Comentário Bíblico
Adventista
Tendo-Se tornado - (cba)
Hebreus 1:4
Na encarnação, Jesus foi feito “um pouco menor que os anjos“ (ver com. de Hebreus 2:9). Então, Ele foi exaltado (Hebreus 1:3).
- 9 vemos, porém, aquele que foi feito um pouco menor que os anjos, Jesus, coroado de glória e honra, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos. Hebreus 2:9 3 sendo ele o resplendor da sua glória e a expressa imagem do seu Ser, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo ele mesmo feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade nas alturas, Hebreus 1:3
Tão superior - (cba)
Hebreus 1:4
O restante do capítulo contrasta Cristo e os anjos. O autor procura mostrar que, no sentido mais elevado, Cristo é Deus. Se Cristo devesse purificar as pessoas do pecado, Ele devia ser Deus, pois só Deus pode perdoar os pecados. Por maior que sejam os anjos, e por mais altamente que os judeus os considerassem, nenhum anjo jamais poderia salvar do pecado. Por isso, o autor passa a mostrar que Cristo é muito “superior” aos anjos.
A divindade de Cristo era um grande obstáculo para a aceitação do cristianismo pelos judeus. Durante séculos, Israel se havia orgulhado da adoração a um único Deus, ao passo que os pagãos tinham muitos deuses. “O Senhor, nosso Deus, é o único Senhor” (Deuteronômio 6:4) era um desafio aos vizinhos pagãos. Os judeus precisavam compreender a natureza da Trindade, que a frase “o único Senhor” envolvia Pai, Filho e Espírito Santo.
Herdou - (cba)
Hebreus 1:4
Cristo foi constituído “herdeiro de todas as coisas” (ver com. de Hebreus 1:2). Com essa herança, também Lhe foi dado “o nome que está acima de todo nome” (ver com. de Filipenses 2:9).
- 2 nestes últimos dias a nós nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, e por quem fez também o mundo; Hebreus 1:2 9 Pelo que também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu o nome que é sobre todo nome; Filipenses 2:9
Mais excelente nome - (cba)
Hebreus 1:4
Alguns acreditam que o nome é Jesus. Esse foi o nome que Lhe foi dado no momento do nascimento, e foi concedido em reconhecimento ao fato de que Ele salvaria “Seu povo dos pecados deles” (Mateus 1:21). Visto que o anjo que anunciou o nome só estava executando a ordem de Deus, foi, na realidade, Deus, o Pai, que Lhe deu esse nome. Outros pensam que o título “Filho" seja mencionado aqui. Acreditam que esse nome é realçado pelas citações do AT mencionadas (Hebreus 1:5-8). Foi por causa da encarnação que o título "Filho" veio a ser usado (ver com. de Lucas 1:35). Os anjos eram meramente “espíritos ministradores” (Hebreus 1:13,14), mas Jesus é exclusivamente “o Filho”.
- 21 ela dará à luz um filho, a quem chamarás JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados. Mateus 1:21 5 Pois a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei Pai, e ele me será Filho? 6 E outra vez, ao introduzir no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de Deus o adorem. 7 Ora, quanto aos anjos, diz: Quem de seus anjos faz ventos, e de seus ministros labaredas de fogo. 8 Mas do Filho diz: O teu trono, ó Deus, subsiste pelos séculos dos séculos, e cetro de eqüidade é o cetro do teu reino. Hebreus 1:5-8 35 Respondeu-lhe o anjo: Virá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso o que há de nascer será chamado santo, Filho de Deus. Lucas 1:35 13 Mas a qual dos anjos disse jamais: Assenta-te à minha direita até que eu ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés? 14 Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor dos que hão de herdar a salvação? Hebreus 1:13,14
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
A Onipotência de Jesus
Hebreus 1:4-14
Nesta linguagem é representada a onipotência do Senhor Jesus. Ele é apresentado ao estudante da Bíblia como o Criador do mundo e era seu governante por direito.
O primeiro capítulo de Hebreus contrasta a posição dos anjos e a posição de Cristo. Deus falou palavras a respeito de Cristo que não devem ser aplicadas aos anjos. Eles são “enviados para ministrar em favor dos que hão de ser herdeiros da salvação”, mas Cristo, como Mediador, é o grande Ministro na obra da redenção. O Espírito Santo é Seu representante em nosso mundo, para executar o propósito divino de levar ao homem caído o poder do alto, para que ele seja um vencedor. Todos os que fazem um convênio com Jesus Cristo tornam-se por adoção filhos de Deus. Eles são limpos pelo poder regenerador da Palavra, e os anjos são comissionados para ministrar a eles ( Manuscrito 57, 1907 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Hebreus 1:4-14
Muitos judeus tinham um respeito supersticioso ou idólatra pelos anjos, porque haviam recebido a lei e outras notícias a respeito da vontade divina por meio da ministração destes. Consideravam-nos como mediadores entre Deus e os homens, e alguns chegaram tão longe que renderam-lhes uma espécie de homenagem religiosa ou adoração. Desta maneira, era necessário que não somente o apóstolo insistisse em que Cristo é o Criador de todas as coisas e, portanto, o Criador dos próprios anjos, e que era também o Messias em natureza humana, ressuscitado e exaltado, a quem estão sujeitos os anjos, bem como todas as autoridades e potestades. Para provar esta verdade cita várias passagens do Antigo Testamento.
