse ainda: Rogo-te que me mostres a tua glória. Êxodo 33:18 19 Respondeu-lhe o Senhor: Eu farei passar toda a minha bondade diante de ti, e te proclamarei o meu nome Jeová; e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia, e me compadecerei de quem me compadecer. Êxodo 33:19 5 O Senhor desceu numa nuvem e, pondo-se ali junto a ele, proclamou o nome Jeová. 6 Tendo o Senhor passado perante Moisés, proclamou: Jeovã, Jeová, Deus misericordioso e compassivo, tardio em irar-se e grande em beneficência e verdade; 7 que usa de beneficência com milhares; que perdoa a iniqüidade, a transgressão e o pecado; que de maneira alguma terá por inocente o culpado; que visita a iniqüidade dos pais sobre os filhos e sobre os filhos dos filhos até a terceira e quarta geração. Êxodo 34:5-7 1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. João 1:1
Expressão exata - (cba)
Hebreus 1:3
Do gr. charaktSr, originalmente, uma ferramenta utilizada para gravação ou marcação. Mais tarde, passou a significar a própria marcação. O mesmo ocorre com certas palavras em português. O termo “carimbo" pode significar a impressão feita sobre o suporte, bem como o instrumento utilizado. Assim como um selo ou carimbo imprime uma imagem exata de si mesmo em cima do papel. Cristo é o equivalente exato de Deus.
Ser - (cba)
Hebreus 1:3
Do gr. hupostasis, literalmente, “aquilo que está por baixo”, portanto, “substância”, "essência", “ser real", "realidade”. Significa realidade, em contraste com a imaginação e a fantasia. O termo é usado para definir a essência das coisas, a natureza íntima. É também usado para denotar firmeza, permanência, segurança e confiança.
Quando se diz que Cristo é a “expressa imagem” da hupostasis do Pai, isso significa mais que semelhança exterior. Ele é a expressão exata e verdadeira da natureza íntima de Deus. Assim como é o Pai, tal é o Filho: um em essência, um em caráter, um em mente e propósito. Tão semelhantes Eles são que Cristo pôde dizer: "Quem Me vê a Mim vê o Pai” (João 14:9); “Eu e o Pai somos um" (João 10:30). De fato, um dos grandes propósitos da vinda de Cristo a este mundo foi dar à humanidade a verdadeira imagem do Pai.
- 9 Respondeu-lhe Jesus: Há tanto tempo que estou convosco, e ainda não me conheces, Felipe? Quem me viu a mim, viu o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai? João 14:9 30 Eu e o Pai somos um. João 10:30
Sustentando - (cba)
Hebreus 1:3
Do gr. pherõ, “suportar", “levar", “carregar consigo" “aguentar". Aqui pode haver o significado adicional de movimento, propósito, orientação; prosseguir com intenção definitiva. Cristo é o único que sustenta todas as coisas em todo o universo e que mantém os corpos celestes em suas órbitas designadas. “NEle, tudo subsiste" e se mantém unido (Colossenses 1:17). Pherõ é mais abrangente do que a palavra portuguesa “consistir", uma vez que abrange o conceito de trabalho com propósito e planejamento. Essa definição muda o conceito de um mero poder que sustenta o universo físico para o de um Ser inteligente que tem um plano definido em processo de realização.
Palavra - (cba)
Hebreus 1:3
Do gr. rhsma, “enunciação", “comando”, “palavra". O universo foi formado pela rhsma de Deus (Hebreus 11:3; comparar com Romanos 10:8,17,18; Efésios 6:17; 1 Pedro 1:25).
- 3 Pela fé entendemos que os mundos foram criados pela palavra de Deus; de modo que o visível não foi feito daquilo que se vê. Hebreus 11:3 8 Mas que diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé, que pregamos. 17 Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo. 18 Mas pergunto: Porventura não ouviram? Sim, por certo: Por toda a terra saiu a voz deles, e as suas palavras até os confins do mundo. Romanos 10:8,17,18 17 Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; Efésios 6:17 25 mas a palavra do Senhor permanece para sempre. E esta é a palavra que vos foi evangelizada. 1 Pedro 1:25
Seu - (cba)
Hebreus 1:3
Isto é, de Cristo.
Poder - (cba)
Hebreus 1:3
Do gr. dunamis, “poderio”, “força”, “capacidade de executar ”.
Por Si mesmo (ARC) - (cba)
Hebreus 1:3
Evidências textuais apoiam a omissão desta frase. A ideia está contida, no entanto, na forma da expressão grega traduzida como “ter feito a purificação”. Cristo pisou sozinho o lagar (Isaías 63:3).
Purificação - (cba)
Hebreus 1:3
Pela expiação, Cristo realizou tanto a purificação do pecado em nível geral quanto individual. A expiação, possibilitada graças ao sacrifício na cruz, finalmente, vai produzir a purificação universal do pecado. Essa obra está em andamento e não será concluída antes de ser vindicado o caráter de Deus perante o universo.
Na cruz, Cristo encerrou Sua obra como vítima e sacrifício. Ele derramou Seu sangue e, portanto, foi uma “uma fonte aberta para [...] remover o pecado e a impureza” (Zacarias 13:1). Mas Sua obra como intercessor continua. Ele é nosso advogado junto ao Pai (ver Hebreus 7:25).
- 1 Naquele dia haverá uma fonte aberta para a casa de Davi, e para os habitantes de Jerusalém, para remover o pecado e a impureza. Zacarias 13:1 25 Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, porquanto vive sempre para interceder por eles. Hebreus 7:25
Cristo venceu todas as tentações - (cba)
Hebreus 1:3
Embora os pecados do mundo tenham sido colocados sobre Seus ombros, Ele era imaculado. Jesus repeliu todas as sugestões para o mal. Satanás nunca obteve um único ponto de apoio em qualquer lugar. Fez mil ataques a Cristo, mas nenhum foi bem-sucedido.
Nossos (ARC) - (cba)
Hebreus 1:3
Evidências textuais apoiam a omissão desta palavra. Assim, o sentido é de que Cristo “fez a purificação dos pecados” ou “tendo feito a purificação dos pecados". É verdade que Cristo purificou “nossos” pecados, mas o autor aqui tem uma visão mais inclusiva.
Assentou-Se - (cba)
Hebreus 1:3
O ato de Cristo Se assentar foi formal, uma posse no ofício, uma investidura ou coroação. Foi uma investidura em autoridade, o reconhecimento do Seu direito de exercer a jurisdição. Marcou o começo, não o fim, de Sua atividade como mediador. É equivalente ao selo de Deus sobre Sua obra mediadora. Quando Cristo Se assentou à direita da Majestade, Deus colocou Sua aprovação sobre a obra de Cristo executada na Terra e a aceitou. Deus Se dirigiu a Ele como sumo sacerdote e O autorizou, a partir de então, a atuar como mediador, segundo a ordem de Melquisedeque (Hebreus 7:17).
O lugar à direita da Majestade foi concedido a Cristo devido a Ele ter feito a purificação dos pecados. Ele venceu onde Adão havia falhado. Ele conquistou para Si o direito de falar e agir pela humanidade. Portanto, longe de Se assentar para descansar, Ele estava começando Sua nova atividade. Assim como um juiz na Terra “toma assento” para julgar, Cristo assumiu lugar à direita de Deus e, assim, recebeu reconhecimento oficial diante da multidão reunida para passar a atuar por nomeação divina e pela vontade de Deus.
Os sacerdotes terrenos ofereciam o sangue das vítimas que as pessoas levavam para o santuário, o sangue dos animais sacrificados. Assim, era necessário que Cristo, como sumo sacerdote, “tivesse o que oferecer” (Hebreus 8:3). Isso era não “sangue de bodes e de bezerros, mas [...] Seu próprio sangue” (Hebreus 9:12). Ele não poderia oferecer esse sangue até que fosse derramado na cruz; mas, assim que foi derramado, pôde iniciar Seu ministério, e o fez imediatamente após ser empossado no ofício. Então, Cristo Se tornou sacerdote para sempre e intercede pela humanidade nos lugares santos.
- 3 Porque todo sumo sacerdote é constituído para oferecer dons e sacrifícios; pelo que era necessário que esse sumo sacerdote também tivesse alguma coisa que oferecer. Hebreus 8:3 12 e não pelo sangue de bodes e novilhos, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez por todas no santo lugar, havendo obtido uma eterna redenção. Hebreus 9:12
À direita - (cba)
Hebreus 1:3
Lugar de honra e autoridade. Sem dúvida, esta é uma alusão ao Salmos 110:1.
Majestade - (cba)
Hebreus 1:3
Do gr. megalõsunê, literalmente, “grandeza”. A palavra ocorre no NT só aqui, em Hebreus 8:1 e em Judas 1:25. Um atributo da Divindade é aqui usado no lugar do nome divino, sem dúvida, para fins literários.