Comparando aquilo que Deus disse acerca dos anjos, com o que disse ao Senhor Jesus Cristo, é claramente manifestada a inferioridade dos anjos em relação a Ele. Aqui está o trabalho dos anjos: são ministros ou servos de Deus para fazerem a sua vontade. Que coisas grandiosas foram ditas pelo Pai do Senhor Jesus Cristo! Reconheçamo-lo e honremo-lo como Deus, porque se não fosse Deus, jamais teria feito a obra de mediação, e jamais teria a coroa de Mediador.
É declarado como Cristo foi apto para o ofício de Mediador e como foi confirmado neste: tem o nome de Messias por ser o Ungido. Somente como homem possui semelhantes, e como ungido pelo Espírito Santo; porém, está acima de todos os profetas, sacerdotes e reis que já foram empregados no serviço a Deus na terra.
Cita-se outra passagem das Escrituras (Salmos 102:25-27), na qual declara-se o poder onipotente do Senhor Jesus Cristo, tanto ao criar o mundo como ao mudá-lo. Cristo envolverá este mundo como se fosse uma roupagem, para que não se abuse mais dele, nem seja utilizado como o foi. Como soberano, mesmo enquanto a roupagem de seu estado real esteja dobrada e guardada, continua sendo o soberano; da mesma maneira que o nosso Senhor continuará sendo o Senhor quando tiver deixado de lado a terra e os céus como uma roupa. Então, não coloquemos o nosso coração naquilo que não é o que cremos ser, e que não será o que é agora. O pecado trouxe uma grande mudança ao mundo, para pior, e Cristo traz uma mudança ainda maior, porém para melhor. Que estes pensamentos nos alertem, e nos tornem diligentes e desejosos em relação ao mundo melhor.
O Salvador fez muito para que todos os homens fossem seus amigos, porém, tem inimigos que ainda serão postos por estrado de seus pés, pela humilde sujeição, ou pela extrema destruição. Cristo continuará vencendo e agindo para vencer. Os anjos mais excelsos são espíritos ministradores, servos de Cristo para executarem as suas ordens. Os santos são, no presente, herdeiros que ainda não tomaram a posse completa de sua herança. Os anjos ministram-lhes opondo-se à maldade e ao poder dos maus espíritos, protegendo e cuidando de seus corpos, instruindo e consolando as suas almas, sujeitos a Cristo e ao Espírito Santo. Os anjos reunirão todos os santos no último dia, quando todos aqueles que colocaram o seu coração e as suas esperanças nos tesouros perecíveis, e nas glórias passageiras, serão lançados da presença de Cristo à miséria eterna.
- Veja também

A Ciência do Bom Viver, Pág. 421

Exaltai-O, Pág. 25
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 9 Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria, mais do que a teus companheiros; Hebreus 1:9 9 vemos, porém, aquele que foi feito um pouco menor que os anjos, Jesus, coroado de glória e honra, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos. Hebreus 2:9 21 muito acima de todo principado, e autoridade, e poder, e domínio, e de todo nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro; Efésios 1:21 18 também ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio, o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência, Colossenses 1:18 10 e tendes a vossa plenitude nele, que é a cabeça de todo principado e potestade, Colossenses 2:10 7 e a vós, que sois atribulados, alívio juntamente conosco, quando do céu se manifestar o Senhor Jesus com os anjos do seu poder em chama de fogo, 2 Tessalonicenses 1:7 22 que está à destra de Deus, tendo subido ao céu; havendo-se-lhe sujeitado os anjos, e as autoridades, e as potestades. 1 Pedro 3:22 11 E olhei, e vi a voz de muitos anjos ao redor do trono e dos seres viventes e dos anciãos; e o número deles era miríades de miríades; e o número deles era miríades de miríades e milhares de milhares, 12 que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor. Apocalipse 5:11,12 7 Falarei do decreto do Senhor; ele me disse: Tu és meu Filho, hoje te gerei. 8 Pede-me, e eu te darei as nações por herança, e as extremidades da terra por possessão. Salmos 2:7,8 9 Pelo que também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu o nome que é sobre todo nome; 10 para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, 11 e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai. Filipenses 2:9-11