- 1 Ora, do que estamos dizendo, o ponto principal é este: Temos um sumo sacerdote tal, que se assentou nos céus à direita do trono da Majestade, Hebreus 8:1 25 ao único Deus, nosso Salvador, por Jesus Cristo nosso Senhor, glória, majestade, domínio e poder, antes de todos os séculos, e agora, e para todo o sempre. Amém. Judas 1:25
Nas alturas - (cba)
Hebreus 1:3
Isto é, o Céu (cf. Salmos 93:3).
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
A Personalidade de Deus
Hebreus 1:3
Ver Colossenses 1:15; Colossenses 2:9; Colossenses 3:10; João 1:14; Atos 1:11; Atos 17:28; Efésios 1:20,21; Hebreus 2:14-18. Ele [Cristo] representou Deus não como uma essência que permeou a natureza, mas como um Deus que tem personalidade. Cristo era a imagem expressa da pessoa de Seu Pai; e Ele veio ao nosso mundo para restaurar no homem a imagem moral de Deus, a fim de que o homem, embora caído, pudesse pela obediência aos mandamentos de Deus tornar-se estampado com a imagem e caráter divinos - adornado com a beleza da beleza divina ( Manuscrito 24, 1891 ) .
- 15 o qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; Colossenses 1:15 9 porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade, Colossenses 2:9 10 e vos vestistes do novo, que se renova para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou; Colossenses 3:10 14 E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai. João 1:14 11 os quais lhes disseram: Varões galileus, por que ficais aí olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi elevado para o céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir. Atos 1:11 28 porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois dele também somos geração. Atos 17:28 20 que operou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar-se à sua direita nos céus, 21 muito acima de todo principado, e autoridade, e poder, e domínio, e de todo nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro; Efésios 1:20,21 14 Portanto, visto como os filhos são participantes comuns de carne e sangue, também ele semelhantemente participou das mesmas coisas, para que pela morte derrotasse aquele que tinha o poder da morte, isto é, o Diabo; 15 e livrasse todos aqueles que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à escravidão. 16 Pois, na verdade, não presta auxílio aos anjos, mas sim à descendência de Abraão. 17 Pelo que convinha que em tudo fosse feito semelhante a seus irmãos, para se tornar um sumo sacerdote misericordioso e fiel nas coisas concernentes a Deus, a fim de fazer propiciação pelos pecados do povo. 18 Porque naquilo que ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados. Hebreus 2:14-18
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Hebreus 1:1-3
Deus falou ao seu antigo povo em diversos tempos, em sucessivas gerações e de maneiras diversas, como lhe pareceu apropriado. Às vezes, por meio de instruções pessoais e sonhos, às vezes por visões e influência divina na mente dos profetas. A revelação do Evangelho supera a anterior com excelência, por ser uma revelação que Deus concedeu por meio de seu Filho. Ao contemplar o poder, a sabedoria e a bondade do Senhor Jesus Cristo, contemplamos o poder, a sabedoria e a bondade de Deus Pai (João 14:7). A plenitude da divindade habita não somente como em um tipo ou em uma figura, mas sim de modo real nEle. Quando, por ocasião da queda do homem, o mundo foi despedaçado sob a ira e a maldição de Deus, o Filho de Deus empreendeu a obra da redenção, sustentando-a por meio de seu poder e bondade como Todo-Poderoso.
Da glória da pessoa e do ofício de Cristo, passamos à glória da sua graça. A glória e a natureza de sua pessoa deram mérito aos seus sofrimentos, que foram uma plena satisfação para a honra de Deus, pois sofreu um dano e uma afronta infinita por causa dos pecados dos homens. Nunca poderemos estar suficientemente agradecidos por Deus nos ter revelado a salvação, e ter-nos falado de tantas formas e com claridade crescente, a nós, que éramos pecadores caídos. O fato de Ele mesmo nos ter limpado de nossos pecados é um prodígio de amor superior à nossa capacidade de admiração, gratidão e louvor.
- Veja também

A Ciência do Bom Viver, Pág. 421

Patriarcas e Profetas, Pág. 34

Testemunhos Seletos 3, Pág. 185

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 21

Refletindo a Cristo, Pág. 31

A Fé Pela Qual Eu Vivo, Pág. 35

A Ciência do Bom Viver, Pág. 418

Patriarcas e Profetas, Pág. 45

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 55

Conselhos para a Igreja, Pág. 76
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 14 E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai. João 1:14 9 Respondeu-lhe Jesus: Há tanto tempo que estou convosco, e ainda não me conheces, Felipe? Quem me viu a mim, viu o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai? 10 Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, é quem faz as suas obras. João 14:9,10 6 Porque Deus, que disse: Das trevas brilhará a luz, é quem brilhou em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo. 2 Coríntios 4:6 4 nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus. 2 Coríntios 4:4 15 o qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; 16 porque nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele. Colossenses 1:15,16 3 Dissolve-se a terra e todos os seus moradores, mas eu lhe fortaleci as colunas. Salmos 75:3 4 Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens; João 1:4 17 Ele é antes de todas as coisas, e nele subsistem todas as coisas; Colossenses 1:17 11 Digno és, Senhor nosso e Deus nosso, de receber a glória e a honra e o poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade existiram e foram criadas. Apocalipse 4:11 4 Porque a palavra do rei é suprema; e quem lhe dirá: que fazes? Eclesiastes 8:4 16 Porque não me envergonho do evangelho, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. Romanos 1:16 7 Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não da nossa parte. 2 Coríntios 4:7 27 que não necessita, como os sumos sacerdotes, de oferecer cada dia sacrifícios, primeiramente por seus próprios pecados, e depois pelos do povo; porque isto fez ele, uma vez por todas, quando se ofereceu a si mesmo. Hebreus 7:27 12 e não pelo sangue de bodes e novilhos, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez por todas no santo lugar, havendo obtido uma eterna redenção. 13 Porque, se a aspersão do sangue de bodes e de touros, e das cinzas duma novilha santifica os contaminados, quanto à purificação da carne, 14 quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará das obras mortas a vossa consciência, para servirdes ao Deus vivo? 16 Pois onde há testamento, necessário é que intervenha a morte do testador. 26 doutra forma, necessário lhe fora padecer muitas vezes desde a fundação do mundo; mas agora, na consumação dos séculos, uma vez por todas se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo. Hebreus 9:12-14,16,26 29 No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. João 1:29 7 mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus seu Filho nos purifica de todo pecado. 1 João 1:7 5 E bem sabeis que ele se manifestou para tirar os pecados; e nele não há pecado. 1 João 3:5 14 Tendo, portanto, um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou os céus, retenhamos firmemente a nossa confissão. Hebreus 4:14 1 Ora, do que estamos dizendo, o ponto principal é este: Temos um sumo sacerdote tal, que se assentou nos céus à direita do trono da Majestade, Hebreus 8:1 12 mas este, havendo oferecido um único sacrifício pelos pecados, assentou-se para sempre à direita de Deus, Hebreus 10:12 2 fitando os olhos em Jesus, autor e consumador da nossa fé, o qual, pelo gozo que lhe está proposto, suportou a cruz, desprezando a ignomínia, e está assentado à direita do trono de Deus. Hebreus 12:2 1 Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés. Salmos 110:1 24 Mestre, Moisés disse: Se morrer alguém, não tendo filhos, seu irmão casará com a mulher dele, e suscitará descendência a seu irmão. Mateus 22:24 19 Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus. Marcos 16:19 42 Pois o próprio Davi diz no livro dos Salmos: Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, 43 até que eu ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés. Lucas 20:42,43 33 De sorte que, exaltado pela dextra de Deus, e tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vós agora vedes e ouvis. Atos 2:33 56 e disse: Eis que vejo os céus abertos, e o Filho do homem em pé à direita de Deus. Atos 7:56 34 Quem os condenará? Cristo Jesus é quem morreu, ou antes quem ressurgiu dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós; Romanos 8:34 20 que operou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar-se à sua direita nos céus, 21 muito acima de todo principado, e autoridade, e poder, e domínio, e de todo nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro; 22 e sujeitou todas as coisas debaixo dos seus pés, e para ser cabeça sobre todas as coisas o deu à igreja, Efésios 1:20-22 1 Se, pois, fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Colossenses 3:1 21 que por ele credes em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos e lhe deu glória, de modo que a vossa fé e esperança estivessem em Deus. 1 Pedro 1:21 22 que está à destra de Deus, tendo subido ao céu; havendo-se-lhe sujeitado os anjos, e as autoridades, e as potestades. 1 Pedro 3:22 21 Ao que vencer, eu lhe concederei que se assente comigo no meu trono. Apocalipse 3:21 11 Tua é, ó Senhor, a grandeza, e o poder, e a glória, e a vitória, e a majestade, porque teu é tudo quanto há no céu e na terra; teu é, ó Senhor, o reino, e tu te exaltaste como chefe sobre todos. 1 Crônicas 29:11 22 Do norte vem o áureo esplendor; em Deus há tremenda majestade. Jó 37:22 4 E ele permanecerá, e apascentará o povo na força do Senhor, na excelência do nome do Senhor seu Deus; e eles permanecerão, porque agora ele será grande até os fins da terra. Miquéias 5:4 16 Porque não seguimos fábulas engenhosas quando vos fizemos conhecer o poder e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, pois nós fôramos testemunhas oculares da sua majestade. 2 Pedro 1:16 25 ao único Deus, nosso Salvador, por Jesus Cristo nosso Senhor, glória, majestade, domínio e poder, antes de todos os séculos, e agora, e para todo o sempre. Amém. Judas 1:25 14 que se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniqüidade, e purificar para si um povo todo seu, zeloso de boas obras. Tito 2:14 17 Porquanto ele recebeu de Deus Pai honra e glória, quando pela Glória Magnífica lhe foi dirigida a seguinte voz: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; 2 Pedro 1:17
- Veja também

A Ciência do Bom Viver, Pág. 421

Patriarcas e Profetas, Pág. 34

Testemunhos Seletos 3, Pág. 185

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 21

Refletindo a Cristo, Pág. 31

A Fé Pela Qual Eu Vivo, Pág. 35

A Ciência do Bom Viver, Pág. 418

Patriarcas e Profetas, Pág. 45

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 55

Conselhos para a Igreja, Pág. 76